Buscar

LEMBRETES CASOS 1 A 16 TRIBUTARIO AVS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CASO :1JOSÉ MANUEL, contratou um contador para fazer a sua declaração de IR . Este solicitou todos os documentos e info necess.. e 
O caso concreto trata de q tipo de lançto? 
POR HOMOLOGAÇÃO ART. 170 CTN
A inscrição e regular ou haver alguma notificação previa?
A INSCRIÇÃO DEVERIA TER UMA NOTIFICAÇÃO PREVIA. 
efetuado. Neste caso, a Secretária Municipal estaria agindo em erro de direito, 
conduta vedada no art. 146 do CTN, como forma de garantir que os critérios 
jurídicos adotados pela administração tributária, no exercício da atividade de 
lançamento, só terão efeitos em casos futuros. O lançamento é atividade vinculada, 
conforme súmula 397 e art. 142, parágrafo único do CTN. 
CASO 2 Diante de ato de autoridade pública supostamente eivado de ilegalidade, CREMILDO BULGAR impetra Mandado de Segurança com pedido de liminar para suspender a exigibilidade do crédito tributário referente ao imposto de renda, que monta em R$ 20.000,00. 
a) Nas condições apresentadas, a Execução Fiscal deve ser extinta sem resolução de mérito? 
R= NÃO, JÁ QUE A LIMINAR QUE TORNAVA O CRÉDITO INEXIGÍVEL NA FORMA DO ART. 151, IV DO CTN
CTN, perdeu o seu efeito, e a apelação em mandado de segurança é recebida 
apenas no efeito devolutivo. Desta forma, a Fazenda Pública poderá proceder a 
execução fiscal. 
b) Quais os efeitos da sentença denegatória da segurança? 
R= O CRÉDITO SE TORNA EXIGÍVEL NOVAMENTE COM A INCIDÊNCIA DOS SEUS CONSECTÁRIOS 
(multa, juros de mora e correção monetária). 
c) No caso em tela é cabível a incidência de juros e correção monetária? 
R= SIM, PORQUE OS JUROS SÃO CONSECTÁRIOS DE UMA DÍVIDA. A FUNÇÃO DOS JUROS E COMPENSAR O CREDOR PELA DEMORA EM RECEBER O SEU DINHEIRO; A CORREÇÃO MONETÁRIA É A ATUALIZAÇÃO DO VALOR DO CRÉDITO. 
 atualização do valor do crédito. 
CASO 3 Durante os anos de 1989 a 1994 o Governo Federal, através do extinto DAC (Departamento de Aviação Civil) tabelou os preços das passagens aéreas que as empresas cobrariam dos passageiros, e na composição daquele preço o ICMS não foi incluído.
A SSTF546 ADUZ QUE O IMPOSTO INDIRETO E AQUELE Q INCIDE SOBRE TRANSAÇAO DE MERCADORIAS E SERV SENDO PORTANTO A BASE TRIBUTARIA OS VALORES DE COMPRA E VENDA. PORTANTO A EMPRESA AEREA TEM O DIREITO DE REQUERER O TRIBUTO DEVIDO.NAO ESTA PREVISTO PQ TEMPESTIVAMENTE IMEDIATO FEZ PELO METODO CERTO O ERRO FOI PEDIR O VALOR EM DOBRO COMO DIZ ART. 167CTN.
CASO:4 Em 10/05/2001, a fiscalização estadual lavrou auto de infração e notificou a empresa COMÉRCIO DE BRINQUEDOS EDUCATIVOS ABC LTDA. para recolher ICMS relativo a fatos geradores ocorridos no período de 20/06/1999 a 31/12/1999
a) Procede a alegação de decadência? Se positivo, quando ocorreu? 
R= NÃO PROCEDE . 
b) Procede a alegaç ão de prescrição? Se positivo, em que data teria ocorrido? ESTANDO PRESCRITO EM 22/10/2006. 
c) Quais as causas de suspensão e as de interrupção do prazo prescricional da ação de cobrança do crédito tributário? 
R= ART. 151, CTN. SUSPENDEM A EXIGIBILIDADE DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO: 
I - MORATÓRIA; 
II - O DEPÓSITO DO SEU MONTANTE INTEGRAL; 
III - AS RECLAMAÇÕES E OS RECURSOS, NOS TERMOS DAS LEIS REGULADORAS DO PROCESSO TRIBUTÁRIO ADMINISTRATIVO; 
IV - A CONCESSÃO DE MEDIDA LIMINAR EM MANDADO DE SEGURANÇA. 
V - A CONCESSÃO DE MEDIDA LIMINAR OU DE TUTELA ANTECIPADA, EM OUTRAS ESPÉCIES DE AÇÃO JUDICIAL; (INCLUÍDO PELA LCP Nº 104, DE 10.1.2001). 
VI - O PARCELAMENTO. (INCLUÍDO PELA LCP Nº 104, DE 10.1.2001). 
d) O prazo prescricional dessa ação, o que se extingue: o direito de ação ou o próprio crédito tributário? 
R= O PRÓPRIO CRÉDITO, PQ 1 DAS CAUSAS DE EXTINÇÃO DO CRÉDITO É A PRESCRIÇÃO, COMF ART. 156, V DO CTN. 
e) A prescrição pode ser reconhecida de ofício pelo juízo? 
R= SIM, JÁ QUE SE TRATA DE MATÉRIA DE ORDEM PÚBLICA.
	
CASO 5-- Em 2013, determinado Município concedeu isenção do ISSQN, por 10 (dez) anos, para as empresas prestadoras de serviços que viessem se instalar naquele território, gerando, em cada uma delas 25 (vinte e cinco) empregos diretos. Várias dessas empresas, atraídas por Responda: 
a) Este caso concreto refere-se a qual espécie de isenção? 
R= ISENÇÃO ONEROSA 
b) Deve esta isenção ser revogada? Qual(is) princípio(s) deve(m) ser observado(s)? 
R= PODER PODE PORÉM NÃO VALE PARA ESSA, TODOS QUE ESTÃO ANTES DA LEI , VAI SER RESPEITADO, A LEI PODE SER REVOGADA MAS NÃO VAI VALER PARA ESSAS PESSOAS QUE FOI DADO A ISENÇÃO , PRINCIPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA. 
c) É possível o ajuizamento de alguma ação para evitar a revogação da isenção mencionada no caso concreto? Caso positivo, qual (is)? 
R= SIM DEVERA AJUIZAR MANDADO DE SEGURANÇA, CASO A LEI SEJA OMISSA , ANTECIPAÇAO D TUTELA
CASO 6 Em dificuldade para saldar seus débitos, inclusive tributários, a sociedade comercial Irmãos Tavares & Ci a. Ltda., decidiu cerrar suas portas sumariamente, deixando de dar baixa regular em seus registros e obrigações comerciais e fiscais. Tomando conheci Pergunta-se: a) São válidos esses atos de alienação? Em que circunstâncias? 
DEPENDE, SE RESTAREM PATRIMONIOS SUFICIENTES P/ COBRIR A DIVIDA TRIBUT. SÃO VALIDOS OS ATOS DE ALIENAÇAO CONF. ART. 185, CTN, CASO NÃO, TAIS ATOS SERAO CONSIDERADOS FRAUDULENTOS. 
b) Pode a fazenda publica requerer a falência da sociedade? 
R= NÃO, ALEM DESTA NAO TER INTERESSE SEGUNDO A LEI DE FALENCIA, NÃO ESTA NO ROL DE PRIORIDADES, CONF. SSTJ 430 E 435 
c) E possível ao fisco determinar a instituição bancaria q lhe forneca os dados das movimentações. ? 
R= CONF LC105 A FAZENDA PUB. PODE PESQUISAR SSTJ430 
CASO 7 -Caso Concreto João Guimarães é sócio da empresa Imobiliária Irmãos Guimarães Ltda. e recebe uma citação em execução fiscal em razão de ser sócio gerente desta. O fiscal pediu o redirecionamento da execução fiscal por haver identificado que o que levou ao não pagamento do tributo foi escrituração fiscal irregular atribuída ao sócio gerente, responsável por este ato de gestão. É necessário o incidente de desconsideração da personalidade jurídica?
CONF. ENTENDIMENTO JURISPRUDENCIAL NÃO SENDO ENCONTRADO ENS DA EMPRESA PARA SATISFAÇÃO TENDO PEDIDO FP A AÇÃO DE EXECUÇÃO FISCAL PODE SER REDIRECIONADA AO SOCIO GERENTE ART 135 CTN
CASO 8 Irmãos Soua & Cia . Ltda., grande atacadista de gêneros alimentícios, foi autuada em novembro/2008 p ela fiscalização do ICMS, por recolhimentos insuficientes do imposto durante os anos de 2005 e 2006, tendo o auto de infração totalizado créditos tributários (principal, multas, juros e atualização monetária) no valor de R$ 5 milhões. Como deve o presidente do conselho proceder? Deve exigir o mencionado deposito prévio administrativo?
