Buscar

TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS


Prévia do material em texto

Universidade Norte do Paraná
Educação física
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS
Alunos 
Anápolis-GO
2015
INTRODUÇÂO
Atualmente, observa-se que a prática escolar está sujeita a condicionantes de ordem sociopolítico , que implicam em diferentes concepções de homem e sociedade .
O conteúdo deste trabalho que possui diferentes tendências pedagógicas que refletem aos tipos de ensino atual que são classificados em dois grupos: liberais e progressistas, no primeiro grupo esta abordando a tradicional , tendência renovada progressivista, a renovada não-diretiva e a tecnista , no segundo grupo esta abordando a tendência libertadora , a libertaria , e a critico social dos conteúdos .
Tendências Pedagógicas Liberais
Tendência Liberal Tradicional A Pedagogia Liberal Tradicional foi à base da educação escolar por mais de quatro séculos, mantendo sua influência até hoje. Essa tendência surge por volta do século XVI, como uma alternativa à escola medieval, de base religiosa. Nesse período, vive-se um momento de exaltação da razão e da liberdade, a inversão ou superação da fé pela razão, da crença pela ciência.Com o intuito de formar indivíduos capazes de desempenhar seu papel na sociedade (papel historicamente definido e imutável), a Pedagogia Liberal Tradicional baseia-se em três procedimentos básicos: o governo, a instrução e a disciplina. O professor tem toda a autoridade, pois é ele quem detém o conhecimento, e cabe a ele transmiti-lo aos alunos. É uma relação vertical, em que o aluno é o receptor, e o professor, o detentor de todo o conhecimento historicamente construído. O aluno é educado para alcançar sua plenitude, por meio de seu esforço próprio. 
	Segundo Libâneo (1994). Tendência pedagógica liberal renovada progressiviista tem o papel da Escola é a preparação dos indivíduos para se integrarem à sociedade, considerando Relação Professor / Aluno .A disciplina é decorrente da consciência que o aluno adquire dos limites da vida em grupo. A avaliação cumulativa e qualitativa; Ênfase nos aspectos social e afetivo, com a valorização da auto-avaliação. Valorização dos processos cognitivos dos alunos; .A motivação depende do significado do objeto de aprendizagem; .As experiências de ensino tentam retratar a realidade dos alunos.Percebe-se na Tendência Liberal Renovada Progressivista o enfoque no aluno, a possibilidade natural no seu aprendizado, mas também no seu momento de ensinar, de testar, de tentar, de experimentar, de aprender fazendo inferências, modificando o meio, transformando-o. Essas ofertasao aluno surgem como necessidade que ele apresentava quando ainda sem voz. Com toda certeza não se impõe o aprendizado, constrói-se ele. E essa construção deverá ser feita por todos, professores, alunos e comunidade escolar, através da prática alicerçada na teoria.
Tendencia pedagógica liberal não-diretiva nesta tendência, a função da escola é formar atitudes e preocupar-se mais com as situações psicológicas do que com os pedagógicos ou sociais, para que haja uma mudança interna no indivíduo, para que se adapte de acordo com o meio em que vive, favorecendo ao indivíduo um auto desenvolvimento e realização pessoal. Com isso favorece um bem estar com sigo mesmo e com o grupo.A transmissão de conteúdos é secundarizada. A metodologias de Ensino Determinados em função dos interesses dos alunos. O professor assume a função de conselheiro e facilitador da Relação Professor / Aluno aprendizagem; .O aluno é o centro do processo. A motivação acontece porque o indivíduo deseja adaptar-se para buscar a auto-realização, e a medida que descobre que é capaz de superar os desafios para alcançar seus objetivos, passa a valorizar-se e se interessa apenas pelo que favorece a si mesmo. Nesse caso, a avaliação escolar não é importante, apenas a auto-avaliação. Mostra que esta concepção educativa considera que o ensino é uma atividade excessivamente valorizada, tendo em vista que os procedimentos didáticos, o conteúdo curricular, as aulas, os livros; tem muito pouca importância, face ao propósito de favorecer à pessoa um clima de autodesenvolvimento e realização pessoal. O resultado de uma boa educação seria semelhante a realização de uma boa terapia. . A tendência valoriza as relações comunicativas e intelectuais, priorizando o fato do aluno aprender mais, construindo seu conhecimento e sua personalidade. Relacionamento professor-aluno Relevância em formar a personalidade do aluno por meio de suas vivências 
A escola liberal tecnicista atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente (o sistema capitalista), articulando-se diretamente com o sistema produtivo; para tanto, emprega a ciência da mudança de comportamento, ou seja, a tecnologia comportamental. Seu interesse principal é, portanto, produzir indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho, não se preocupando com as mudanças sociais.  A tendência tecnicista é, de certa forma, uma modernização da escola tradicional e, apesar das contribuições teóricas do estruturalismo, não conseguiu superar os equívocos apresentados pelo ensino da língua centrado na gramática normativa. Em parte, esses problemas ocorreram devido  às dificuldades de o professor assimilar as novas teorias sobre o ensino da língua materna.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS PROGRESSISTAS
 
