Buscar

encontro de dois moveis em MRU

Prévia do material em texto

Campus: Santa Cruz Professor: Nelson
Disciplina: Física teórica e experimental I
Turma: 3097
Relatório encontro de dois moveis em MRU
em sentindos opostos
Iasmim Souza da Rocha
Santa Cruz, Rio de Janeiro
Outubro/2017
Objetivo 
O objetivo do experimento é adquirir dados experimentais para que seja possível calcular o tempo e o ponto de encontro de dois moveis em movimento retilíneo uniforme em mesma trajetória, porém em sentindo opostos. 
Introdução
O movimento retilíneo uniforme é caracterizado pela uniformidade de espaços em intervalos de tempos iguais, o que implica que sua velocidade é constante, ou seja, não há aceleração. A posição de um móvel em MRU é dada pela função horário X=Xo+Vt, que significa que sua posição final (X) é igual a sua posição inicial (Xo) somada a sua velocidade (V) multiplicada pelo tempo total do movimento (t). Para que haja encontro entre dois moveis a sua posição tem que ser a mesma no instante igual, então para encontramos o ponto de encontro entre dois moveis basta igualar suas equações de posição. 
 Imagem1: ilustração de encontro
	
Entretanto quando os moveis estão em sentindo oposto escolhemos uma das direções com direção do movimento e a equação do móvel que esta no outro sentido vai ter sua velocidade representada como V<0 pois dessa forma indicamos que esta contra o “movimento“. Esse movimento contrario a trajetória é chamado de movimento retrogrado. Mas a forma de calcular o encontro dos moveis é a mesma.
Imagem 2: Ilustrção do encontro em sentidos oposto
 
Material Utilizado
Foi utilizado no experimento um equipamento da marca Cidepe, chamado Plano inclinado Kersisting equipado ao longo de sua estrutura por tubo cilíndrico com água no qual havia uma esfera de metal e uma bolha, um cronometro manual, e um imã. 
Imagem3: Plano inclinado com tubo de água 
 
 Imagem4: Cronometro manual	 Imagem5: Imã 
O plano inclinado tem a angulação regulável. 
Procedimento
Primeiramente regulamos a angulação do plano inclinado á 15º graus, depois encostamos o imã no começo do tubo para que a esfera fosse movida ate o ponto de partida (0mm). Após alinhar a esfera ao mesmo tempo iniciamos o cronometro e soltamos o imã, quando a esfera atingiu o ponto final (400mm) paramos o cronometro e anotamos o tempo exibido na tela, repetimos esse processo três vezes e finalizamos a etapa com a esfera do experimento. A segunda etapa consiste em medir o tempo no qual a bolha faz esse percurso, então alinhamos manualmente a bolha, inclinando o tubo ao contrario para que a bolha fosse ate ponto inicial (400mm), feito isso soltamos o cronômetros, e ao mesmo tempo, e apoiamos o plano na mesa (superfície horizontal) para que a bolha ficasse livre para fazer a trajetória assim que ela cruzou o ponto final (0mm) paramos o cronometro e tomamos nota do tempo exibido. Repetimos essa etapa três vezes, e assim foi coletado todos os dados necessários.
Imagem 6: Tabela com os dados encontrados.
Resultados
5.1 Velocidades 
∆X=400mm= 0,4m 
Ve1= 0,4/6,37 = 0,0627m/s
Ve2= 0,4/6,40= 0,0625m/s
Ve3= 0,4/6,38= 0,0627 m/s
Vb1= 0,4/5,56 = 0,0719 m/s
Vb2= 0,4/5,85= 0,0683 m/s
Vb3= 0,4/5,28 = 0,0757m/s
 
Imagem7: tabela com as medias das velocidades
5.2 Tempo de Encontro 
Imagem 8: desenvolvimento para encontrar tempo de encontro ente os moveis
5.3 Local de Encontro 
Imagem9: Desenvolvimento para encontrar o ponto no qual os moveis se encontram
Os resultados desenvolvidos acima se encontram nessa tabela: 
Imagem10: tabela com todos os resultados
Conclusão
Através o experimento foi possível observar as características do encontro de moveis no MRU e também possibilitou a coleta de dados necessários para calcular o que se foi pedido.
Bibliografia
Só física 
Título: Movimento Uniforme 
Disponível em: <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/Cinematica/mu.php>
Acesso em: 27/10/2017
Minhas Aulas de física 
Título: MRU - velocidade relativa e encontro entre dois móveis
Disponível em: < http://minhasaulasdefisica.blogspot.com.br/2012/03/mru-velocidade-relativa-e-encontro.html> Acesso em: 27/10/2017

Continue navegando