Buscar

HÉRNIA DIAFRAGMÁTICA EM GATOS

Prévia do material em texto

Hernia diafragmatica
DESCRIÇÃO GERAL:
A hérnia diafragmática é uma abertura ou ruptura do músculo chamado diafragma que separa a cavidade torácica onde fica o pulmão e o coração da cavidade abdominal, onde ficam o estômago, intestinos, fígado, baço, etc. Uma vez rompido, essa abertura permite que órgãos abdominais passem para a cavidade torácica. Deslocando lateralmente e cranialmente pulmões e coração, perdendo o alinhamento do mediastino. Havendo também estrangulamento do fígado e intestinos.
Esses órgãos (principalmente o fígado, baço, intestino e as vezes o estômago) podem comprimir os pulmões tornando a respiração muito difícil.
CAUSAS:
Uma hérnia do diafragma pode ser congênita (má formação ao nascimento, áreas defeituosas ou fracas) ou causada por trauma, a causa mais comum, (atropelamento), brigas ou quedas (principalmente gatos que caem das janelas de apartamentos). Pode ocorrer tanto em cães como gatos, mas parece ser mais comum em gatos.
SINAIS CLÍNICOS:
- Dificuldades respiratórias ( Principal sintoma)
 - Vômitos e regurgitação após alimentação
- Dores 
-Sons cardíacos abafados
DIAGNÓSTICO:
  A confirmação se dá pelo exame físico realizado pelo veterinário e confirmado com o exame de Rx associado ou não com o ultrassom de abdômen.
- Radiografias do tórax e abdômen: 
Pode mostrar uma mudança no formato do diafragma e/ou um deslocamento de órgãos torácicos.
- Incidências:
Ventrodorsal, animal em decúbito dorsal, com membros torácicos elevadas cranialmente e membros pelvicos estendidas caudalmente. raio incidindo 
 Lateral, animal em decúbito lateral , raio incidindo 
- Ultrassom do abdômen:
 Pode mostrar ausência de órgãos na cavidade abdominal, que se deslocaram para ao tórax.
TRATAMENTO:
A hérnia deve ser reparada cirurgicamente o quanto antes. 
Somente a correção cirúrgica pode devolver a normalidade respiratória e fisiológica ao animal.

Continue navegando