Prática Profissional Artes Visuais – Digital – Nota 100
4 pág.

Prática Profissional Artes Visuais – Digital – Nota 100


DisciplinaPratica Profissional Artes Visuais: Digital87 materiais1.545 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Prática Profissional: Artes Visuais \u2013 Digital \u2013 Nota 100
Questão 1/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Digital
Leia a citação a seguir: 
\u201cA Linguagem Cinematográfica considera os \u2018planos\u2019 sendo a imagem fílmica que apresenta o conteúdo material e conteúdo dramático. O plano é classificado devido seu tamanho, no qual determina a duração e a distância que há entre os objetos em relação à câmera, visto que cada enquadramento procura mostrar de forma variada os planos, no entanto, existem várias formas de planos, que dependendo de qual seja, contribui para a percepção do conteúdo\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SOUSA, Catichilene Gomes de. A linguagem cinematográfica na constituição do sentido na obra fílmica \u2018Abril Despedaçado\u2019. <http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/eventos/article/viewFile/541/354>. Acesso em 30 jul 2018.
 De acordo com os conteúdos do texto-base Hibridismo das linguagens audiovisuais: observações sobre o cinema e o vídeo em interface com as culturas contemporâneas sobre a linguagem do cinema, relacione corretamente os movimentos cinematográficos às suas respectivas características: 
Surrealismo
Nouvelle Vague
Neorrealismo
 ( ) Buscou a desconstrução da linearidade e aproximou o cinema do mundo onírico.
( ) Priorização pelos planos-sequência.
( ) Exploração do tempo real da narrativa.
( ) Proporcionou ampla visibilidade ao corte, permitindo ao espectador uma compreensão mais atenta da montagem no filme. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 \u2013 3 \u2013 3 \u2013 2
	
	B
	1 \u2013 3 \u2013 2 \u2013 1
	
	C
	3 \u2013 2 \u2013 3 \u2013 1
	
	D
	2 \u2013 1 \u2013 2 \u2013 3
	
	E
	1 \u2013 2 \u2013 3 \u2013 2
Questão 2/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Digital
Leia o seguinte fragmento de texto:
 \u201cAo pensar o ato de leitura de uma obra de arte como um processo de recriação por parte do receptor, é oportuno e pertinente estabelecer semelhança entre este papel de leitor criativo, que lhe é dado a desempenhar, e a atividade da tradução. Recuperar o conceito de tradução como arte é a premissa que aqui nos conduz a pressupor a recepção como esse processo de leitura criativa\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TAVARES Mônica. Fundamentos estéticos da arte aberta à recepção. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202003000200003>. Acesso em 25 jul 2018. 
Considerando os conteúdos do texto-base Interatividade na arte: autor-obra-recepção  sobre a abertura da obra de arte, relacione corretamente as chaves estéticas às suas respectivas características: 
Ressonância
Reticência e sugestão
Ritmo vital
Vazio
 (   ) O  que o Ocidente chama de empatia, vem dada pelo isomorfismo recíproco (similaridade de estrutura) entre perceptor e percebido.
(   ) Energia, espontaneidade.
(   ) Elevar a percepção, sugerir, o que se sugere não se deve dizer.
(  ) Não é algo para ser preenchido (como na visão ocidental), mas algo que seria \u201cGestalt\u201d (ou unidade de percepção), manancial prenhe de potência de onde, pela dança da energia, nascem todas as formas.
 
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	1 \u2013 3 \u2013 2 \u2013 4
	
	B
	1 \u2013 2 \u2013 3 \u2013 4
	
	C
	4 \u2013 2 \u2013 3 \u2013 1
	
	D
	2 \u2013 1 \u2013 4 \u2013 3
	
	E
	4 \u2013 3 \u2013 2 \u2013 1
Questão 3/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Digital
Leia o trecho de texto abaixo: 
\u201cA Teoria da Estética da Recepção ao apresentar o leitor como peça fundamental no processo de atribuição de significação do texto proporciona uma maior completude na compreensão textual. Assim, o crítico passa a observar todos os elementos que participam do processo de sua construção\u201d 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Oliveira, Jeciane de Paula. MENDES, Olga Maria Castrillon. O leitor e a estética da recepção: uma proposta de análise de circuito fechado, de Ricardo Ramos. <http://www.redalyc.org/pdf/5124/512451511009.pdf>.  Acesso em 29 jul 2018. 
Levando em consideração os conteúdos do  texto-base  Interatividade na arte: autor-obra-recepção sobre a estética da recepção, leia as alternativas que seguem. Na sequência, assinale aquela que apresenta a assertiva correta:
	
