Buscar

Aspectos Legais em Informática e Ética Avaliação Final Discursiva Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

3. Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX (407765) - Aspectos Legais em Informática e Ética (RED08)
 Prova: 7211369
QUESTÃO:
1. O Direito é composto por um conjunto de princípios que formam a base, a fundamentação do nosso ordenamento jurídico. Neste sentido, destaca-se o princípio da boa-fé, tendo em vista que ele deve incindir sobre todas as relações jurídicas e sociais, sendo crível que, mesmo antes de constar expressamente na legislação brasileira, este já vinha sendo utilizado amplamente pela jurisprudência, inclusive do STJ, para solução de casos em diversos ramos do direito. Diante disso, disserte sobre o que prevê o princípio da boa-fé.
RESPOSTA ESPERADA:
O princípio da boa-fé estabelece uma regra de conduta entre as partes, em que estas deverão agir com honestidade, correspondendo à confiança depositada pela outra parte, ou seja, a lealdade e a confiança recíproca constituem pressupostos inarredáveis desta relação jurídica, sendo crível que o homem médio tem a obrigação moral e ética de traçar suas condutas em parâmetros de vivência galgados na boa fé.
QUESTÃO:
2. João contratou os serviços da empresa Motos & Motos, a fim de realizar a retificação do motor de sua motocicleta. Ocorre que, após alguns dias da conclusão dos serviços, percebeu que esta continuava apresentando defeitos, deixando-o muito insatisfeito com os serviços prestados. A fim de expor sua indignação, publicou em uma rede social o seguinte comentário: “Aos amigos motoqueiros, jamais levem sua moto para consertar na oficina Motos & Motos, pois o serviço é um lixo”. Diante da situação exposta, qual o crime cometido por João e quais as consequências na esfera cível? Justifique sua resposta.
RESPOSTA ESPERADA:
João, ao postar o referido comentário na rede social, cometeu o crime de difamação, já que diversas pessoas tomaram conhecimento do fato, os quais, efetivamente, causam danos à reputação e a boa fama da empresa. Como consequência, na esfera cível, a empresa prejudicada poderá ajuizar uma ação de reparação por danos morais, no qual João poderá ser condenado a indenizar financeiramente a empresa pelo dano sofrido.

Outros materiais