Buscar

SIMULADO DA S DA MULHER

Prévia do material em texto

2ª Questões O sistema reprodutor feminino está localizado no interior da cavidade pélvica e é constituído por dois ovários, duas tubas uterinas, um útero, uma vagina e uma vulva. Cada um destes órgãos possui uma função específica. Sabe-se que os ovários liberam o gameta feminino mensalmente e alternadamente além de produção hormonal importante para a mulher. Os hormônios femininos formados pelos ovários são respectivamente: 
 
Estrogênio e Progesterona 
 
Progesterona e Testosterona 
 
Testosterona e Estrogênio 
 
Progesterona e Aldosterona 
 
Aldosterona e Estrogênio 
 
 2a Questão (Ref. : 20130140569 4) Pontos: 0,0 / 0,1 
No processo de aleitamento materno, podemos afirmar a que a _____________________ é a principal causa de baixa produção de leite. 
 
Baixa ingesta hídrica 
 
Nenhuma das alternativas 
 
Herança familiar 
 
Sucção deficiente 
 
Hipomastia
5a Questão (Ref. : 20130147730 0) Pontos: 0,0 / 0,1 
A avaliação fisioterápica é fundamental para que possa ser traçado um correto plano terapêutico para o atendimento da gestante. Analise as afirmativas abaixo e indique as verdadeiras com V e as falsas com F. 
 
(F) O aumento da motilidade da musculatura lisa e a compressão mecânica que o útero promove no intestino podem causar constipação intestinal. Cabe ao fisioterapeuta orientar sobre exercícios como a posição de quatro apoios associada à contração abdominal durante a expiração (desde que não haja risco para a gestante). 
 
(F) É possível que ocorra incontinência urinária (IU) durante a gestação, sendo o tipo mais comum a IU de esforço. Para que seja prevenido e tratado este problema, o fisioterapeuta deverá orientar a gestante a realizar contrações dos músculos do assoalho pélvico associadas à manobra de Valsalva e apnéia. 
 
(V) Praticamente todas as gestantes apresentam o seguinte padrão postural: alargamento da base de sustentação, hiperlordose lombar, hipercifose torácica, hiperlordose cervical, anteriorização da cabeça e rotação interna de ombros. O fisioterapeuta poderá intervir moderadamente na correção deste padrão, pois são compensações transitórias e pode 
haver luxação articular devido à frouxidão ligamentar causada pela relaxina. 
 
(V) A história clínica e investigação da localização da dor são fundamentais para que o fisioterapeuta possa diferenciar se há dor lombar, na cintura pélvica ou ambas. De todo modo, o diagnóstico funcional é que irá nortear qual a conduta a ser tomada pelo fisioterapeuta. 
 
(V) Como a gestante enfrenta dificuldade no retorno venoso, com surgimento de varizes e edema nos membros inferiores, o fisioterapeuta deverá orientar sobre o uso das meias de compressão, realização de drenagem linfática manual e exercícios aeróbicos leves. 
 
1a Questão (Ref. : 20130147755 8) Pontos: 0,1 / 0,1 
Se a gravidez modifica o corpo feminino para permitir o crescimento e desenvolvimento do feto, no puerpério há o retorno dos órgãos ao estado não-grávido. Complete as frases a seguir com as palavras/termos que melhor descrevem esse período: Diante de tantas demandas maternas durante o puerpério imediato, o fisioterapeuta tem por objetivos principais: auxiliar na _________________, pois nesta fase podem surgir como complicações _________________ e mastite; prevenir e tratar complicações musculoesqueléticas e circulatórias como ______________________ e distúrbios do assoalho pélvico tais como a ______________________ e dor perineal. 
 
cicatrização; mamilo invertido; edema de membros inferiores; lombalgia 
 
amamentação; mamilo invertido; edema de membros inferiores; fraqueza da musculatura 
 
respiração; fissuras mamilares; edema de membros inferiores; lombalgia 
 
amamentação; fissuras mamilares; linfedema de membros inferiores; fraqueza da musculatura 
 
amamentação; fissuras mamilares; edema de membros inferiores; fraqueza da musculatura
3a Questão (Ref. : 20130139276 0) Pontos: 0,0 / 0,1 
Assinale a alternativa CORRETA sobre o período gestacional: 
 
No período gestacional e pós-parto imediato a avaliação fisioterapêutica é mais específica para diástase supra-
umbilical. 
 