	A
	A estética da recepção defende que os atos de leitura e recepção pressupõem interpretações diferentes e que os atos criativos transformam a figura do receptor em cocriador.
	
	B
	Arte criada a partir de processos aleatórios, que usam do computador para criar imagens, são produtos das relações ordem/desordem de um dado contexto e simulam processos relacionados à criatividade, ao pensamento visual e também aos processos naturais de crescimento.
	
	C
	O teórico mais conhecido é o brasileiro Haroldo de Campos. Para ele, a congenialidade entre autor e leitor se torna viva pela recriação ou criação paralela, ou seja, traduzir é transcriar.
	
	D
	A estética da recepção observa a palavra em si mesma como campo magnético de possibilidades. A matriz aberta de muitos poemas concretos possibilitava vários percursos de leitura, na horizontal e vertical, permitindo o combinatório e o permutacional.
	
	E
	A estética da recepção coloca questões relativas a uma arte concebida como projeto a ser produzido e como processo criativo de pesquisa, acelerando a arte experimental.
Questão 4/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Digital
Atente para a seguinte citação: 
\u201cEm face a tantas análises pessimistas em relação ao nosso futuro, acredito que Walter Benjamin tem uma teoria do conhecimento que merece ser recuperada (ou ser refletida com mais vagar e atenção), principalmente por seu olhar inconformado com a lógica científica e técnica com a qual nosso mundo foi construído\u201d. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KUCIAK, Alexandre. Teoria do conhecimento e razão nas teses de Walter Benjamin. <https://www.ufrgs.br/ppgletras/Iijornadaestlit/artigos/comparada/KUCIAKAlexandre.pdf>. Acesso em 22 jul 2018.
 Levando em consideração os conteúdos do texto-base Arte e mídia no Brasil: perspectivas da estética digital assinale a alternativa que corresponde, de forma correta, ao pensamento do filósofo Walter Benjamin presente no seu ensaio A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica:
	
	A
	Walter Benjamin defendia que na sociedade moderna há uma desintegração do valor aurático na manifestação artística. A obra de arte não somente se metamorfoseia, mas também perde o seu status de unicidade e originalidade.
	
	B
	Imbuído pelo espírito romântico e pela estética do gênio, Walter Benjamin teceu ferozes críticas à prática fotográfica como fonte de experimentação estética.
	
	C
	Walter Benjamin partia do pressuposto de que a arte já não deveria ser mais definida em termos de beleza ou verdade, mas a partir de informações estéticas mensuráveis matematicamente.
	
	D
	Walter Benjamin fala em uma estética do desaparecimento, ao se referir às tecnologias do tempo real e à revolução das telecomunicações que afetam, de forma substantiva, nossas percepções.
	
	E
	Walter Benjamin desenvolve sua estética intermediária, estabelecendo paralelos entre a arte em mídia digital e os processos vivos e naturais.
Questão 5/5 - Prática Profissional: Artes Visuais - Digital
Leia o seguinte fragmento de texto: 
\u201cPara Weibel, os paradigmas estéticos tradicionais foram profundamente alterados pelas tecnologias mídiatico-interativas. Longe de ser uma obra de arte acabada e estática, pensa Weibel, a arte em mídia digital incorpora uma visão dinâmica, interativa e sistêmica, onde obra e interator não podem mais ser vistos separadamente\u201d.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARANTES, Priscila. Interestética: Em Busca De Um Novo Paradigma Estético Na Era Digital. <http://www.ceap.br/material/MAT02092012192658.pdf>. Acesso em 25 jul 2018.
 Considerando os conteúdos do texto-base Arte e mídia no Brasil: