Buscar

kakaka

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0249_AV_201307262325 » EDUCAÇÃO ESPECIAL
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201307262325 - KARINE APARECIDA ARDUINO
	Professor:
	ELIANE TAVEIRA DO NASCIMENTO
	Turma: 9005/AC
	Nota da Prova: 7,0        Nota de Partic.: 2        Data: 22/11/2014 09:13:35
	
	 1a Questão (Ref.: 201307348310)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	(Secretaria Municipal de Educação-Campinas/2008 - questão adaptada). Qual o papel do intérprete em uma escola que se pretende inclusiva e bilíngue para casos de deficiência auditiva?
		
	
Resposta: o papel do enterprete é auxiliar a professora com os alunos com deficiencia auditiva para que aja maior facilidade de enterpretação e que o aluno consiga se comunicar com todas as crianças com mais facilidade, aprender melhor as lições pois ele terá mais facilidade para se comunicar e tirar dúvidas na aula.
	
Gabarito: Traduzir as informações para Libras, mediar a relação com o professor; garantir a relação do aluno surdo com os alunos ouvintes; promover a relação do aluno surdo com as demais pessoas da comunidade escolar.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201307329912)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Em se tratando de pessoas cegas ou com baixa visão, assinale qual dos equipamentos abaixo NÃO pode ser utilizado por eles, por se tratar de uma incompatibilidade perceptiva.
		
	
	Programa DOSVOX
	
	Reglete para Braille
	 
	Libras
	
	Sorobã
	
	Bengala
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201307529601)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Os efeitos da exclusão causam muitos danos ao sujeito e ao grupo social. No caso de danos psicológicos as consequências são em relação à:
		
	
	Política
	
	Rivalidade
	
	Competitividade
	
	Serventia
	 
	Autoestima
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201307329877)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Uma das modalidades de atendimento e educação que existem na Educação Especial são os professores itinerantes. Marque a alternativa que explica a sua função corretamente:
		
	
	Profissionais de apoio que são deslocados para as escolas todas as vezes que há alguma situação de agressividade ou descontrole por parte dos alunos com necessidades especiais.
	
	São professores com habilitação em educação especial que são treinados para avaliarem todos os erros que os professores sem formação específica cometem no trato com crianças especiais.
	 
	Professores especializados que realizam uma supervisão e orientação a partir de visitas que possam atender às duvidas dos professores efetivos da instituição.
	
	Pedagogos voltados para os recursos humanos e materiais da escola que visitam a escola para controlarem a quantidade e o fluxo de alunos.
	
	São profissionais que não ficam muito tempo numa mesma escola porque têm dificuldade de relacionamento e precisam ser deslocados por problemas interpessoais.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201307330353)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	As escolas da rede regular precisaram se adequar ao novo paradigma de educação especial, pois ele defende qual perspectiva de ensino para a pessoa com deficiência. Marque a resposta correta:
		
	
	Criação de classes especiais com professores especializados para educar crianças deficientes na escola regular e somente permitir que as crianças deficientes participem de atividades lúdicas e recreativas com as demais crianças da escola, pois o objetivo de incluí-las é melhorar a sua socialização.
	
	Adaptações curriculares e de avaliação para as crianças com deficiência uma vez que todas elas apresentarão déficit cognitivo causado ou por problemas neurológicos ou pelo atraso no desenvolvimento. Essas adaptações visam diminuir as condições desfavoráveis que essas crianças apresentam na aprendizagem.
	
	Uma boa inclusão para acontecer dependerá da presença constante da família no cotidiano escolar, pois a criança com deficiência é colocada na sala de aula e deverá superar as suas dificuldades, sejam elas quais forem, a partir da motivação e do investimento da própria criança.
	
	A ideia de que a escola precisa receber e aceitar os alunos deficientes porque a lei pode punir severamente os diretores que não cumprirem o estabelecido que é colocar crianças com quaisquer dificuldades nas turmas regulares e fazer a promoção automáticas dos mesmos apenas para contribuir para a sua socialização.
	 