Os músculos abdominais sofrem ação hormonal (relaxina), além das alterações mecânicas provenientes da anteversão 
pélvica e do crescimento uterino. Entretanto, dentre os músculos envolvidos na diástase, os oblíquos internos e 
externos são os que mais sofrem distensão, sendo o reto abdominal o menos prejudicado por ter inserção fixa no 
púbis. 
 
Avalia-se a força muscular do assoalho pélvico durante a gestação através do toque bidigital. Investiga-se também a 
data da última menstruação (DUM), data provável do parto (DPP) e idade gestacional (IG). 
 
Nenhuma das anteriores está correta. 
 
Todas estão corretas. 
 
 
 4a Questão (Ref. : 20130139274 4) Pontos: 0,0 / 0,1 
Em relação ao organismo materno na gravidez, pode-se afirmar, EXCETO: 
 
As adaptações do organismo materno à gravidez ocorrem apenas em nível local. 
 
Tais alterações se devem à ação dos hormônios estrógeno, progesterona, relaxina, prolactina e ocitocina. 
 
Nos órgãos reprodutores percebe-se aumento de volume, assim como na mama; além disso, há maior coloração e 
vascularização da vulva, da vagina e das aréolas e aumento da secreção vaginal. 
 
Em nível sistêmico as alterações são músculo-esqueléticas, cardiovasculares, respiratórias, digestivas e do sistema 
nervoso. 
 
Como exemplos de alterações sistêmicas temos deslocamento do centro de gravidade para frente, aumento da 
perfusão sistêmica e do apetite, alterações de humor..
2a Questão (Ref. : 20130140554 6) Pontos: 0,0 / 0,1 
Sabe-se que o parto normal se define como o momento do nascimento do feto através da via vaginal. Ele pode ter algumas nomenclaturas de acordo com algumas características específicas. De acordo com seus conhecimentos a respeito do parto normal analise as proposições abaixo. I - O parto normal pode ser considerado em alguns casos como o parto a qualquer custo, ou sem a participação ativa da mulher. II - O parto na água é benéfico para mãe, pois ajuda a reduzir o quadro álgico provocado pelas contrações do parto, o mesmo foi idealizado pelo pesquisador e obstetra francês Michel Odent . III - Leboyer foi o precursor do parto humanizado, ele preconizava que o ambiente para o parto com pouca luz, silêncio, sem violência, banho do bebê perto da mãe, amamentação precoce. Assinale a alternativa correta: 
 
As alternativas I e III são corretas 
 
Apenas a alternativa II é correta 
 
Apenas a alternativa III é correta 
 
Apenas a alternativa I é correta 
 
Todas as alternativas são corretas
1a Questão (Ref. : 20130147066 8) Pontos: 0,1 / 0,1 
Existem vários distúrbios sexológicos que interferem na vida da mulher, como aqueles que provocam dor na paciente. No momento da avaliação, o fisioterapeuta deverá examinar se a dor localiza-se: 
 
Na vulva, na vagina, na região entre o ânus e a vagina, se é localizada internamente na cavidade pélvica (como nos casos de endometriose) 
 
Na vulva, na vagina, no diafragma respiratório ou nas nádegas. 
 
Apenas nos pequenos e grandes lábios. 
 
Na região do períneo (região entre o ânus e a vagina) e do transverso do abdome. 
 
Apenas na bexiga e no reto. 
 
 2a Questão (Ref. : 20130143468 8) Pontos: 0,0 / 0,1 
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (2004) prevê, entre suas diretrizes, a atenção integral à mulher climatérica. O Manual de Atenção à Mulher Climatérica (2008) reporta -se ao exercício físico como recurso indicado para a promoção da saúde feminina no climatério. O fisioterapeuta, ao atuar na atenção primária, pode contribuir para a promoção de atividades físicas e para a educação em saúde na modalidade coletiva. Considerando-se os efeitos do hipoestrogenismo na estrutura óssea de mulheres climatéricas, qual a forma correta de realização de exercícios físicos coletivos em nivel primario de atenção ? (ENADE 2013) 
 
Emcaso de osteopenia e osteoporose diagnosticada recomenda-se evitar o gasto energético e priorizar exercícios aeróbicos como caminhada, natação e hidroginástica. 
 
