Buscar

Relatorio Palestra CPI

Prévia do material em texto

FACULDADE DE CIENCIAS JURÍDICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTABEIS
	
DIREITO PROCESSUAL PENAL	
ANDERSON JOSÉ DA SILVA
							 RA 111661617
PALESTRA SOBRE COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO MINISTRADA PELA DOUTORA KARLA SOUZA CARDOSO
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUÉRITO 
De início, a palestrante deu uma visão geral sobre as comissões parlamentares, da qual a Comissão Parlamentar de Inquérito é uma espécie.
A palestrante comentou, quanto à investigação da comissão parlamentar de inquérito, prevista no artigo 58 da constituição federal, que ela realiza uma investigação atípica. A CPI tem por finalidade fiscalizar os órgãos.
Posteriormente, foi abordada a espécie da CPI que é uma comissão temporária, que possui a finalidade de apurar um fato certo. Dentro dos requisitos para criação de CPI descritos no artigo 58 da Constituição Federal:
 A CPI possui poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, devendo apurar um fato determinado e por prazo certo. Ela pode ser criada no âmbito de cada uma das casas, (câmara ou senado) por requerimento de um terço de seus respectivos parlamentares, ou do Congresso Nacional, por requerimento de um terço dos senadores e um terço dos deputados. 
 Deve ter a finalidade que é apurar um fato determinado, sendo vedada a apuração de fato genérico.
Quanto ao prazo, consiste na legislatura, em que foi instaurada.
Dentre as funções do poder legislativo, consiste a fiscalização do Poder Público, uma característica atípica, que é exercida por meio da CPI, pelo princípio da simetria, é possível a instauração da comissão, nos âmbitos estaduais e municipais.
A exposição referente aos poderes das comissões parlamentares de inquérito, foi exposto a lei 15792/52, especificamente os artigos 1º e 2º.
Poderes de investigação próprios de autoridade judiciais.
É possível determinar diligências necessárias como, por exemplo, tomar depoimento. Entretanto, a CPI não pode determinar a busca e apreensão em domicílio.
O STF entende que o poder é limitado, pois algumas matérias por determinação da CF estão sobe égide do Poder Judiciário, pois consiste em cláusula de reserva de jurisdição. 
O STF decidiu que a CPI pode:
Determinar a quebra de sigilo bancário; 
Determinar quebra de sigilo fiscal, e; 
Determinar a quebra de sigilo de dados telefônicos (não se confunde com interceptação telefônica)
Podendo solicitar diretamente a autoridade competente esses dados. 
A CPI não pode realizar, por sí só, interceptação de dados telefônicos. (Essa regra também se aplica às conversas realizadas por Whatsapp)
Posteriormente foi abordada a amplitude dos poderes da CPI, sendo destacadas as seguintes situações devem ser solicitadas ao judiciário para permitir: 
Determinação de busca e apreensão (há corrente minoritária permitindo que a CPI adote tal medida sem autorização judicial);
Prisão cautelar (prisão preventiva e temporária), medidas acautelatórias. 
A CPI não tem poder geral de cautela, retenção de passaporte, comparecimento de índio não aculturado a CPI, ter acesso a processo que tramita em segredo de justiça, ter acesso ao conteúdo de delação premiada.

Continue navegando