Buscar

Aula 3 A Gestão de RH pela ótica da Psicologia

Prévia do material em texto

Aula 3A Gestão de RH pela ótica da Psicologia
Com o seu interesse voltado para o bem estar do ser humano, a Psicologia é uma profissão que busca recursos para apoiar o sujeito no alcance de sua integridade mental e, porque não dizer, física.
A nossa percepção sobre o ser humano deve ser sempre holística: corpo e mente. Se nossa saúde mental está comprometida, o corpo também estará. E vice-versa.
A área de recursos humanos, por sua vez, também busca alternativas para apoiar os colaboradores ajudando-os a alcançarem seus objetivos pessoais e os objetivos da empresa.
Observe o cuidado que o psicólogo precisa ter em um processo seletivo:
Uma das atribuições de recursos humanos, sob a ótica da Psicologia, é:
Definir práticas e alternativas que colaborem para que a motivação seja sustentada.
Muitas são as situações que podem levar os sujeitos nas organizações a sentirem-se desmotivados. Confira estas situações pelo “Iceberg do Problema”.
O ICEBERB DO PROBLEMA
	desmotivação Comportamentos: tristeza, desânimo, baixa produtividade, agressão e etc.
	
	raízes do problema : Apoio gerencial "da boca para fora", falta de recursos, comportamentos negativos, falta de consenso quanto à importância do projeto, falta de prioridade, falta de liderança, objetivos e benefícios não percebidos
	
Sabe-se, ainda, que os motivadores diferem muito de pessoa para pessoa. É um erro acreditar que o dinheiro é o principal motivador do ser humano. É importante destacar que o ganho financeiro, muitas vezes, não é a prioridade nas escolhas de muitos de nós.
Agora, veja as soluções dos psicólogos em recursos humanos para compreender os problemas:
É importante que a área de recursos humanos oriente as lideranças a identificarem os motivadores principais de seus subordinados para, assim, pensarem em suas ações de incentivo.
Atividade
A psicologia tem papel essencial no processo de gestão organizacional. O comportamento organizacional, ou seja, as ações e atitudes dos colaboradores no ambiente de trabalho são o foco principal do estudo e atuação do psicólogo na empresa.
Considerando as ideias centrais desenvolvidas acima, redija um texto dissertativo sobre o seguinte tema: 
A psicologia social tem espaço nas organizações?
Sim. Para estabelecer uma “ponte” entre os seres humanos em suas relações com outros indivíduos no meio organizacional. Contribui com avaliações e análises sobre os diversos comportamentos em ambiente social. 
Aborde em seu texto os seguintes aspectos:
o objeto e o método da psicologia social;
contribuições da psicologia social ao campo organizacional.
Elabore o texto em, no máximo, 15 linhas.
Resposta:
A psicologia social tem como objeto o comportamento humano no social e, como método, o estudo empírico da interação dentro dos grupos, sendo relevantes suas contribuições para as organizações sobre a estrutura grupal, os estilos de liderança, conflitos e motivações. Neste sentido, a psicologia social tem espaço nas organizações para contribuir, por exemplo, com a melhoria da produtividade, desempenho, relações e qualidade nos ambientes de trabalho.

Continue navegando