Segundo Libâneo, a pedagogia progressista designa as tendências que, partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. A pedagogia progressista pode ser vista através de três tendências:a libertadora; a libertária e a crítico-social dos conteúdos.
As tendências Libertadora e Libertaria tem em comum o anti-autoritarísmo, a valorização da experiência vivida como base da relação educativa e a ideia de autogestão pedagógica. A tendência Libertadora tem ênfase no não formal, ou seja, o papel da educação é conscientizar para transformar a realidade. Os conteúdos pré-selecionados são vistos como uma invasão cultural. A metodologia é caracterizada pela problematizarão da experiência social em grupos de discussão. A relação do professor com o aluno é tida como horizontal em que ambos passam a fazer parte do ato de educar. Enquanto a escola Libertaria propicia práticas democráticas, pois acredita que a consciência política resulta em conquistas sócias. Os conteúdos dão ênfase nas lutas sociais, cuja metodologia é está relacionada com a vivência grupal. O professor torna-se um orientador do grupo sem impor suas ideias e convicções.	Tendência progressista critica social dos conteúdos se baseia numa analise critica da realidade social e está dividida em libertadora, libertária e crítico-social dos conteúdos. A critico-social de conteúdos destaca a escola como sendo um mecanismo de preparação do aluno para o mundo adulto, Como as outras tendências progressistas, a Crítico-social dos conteúdos também está preocupada com a função transformadora da educação em relação à sociedade, sem, com isso, negligenciar o processo de construção do conhecimento fundamentado nos conteúdos acumulados pela humanidade. 
Os métodos desenvolvidos se dão através da experiência do aluno. Eles são divididos em: Métodos ativos, Métodos ativos individualizados, Métodos ativos socializados, Métodos ativos mistos.Métodos ativos: existe a participação integral do aluno, sendo sua ação didática fundamentada nessa atividade continua. Métodos ativos individualizados: atende as necessidades individuais de acordo com a possibilidade e realidade do educando, procurando ajustar o ensino, adaptando-o a capacidade do aluno. Entre os que adotam esse método está Montessori que busca proporcionar a criança atividades capazes de desenvolver o autodomínio nas crianças. 
Conclusão
Chegamos a conclusão que Tendências pedagógicas liberais, ou seja, a tradicional, a renovada e a tecnicista, por se declararem neutras, nunca assumiram compromisso com astransformações da sociedade, embora, na prática, procurassem legitimar a ordem econômica e social do sistema capitalista. No ensino da língua, predominaram os métodos de base ora empirista, ora inatista, com ensino da gramática tradicional, Já as tendências pedagógicas progressistas, em oposição às liberais, têm em comum a análise crítica do sistema capitalista. De base empirista tendências, no ensino da língua,  valorizam o texto produzido pelo aluno, a partir do seu conhecimento de mundo, assim como a possibilidade de negociação de sentido na leitura. ou  sob algumas as influências teóricas do estruturalismo e do gerativismo, tendo em vista os aspectos observados conclui-se que as tendências pedagógicas liberais e as tendências pedagógicas progressistas ,são muito importantes para a pratica escolar brasileira , essas teorias buscam aproximação com o ensino da língua q consideram muito importante para a educação .
			Referencias bibliograficas
http://www.infoescola.com/pedagogia/tendencias-pedagogicas/ 
 
http://www.portaleducacao.com.br/
http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/37583/pedagogia-liberal-tradicional-o-autoritarismo-como-base-da-aprendizagem#!2#ixzz3implM7Sy

Mais conteúdos dessa disciplina