Buscar

REAÇÕES DE HIPERSSENSIBILIDADE

Prévia do material em texto

REAÇÕES DE HIPERSSENSIBILIDADE
Aspectos gerais do sistema imune:
Imunidade refere-se à proteção contra infecções, e o sistema imunológico é a coleção de células e moléculas que são responsáveis pela defesa do organismo contra os incontáveis microrganismos patogênicos no meio ambiente
A defesa contra microrganismos consiste em dois tipos de reações: a imunidade inata e adaptativa.
A imunidade inata (também chamada de imunidade natural ou nativa) é mediada por células e proteínas que estão sempre presentes e prontas para lutar contra os microrganismos, sendo chamada em ação imediatamente em resposta à infecção. Os principais componentes da imunidade inata são: barreiras epiteliais da pele, trato gastrointestinal e trato respiratório que impedem a entrada de microrganismos, leucócitos fagócitos (neutrófilos e macrófagos), um tipo de célula especializada, chamada de célula natural killer (NK) e várias proteínas plasmáticas circulantes, das quais as mais importantes são as proteínas do sistema de complemento. 
A imunidade adaptativa é normalmente silenciosa e responde (ou “se adapta”) à presença de microrganismos infecciosos, tornando-se ativa, expandindo e gerando mecanismos potentes para neutralizar e eliminar os microrganismos. Os componentes do sistema imunitário adaptativo são linfócitos e seus produtos. Por convenção, os nomes “sistema imunológico” e “resposta imunológica” referem-se à imunidade adaptativa.
- Existem dois tipos de resposta imune adaptativa: imunidade humoral, mediada por proteínas solúveis chamadas anticorpos que são produzidos por linfócitos B, e imunidade mediada por células (ou celular), mediada por linfócitos T.
O Complexo Principal de Histocompatibilidade (MHC)
A grande maioria (superior a 95%) das células T reconhece apenas fragmentos peptídicos de antígenos ligados a proteínas do complexo principal de histocompatibilidade (MHC).
O MHC humano, conhecido como complexo antígeno leucocitário humano (HLA), consiste em um aglomerado de genes no cromossomo. O sistema HLA é altamente polimórfico, isto é, existem várias formas alternativas. Tal diversidade proporciona um sistema em que uma vasta gama de peptídeos pode ser exibida pelas moléculas de MHC para reconhecimento por células T.
Moléculas de MHC de classe I: 
Todas as células nucleadas e plaquetas
 Apresentação de antígenos para células T CD8+
Moléculas de MHC de classe II:
Restrita às células apresentadoras de Ags (Macrófagos, dendríticas e linfócitos B)
Antígenos exógenos
Apresentação aos linfócitos T CD4+
DOENÇAS DO SISTEMA IMUNE
Reações de hipersensibilidade
Doenças auto-imunes
Síndromes de imunodeficiência
Amiloidose
MECANISMOS DE REAÇÃO DE HIPERSENSIBILIDADE 
Ambiente: repleto de antígenos
Proteção X dano tecidual
Hipersensibilidade: resposta exacerbada
Mecanismos imunes humorais ou celulares
Predisposição genética
Antígenos exógenos: 
Poeira, 
Microrganismos, 
Alimentos, 
Pólen, 
Drogas, 
Substâncias químicas, 
Hemoderivados
Antígenos endógenos:
Homólogos: rejeição a enxerto, tranfusões
Autólogos: doenças auto-imunes
Classificação:
 Hipersensibilidade imediata (tipo I)
 Doenças mediadas por anticorpos (tipo II)
 Doenças mediadas por imunocomplexos (tipo III)
 Doenças imunes mediadas por células (tipo IV)
Hipersensibilidade Imediata (Tipo I): A hipersensibilidade imediata é uma reação tecidual que ocorre rapidamente (tipicamente em questão de minutos) após a interação do antígeno com o anticorpo IgE ligado à superfície dos mastócitos em um hospedeiro sensibilizado.
Acoplamento de Ag a Ac de mastócitos
Sensibilização prévia
Transtorno sistêmico (choque) ou local (urticárias, rinites, asma)
Resposta inicial (5 a 30 min)l: VD,↑ permeabilidade, espasmo de m. liso e secreções glandulares
Fase tardia: (2 a 24 horas) infiltrado de eosinófilos, neutrófilos, basófilos, MØs, Linfócitos T CD4+, destruição tecidual
Mastócitos/ Basófilos:
Grânulos citoplasmáticos ligados à membrana
Receptores Fc de IgE
Mastócitos:
 Conteúdo dos grânulos: Histaminas, proteases, Fatores quimiotáticos (EFC, NFC)
 Metabólitos do ácido aracdônico: Leucotrienos e Pgs
PAF
Quimiocinas
 Ativados também por C5a e C3a (anafilotoxinas)
Doença Mediada por Anticorpos (Hipersensibilidade do Tipo II): As alterações de hipersensibilidade mediada por anticorpos (tipo II) são causada por anticorpos direcionados contra antígenos-alvo na superfície das células ou outros componentes teciduais.
Doenças Causadas por Complexos Imunes (Hipersensibilidade do Tipo III): Os complexos antígenos-anticorpos (imunes) formados na circulação podem se depositar nos vasos sanguíneos levando à ativação do complemento e inflamação aguda

Continue navegando