Em caso de osteoporose, recomendam-se exercícios ativos assistidos sem sobrecarga, pois os ossos frágeis podem ser facilmente fraturados. 
 
Em caso de osteopenia são recomendados, inicialmente, exercícios sem impacto, devendo-se progredir, aos poucos, para aumento do peso com exercícios de impacto e hidroterapia. 
 
Em caso de osteopenia são recomendados exercícios físicos; em casos da osteoporose recomenda-se o repouso, em razão da significativa fragilidade óssea. 
 
Em caso de osteopenia são recomendados exercícios com o uso de carga dinâmica para melhorar a resistência óssea, por promoverem mudanças nas estruturas ósseas das áreas diretamente sobrecarregadas.
3a Questão (Ref. : 20130147064 2) Pontos: 0,0 / 0,1 
Segundo a OMS, a sexualidade corresponde a um dos 4 pilares da qualidade de vida do indivíduo. Baseado nesse conhecimento, complete a frase a seguir com as palavras das opções abaixo: Na disfunção orgástica, há _______________________ recorrente de orgasmo após fase ___________ de _____________, ou grande ______________ da sua intensidade. 
 
retardo ou ausência; anormal; excitação; diminuição. 
 
aumento exagerado ou ausência; normal; desejo; retardo. 
 
aumento exagerado ou ausência; normal; excitação; retardo. 
 
retardo ou ausência; normal; excitação; diminuição. 
 
retardo ou ausência; normal; desejo; variação.
4a Questão (Ref. : 20130136310 9) Pontos: 0,0 / 0,1 
Na última década, a assistência ao trabalho de parto tem sido motivo de muitas discussões, tanto no que se refere à qualidade 
propriamente dita, quanto aos procedimentos utilizados. No Brasil, o Programa de Humanização do Parto e Nascimento do Ministério da Saúde, lançado em junho/2000, formalizou e evidenciou iniciativas que já vinham ocorrendo, no sentido de se recuperar uma participação mais ativa da parturiente em todo o processo do parto. Muitos serviços buscam implementar esse programa que consta de: 
 
Avanços tecnológicos da obstetrícia para o controle dos riscos materno-fetais, com os recursos farmacológicos para analgesia e anestesia, em todos os casos. 
 
Uma atenção à parturiente menos intervencionista, com práticas baseadas em evidências, menor uso de tecnologias, maior incentivo e ajuda para o parto vaginal; 
 
Não valorização de orientações e procedimentos simples para o melhor uso do corpo durante o trabalho de parto. 
 
Aumento da medicalização, inúmeras tecnologias e aumento de indicações de parto cesárea 
 
Maior acesso a partos cesárea, maior uso de tecnologias e ausência de familiares participantes no processo do parto; 
 
 
 5a Questão (Ref. : 20130136447 3) Pontos: 0,1 / 0,1 
O tratamento conservador mais importante para a incontinência de esforço é a fisioterapia dos músculos pélvicos descrita por _________________que também apresenta eficácia nas incontinências mistas ou de urgência. 
 
Kegel 
 
Doman Delacato 
 
Frigel 
 
Kabat 
 
Bobath
1a Questão (Ref. : 20130179637 9) Pontos: 0,1 / 0,1 
A fisioterapia tem papel importante na atenção à mulher grávida. Visto que esse período é marcado por vastas alterações em seu corpo, que podem ocasionar dores, desconfortos e disfunções. Marque a alternativa correta sobre a abordagem fisioterapêutica: 
 
Para evitar disfunções miccionais e do assoalho pélvico é necessário trabalhar os músculos dessa região com 
eletroestimulação para gerar força. 
 
A abordagem fisioterapêutica deve ser iniciada apenas após o terceiro mês de gestação, pois antes desse período a fisioterapia pode provocar aborto.
 
Os músculos abdominais devem ser estimulados nesse período, seja através de contrações durante a expiração forçada ou mesmo com contrações concêntricas e excêntricas em quatro apoios. 
 
Durante o atendimento fisioterapêutico à gestante, caso a mesma apresente tonteira e queda de pressão, deve-se, imediatamente, coloca-la em decúbito dorsal com elevação dos membros inferiores. 
 
