Buscar

Tráfico internacional de Pessoas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Tráfico internacional de Pessoas
Escola estadual Manoel Leandro de Lira
Feira grande – al
2013
1
Tráfico Internacional de Pessoas
O tráfico de pessoas mostra-se neste início de século como a “escravidão moderna”, a maneira pela qual a pessoa humana vira objeto à revelia do marco internacional dos direitos humanos.
Desde o tráfico de escravos, passando pelo tráfico de mulheres para a prostituição até o tráfico para trabalho forçado, podemos associar o tráfico à globalização não só devido ao aumento do movimento de pessoas, mas também a uma estratégia de alocação de recursos internacional para reduzir custos de produção e para obter maiores lucros.
Os números são alarmantes
O tráfico de pessoas é uma questão internacional basicamente por quatro fatores: envolve o movimento de pessoas através de fronteiras, envolve o crime organizado que se transnacionalizou, envolve a cooperação internacional e não menos importante, envolve valores sobre o que seria este tráfico, valores que se propõem a serem universais.
A questão do tráfico de pessoas foi primeiramente uma preocupação em relação ao tráfico dos negros para a escravidão. Todavia, logo a questão passou a ser tratada como uma questão da mulher em situação de exploração sexual.
Finalidades do tráfico de pessoas
Ao mesmo tempo em que aponta a existência de outras pessoas sendo traficadas além das mulheres como os homens e as pessoas transexuais, dedica atenção especial à mulher. Admite que existem desigualdades na sociedade que tornam a mulher mais vulnerável ao tráfico.
A mulher nunca pode ser responsabilizada ou punida, ela deve ser descriminalizada porque é vítima da prostituição. O combate da demanda da prostituição se dá tanto pela criminalização da exploração da prostituição de outrem e da criminalização dos clientes quanto através de ações para a mudança da mentalidade na sociedade.
Principais causas
Pode-se agrupar as causas do tráfico em basicamente duas:
A demanda pela prostituição e as condições desfavoráveis nas quais meninas e mulheres têm para desenvolverem suas vidas que as vulnerabilizam à violência e à prostituição.
A demanda pelo sexo da prostituição é o motor que gera a crise mundial de tráfico de mulheres e crianças.
Adoção ilegal poder ser uma forma de tráfico de pessoas
A adoção ilegal pode ser considerada tráfico de pessoas, caso seja aprovado o Projeto de Lei do Senado 479/12, apresentado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Tráfico de Pessoas, do Senado.
A proposta modifica o Código Penal para considerar crime de tráfico de pessoas contribuir para a adoção ilegal de crianças e adolescentes. A pena é de quatro a dez anos de prisão.
O tráfico de crianças é uma das formas de tráfico humano, constitui uma prática de sequestro, desaparecimento e ocultação da identidade das crianças, muitas vezes através de partos clandestinos e adoções ilegais.
O tráfico de crianças destina para adoção ilegal, a exploração infantil, tanto para trabalho - serviço doméstico, trabalho escravo em campos, minas, plantações e fábricas - como sexual - para a prostituição e corrupção de menores, pornografia infantil, abuso sexual de crianças - atividades criminais, roubo ou mendicidade e uso militar das crianças.
O tráfico de crianças constitui uma das mais graves violações dos direitos humanos no mundo atual, que existe em todas as regiões do mundo.
Sem direito à educação, à saúde, a crescer dentro de uma família ou da proteção contra abusos, estas crianças são exploradas por adultos, enquanto o seu desenvolvimento físico e emocional e sua capacidade de sobreviver estão ameaçados.
O tráfico de seres humanos é um negócio multimilionário que continua a crescer em todo o mundo, apesar das tentativas de detê-lo.
Obrigado!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais