Buscar

Folclore Brasileiro

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Folclore se origina de dois vocábulos saxônicos: “folk” que significa povo e “lore” que significa conhecimento. Assim, folclore quer dizer conhecimento popular ou, segundo Luís da Câmara Cascudo, é a cultura popular. Esse termo foi criado por:
Escolha uma:
a. Monteiro Lobato
b. Charles Darwin
c. Machado de Assis
d. William John Thoms
e. Alexander Graham Bell
Feedback
A resposta correta é: William John Thoms.
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Brasil possui uma imensa diversidade de manifestações folclóricas. Uma das regiões do País traz a Lenda do Negrinho do Pastoreio e do Saci-Pererê e também os Festejos e danças típicas como o Fandango gaúcho e Chimarrita. Assinale a alternativa que corresponde a essa Região:
Escolha uma:
a. Centro-Oeste
b. Nordeste
c. Sul
d. Norte
e. Sudeste
Feedback
A resposta correta é: Sul.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Observe as imagens abaixo: 
A Lenda do Saci-Pererê ,da Mula sem Cabeça e do Curupira fazem parte identidade nacional de qual país?
Marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Brasília
b. Brasil
c. Uruguai
d. Argentina
e. Paraguai
Feedback
A resposta correta é: Brasil.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Bumba meu boi 
Será que a História do Bumba meu boi ouvida por uma criança do norte do Brasil é igual a história ouvida por uma criança do sul do Brasil? Não ,embora muitas manifestações culturais se repitam em vários cantos da nação, elas podem ser conhecidas e transmitidas de formas diferentes, porque acontece este fato?
É correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Isso acontece devido à falta de diversidade da prática humana, aliado as diferenças regionais que influenciam as práticas humanas, tornando muitas estórias não adaptáveis à realidade de cada comunidade.
b. Isso acontece devido à igualdade da prática humana, tornando muitas estórias não adaptáveis à realidade de cada comunidade.
c. Isso acontece devido à diversidade da prática humana, aliado as igualdades regionais que influenciam as práticas humanas, tornando muitas estórias adaptáveis à realidade de cada comunidade.
d. Isso acontece devido à diversidade da prática humana, aliado as diferenças regionais que influenciam as práticas humanas, tornando muitas estórias adaptáveis à realidade de cada comunidade.
e. Isso acontece devido a um entendimento equivocado do que são as manifestações folclóricas, estas não podem se adaptar à realidade de cada comunidade.
Feedback
A resposta correta é: Isso acontece devido à diversidade da prática humana, aliado as diferenças regionais que influenciam as práticas humanas, tornando muitas estórias adaptáveis à realidade de cada comunidade..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Folclore quer dizer conhecimento popular ou, segundo Luís da Câmara Cascudo, é a cultura popular. A partir dos mitos e das lendas, por exemplo, surgiram diversos festejos e rituais que se fazem presentes em várias regiões do país. De acordo com essas considerações, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) As manifestações folclóricas brasileiras originam-se das tradições, das crenças, dos costumes e valores da cultura indígena, africana e europeia.
( ) As manifestações folclóricas se misturam e se espalham, podendo gerar, inclusive, novas adaptações conforme o tempo e o espaço em que se inserem.
( ) Conhecer as lendas e narrativas locais é, também, conhecer para onde aponta a identidade de um povo.
( ) As estórias são iguais em todos os cantos do país, ou seja, as estórias ouvidas por uma criança no Norte serão sempre as mesmas ouvidas por outra criança no Sul.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
a. V, V, F, F
b. V, V, V, V
c. V, V, F, V
d. F, V, V, F
e. V, V, V, F
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, F.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Continue navegando