Buscar

caso concreto 2 - pratica simulada II

Prévia do material em texto

Iran Barros da Silva
Matricula 201408273829 - CASO CONCRETO - 2 - PRATICA SIMULADA II
 MODELO PETIÇÃO INICIAL (PRATICA SIMULADA II e I)
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DO TRABALHO DA........ VARA DO TRABALHO DO MUNICIPIO.............DO ESTADO.....................
 EMPRESA ALFA Ltda, pessoa jurídica de direito privado, na pessoa de seu presentante, inscrito no CNPJ sob o nº......., com sede a rua......., nº......., na cidade ......, estado...., endereço eletrônico............, CEP nº.............., vem por seu advogado, assina- do eletrônicamente, Email:......., endereço profissional a rua......., nº......., município....., estado........., CEP nº........., vem propor com fulcro nos Arts. 494 c/c 853 e 855 – todos da CLT, c/c Art. 319 – CPC, o presente.
 AÇÃO DE INQUÉRITO PARA APURAÇÃO DE FALTA GRAVE
 Sob o rito especial, em face de LEONEL PEREIRA, nacionalidade.............., estado civil......, profissão......., identidade nº.........., inscrito no CPF sob o nº........, CTPS nº........, PIS......., endereço eletrônico:........, residente e domiciliado a rua........, nº........, município............., esta- do.........., CEP nº........., pelos motivos e direitos de fatos expos tos.
DA TEMPESTIVIDADE
 A presente ação foi distribuída dentro do prazo decadencial de 30 (trin- ta) dias da suspensão previsto no Art. 853 – CLT c/c Súmula 403 – STF.
DOS FATOS
 Leonel Pereira, empregado do Empresa Alfa Ltda, é detentor da estabi- lidade sindical provisória, na qualidade de diretor titular de sociedade cooperativa, criada pelos próprios funcionários da Empresa Alfa Ltda.
 O srº Leonel, todavia, não foi liberado pelo empregador em cumprir sua jornada de trabalho, e vem, apresentando reiteradas faltas e atrasos, todos punidos pelo seu empregador, em ficha funcional constam 3 advertências e 2 suspensões, to- dos pelos mesmos motivos descritos acima.
DOS FUNDAMENTOS
 O Arts. 494 c/c 853 – CLT, o empregador, convicto da ocorrência de fal- ta grave, de empregado com estabilidade, deve ajuizar a ação especial ( inquérito ), sendo-lhe facultado suspender ou não o trabalhador acusado. 
 Portanto, as reincidências disciplinares do Srº Leonel Pereira, a Empresa Autora prova nos autos, os repetitivos atos de violação dos seus deveres e obrigações de empregado.
Art. 493 - Constitui falta grave a prática de qualquer dos fatos a que se refere o art. 482, quando por sua repetição ou natureza representem séria violação dos deveres e obrigações do empregado.
 Fica claro, à má vontade do trabalhador com suas obrigações trabalhistas, em querer por reinteradas vezes, cometer tais faltas, se basean- do na provável estabilidade sindical. 
DA ESTABILIDADE
 A partir dos fatos relatados, a pretensão Autoral, encontra apoi- o em diversos diplomas legais, senão vejamos.
 Dispõe o Art. 8º, VIII da CRFB/88, possui estabilidade em seu emprego e só pode ser demitido, porquanto durar a estabilidade, se cometer falta grave, para justa causa.
 Contudo, a lei exige a confirmação do judiciário através de In-quérito para Apurar Falta Grave, bem como da comprovação da autoria do fato, conforme Art. 543, §3º - CLT. 
 Desta forma, a estabilidade adquirida é relativa, uma vez que caracterizada a falta grave cometida pelo empregado, perde ele o direito à pro- teção. 
DOS HONORÁRIOS
 Requer a condenação da parte Ré, os honorários sucumbên- ciais em 15%, na forma do Art. 791.A – CLT.
DOS PEDIDOS
 Diante do exposto, requer:
A procedência do pedido com a consequente resolução do contrato, por come- timento por falta grave as violações laboral;
Para o Réu responder a presente demanda no prazo do aludido Art. 847, pará- grafo único da CLT; 
A condenação da parte Ré, honorários advocatícios na forma do Art. 791. A – CLT;
Requer todos os meios de produção das provas, testemunhal na forma do Art. 821 – CLT.
 Dá-se o valor da causa em R$ 10.000,00 (dez mil reais).
Nos termos, pede deferimento.
 ................/................/.............
 
 ........................................
 Advogado
 OAB:..............

Continue navegando