Buscar

Resuma a história da Fisioterapia no Brasil - Unip - Adreia Izidro

Prévia do material em texto

Universidade Paulista
Ciências da Saúde
Fisioterapia
 Campi Brasília-DF
Discente: Marcela de Moraes Lima
RA: D653JI-0 Turma: FS1P30	
Disciplina: História da Evolução da Fisioterapia 
Docente: Andreia Izidro
Atividade complementar entregue como requisito parcial para composição de nota da disciplina História da Evolução da Fisioterapia.
Resuma a história da Fisioterapia no Brasil.
O surgimento da Fisioterapia no Brasil é influenciado pela chegada da família real, com a instalação das primeiras escolas de ensino médico. No século XIX, os recursos fisioterápicos faziam parte da terapêutica médica. Havendo a instalação do serviço de eletricidade médica (1919) em São Paulo, e o serviço de hidroterapia no Rio de Janeiro (1929), existente até hoje, denominado "Casa das Duchas".
Na década de 30, os serviços de fisioterapia utilizados por médicos, “médicos de reabilitação”, objetivavam a recuperação física dos pacientes para que pudessem voltar a viver em sociedade, com iguais ou parecidas funções anteriores a patologia.
Na década de 50 ainda visava apenas a reabilitação dos pacientes com sequelas físicas: pracinhas brasileiros, vítimas da Poliomielite e de acidente de trabalho. Com essa elevada demanda surgiu a necessidade do treinamento dos paramédicos. Sendo então realizado, em 1951, o primeiro curso para a formação de técnicos em Fisioterapia.
Em 1964, surtem os cursos superiores de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional, ainda com enfoque em reabilitação.
A fisioterapia tornou-se oficialmente profissão no Brasil em 13 de outubro de 1969 quando foi editado o Decreto-Lei 938 pela junta administrativa que governava o Brasil. De 1969 até 2002, a formação do fisioterapeuta esteve atrelada a reabilitação. Em 2002 com a aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN/FISIO), passou-se a objetivar a formação de um profissional generalista, humanista, crítico e reflexivo, capaz de atuar eticamente em todos os níveis de atenção à saúde, e não somente na chamada fase terciária (reabilitação).
O que é trabalho em equipe?
O conceito mais amplo de trabalho em equipe está diretamente relacionado à capacidade que várias pessoas possuem para canalizar suas energias em prol de um objetivo maior e diretamente relacionado ao bem-estar da coletividade.
Brill (1998) definiu o trabalho em equipe como um trabalho que é dado a um grupo de pessoas que possuem uma “expertise individual”, que sejam responsáveis pela tomada de decisões individuais, que conservem um propósito comum e que possam juntos comunicar, compartilhar e consolidar conhecimentos para que planos sejam feitos, decisões futuras sejam influenciadas e ações sejam determinadas.[1: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v08/cec_vol_8.pdf#page=71]
Conceitue multidisciplinar, transdisciplinar e interdisciplinar.
A interação é interdisciplinar quando alguns especialistas discutem entre si a situação de um paciente sobre aspectos comuns a mais de uma especialidade. É multidisciplinar quando existem vários profissionais atendendo o mesmo paciente de maneira independente, sem que os profissionais implicados estabeleçam efetivas trocas entre si. É transdisciplinar quando as ações são definidas e planejadas em conjunto. 
Em uma equipe interdisciplinar há possibilidade de troca de instrumentos, técnicas, metodologia e esquemas conceituais entre as disciplinas. Assim, trata-se de um diálogo que leva ao enriquecimento e transformação das disciplinas envolvidas. 
Em se tratando de multidisciplinariedade cada especialista emprega sua metodologia, baseado em suas hipóteses e teorias, sendo que o objeto em questão é visto sob múltiplos pontos de vista, numa justaposição de conhecimentos, ou seja, o mesmo tema é abordado sob ângulos variados, não existindo a perspectiva de síntese.
A transdisciplinaridade não significa apenas que as disciplinas colaboram entre si, mas significa também que existe um pensamento organizador que ultrapassa as próprias disciplinas. É diferente de interdisciplinaridade, que exemplificando através de uma analogia, é basicamente como as nações unidas, que simplesmente une para discutir os problemas particulares de cada região. Nisto a transdisciplinaridade é mais integradora. Conforme o Artigo 3 da Carta da transdisciplinaridade, “a Transdisciplinaridade é complementar da aproximação disciplinar; ela faz emergir da confrontação das disciplinas novos dados que as articulam entre si e que nos dão uma nova visão da natureza e da realidade.”

Continue navegando