Buscar

Fórum de Discussão B

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prezado aluno seja bem vindo.
Percebemos que em sua grande maioria o conteúdo é o suficiente para que você possa ter a base dos seus estudos, e caso queira agregar algum valor em seu estudo pedimos que sempre ao responder algum enunciado por parte do professor-tutor que assinale o link do site visitado, ou alguma referência bibliográfica para que possamos também ajudar-lhe no processo de ensino-aprendizagem evitando com isso alguma forma de plágio (cópia), ok?
Lembrando que estarão abertos 2 fóruns para a AV1, porém cabe o aluno escolher um dos dois para responder de forma contextualizada e através sua reflexão o questionamento do enunciado, ok?
E para este fórum a nossa questão é a seguinte:
Em relação a nossa aula 5 (higiene do trabalho), cite possíveis pontos positivos e negativos (caso tenha) a respeito dos procedimentos prevencionistas (higienistas) que podemos criar juntamente com a saúde e segurança do trabalho diminuindo riscos laborais em nosso ambiente de trabalho. E comente qual o risco laboral mais comum no seu trabalho.
Abraços.
Att.
Prof. Ms. Robson Alves
Boa noite Professor (a),
Participei do primeiro fórum, porém estou aqui contribuindo com a minha resposta nesse fórum também.
No meu trabalho, operamos com profissionais especializados que executam periodicamente a avaliação e o monitoramento contínuo das atividades e processos de higiene no trabalho, segue abaixo alguns pontos positivos sobre o meu trabalho:
* Plantão de médicos, enfermeiros e auxiliares;
* Exames admissionais, Controle de áreas insalubres, Exames periódicos;
* Controle de entrada e saída de pessoas e veículos no interior do trabalho;
* Palestras de higiene e saúde, Benefícios médicos;
* Ambiente físico de trabalho excelente, contendo uma boa iluminação, ventilação, temperatura e controle de ruídos;
* Máquinas e equipamentos de excelente qualidade, além de mesas e instalações adequados;
* Coordenadores que ajudam na observação de processos que possam causar algum acidente de trabalho;
* Além do relacionamento agradável entre todos os trabalhadores do setor, o que é muito importante.
Pontos negativos: Falta de comprometimento de alguns funcionários por acharem que são muito experientes para fazerem o que é previsto para a sua própria segurança. 
E o que poderia ser feito para a melhora do ambiente de trabalho era o maior controle do mapa de riscos, pois a sinalização do grau de risco dos ambientes e dos EPIs exigidos para acesso é um pouco falho.
Outras Respostas:
Professor,
A minha empresa fica instalada em um escritório, e tem uma equipe de SMS que determina as seguintes medidas:
- Mapeamento de Riscos;
- Rota de Fuga;
- Ginástica Laboral;
- Brigada de Incêndio;
- Sinalizações de Riscos em Portas de Acesso e de Extintores de Incêndio;
- Extintores de Incêndio em todo o prédio;
- Medidas de Riscos Ergonômicos.
Duas destas medidas estão ligadas uma à outra, que são Ginástica Laboral e Medidas de Riscos Ergonômicos. A Ginástica Laboral, sendo ministrada por um profissional especializado, ela é feita nos funcionários da empresa, e o ponto positivo é que ela previne várias lesões musculares e repetitivas de trabalho, como a LER (Lesão de Esforço Repetitivo), a DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), e o Estresse. As Medidas de Riscos Ergonômicos determinam o posicionamento, a postura correta e adequada ao trabalhador em uma mesa de escritório com um computador, para evitar também a LER, a DORT, o Estresse, as Dores Musculares e na Coluna por causa da postura inadequada. Os pontos negativos da Ginástica Laboral são quando certos trabalhadores não fazem estas medidas por estarem bastante atarefados com reuniões, excesso de atividades de trabalho, preguiça, má vontade, etc. E quanto às Medidas de Riscos Ergonômicos, os pontos negativos também são quando o trabalhador não faz e nem obedece às tais medidas de correção postural por preguiça e por má vontade, além de não perceber que não está tomando as tais medidas por até esquecer de tomar as tais medidas.

Outros materiais