Para o tratamento da lombalgia, muito frequente nesse período, é primordial o uso da TENS na região paravertebral a fim de promover analgesia, visto que o crescimento abdominal provoca alterações que impedem a realização de outra forma de tratamento para analgesia.
2a Questão (Ref. : 20130181692 8) Pontos: 0,1 / 0,1 
Informações do INCA (Instituto Nacional de Câncer - José Alencar Gomes da Silva) indicam que, no Brasil, um dos fatores que dificultam o tratamento do CA de mama é o estágio avançado no diagnóstico, diminuindo as chances de sobrevida e comprometendo os resultados da terapêutica. Reflita sobre as afirmativas e aponte a única verdadeira. 
 
O desenvolvimento da técnica de biópsia do linfonodo sentinela reduziu a necessidade da linfonodectomia axilar, tornando a cirurgia menos agressiva e comprometendo menos o sistema linfático (responsável pela instalação do 
linfedema). 
 
O desenvolvimento da técnica de cauterização do linfonodo sentinela reduziu a necessidade da linfonodectomia axilar,tornando a cirurgia menos agressiva e comprometendo menos o sistema linfático (responsável pela instalação do linfedema). 
 
O desenvolvimento da técnica de biópsia do linfonodo sentinela aumentou a necessidade da linfonodectomia axilar, tornando a cirurgia mais agressiva e comprometendo mais o sistema linfático (responsável pela instalação do 
linfedema). 
 
O desenvolvimento da técnica de biópsia do linfonodo sentinela reduziu a necessidade da linfonodectomia inguinal, tornando a cirurgia menos agressiva e comprometendo menos o sistema linfático (responsável pela instalação do linfedema). 
 
O desenvolvimento da técnica de cauterização do linfonodo sentinela reduziu a necessidade da linfonodectomia inguinal, tornando a cirurgia menos agressiva e comprometendo menos o sistema linfático (responsável pela instalação do linfedema). 
 
 3a Questão (Ref. : 20130181936 8) Pontos: 0,1 / 0,1 
A bexiga neurogênica se refere à disfunção da bexiga urinária devido à doença do sistema nervoso central ou nervos periféricos 
envolvidos no controle da micção. A bexiga neurogênica pode ser hipoativa (incapaz de se contrair, não esvaziando adequadamente e/ou hiperativa (esvaziando por reflexos incontroláveis). Com base no texto, assinale a alternativa correta. 
 
As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda afirmação ocorre independente da primeira afirmação. 
 
A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa 
 
As duas afirmações são falsa 
 
As duas afirmações são verdadeiras, sendo que a segunda afirmação ocorre em consequência da primeira afirmação. 
 
A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira
4a Questão (Ref. : 20130179381 1) Pontos: 0,1 / 0,1 
Sobre as alterações musculoesqueléticas na gravidez marque a alternativa INCORRETA: 
 
O ligamento redondo é responsável pela presença de dor na região inguinal principalmente durante os movimentos de levantar e andar. 
 
Com o aumento uterino e das mamas tende a ocorrer um giro anterior da pelve sobre o fêmur (anteversão pélvica), o que provoca o deslocamento anterior do centro de gravidade. 
 
O músculo quadrado lombar, quando sobrecarregado, provoca dor sacroilíaca referida no baixo ventre. 
 
O músculo piriforme, quando sobrecarregado na gravidez, pode comprimir o nervo ciático e causar dor irradiada para o membro inferior. 
 
A postura característica da grávida compreende, dentre outras alterações, a diminuição da base de sustentação com semiflexão de joelhos. 
4a Questão (Ref.: 201301280008) Pontos: 0,1 / 0,1 
"Provocada pela presença de bactéria que prolifera sem nenhuma dificuldade nas partes do aparelho reprodutivo que se revelam mais úmidas, como o cérvix, o útero e os tubos de falópio nas mulheres; na uretra, tanto nos homens quanto no sexo feminino. Esta bactéria também pode escolher outras áreas do organismo para o seucrescimento, como a boca, a garganta, os olhos e o ânus." ( http://www.infoescola.com/doencas, 2012) 
 Esta afirmativa descreve a seguinte doença sexualmente transmissível: 
 
Tricomoníase 
Condiloma acuminado 
Gonorréia 
Candidíase 
Sífilis
5a Questão (Ref.: 201303264154) Pontos: 0,1 / 0,1 
São consideradas adaptações / alterações maternas na gravidez, EXCETO: 
 
O volume sanguíneo aumenta (25 a 40%), o débito cardíaco aumenta (30 a 50%), a freqüência cardíaca diminui, a pressão arterial diminui (queda de 5-7 mmhg sistólica e 5-10 mmhg diastólica) e a resistência vascular periférica aumenta, facilitando o aparecimento do edema. 
 
