Buscar

Psicologia - Relacionamento Interpessoal

Prévia do material em texto

O que é relacionamento interpessoal ?
Relacionamento interpessoal é "a conexão feita por duas ou mais pessoas de um mesmo círculo" segundo a matéria O que é relacionamento interpessoal do site da IBC Coaching (2018) e nas organizações "trata-se da forma como nos relacionamos com os colegas de trabalho", ou seja, é o modo como as pessoas se relacionam com quem está a sua volta, na busca de proporcionar um ambiente agradável de se conviver, sendo empático, prestativo e respeitoso com todos.
Bom Sucesso (2002, p. 34) aborda que "as pessoas fazem a organização funcionar" e quando se fala de relações interpessoais profissionais é preciso levar em conta essa afirmação, pois é preciso saber lidar com colegas e líderes de maneira a criar um clima leve no ambiente de trabalho com a finalidade de evitar conflitos.
O relacionamento interpessoal e a Contabilidade
Segundo Kawauche; Vieira e Mendonça Neto (2015, p. 1301) "A troca de experiência e de diálogo é fundamental para o contabilista entender a complexidade que envolve as informações e os processos contábeis dentro da organização", sendo assim, é imprescindível que o contador gere confiança ao seu cliente a fim de proporcionar uma boa interação interpessoal, os autores (p. 1305) abordam ainda sobre a importância do "bom relacionamento entre o contabilista com seus colegas de outros setores na obtenção das informações corretas e dentro do prazo necessário", pois, além de ter uma boa relação interpessoal com seus clientes, é necessário que o profissional contábil tenha também uma boa relação interpessoal com seus colegas na colaboração para gerar um trabalho correto.
Para os autores Kawauche; Vieira e Mendonça Neto (2015, p. 1309), as habilidades interpessoais necessárias para o bom andamento das atividades contábeis são "confiança e comunicação interpessoal, trabalho em equipe e atualização técnica", o que gera uma melhor interação do contabilista com seus colegas, líderes e usuários gerais das informações contábeis.
Conflitos e relações interpessoais nas organizações
BOM SUCESSO (2002, p.34) alega que "a bagagem que o empregador traz consigo, os sentimentos, as emoções, o jeito de ver a vida e de vivê-la, cada um da sua forma interage com os demais, configurando uma 'teia' de relações interpessoais", sendo assim, emoções contrárias que se choquem dentro das organizações podem causar relações interpessoais conflitantes, por se tratarem de muitas emoções e sentimentos se encontrando em um único lugar, em algum ponto elas se encontrarão e poderá causar conflitos.
Os gerentes são os responsáveis por solucionar problemas de conflitos nas organizações, porém, muitos deles se comportam de forma a piorarem a situação, como no caso evidenciado por BOM SUCESSO (2002, p. 94) em que "desavisados sobre as consequências dessa postura, muitos gerentes acreditam que a agressividade e o comportamento imprevisível são formas de gerar respeito e de mostrar o status do cargo", equivocados nessa maneira de pensar gerar respeito, acabam por criar medo e temor em seus colaboradores que acabam por bloquear sua criatividade e deixar de expor suas sugestões e ideias, mesmo aquelas que poderiam beneficiar a organização, simplesmente por causa do modo como o líder os trata.
Em relação aos conflitos resultantes das relações interpessoais nas organizações, JUNIOR (2010), no artigo Manual Para Administração de Conflitos Organizações para o site Administradores, afirma que:
O conflito tem sua principal causa na divergência de interesses, ideologias ou opiniões a respeito de certo assunto, procedimento ou realização. Diferentemente do que a maioria das pessoas imaginam, os conflitos bem administrados, podem gerar mudanças positivas no comportamento das pessoas, pois motiva a busca de soluções. Por outro lado, os conflitos administrados de maneira errada, causam tensão, levam a agressão e geram ambientes improdutivos (JUNIOR, 2010)
Para JUNIOR (2010) as principais causas dos conflitos nas organizações são "Choques de interesses individuais, grupais e organizacionais; Luta pelo poder; Inveja; Fofocas; Frustrações por promessas não cumpridas; Falhas de Comunicação" e entre outros, todas essas causas surgem nas empresas e se faz necessário que se lide com essas situações, sendo responsabilidade dos gerentes tomarem providencias que mudem essa cena, transformando o ambiente de trabalho em um lugar calmo e agradável para os integrantes da organização sentirem-se satisfeitos para realizarem suas atividades com tranquilidade, melhorando, até mesmo, o resultado dessas atividades com a melhora do clima na organização.
Como podemos definir os conflitos? 
