Buscar

3 Imovel Rural

Prévia do material em texto

*
*
Imóvel Rural
Profa. Anabel Pessôa
*
*
Definição
Para os efeitos da lei. Art. 4º do Estatuto da terra:
I- Imóvel rural, o prédio rústico, de área contínua, qualquer que seja a sua localização, que se destine a exploração extrativa agrícola, pecuária ou agroindustrial, quer através de planos públicos de valorização, quer através de iniciativa privada.
*
*
Definição Tributária
Art. 6º Para fins de incidência do Imposto sobre propriedade territorial rur, considera-se imóvel rural aquele que se destinar à exploração agrícola, pecuária, extrativa vegetal ou agroindustrial e que, independentemente de seua localização, tiver área superior a 1 hectare.
§ Os móveis que não se enquadrem no disposto neste artigo, independentemente de sua localização, estão sujeitos ao imposto sobre propriedade predial e territorial urbana.
*
*
Caracteristicas:
Prédio rústico;
Área contínua, qualquer localização e destinação voltada para as atividades agrárias.
Prédio: se entendem não apenas as casas e construções das cidades ou dos campos, mas também todas as propriedades territoriais rurais ou qualquer outros terrenos.
Rústico: è entendido como ager, que quer dizer imóvel destinado a cultivo.
*
*
caracteristicas
3. Àrea : aquele terreno destinado a uso rústico na agricultura;
4. Contínua: significa utilitas, isto é, deve haver continuidade na utilidade do imóvel, embora haja interrupção por acidente, por força maior, por lei da natureza ou por fato do homem. É o proveito, a produtividade, a utilidade que se exige da continuidade da área que constitui o imóvel rural.
*
*
Classificação
Propriedade familiar
Minifúndio
Latifúndio
Empresa Rural
Pequena propriedade
Média propriedade
Propriedade produtiva
*
*
Função social do imóvel rural
É o centro em torno do qual gravita toda doutrina do Direito Agrário;
Implica na disseminação das ideias de reforma agrária em todo mundo;
Reforma agrária em nosso país é explicada exatamente pelo elevado índice de concentração de terras nas mãos de poucos, sem que estejam cumprindo a sua função social.
*
*
Aspecto histórico
Aristóteles: Aos bens se devia dar uma destinação social, para o que, a seu pensar, seria necessária a apropriação pessoal. Esta justificativa aquela, vale dizer, o homem tinham o direito de possuir bens e deles retirar a sua própria manutenção, mas também devia satisfazer aos outros.
*
*
Aspecto histórico
Igreja católica- Santo Thomás de Aquino: Disseminou o sentido do bem comum. Para ele, o homem tinha o direito natural de adquirir bens materiais, até para manter a própria sobrevivência. Mas não podia abstrair o dever do bem comum. Para Igreja a propriedade tem uma função social. As enciclicas papais que enfatizaram a doutrina cristã, calcada na idéia de que a propriedae semrep foi um direito natural, que o Estado deve proteger, mas o seu uso deve ser condicionado ao bem cmum. 
*
*
Função Social
Princípio central do D.A., do qual a função social da propriedade da terra é um subtema, bem como todo e qualquer princípio ou instituto que tenha por objeto a terra. Assim, pode-se dizer da função social da posse da terra; função social da empresa agrária, função social dos contratos agrários; enfim, toda e qualquer atividade que se realize sobre a terra deve ter de cumprir uma função social.
*
*
obs.
PROPRIEDADE RURAL, são os bens pertencentes aos que militam na agricultura e que se destinem ao exercício dessa atividade, como, por exemplo, estabelecimento rurais, semoventes, produtos agrícolas, veículos, máquinas e utensílios empregados no setor.
PROPRIEDADE RURAL, tem-se a idéia ínsita de titularidade dominial, que, como sabido, não se confunde com posse.
*
*
Conceituação Legal
Estatuto da Terra , art. 2º§ 1º:
“ A propriedade da terra desempenha integralmente a sua função social quando, simultaneamente:
Favorece o bem estar dos proprietários e dos trabalhadores que nela habitam, assim como de suas famílias;
Mantém níveis satisfatórios de produtividade;
Assegura a conservação dos recursos naturais;
Observa as disposições legais que regulam as justas relações de trabalho entre os que a pssuem e a cultivam
Constitução Federal acrescenta:
a) Preservação do Meio Ambiente;
*
*
Requisitos Legais
Aproveitamento racional e adequado;
Adequada utilização dos recursos naturais e a preservação do meio ambiente
Observância das disposições que regulam as relações de trabalho
Bem estar dos proprietários e trabalhadores rurais

Continue navegando