Buscar

METODOLOGIA CIENTÍFICA 1 3

Prévia do material em texto

METODOLOGIA CIENTÍFICA
2a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 
	Exercício: CEL0017_EX_A2_201607236818_V19 
	22/08/2018 09:26:46 (Finalizada)
	Aluno(a): JOSÉ TALISON DA SILVA DOS SANTOS
	2018.2
	Disciplina: CEL0017 - METODOLOGIA CIENTÍFICA 
	201607236818
	 
	Ref.: 201607530434
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Dentre os métodos mais usuais para o desenvolvimento e a ordenação do raciocínio, temos duas classes fundamentais de argumentos: os dedutivos e os indutivos. A partir dessa lógica, leia e analise, atentamente, as duas assertivas abaixo:
 
Um raciocínio indutivo é um tipo de raciocínio ou argumento que partindo de premissas particulares obtém uma conclusão universal.
 
PORQUE
 
A conclusão de um argumento indutivo tem uma abrangência maior que as premissas.
 
Com base na análise feita, podemos afirmar que:
 
		
	
	As duas assertivas são falsas.
	
	As duas assertivas são verdadeiras, mas a 2ª não é uma justificativa correta da primeira. 
	
	A 1ª afirmativa é falsa e a 2ª é verdadeira.
	 
	As duas assertivas são verdadeiras e a 2ª é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas assertivas são verdadeiras.
	
	 
	Ref.: 201610245184
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Ele é um plano de ação, em que a técnica utilizada é o modo ou a maneira de realizar a atividade pretendida, permitindo que o procedimento escolhido ocorra de maneira hábil e, se possível, perfeita.
Estamos discutindo o:
		
	 
	Método
	
	Conhecimento dedutivo
	
	Campo tecnológico
	
	Conhecimento filosófico
	
	Conhecimento viável
	
Explicação:
O método é um plano de ação, em que a técnica utilizada é o modo ou a maneira de realizar a atividade pretendida, permitindo que o procedimento escolhido ocorra de maneira hábil e, se possível, perfeita.
	
	 
	Ref.: 201607869546
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Que Método Científico está contido na seguinte premissa: "Juliana é delicada. Juliana é uma mulher. Logo, as mulheres são delicadas":
		
	
	Método empírico.
	
	Método teológico;
	 
	Método indutivo;
	
	Método filosófico;
	
	Método dedutivo;
	
Explicação:
O método indutivo considera que o conhecimento parte da experiência não levando em conta princípios preestabelecidos. Ele parte de uma observação da realidade para se chegar à generalização.
	
	 
	Ref.: 201608079907
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Marque a opção CORRETA. O Conhecimento Científico é definido como:
		
	
	Conhecimento científico é aquele construído através da investigação/pesquisa assistematizada, utilizando métodos diversificados e difusos.
	
	É objetivo, subjetivo procura isola o individual e procura estruturas universais;
	 
	O conhecimento científico é aquele construído através da pesquisa sistematizada, organizada, que, utilizando métodos próprios, chega a um resultado comprovado, que é o chamado de conhecimento científico.
	
	O conhecimento científico não apresenta coerência entre as constatações apresentadas, com seu objeto e com as diferentes operações da tarefa de conhecer.
	
	O método científico não garante a validade de um determinado conhecimento, uma vez que o método indica o caminho do pensamento na construção da ciência.
	
Explicação:
Vale acrescentar que os procedimentos científicos de busca dos resultados não se limitam a experimentos controlados . Muito conhecimento científico decorre de observações sistematizadas. Então, precisamos de procedimentos experimentais e observacionais. Na Astronomia, por exemplo, as descobertas são feitas basicamente com processos observacionais. Também na Biologia há muitos trabalhos observacionais, mas também vemos o frequente uso de trabalhos experimentais. São situações distintas, que compartilham o procedimento sistematizado para o registro dos resultados.
	
	 
	Ref.: 201610245174
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	É aquele método que adota o princípio de que, a partir das observações particulares, chegamos às afirmações universais. Estamos falando do:
		
	
	Método sequencial
	
	Método dedutivo
	
	Método hipotético
	 
	Método indutivo
	
	Método filosófico
	
Explicação:
É método indutivo que adota o princípio de que, a partir das observações particulares, chegamos às afirmações universais.
	
	 
	Ref.: 201608036138
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O conhecimento científico depende da investigação, observação e análise, mas depende, também da aplicaçãoo de _____________________________________ para chegar a um resultado que levará a uma conclusão sobre o objeto da pesquisa.
		
	
	Procedimentos analíticos.
	
	Senso comum.
	
	Mapas conceituais.
	
	Conhecimentos exploratórios.
	 
	Métodos e técnicas
	
Explicação:
Os métodos dizem respeito a procedimentos empregados em cada área de pesquisa, enquanto as técnicas se referem ao emprego de recursos materiais na obtenção dos dados em campo ou em laboratório.
	
	 
	Ref.: 201607273044
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Que Método Científico está contido na seguinte premissa: "Todo molusco rasteja. A lesma é um molusco. Logo, a lesma rasteja":
		
	 
	Método filosófico
	
	Método racional
	
	Método indutivo
	
	Método teológico
	 
	Método dedutivo
	
Explicação:
Método Dedutivo é o raciocínio lógico que deduz uma conclusão sobre determinadas premissas. Utiliza o método para analisar um aspecto da realidade. É também chamado de Hipotético-Dedutivo que pressupões a existência de uma hipótese que pode ser explicada. O ponto de partida é sempre o enunciado baseado na observação desse enunciado de onde são tiradas as conclusões através da lógica que é aplicada nas ciências. Exemplo: partindo do princípio de que todo o metal conduz eletricidade e o mercúrio é um metal, logo, o mercúrio conduz eletricidade. Nesse caso, as duas premissas são verdadeiras, portanto a conclusão é verdadeira. 
	
	 
	Ref.: 201607488287
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Ao analisarmos a utilidade de um método podemos afirmar que:
		
	
	Não possibilita a demonstração;
	
	Não auxilia as decisões do cientista.
	
	Não disciplina suas ações;
	 
	Ajuda a perceber erros;
	
	Não ajuda a compreender o processo de investigação;

Continue navegando