O conflito acontece por Organizações criarem descrições de cargos, equipes especializadas de trabalho e relacionamento de poder, com a intenção de facilitar a comunicação, porém, acontece que isso separam as pessoas e criam um certo conflito. O conflito é um processo que precisa ser percebido, pois ele prejudica um certo setor da empresa.
De todas as formas administrativas que nos mostram como administrar tarefas, ambiente, tecnologia e estrutura, a maior delas, gestão de pessoas, é uma das mais difíceis e relevantes para o processo de conflito. Os conflitos surgem por razões de competição entre as pessoas, em qualquer local de serviço ou organização pode existir um certo conflito por disputa de poder, somente tem que saber lidar com ele e não prejudicar a empresa no qual está contribuindo com seus serviços.
Quais as Vantagens e Desvantagens de um conflito dentro de uma empresa?
A visão negativa (desvantagem) é que um conflito pode provocar reações distintas nas organizações. São criadas para atingir objetivos e metas, com responsabilidades, autoridades e outras funções, e tudo isso gera um processo de conflito.
A visão positiva, é que é uma forma que gera estímulo aos membros da organização ou empresa, onde procuram melhorar seus conhecimentos e habilidades, com certas inovações dentro das organizações.
Os conflitos são construídos quando melhoram as qualidades das decisões, pois eles encorajam os interesses e as curiosidades entre os membros. O conflito pode desperdiçar tempo e energia desviado as pessoas do caminho para alcançar metas importantes. Não é comum para dois gerentes em conflito, perderem tempo com certas provocações, pois estão colocando o bem-pessoal acima dos interesses da empresa.
Fatores que influência em uma comunicação:
Para Agostinho (2001) a comunicação vem do comum, que acontece quando duas pessoas ou mais possui interesses iguais, algo em comum do qual forma um só conjunto, uma mesma linha de pensamento. Quando há uma má comunicação entre as pessoas de um grupo, pode se dizer, que houve bloqueios filtragens de ruídos, do qual pode ser explicado filtragens quando se absorve algo no caso a conversa, cujo apenas uma parte compreende em uma comunicação ruim, juntamente com o ruído que seria a ausência do entendimento da mensagem.
Uma mensagem mal interpretada, pode gerar ofensas levando a hostilidade, que pode durar muito tempo, muitas vezes as pessoas entendem a mensagem de forma contraria a que o emissor, desejava transmitir. Há habilidades de bons relacionamentos interpessoal está ligado a falta de compreensão com as outras pessoas, que acaba interferindo em uma relação interpessoal. Em meio a grupos pode ser notado várias falhas de comunicação, tornando o trabalho em equipe dificultoso, como divisões, intrigas, formação de panelinhas, que impede o melhor desempenho da equipe. Agostinho (2001)
Meio de desenvolver uma melhor relação interpessoal:
Segundo Agostinho (2001) quanto maior a capacidade de entender os outros, melhor será o entendimento interpessoal, tendo um maior desempenho. É necessário ter empatia, procurar compreender as pessoas e ser flexível nas ações. Uma das formas de desenvolver sensitividade social e a flexibilidade de comportamento, é conhecendo a si próprio, para depois compreender os outros e como consequência uma melhor adaptação em grupo e desenvolvimentode técnicas de relações.
Quando se analisa os comportamentos, observando, como age e o porquê daquela atitude, torna se mais fácil, para poder se ajudar em ralação ao seu comportamento intrapessoal com o interpessoal. Para ter uma boa consumição é necessário melhorar a forma de passar para o receptor as palavras, ideias sentimentos que se deseja transmitir, procurar compreender melhor o que lhe é passado sua própria recepção da mensagem. Agostinho (2001)
Referências:
BOM SUCESSO, E. P. Relações Interpessoais e Qualidade de Vida no Trabalho. 1ª ed. Rio de Janeiro: Qualitymark Ed.,2002.
KAWAUCHE, R.; VIEIRA, A. M.; MENDONÇA NETO, O. R. de. Relações interpessoais e atuação profissional: A perspectiva dos contabilistas. Universidade Metodista de São Paulo, v. 6, n. 2, p. 1289-1314, 2015.
MANUAL PARA ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS ORGANIZACIONAIS. Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/manual-para-administracao-de-conflitos-organizacionais/37691/>. Acesso em: 16 jun. 2018.
O QUE É RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Disponível em: <https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/treinamento-relacionamento-interpessoal/>. Acesso em: 16 jun. 2018.
AGOSTINHO, MINICUCCI. Relações humanas: psicologia das relações interpessoais. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

Continue navegando