R= O PRESIDENTE DEVE ADMITIR O RECURSO SEM A GARANTIA DE INSTÂNCIA , POIS CONF ART. 5°, XV DA CF/88; O CONTRIBUINTE TEM DIREITO AO CONTRADITÓRIO E A AMPLA DEFESA NO PROCESSO. 
JÁ ESTÁ PACIFICADO PELO STJ NA SÚMULA Nº 373, DISPÕE SER ILEGÍTIMA A EXIGÊNCIA DO DEPÓSITO PRÉVIO PARA ADMISSIBILIDADE DE REC ADMINISTRATIVO, E ATUALMENTE A DISCUSSÃO SOBRE GARANTIA DE INSTÂNCIA ESTÁ DEFINITIVAMENTE ENCERRADA PELO ENTENDIMENTO DA SV 21 STF. 
Caso 9- Em março de 2014, o Estado A instituiu, por meio de decreto, taxa de serviço de segurança devida pelas pessoas jurídicas com sede naquele Estado, com base de cálculo correspondente a 3% (três por cento) do seu faturamento líquido mensal . Considerando a situação econômica do contribuinte, indique a medida judicial adequada para a impugnação do novo tributo e a garantia da certidão de regularidade fiscal necessária à sua participação na licitação, considerando a desnecessidade de dilação probatória e indicando todos os fundamentos jurídicos aplicáveis ao caso.
Resposta: A PEÇA APROPRIADA E O MANDADO DE SEGURANÇA , COM BASE NOART, 203
CASO 10- União, por não ter recursos suficientes para cobrir despesas referentes a investimento público urgente e de relevante interesse nacional, instituiu, por meio da Lei Ordinária nº 1.234, publicada em 01 de janeiro de 2014, empréstimo compulsório. 
Caio decide procurá-lo(a) com o objetivo de obter a restituição dos valores pagos indevidamente.
Na qualidade de advogado(a) de Caio, redija a medida judicial adequada para reaver em pecúnia (e não por meio de compensação) os pagamentos efetuados
Resposta: DEVERÁ ELABORAR A PETIÇÃO INICIAL DE UMA AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO, UMA VEZ QUE SE PRETENDE A RESTITUIÇÃO DO EMPRÉSTIMO COMPULSÓRIO PAGO INDEVIDAMENTE, ESTE, É INCONSTITUCIONAL E DEVE SER INSTITUÍDO POR LEI COMPLEMENTAR, CONFORME O ART. 148, CAPUT, DA CRFB/88, E NÃO POR LEI ORDINÁRIA COMO NA HIPÓTESE DO ENUNCIADO. 
CASO 11- O governo federal, com o objetivo de proteger a indústria nacional fabricante de aço, publicou, em 15 de fevereiro do ano de 2015, um decreto que aumentava de 15% para 20% a alíquota do imposto sobre a importação de produtos siderúrgicos, atendidas as condições e os limites estabelecidos em lei formal. O
A majoração da alíquota do imposto de importação poderia se dar por meio de um ato do Poder Executivo? SIM. DESDE QUE ESTABELECIDO EM LEI ART. 153, §1º CF/88. 
O governo federal agiu legalmente ao exigir a alíquota majorada do imposto de importação no mesmo exercício financeiro? SIM, O IMPOSTO DE IMPORT, E EXCEÇÃO AOS PRINCIPIOS DA ANTERIORIDADE E NOVENTENA, CONF ART, 150, §1º CF/88
Neste caso concreto, qual seria a alíquota aplicável? Indique sempre todos os fundamentos.
A ALIQUOTA APLICAVEL E DE 20% CONF ART 23 DO DL37/66 
Caso 12- Zeta é uma sociedade empresária cujo objeto social é a compra, venda e montagem de peças metálicas utilizadas em estruturas de shows e demais eventos. Para o regular exercício de sua atividade, usualmente necessita transferir tais bens entre seus estabelecimentos, localizados entre diferentes municípios do Estado de São Paulo.(...) indicar a petição cabível, ciente de que, entre a retenção e a constituição do advogado, há período inferior a 120 (cento e vinte) dias, e que, para a demonstração dos fatos, há a necessidade, apenas, de prova documental que lhe foi entregue
Resposta: NÃO INCIDE ICMS SOBRE TRANSFERENCIA DE MERCADORIAS ENTRE ESTABELECIMENTOS CONF S. STJ 166 , A MEDIDA CABIVEL E UMA PETIÇÃO DE MANDADO DE COM PEDIDO DE LIMINAR PORQUE HOUVE APREENSAO DE MERCADORIA COMO FORMA DE COAÇÃO PARA O PGTO DE TRIBUTO CONF S. STF 323
Caso 13- O BANCO DO BRASIL S/A promove ação anulatória perante o Município de Goiânia para obter a declaração de nulidade de auto de infração, lavrado pelo não recolhimento do ISSQN, sobre serviços bancários não incluídos na lista anexa a Lei 116/03 (...) Com quem está a razão? Resposta fundamentada.