	Uma postura de adequar a escola às necessidades apresentadas pelos alunos com deficiências, pois estes alunos têm a sua formação complementada no horário diferente da sua escolaridade e participam de atividades junto com os colegas da mesma classe durante a semana.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201307462763)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	No filme Meu Pé Esquerdo, o filho de uma família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que retira todos os movimentos do seu corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com o controle somente desse membro, o jovem torna-se escritor e pintor. A respeito da paralisia cerebral, podemos dizer que:
 A) Pode ocorrer que a criança com paralisia cerebral também tenha uma deficiência intelectual, mas isso não acontece necessariamente.
 B) A paralisia cerebral não está associada diretamente à deficiência intelectual, mas pode ocorrer a combinação das duas deficiências numa só criança.
 C) O desenvolvimento cognitivo do aluno portador de paralisia cerebral, pode ser afetado e prejudicado em função de sua dificuldade em atuar sobre o mundo físico, decorrente de suas limitações sensório-motoras e de linguagem, o que pode vir a comprometer desenvolvimento das capacidades lógicas, de interação e de domínio das práticas culturais, que vão desde as atividades da vida diária até o domínio da leitura e da escrita.
 Assinale a alternativa correta:
		
	
	As afirmativas A e B estão erradas.
	
	As afirmativas A e B são as únicas corretas.
	 
	As afirmativas A, B e C estão corretas.
	
	A afirmativa A é a única correta.
	
	As afirmativas B e C são as únicas corretas.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201307329930)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale um importante fator de risco para o desenvolvimento da surdez na maturidade.
		
	
	Baixo peso e desnutrição do adolescente.
	 
	Utilização de fones de ouvido com níveis de ruído acima do permitido.
	
	Aumento de peso e colesterol alto.
	
	Radiação de Computador para quem passa mais de 4 horas diária.
	
	Utilização de aparelhos de televisão em volume mínimo, pois força muito a audição.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201307330840)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Os anos 90 foram marcados pela adoção de políticas públicas voltadas para a valorização da diversidade e promoção de igualdade de oportunidades para as pessoas com necessidades educacionais especiais. Criaram o paradigma da inclusão educacional, mas ele reflete muito mais que uma ação educativa diferenciada. Ele reflete a inclusão social e democrática das pessoas com necessidades especiais na sociedade, com seus direitos assegurados legalmente. Discuta sobre a mudança de mentalidade a respeito da pessoa com uma deficiência diferenciando às épocas da Antiguidade e da Contemporaneidade.
		
	
Resposta: na antiguidade as pessoas portadoras de deficiência era tratada como uma pessoa inutil que não serviam para nada eram colocadas em manicômios era muitas vezes consideradas loucas e incapases de aprender alguma coisa com isto eram deixadas de lado pelas familias como se nem existissem, com o tempo isso foi melhorando começando a surgir escolas em que era possivel essas pessoas participarem da vida cotidiana .
	
Gabarito:
Na antiguidade a pessoa deficiente não era sequer considerada humana e inexistia enquanto problema, porque era exterminada, exposta, abandonada ao relento até a morte ou criada pelos pobres e escravos, para ser explorada como pedinte.
Na contemporaneidade o deficiente é visto como uma pessoa dinâmica e compossibilidades de mudança, com direitos e deveres iguais aos das demais pessoas, com direito a oportunidades iguais do ponto de vista educacional e social.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201307338336)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	De acordo com a proposta bilíngüe de educação para o aluno surdo, a Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como:
		
	
	uma língua estrangeira para a pessoa surda.
	
	uma língua escrita para a pessoa surda.
	
	a segunda língua da pessoa surda.
	
	uma língua complementar para a pessoa surda
	 
	a primeira língua da pessoa surda.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201307529487)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Escola X com alunos surdos inseridos realizou um projeto envolvendo contribuições das diferentes linguagens artísticas. Expôs, telas da artista plástica surda Fernanda Machado. Essa atividade foi muito significativa, pois através das telas, os alunos conseguiram entender um pouco mais a respeito da cultura surda. Arte/Educação e projetos educacionais na perspectiva da educação inclusiva, favorecem:
		
	
	o exercício de adestramento motor, a cópia de modelos ou de uma técnica artesanal, sem lugar para a livre expressão e o desenvolvimento do processo de criação nas diferentes linguagens artísticas.
	 
	a inclusão sociocultural, possibilitando a todos os alunos o desenvolvimento da expressão artística, da comunicação, do conhecimento e das interações sociais.
	
	a inclusão em espaço educacional que favorece o desenvolvimento da inteligência intrapessoal e do condicionamento do aluno aos valores culturais necessários para vida em sociedade.
	
	O desenvolvimento da inteligência lógico-matemática, favorecendo momentos de reflexão individual para aprendizagem.
	
	e o desenvolvimento do processo de condicionamento em uma única linguagem artística, valorizando a reprodução de modelos.

Continue navegando