Buscar

Trabalho Custo Tributário

Prévia do material em texto

�
Disciplina: Gestão Fiscal e Tributária 
Aluno: Sheila Aparecida Gutierrez Silva
Mtricula: 201704145261
A auditoria é o exame sistemático das atividades, dos registros e dos procedimentos empresarias, tendo como objetivo assegurar a fidelidade dos dados de modo a proporcionar mais credibilidade às demonstrações e aos relatórios contábeis para atender tanto à Administração como ao Fisco. O auditor fiscal e tributário tem como papel revisar as apurações e obrigações acessórias, precisa conhecer e ter prática na aplicação de legislações que tange o sistema de tributação (lucro real, lucro presumido, simples nacional), tributos sobre operações de vendas (ICMS, PIS, COFINS, ISS E IPI), contribuições previdenciárias e retenções na fonte.
Ex. O campo de atuação da auditoria contábil é de fiscalizador, fiel cumprimento das normas internas da empresa e emitir relatório de falhas e irregularidades e desvios encontrados. Podendo buscar informações de terceiros como por exemplo: Ir ao banco saber de saldo e aplicações do cliente auditado e/ ou solicitar a Carta de circularização - documento por meio do qual a equipe de auditoria faz contato com terceiros, que sejam fontes de informações externas à entidade.
Um dos trabalhos de um auditor é a correta aplicação de teste para que o profissional tenha mais segurança para emissão de um parecer. Considerando impossível a revisão total das operações, torna-se imprescindível a utilização de teste de auditoria, sendo os principais: teste de observância, testes em auditoria, testes substantivos, revisão integral e testes por amostragem. Antes do efetivo trabalho, através de testes, há a necessidade de entender a importância dos controles internos de uma organização. Os controles internos são procedimentos adotados por uma empresa a fim de assegurar seus dados contábeis, promover a eficiência operacional com o objetivo de evitar fraudes, erros e ineficiências.
Ex. Deve certificar através da observância das legislações tributária, trabalhista e societária das legislações vigentes e aplicativas, bem como o cumprimento de normas reguladoras a que estiver sujeita a Entidade.
Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade. 
a) testes de transações e saldos;
b) procedimentos de revisão analítica.
Revisando as contas de balanço, deve se examinar os registros contábeis e fiscais lavrados pela empresa, confirmando sua exatidão e correção sob o aspecto fiscal, verificando e demonstrando todas as regularidades fiscais, na esfera estadual, municipal e federal. O objetivo deste Pronunciamento Técnico (CPC26), é definir a base para a apresentação de demonstrações contábeis, inclusive as separadas e consolidadas, para assegurar a comparabilidade tanto com as demonstrações contábeis de períodos anteriores da mesma entidade quanto com as demonstrações contábeis de outras entidades
Ex.????????
 
Código Tributário Nacional - é a lei norteadora, no Brasil, da aplicabilidade dos tributos, extensão, alcance, limites, direitos e deveres dos contribuintes, atuação dos agentes fiscalizadores e demais normas tributárias. Os princípios tributários: Princípio da Legalidade; Princípio da Anterioridade; Princípio da Irretroatividade; Princípio da Igualdade ou Isonomia Tributária; Princípio da Vedação ao Confisco; Princípio da Capacidade Contributiva; e outros. A obrigação é principal quando o contribuinte tem por prestação (por dever) o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária (multa em dinheiro). A obrigação tributária principal surge com a ocorrência do fato gerador e extingue-se juntamente com o crédito tributário dela decorrente (artigo 113, § 1, do CTN). 
Ex. fato gerador — circulação de mercadorias, sujeita ao ICMS.
A obrigação principal somente se extingue com o pagamento (recolhimento) do valor integral devido. Se for recolhido parcialmente, não se considera extinto.
As demonstrações contábeis devem levar em conta o impacto que terá futuramente, temos como principais demonstrações contábeis o balanço patrimonial, do resultado do exercício, do valor adicionado, fluxo de caixa entre outros. A NBC t 11 traz os principais tipos de parecer, bem como a diretriz de sua elaboração. Os relatórios de auditoria são definidos de acordo com a situação. Tipos de relatórios: relatórios finais sintéticos (relatórios simples e rápidos na forma de transmitir dados à administração); relatórios finais analíticos (levam de forma detalhada informações e boas soluções para o fim específico); relatórios especiais (são confidenciais destinados a diretoria); relatórios parciais (são os trabalhos não terminados, que precisam levar informações rápidas à administração).
Ex.
�

Continue navegando