Buscar

Prova-AV3-Genética

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: SDE0010_AV3_201308039662 » GENÉTICA
	Tipo de Avaliação: AV3
	Aluno: 201308039662 - ANA BEATRIZ BARROS FARIAS
	Professor:
	CLEIDE APARECIDA FERREIRA DE REZENDE
	Turma: 9006/CF
	Nota da Prova: 8,0 de 10,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 0        Data: 06/12/2014 14:20:43
	
	 1a Questão (Ref.: 201308275182)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Genética é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos. Os humanos, já no tempo da pré-história, utilizavam conhecimentos de genética através da domesticação e do cruzamento seletivo de animais e plantas. Além disso, os genes codificam informações necessárias à síntese protéica, e por sua vez, as proteínas influenciam as características finais de um organismo. Com base no texto analise as alternativas abaixo e marque a correta: I- Os genes, normalmente, estão localizados nos cromossomos, onde é representado na estrutura química da molécula de ácido desoxirribonucléico (DNA). II- A herança e a variação explicam as diferentes formas de vida encontradas na natureza. III - Uma das aplicações da genética, é a terapia gênica que permite substituir genes doentes por genes saudáveis, com o objetivo de tratar algumas doenças.
		
	 
	as alternativas I, II e III estão corretas
	
	somente a alternativa II está correta
	
	as alternativas II e III estão corretas
	
	as alternativas I e II estão corretas
	
	somente a alternativa I está correta
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201308067560)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Mendel propôs que a transmissão dos caracteres hereditários era feita por meio de partículas ou fatores. Atualmente, os fatores mendelianos são denominados de:
		
	
	Cromatina.
	
	Zigoto.
	
	Gametas.
	
	Cromossomos.
	 
	Genes.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201308308528)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Analise as alternativas abaixo relacionadas ao código genético. I- Um mesmo códon pode codificar mais de um aminoácido. II- Um aminoácido pode ser codificado por diferentes códons. III- O código usado na espécie humana é o mesmo dos vírus.
		
	 
	I e II
	 
	II e III
	 
	Apenas I
	 
	I e III
	 
	I, II e III
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201308276311)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A hemofilia A é uma doença hereditária e afeta a coagulação sanguínea por deficiência do fator VIII de coagulação. Os pacientes podem ter hemorragias intramusculares e intra-articulares e geralmente a criança chama atenção pelos eczemas frequentes. O tratamento é feito a base da reposição do fator VIII. Por ser uma doença de herança recessiva ligada ao X, uma criança pode ter hemofilia A e ser filha de pais normais, desde que estes pais tenham genótipos:
		
	
	XAXa e XaY
	 
	XAXa e XAY
	
	XaXa e XaY
	
	XAXA e XaY
	
	XAXA e XAY
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201308260310)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A consanguinidade tem como possível conseqüência o surgimento de pessoas portadoras de doenças genéticas em uma família, uma vez que pessoas aparentadas podem ser heterozigotas e por isso não são afetadas pela doença. Este tipo de padrão de herança de doenças monogênicas é conhecido como:
		
	 
	Autossômica recessiva
	
	Ligada ao sexo dominante
	
	Autossômica dominante
	
	Ligada ao sexo recessiva
	
	Limitada ao sexo
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201308260262)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Poucas anormalidades numéricas dos cromossomos são compatíveis com a vida, sendo possível observar humanos portadores de síndromes clínicas bem conhecidas. Estas síndromes são diagnosticadas através de exames citogenéticos, como o cariótipo. Das síndromes citadas baixo, aquela que está relacionada de forma incorreta com o cariótipo do portador é:
		