Os principais hormônios envolvidos no ciclo gravídico são: estrógenos, progesterona e relaxina, sendo que este último tem importante papel na frouxidão ligamentar e na ¿embebição gravídica¿. 
 
O deslocamento do centro de gravidade para cima e para frente provoca um aumento da anteversão pélvica (aumento da lordose lombar e nutação sacral) e aumento da base de sustentação (marcha anserina). 
 
São comuns aparecimento de lombalgia, dor na articulação sacro-ilíaca e diástase abdominal. 
 
O decúbito lateral esquerdo evita a compressão da veia cava inferior e a compressão das veias pélvicas pelo útero em crescimento facilita o aparecimento de varizes.
3a Questão (Ref.: 201303234537) Pontos: 0,0 / 0,1 
Para além de produzir esteróides, o corpo amarelo da gravidez sintetiza, sob estimulação da HCG, relaxina. A relaxina: 
I. Promove as contrações do miométrio; 
II. Relaxa os ligamentos pélvicos e a sínfise púbica; 
III. Amolece e dilata o colo uterino; 
IV. Previne o abortamento espontâneo. 
Estão corretas as afirmativas: 
 
II e IV. 
 
I, II e III. 
 
II e III. 
 
I, III e IV. 
 
II, III, e IV
1a Questão (Ref.: 201303715909) Pontos: 0,0 / 0,1 
Que músculos formam o diafragma pélvico? 
 
Puborretal e Iliococcígeo 
Elevador do Ânus e Iliococcígeo 
Isquiococcígeo e Piriforme 
Obturador interno e Elevador do Ânus 
Isquiococcígeo e Elevador do Ânus 
3a Questão (Ref.: 201303264152) Pontos: 0,0 / 0,1 
Assinale a INCORRETA sobre a avaliação em paciente com linfedema em MI: 
Conhecer os antecedentes cirúrgicos, saber se houve alguma complicação, como seroma, deiscênciacicatricial, entre outros. 
 
Investigar o uso de medicamentos, em especial os anti-helmínticos. 
 
Verificar a consistência e aspecto da pele do membro, pois é comum o aparecimento de fibrose. 
 
Avaliar a goniometria, perimetria e os aspectos da pele / unhas. 
 
Investigar tempo de surgimento e forma de instalação do linfedema. 
3a Questão (Ref.: 201302027499) Pontos: 0,0 / 0,1 
1. A cinesioterapia dos músculos do assoalho pélvico é o recurso mais usado pelo fisioterapeuta na prevenção e tratamento das disfunções uroginecológicas. Assinale a alternativa correta: 
 
Não se deve orientar o treino dos músculos do assoalho pélvicos associados a atividades em que há perdas urinárias, pois isso favorece a piora do quadro 
 
Pode-se dizer que as etapas para ganho ou restabelecimento da funcionalidade dos músculos do assoalho pélvico compreende: informação, correção postural, facilitação proprioceptiva e percepção corporal, programas de fortalecimento, desenvolvimento da habilidade de contração do assoalho pélvico diante do aumento da pressão abdominal 
 
Sabe-se que os músculos do assoalho pélvico são constituídos por fibras tônicas e fásicas, entretanto, na incontinência urinária de esforço, deve-se trabalhar apenas com as fibras fásicas, já que estas são as mais prejudicadas. 
 
A indicação do treino dos músculos do assoalho pélvico é apenas para incontinência urinária de esforço. 
 
O reequilíbrio pélvico é fundamental nos casos de perda urinária, já que os músculos do assoalho pélvicose inserem no sacro e cóccix, e alterações na posição e na angulação desses ossos poderiam interferir na sua capacidade de contração. Dessa forma, esse reequilíbrio só deve ser indicado para mulheres que apresentam dificuldade de movimentação dessa região, após cirurgia de assoalho pélvico.
https://www.passeidireto.com/arquivo/22175370/avaliando-aprendizado-saude-da-mulher
35 FOLHAS 
https://www.passeidireto.com/arquivo/23535586/simulados-saude-da-mulher
48 FOLHAS

Continue navegando