Buscar

2º Modelo de Trabalho - Teorema de Pitágoras e Razões Trigonométricas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 2 – Razões Trigonométricas
1) Na figura abaixo, qual é a altura do avião em relação ao chão?
2) Observe as figuras e responda as questões:
Qual o comprimento da escada?
Qual o ângulo formado pela escada e o chão?
3) Para determinar a altura de uma torre, um topógrafo coloca o teodolito a 100m da base e obtém um ângulo de 30º, conforme mostra a figura. Sabendo que a luneta do teodolito está a 1,70m do solo, qual é aproximadamente a altura da torre?
4) Na construção de um telhado foram usadas telhas francesas e o “caimento” do telhado é de 20º em relação ao plano horizontal. Sabendo que, em cada lado da casa, foram construídos 6m de telhado e que, até a laje do teto, a casa tem 3m de altura, determine a que altura se encontra o ponto mais alto do telhado dessa casa? (Use: sem 20º = 0,342; cos 20º = 0,94 e tg 20º = 0,364).
5) Quantos metros de fio são necessários para “puxar luz” de um poste de 6m de altura até a caixa de luz que está ao lado da casa e a 8m da base do poste?
6) ENEM 2006 - Na figura abaixo, que representa o projeto de uma escada com 5 degraus de mesma altura, o comprimento total do corrimão é igual a:
Resposta: __________________
7) Uma escada de 25 dm de comprimento se apóia num muro do qual seu pé dista 7dm. Se o pé da escada se afastar mais 8 dm do muro, qual o deslocamento verificado pela extremidade superior da escada?
Resposta: ______________________
8) Pedro precisa de uma tábua para fazer um reforço diagonal numa porteira de 1,5m de altura por 2m de comprimento. O comprimento dessa tábua deverá se de quantos metros?
4) Dois navios partem de um mesmo ponto, no mesmo instante, e viajam com velocidade constante em direções que formam um ângulo reto. Depois de uma hora de viagem, a distância entre os navios é de 13 milhas. Se um deles é 7 milhas por hora mais rápido que o outro, qual a velocidade de cada navio?

Continue navegando