	
	Síndrome de Edwards, portador de cariótipo 47, XX +18
	
	Síndrome de Down, portador de cariótipo 47, XY, +21
	
	Síndrome de Klinefelter, portador de cariótipo 47, XXY
	 
	Síndrome de Turner, portador de cariótipo 47, XXX
	
	Síndrome de Patau, portador de cariótipo 47, XY, +13
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201308291520)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A neoplasia é um acúmulo anormal de células que ocorre devido a um desequilíbrio entre a proliferação celular e o desgaste celular. Além disso: I - A grande maioria das mutações em câncer é somática e está presente em todas as células do organismo. II - A formação das neoplasias se dá pelo desequilíbrio entre o ciclo celular e a morte celular programada. III - O desenvolvimento do câncer (oncogênese) resulta de mutações em um ou mais genes que regulam o crescimento celular e a morte celular programada A análise das afirmativas acima permite dizer que:
		
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 
	As afirmativas II e III estão corretas.
	
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	A afirmativa II está correta.
	
	As afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201308107896)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O corpo humano é todo formado por células que se organizam em tecidos e órgãos. As células normais se dividem, amadurecem e morrem, renovando-se a cada ciclo. O câncer se desenvolve quando células anormais deixam de seguir esse processo natural, sofrendo mutação que pode provocar danos em um ou mais genes de uma única célula. Sobre a carcinogênese: I ¿ Não são causadas por fatores ambientais. II ¿ Pode ser devido a genes que controlam a apoptose. III ¿ A proliferação celular é um fator limitante. IV ¿ Fatores ambientais podem induzir a carcinogênese. A análise das afirmativas acima permite dizer que as afirmativas:
		
	
	I, II e IV estão corretas.
	
	I, II e III estão corretas.
	
	I e II estão corretas.
	
	I e III estão corretas.
	 
	II, III e IV estão corretas.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201308109290)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Terapia gênica é opção para combate o câncer - "Um tratamento capaz de reduzir o avanço do câncer e combater as células tumorais é a esperança de milhares de brasileiros. A terapia gênica ainda está em desenvolvimento no país, mas em dez anos de pesquisa já apresenta resultados animadores. A terapia gênica é o uso de uma sequência de DNA capaz de consertar genes de células defeituosas. 'Todas as células seguem um ciclo: nascem, se reproduzem e morrem. As células tumorais são as que insistem em continuar se multiplicando e não morrem. A terapia gênica busca agir diretamente nas células defeituosas', explicou a professora e pesquisadora da USP Eugênia Costanzi-Strauss. Os vetores desenvolvidos pelos pesquisadores são vírus que infectam as células afetadas do paciente. Ao chegar à célula-alvo, entrega a sequência de DNA que faz reparos na estrutura. A USP é a primeira instituição brasileira a montar os vetores terapêuticos, tratar as células em cultura e trabalhar com modelos animais. 'Nosso foco é levar o conhecimento do laboratório para as clínicas. Os resultados que atingimos são bastante animadores', garantiu Eugênia" (Jornal do Commercio/AM - 14/02/2010). Analise as alternativas sobre terapia gênica. I. Um gene introduzido em uma célula ou organismo é chamado de transgene e o organismo portador é chamado de transgênico. II. A terapia gênica das células somáticas, além de tratar a doença, tem a função de curar a doença. III. Para fazer a terapia gênica de células somáticas, genes tipos selvagem devem ser introduzidos em células heterozigotas. A(s) afirmativa(s) correta(s) é(são):
		
	
	I, II e III.
	 
	I e II, somente.
	 
	I, somente.
	
	II e III, somente.
	
	III, somente.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201308308523)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As enzimas de restrição são as principais ferramentas empregadas em Engenharia Genética. Com relação a essas substâncias é correto afirmar que:
		
	
	atuam como agentes de ligaçãoentre DNA viral e bacteriano.
	
	não existem em seres vivos, sendo exclusivamente produtos da indústria química.
	 
	são altamente específicas, cortando o DNA em locais determinados.
	
	permitem somente a ligação de pedaços de DNA de um mesmo tipo celular.
	
	impedem a clonagem de moléculas de DNA recombinante.

Continue navegando