Buscar

A utilização das plantas medicinais é extensa e abrange a maioria da população independente da crença

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A utilização das plantas medicinais é extensa e abrange a maioria da população independente da crença, sem controle.Mesmo sem a comprovação de suas propriedades farmacológicas,utilizam por ser algo “ comum” e vir de antepassados sua finalidade,que desde muitos anos acreditam em ter um efeito. A crença de que de o natural é melhor , esta correta se usado com moderação, sabendo a verdadeira finalidade, efeitos adversos e ações colinérgicas, avaliando o fitoterápico com o uso conjunto de um fármaco,pois pode estar se prejudicando pelo uso indevido.As “misturas” de plantas com efeitos diferentes são muito procurados, pois pensamos que quantidade é qualidade , e isto não é verdade, podendo causar sérios problemas, ou até mesmo não tendo efeito nenhum. Esse artigo nos traz a importância do cuidado de gestantes, que utilizam, pois são perigosos e muitos tem efeitos abortivos, não esquecendo que a utilização por bebes também deve ser rigorosa. Em muitos casos pensamos que o importado é melhor , mas não sabendo que muitos utilizam metais com concentrações elevadas em sua produção ,potencializando causando sérios problemas.
O tempo de estudo é longo e precisa de pessoas realmente qualificadas e sérias, pois a industria , muitas vezes querem um retorno rápido , e pulam etapas , sem pensarem nos graves efeitos adversos que podem causar. É preciso um controle de qualidade rigoroso, mesmo sendo uma tarefa difícil pois são substancias de fácil acesso e com venda descontrolada de forma informal. Algumas pessoas se iludem com os resultados, principalmente quando o assunto é emagrecimento, que é um dos motivos de mais procura, e é preciso ter cuidado com esses “resultados” que são mostrado, e o que acontecera após parar o seu uso. Buscando informações de fontes seguras comprovadas. A utilização de plantas medicinais e fitoterápicos deve ser debatido em escolas, hospitais , postinhos e pela mídia, assim como qualquer outro assunto , sabemos que há pontos negativos e positivos, e esta muito presente na sociedade. Até pelo fato de que quando procuram algum órgão por motivo de saúde, não informam ao medico , o que haviam utilizado para amenizar , ou quando falam apenas citam os fármacos , esquecendo que os fitoterápicos tem uma grande importância. É importante que o profissional também tenha conhecimento e questione, sabendo instruir o paciente. É uma área muito ampla que traz muitos benefícios, e tem muito a crescer e acrescentar na vida das pessoas.
Existe cura segura quando utilizado de acordo com indicação, para isto é preciso as informações de fontes seguras e profissionais qualificados. Assim como qualquer outra área é preciso de muito estudo e pesquisas comprovadas.
Nathalia Auzani – Enfermagem .

Outros materiais