Buscar

teoria geral 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Iniciado em	quinta, 23 Ago 2018, 11:38
Estado	Finalizada
Concluída em	quinta, 23 Ago 2018, 12:08
Nota	2,00 de um máximo de 10,00(20%)
Questão 1
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Na Teoria Contingencial, há uma preocupação com a análise do ambiente, surgindo novas formas de estruturas organizacional visando adaptar a estrutura ao ambiente e à tecnologia. Umas das estruturas caracteriza-se por incentivar a inovação e um melhor atendimento a clientes. Essa estrutura pode lidar melhor com a mudança e inovação do ambiente uma vez que gera uma flexibilidade grande às organizações e um trabalho em equipe por projetos ou produtos. Como é denominada a estrutura descrita?
Escolha uma:
a. Estrutura de redes
b. Estrutura gerencial
c. Estrutura matricial
d. Estrutura Flexível
A resposta correta é a Estrutura Matricial que é usada por grandes organizações por ser flexível permitindo a facilidade de adaptação às mudanças e inovações.
e. Estrutura ambiental
Feedback
A resposta correta é: Estrutura matricial.
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A Teoria da Contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende.
CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4.ed. São Paulo: Makron Books, 1993 (adapatado).
Considerando este contexto, assinale a alternativa que apresenta as características da Teoria da Contingência.
I. a organização é um sistema aberto;
II. as organizações têm uma grande interação com o ambiente, existe uma relação entre as características internas e as variáveis externas;
III. em relação às organizações e à sua possibilidade de mudança, as variáveis externas são independentes e as internas dependentes.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Somente na afirmativa III.
b. Somente na afirmativa I.
c. As afirmativas I, II e III estão corretas.
Resposta encontra-se no capítulo 8 do livro base Introdução à Teoria Geral da Administração (TGA), no subtítulo: Teoria da Contingência. Todas as asserções estão corretas. I. A organização é um sistema aberto; II. As organizações têm uma grande interação com o ambiente, existe uma relação entre as características internas e as variáveis externas; III. Em relação às organizações e à sua possibilidade de mudança, as variáveis externas são independentes e as internas dependentes.
d. Somente na afirmativa II.
e. Apenas nas afirmativa l e II.
Feedback
A resposta correta é: As afirmativas I, II e III estão corretas..
Questão 3
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As habilidades necessárias ao Administrador são exigidas de forma diferente a medida em que ocorre o seu crescimento na estrutura hierárquica da empresa. Sobre este tema, analise as afirmativas abaixo, marcando V para Verdadeiro e F para Falso.
( ) No Nível Operacional ocorre um predomínio de exigência das habilidades humanas.
( ) No Nível Operacional ocorre um predomínio de exigência das habilidades técnicas.
( ) No Nível Estratégico ocorre um predomínio de exigência das habilidades humanas.
( ) No Nível Tático ocorre um predomínio de exigência das habilidades técnicas.
( ) No Nível Estratégico ocorre um predomínio de exigência das habilidades conceituais.
A sequência correta para as afirmativas acima é:
Escolha uma:
a. V, F, F, F, V.
b. V, F, F, V, V.
c. F, V, F, F, V.
d. F, V, F, F, F.
Resposta correta: F, V, F, F, V. Apenas a segunda e a quinta afirmativa são verdadeiras. No nível operacional predomina a necessidade das habilidades técnicas, pois o Administrador precisa conhecer o processo e estar próximo à execução do produto ou o serviço final da empresa. No nível tático o Administrador precisa ter qualidades de um bom líder, exigindo a sua habilidade humana. Quando chega ao nível mais alto da organização, a alta direção, predomina a necessidade de decisões estratégicas, exigindo do administrador as suas habilidades conceituais.
Capítulo 1.1.2 As organizações atuais e o administrador.
e. F, V, V, F, F.
Feedback
A resposta correta é: F, V, F, F, V..
Questão 4
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A motivação deve ser usada como um meio de melhoria da qualidade de vida nas organizações e é papel do administrador ter o conhecimento das necessidades humanas e entender quais os fatores motivacionais. Na Teoria Comportamental existem várias pesquisas para auxiliar o administrador em relação a este tema e uma das mais conhecidas é a desenvolvida pelo psicólogo americano Abraham Maslow (1908-1970) denominada de Hierarquia das Necessidades Humanas, também chamada popularmente de Pirâmide de Maslow. Segundo este estudo é possível ordenar as necessidades humanas em uma escala hierárquica, com os seguintes níveis destacados a seguir.
I. Necessidades de Estima.
II. Necessidades Fisiológicas.
III. Necessidades de Autorrealização.
IV. Necessidades Sociais.
V. Necessidades de Segurança.
A sequência correta desta hierarquia, partindo do nível mais baixo até o mais elevado é:
Escolha uma:
a. II, V, IV, I, III.
b. V, II, IV, I, III.
c. V, II, III, IV, IV.
d. II, III, IV, V, I.
e. II, V, I, IV, III.
Resposta Correta: II, V, IV, I, III. A Pirâmide das Necessidades Humanas ou Pirâmide de Maslow é dividia em cinco níveis hierárquicos na seguinte ordem a partir de sua base: Necessidades fisiológicas, Necessidades de Segurança, Necessidades Sociais, Necessidades de Estima e Necessidades de Autorrealização. Na base da pirâmide estão os elementos que são considerados primordiais para a sobrevivência de uma pessoa, como a fome, a sede, o sexo e a respiração. Para progredir na hierarquia é necessária a conquista das condições elementares da Pirâmide, passando para os próximos níveis, um a um, até alcançar o topo. Capítulo 6.1.2 Maslow e a hierarquia das necessidades humanas.
Feedback
A resposta correta é: II, V, IV, I, III..
Questão 5
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A Globalização modificou o cenário das relações comerciais e causou incertezas no ambiente econômico, político, social e cultural. Esta mudança obrigou as empresas a se adaptarem para a sua sobrevivência. Porém com o advento e a popularização da internet e da tecnologia essas mudanças começaram a surgir em um ritmo cada vez mais acelerado e com elas as oportunidades e as ameaças. Neste cenário uma Teoria incumbiu-se de absorver a preocupação com a tecnologia ao lado da preocupação com o meio ambiente, definindo uma abordagem mais ampla das estruturas organizacionais. Assinale abaixo qual é esta Teoria.
Escolha uma:
a. Contingencial.
Resposta Correta: Contingencial. A Teoria Contingencial deriva de quatro pesquisas efetuadas para verificar como as teorias administrativas estavam sendo aplicadas e de que forma os princípios eram aplicados e quais os modelos organizacionais mais eficazes. Essas pesquisas revelaram que as características das empresas não dependem delas próprias, e, sim, das circunstâncias ambientais e da tecnologia utilizada pelas indústrias. Concluiu-se que não existe uma maneira mais indicada para se organizar uma empresa, pelo contrário, existe uma necessidade constante de que as organizações se adaptem às condições ambientais. Capítulo 8.1.1 Origens e conceitos da Teoria Contingencial.
b. Comportamental.
c. Burocrática.
d. Neoclássica.
e. Sistêmica.
Feedback
A resposta correta é: Contingencial..
Questão 6
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Henry Fayol foi um dos precursores da ciência da Administração no mundo juntamente com Frederick Taylor. Para Fayol a administração se destaca de outras funções em uma empresa, desta forma ele classificou algumas funções administrativas como: Administrativas, contábeis, técnicas, financeira, comerciais, segurança de bens e pessoas. Além dessas funções, Fayol estabeleceu o papel do administrador e quais seriam as funções do administrador
em uma empresa destacando alguns elementos. Um deles, define padrões e medidas de desempenho permitindo assegurar que as atitudes empregadas serão as mais compatíveis com o que a empresa espera, garantindo que tudo seja feito igual ao que foi solicitado. Este elemento é denominado:
Escolha uma:
a. Coordenar
b. Comandar
Resposta correta é: A resposta correta é Controlar, pois é através do controle que garantirá que as atitudes dos empregados seja condizente com o que a empresa espera e isso irá assegurar que a operação seja executada conforme foi solicitado.
c. Planejar
d. Organizar
e. Controlar
Feedback
A resposta correta é: Controlar.
Questão 7
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Para os autores neoclássicos, a “Administração consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum. E o bom administrador é, naturalmente, aquele que possibilita ao grupo alcançar seus objetivos com o mínimo dispêndio de recursos e de esforço e com menos atritos com outras atividades úteis.
Newman. William H. Ação Administrativa. As técnicas de Organização e Gerência, cit., pp. 15 e 16 (adapatado).
A partir do conceito de Administração dada pelos autores neoclássicos, nas características principais da Teoria Neoclássica, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. apoia a abordagem humanística de administração, ênfase nos métodos de trabalho, é projetado a médio prazo e amplia os direitos dos trabalahdores.
b. têm ênfase na prática da ciência, ênfase nos princípios da teoria comportamental, ênfase nas teorias das decisões e ênfase nos resultados individuais dos trabalahdores.
c. têm ênfase na prática do controle, reafirmação da teoria do equilíbio organizacional, ênfase nos princípios da Escola Clássica de Administração e apresenta o conceito de departamentalização.
Resposta encontra-se no capítulo 4 do livro base Introdução à Teoria Geral da Administração (TGA), no subtítulo: Teoria Neoclássica.
São características da Teoria Neoclássica de Administração: ênfase na prática da admnistração, reafirmação dos postulados clássicos, ênfase nos princípios gerais da administração, ênfase nos objetivos e nos resultados e o ecletismo.
d. têm ênfase na prática da administração, reafirmação dos postulados clássicos, ênfase nos princípios gerais da administração, ênfase nos objetivos e nos resultados e o ecletismo.
e. elimina os esforços humanos, estabelece normas para os trabalhadores, reafirmação dos postulados da fé, e considera especialista nas atividades meio.