Resposta: A RAZÃO ASSISTE AO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA, POIS NO CASO EM TELA FOI UTILIZADA A INTERPRETAÇÃO EXTENSIVA EM RELAÇÃO AOS SERVIÇOS BANCÁRIOS PREVISTOS NA LISTA ANEXA DA LC 116/03, NÃO PROSPERA O ARGUMENTO DO CONTRIBUINTE EM RELAÇÃO A ANALOGIA, VISTO QUE ESTA É APLICADA AOS CASOS NÃO PREVISTOS EM LEI.
Caso 14- Agenor é motorista de táxi e teve seu veículo abalroado por ônibus da Companhia Rio de Lata que avançou o sinal vermelho após o horário das 22h acreditando que tal conduta, por não ser infração de trânsito, o legitimava a sequer verificar se outro veículo vinha na outra via.(...) A Companhia Rio da Lata apresentou cálculos para depósito da indenização total fazendo incidir imposto de renda sobre o valor total e manifestando-se pelo seu dever de fazer o recolhimento, por determinação legal. Neste caso concreto, responda às seguintes perguntas: a) possui a Companhia o dever de recolher o imposto? b) incide imposto de renda sobre todas estas verbas?
Resposta: SIM A COMPANHIA DEVE RECOLHER ENQUANTO PESSOA JURÍDICA, ELA TEM A OBRIGAÇÃO DE FAZER ESSA RETENÇÃO DOS VALORES QUE DEVERÃO SER PAGOS A TÍTULO DE IMPOSTO DE RENDA. 
TRATA-SE DE RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA.
b) Incide imposto de renda sobre todas estas verbas?
Resposta: NÃO, A INCIDENCIA SERA APENAS SOBRE O LUCRO CESSANTE 
NÃO HÁ A INCIDÊNCIA DO IMPOSTO NOS DEMAIS CASOS, POIS NÃO ACRÉSCIMO DE RENDA, MAS SIM UMA INDENIZAÇÃO COM CARÁTER COMPENSATÓRIO DE ACORDO COM A SÚMULA 498 DO STJ
CASO 15- Determinado proprietário de veículo automotor (VECTRA-GT) ajuíza ação anulatória de lançamento do IPVA, tendo como argumentos o texto do artigo 146, inciso III da CRFB/88, e a ausência de dispositivos no Código Tributário Nacional acerca do IPVA.(...) Decida a questão, declinando os fundamentos jurídicos pertinentes.
A AÇÃO ANULATÓRIA NÃO MERECE SER ACOLHIDA PELO JUÍZO, UMA VEZ QUE A AUSÊNCIA DE LC NÃO IMPEDE QUE OS ESTADOS LEGISLEM SOBRE IPVA. A CF AUTORIZA QUE OS ESTADOS LEGISLEM SOBRE TEMAS NÃO ENFRENTADOS PELA UNIAO.
CASO 16- João Manuel saiu de casa em uma comum noite de sábado com a finalidade de comprar um maço de cigarros no botequim da esquina. Sua esposa, Maria, estranhou a situação, mas não questionou a vontade do marido. O seu estranhamento somente se manifestou horas mais tarde ao não ver o marido retornar. 
 a) Há incidência do ITCMD na sucessão provisória?
Resposta: SIM, TEM-SE COMO LEGÍTIMA CONFORME SÚMULA 331 DO STF: É LEGÍTIMA A INCIDÊNCIA DO IMPOSTO DE TRANSMISSÃO CAUSA MORTIS NO INVENTÁRIO POR MORTE PRESUMIDA.
b) Há incidência do ITCMD na devolução do patrimônio a João Manuel?
Resposta: NÃO EXISTE RESPOSTA FECHADA PARA O TEMA, MAS DEPENDENDO DO ESTADO PODERÁ HAVER A INCIDÊNCIA EM LEI. ENTENDE-SE A DEVOLUÇÃO DO PATRIMÔNIO PARTILHADO NA SUCESSÃO COMO UM DESFAZIMENTO DA MESMA.

Outros materiais