Buscar

CINESIOLOGIA LESÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CINESIOLOGIA – PROVA 1
Lesões da Zona 1:
Dedo de martelo: lesão em martelo é caracterizada pela descontinuidade do tendão extensor terminal, resultando em um déficit na extensão da interfalangeana distal.
Causas: lesões abertas na ponta do dedo, ferimentos fechados são os mais comuns (súbita flexão da articulação interfalangeana distal do dedo) e são tipicamente despercebidos no momento da lesão, na hiperextensão da articulação também ocorre (menos frequente) uma fratura da base da falange distal envolvendo um terço ou mais da superfície articular, idosos com osteoartrite – cria uma deformidade em martelo sem relação com trauma, há articulações hiperelásticas também que criam pseudomartelos posturais.
Características da lesão (incidência): mais comum no dedo mínimo (5º) >anelar (4º) > dedo médio (3 °) da mão dominante, prevalência no sexo masculino, lesão de martelo tendíneo ocorre em indivíduos com mais de 11 anos de idade. Antes o esqueleto é imaturo – faz uma fratura da placa transepifisária.
Lesões da Zona 3:
Dedo em botoeira: lesão do músculo extensor comum dos dedos. Etiologia da botoeira: trauma no dorso da IFP (laceração / corte/ trauma contuse) ou uma luxação volar da IFP (trauma), secundário a Artrite Reumatóide e queimado também, há casos congênitos. 
Dedo em gatilho: travamento do dedo em uma posição dobrada causado por uma inflamação do tendão do dedo. O dedo trava quando um dos tendões que flexiona o dedo se inflama ou incha, geralmente com uma área redonda e elevada (nódulo) na palma da mão. Normalmente, o tendão se move facilmente dentro e fora de sua bainha circundante quando o dedo se estica e flexiona. No caso do dedo em gatilho, o tendão inflamado pode se mover para fora da bainha enquanto o dedo se flexiona. No entanto, quando um tendão está muito inchado, ele não pode mover-se com facilidade para dentro quando o dedo é estendido e, portanto, o dedo fica travado. Para estender o dedo, a pessoa precisa forçar a área inchada de volta para dentro da bainha, causando uma sensação de estalido similar ao de apertar um gatilho.
Dedo em pescoço de cisne: o dedo em pescoço de cisne é uma curvatura (flexão) da base do dedo, uma retificação (extensão) da articulação central e uma curvatura (flexão) na última articulação. A causa mais frequente da deformidade em pescoço de cisne é a artrite reumatoide. Entre outras causas estão incluídos o dedo em martelo não tratado, a frouxidão (lassidão) da membrana fibrosa da palma da mão, na base dos dedos ou dos ligamentos, espasmo muscular crônico afetando as mãos causado por lesão nervosa (chamada de espasticidade muscular), outros tipos de artrite, uma ruptura no tendão do dedo e um desalinhamento por fratura no osso central do dedo. A curvatura normal do dedo pode tornar-se impossível. A deformação pode acarretar um grau de incapacidade significativo.

Mais conteúdos dessa disciplina