Feedback
A resposta correta é: têm ênfase na prática da administração, reafirmação dos postulados clássicos, ênfase nos princípios gerais da administração, ênfase nos objetivos e nos resultados e o ecletismo..
Questão 8
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A Teoria Neoclássica define, inicialmente, quais funções do administrador partem dos princípios administrativos para depois estabelecer os princípios que darão fundamento à prática dessas funções. Observa-se que a Teoria Clássica sofreu uma revitalização pelo ecletismo que permitiu a participação na Administração de várias outras ciências, em um convívio criativo e eclético.
Sobre os princípios em que se baseia a Teoria Neoclássica, analise as sentenças abaixo:
I – A Teoria Neoclássica, sofreu inovações pela tecnologia e afetou diversas áreas como marketing, finanças, e a sustentabilidade afetando assim a diversidade vegetal.
II - Os princípios da Administração como princípios científicos precisam ser necessários e verdadeiros, como qualquer outra ciência;
III – A Administração é um processo composto das funções de planejamento, organização, direção e controle;
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas nas afirmativas I e II
b. Apenas na afirmativa III
c. As afirmativas I, II e III estão corretas
Resposta Correta: Os princípios em que se baseia a Teoria Neoclássica são os seguintes: - a Administração é um processo composto das funções de planejamento, organização, direção e controle; - para se sustentar e dar suporte à grande variedade de situações empresariais, a Administração precisa de princípios que tenham valores preditivos e possam ser aplicados com a garantia dos resultados; - os princípios da Administração como princípios científicos precisam ser necessários e verdadeiros, como qualquer outra ciência; - o meio ambiente Administrativo é afetado pela cultura e pelo universo físico.
d. Somente na afirmativa I
e. Apenas nas afirmativas II e III
Feedback
A resposta correta é: Apenas nas afirmativas II e III.
Questão 9
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As Teorias da Administração Científica de Frederick Taylor e da Administração Clássica de Henri Fayol surgiram paralelamente e apesar das visões diferentes complementavam-se em seus conceitos e abordagens e o conjunto das suas visões deu corpo à criação da Teoria da Administração. A respeito das diferenças entre as duas Teorias analise as afirmativas abaixo, marcando V para Verdadeiro e F para Falso:
(__)Na Administração Científica a origem era o chão de fábrica e na Clássica a gerência administrativa.
(__)Na Administração Científica o enfoque era na gerência administrativa e na Clássica na produção.
(__)Na Administração Científica a ênfase era na estrutura formal da empresa e na adoção de princípios administrativos pelos altos escalões, enquanto que na Administração Clássica a ênfase era na adoção de métodos racionais e padronizados com a máxima divisão das tarefas.
A sequência correta para as afirmativas acima é:
Escolha uma:
a. F, V, F.
Resposta correta: V, F, F. Apenas a primeira afirmativa é verdadeira. Na segunda afirmativa quem tem o enfoque na produção é a Administração Científica enquanto que o enfoque da Administração Clássica é na Gerência Administrativa. Na terceira afirmativa quem tem a ênfase na estrutura formal e na adoção de princípios administrativos pelos altos escalões é a Administração Clássica e a Científica na adoção de métodos racionais e padronizados com a máxima divisão das tarefas. Capítulo 2.2.3 A Teoria da Administração.
b. V, F, F.
c. F, V, V.
d. V, V, V.
e. V, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, F, F..
Questão 10
Incorreto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Uma grande empresa brasileira de calçados tem alcançado grande sucesso. Há quatro anos abriu uma nova unidade de produção na China e abriu escritórios de representação comercial em mais de 20 países. Esses escritórios têm o objetivo de promover os produtos e realizar vendas para as lojas de varejo nesses países. Desde o início da internacionalização a taxa de crescimento tem sido na casa dos dois dígitos. Um dos segredos desse sucesso é a definição de metas e alvos. As metas estão definidas tanto para os diretores das unidades de negócios quanto para os trabalhadores mais operacionais. Esses alvos estão todos interligados. Se o funcionário não consegue alcançar sua meta o diretor não conseguirá alcançar a dele.
Essa situação está enquadrada com uma das teorias da administração. Assinale a opção que nomeia corretamente a teoria contida no contexto do enunciado.
Escolha uma:
a. Teoria Comportamental
b. Administração científica
c. Teoria Clássica
d. Administração por objetivos
e. Teoria das Relações Humanas
A resposta correta é administração por objetivos. Essa teoria tem como características a definição de objetivos, metas ou alvos desde a área estratégica até operacional. Dessa forma, os responsáveis têm como preocupação atingir seus objetivos com certa flexibilidade, diferente dos modelos de gestão anteriores, como na administração científica, que se preocupava com cada detalhe dos processos organizacionais.
Feedback
A resposta correta é: Administração por objetivos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais