Buscar

av2 saude ambiental

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201201829593)
	2a sem.: POLITICA MEIO AMBIENTE
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	De acordo com a Política Nacional do Meio Ambiente o Sistema Nacional do Meio Ambiente ¿ SISNAMA será estruturado com órgãos e entidades da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios e dos Municípios, bem como as fundações instituídas pelo Poder Público. Sendo necessária a constituição de um órgão com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao Conselho de Governo, diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida. Baseado isso, responda qual o órgão consultivo e deliberativo da Política Nacional do Meio Ambiente descrito acima? 
		
	
Resposta: Vigilancia Ambiental
	
Gabarito: Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201201782811)
	6a sem.: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Estabelecer um patamar de desenvolvimento econômico traz benefícios à população mas não a liberta de problemas surgidos com a era moderna. Os grandes centros urbanos conseguem ir além da imaginação humana e propiciar situações de gastos ambientais que outrora não eram preocupantes. O binômio qualidade de vida e meio ambiente não se atrelam nas atividades humanas. É como se fosse impossível conseguir desenvolvimento econômico sem devastar o meio ambiente. Fala-se em sustentabilidade por um lado e defende uma mudança radical de uma lei de proteção do ambiente, como está acontecendo com o Novo Código Florestal. Não há que se desanimar perante a imprudência humana, há de se pensar que todos são passíveis de atitudes sensatas em se tratando de preservação ambiental. Dentro da sua visão de PROFISSIONAL, de que modo pode-se extrair do meio ambiente os recursos naturais e ao mesmo tempo preservá-los às futuras gerações:
		
	
Resposta: Pode-se extrair os recursos naturais com consciencia, sem desperdicio, extraindo então somente o que é fundamental. Além de tirar da natureza, temos que proteje-la e reparar os danos causados, como por exemplo tratando também o lixo produzido. Dessa maneira será possivel usufluir da matéria que a natureza nos proporciona e deixar para as gerações futuras.
	
Gabarito: Repensar o consumo de produtos industrializados; Utilizar recursos naturais de forma racional; Aprimorar legislação; Aumentar a fiscalização e aplicar sanções aos infratores; Utilizar a tecnologia para benefício coletivo; Disseminar a informação entre grupos populacionais; Propiciar melhor distribuição de renda
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201201829557)
	1a sem.: CONCEITO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O Conceito de meio ambiente compreende três aspectos, sendo eles:
		
	
	natural; social e artificial.
	
	natural; artificial e cultural.
	
	cultural; econômico e urbano.
	
	rural; urbano e natural.
	
	urbano; cultural e social.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201201783631)
	2a sem.: MEIO AMBIENTE
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	Sobre o Meio Ambiente, assinale a alternativa incorreta
		
	
	Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações
	
	Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei
	
	São disponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais
	
	As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados
	
	As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201201833919)
	3a sem.: ECOLOGIA
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Entre as relações desarmonicas, podemos citar o parasistimo que pode ser descrito como:
		
	
	Um animal (predador) captura e mata indivíduos de outra espécie (presa) para se alimentar. 
	
	Relação em que um indivíduo mata outro da mesma espécie para se alimentar. 
	
	Associações obrigatórias em que ambos se beneficiam.
	
	Indivíduos de uma espécie que vivem no corpo de indivíduos de outra espécie, dos quais retiram alimentos, desgastando o sistema imune do portador, podendo em casos mais graves, levá-lo à morte.
	
	Disputa entre indivíduos de espécies diferentes por recurso do meio que não existe em quantidade suficiente para todos. 
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201201829957)
	4a sem.: MEIO AMBIENTE
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	______________________ é a capacidade de um microrganismo provocar lesões específicas, superando as defesas do hospedeiro.
		
	
	Viabilidade
	
	Patogenicidade
	
	Virulência
	
	Infecciosidade
	
	Imunogenicidade
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201201833943)
	5a sem.: MODELO ECONOMICO
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Com o crescimento do _____________ e o aumento do consumo, a produção dos artigos passaram a ser realizadas em série, com o uso de máquinas. 
		
	
	feudalismo
	
	capitalismo
	
	socialismo
	
	parlamentarismo
	
	comunismo
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201201785769)
	6a sem.: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O ano de 2012 foi marcado pela realização da Rio+20 uma Conferência das Nações Unidas que foi realizada pela primeira vez na cidade do Rio de Janeiro no ano de 1992 quando pela primeira vez firmaram-se acordos para a promover um desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. Este padrão de desenvolvimento é conhecido como
		
	
	desenvolvimento sustentável
	
	crescimento econômico padrão
	
	desenvolvimento ambiental
	
	mecanismo de desenvolvimento limpo
	
	conservação da biodiversidade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201201785726)
	7a sem.: POLUIÇÃO AMBIENTAL
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	A respeito dos principais tipos de poluição ambiental, responda o item incorreto
		
	
	Alterações nas taxas dos componentes do ar ocorrem apenas por introdução de substâncias estranhas na atmosfera, em ambientes fechados com aglomeração de pessoas, o ar torna-se excessivamente úmido, com redução de oxigênio e aumento de dióxido de carbono, além de superaquecido, mas isso não se configura poluição do ar.
	
	As combustões incompletas de alguns combustíveis podem produzir alguns subprodutos que combinam-se na atmosfera em presença de luz como o ozônio (O3) que em excesso determina aumento na taxa respiratória das plantas e o nitrato peroxiacetílico (PAN) que inibe a fotossíntese na planta.
	
	A poluição por produtos químicos e dá por substâncias que os agricultores utilizam para combater as doenças das suas plantas, e que as águas das chuvas arrastam para os rios e para os lençóis de água existentes no subsolo.
	
	A poluição do solo é causada pelos lixos que as pessoas deixam no chão da sua casa, da sua rua, do jardim da sua cidade, do pinhal ou das matas quando fazem um piquenique, quando vão de carro e atiram lixo pela janela, etc.
	
	Um dos principais agentes poluidores da atmosfera é o automóvel, que, com seu motor a explosão, libera monóxido de carbono (CO), formado a partir da combustão incompleta, pois a completa resulta em dióxido de carbono (CO2).
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201201834686)
	9a sem.: VIGILANCIA POLUENTES
	Pontos:1,0  / 1,0 
	Com relação a vigilância de poluentes no organismo humano podemos afirmar que:
		
	
	prevê a medição sistematizada das concentrações de agentes ambientais nocivos nos diferentes componentes do ambiente, como água, solo, alimentos, ambiente de trabalho, ambiente em geral, produtos específicos, etc.
	
	também é denominada de monitoramento biológico, este aspecto da vigilância está relacionado à medição sistemática das concentrações de poluentes químicos e produtos do seu metabolismo no sangue, tecidos, secreções ou fluidos do organismo humano.
	
	busca meios para a identificação sistemática de condições, situações ou características que se constituem em fatores de risco, tendo em vista o acompanhamento das variações e tendências desses fatores de risco identificados. 
	
	busca o acompanhamento de fatores e situações ambientais relacionadas, visando à descrição, à análise, à avaliação e à interpretação das observações e medições realizadas.
	
	visa medir de modo sistemático a ocorrência de efeitos adversos na saúde das populações sob vigilância, sejam estes efeitos pré-clínicos, clínicos, anatomopatológicos e outros.

Continue navegando