Buscar

Parto Cesário clean

Prévia do material em texto

Parto Cesário
Acadêmicos: Pedro, Emanuelle, Claudia, Katia, Mariane, Juliana, Inês, mariana, idalina, Manuela 
1
Como a cesárea surgiu
A primeira indicação de cesárea na história foi a cesárea post–morten, na tentativa de salvar o feto após o óbito materno. Permanece como indicação até hoje, desde que sejam confirmadas a viabilidade e vitalidade fetais.
Permaneceu com somente esta indicação devido à alta mortalidade associada, ate o desenvolvimento das técnicas de anestesia, controle de infecções e antibioticoterapia. Aos poucos, foi se tornando prática médica recorrente, para os partos que não se desenvolviam por via vaginal.
2
Parto Cesário
 A cesárea revolucionou a prática obstétrica moderna por permitir partos que seriam impossíveis por via natural. Hoje é um procedimento seguro quando bem indicado e impede a morte de mães e fetos, em diversas situações.
3
São indicações fetais de cesárea
fetos em apresentação pélvica e córmica 
Gestação gemelar – pode ser realizado parto normal a depender da posição dos 2 fetos. Em gestações trigemelares ou com mais fetos, a indicação de cesárea é absoluta.
Sofrimento fetal – nas condições patológicas que afetam a sobrevivência fetal intraútero a gestação deve ser interrompida pela via mais rápida, que geralmente é uma cesárea de urgência.  hipóxia, a acidose e a hipercapnia
Macrossomia fetal – é caracterizada como o peso fetal acima de 4.500g
A desproporção céfalo-pélvica é um motivo real para escolher pela cesariana.
Indicações 
Placenta prévia – a placenta prévia que obstrui o orifício cervical(uterino) impossibilita o parto vaginal. Em caso de sangramento nas demais formas de placenta prévia. O parto Cesário deve ser feito em urgência
Descolamento prematuro de placenta , geralmente tem sangramento grave que compromete rapidamente o feto. Deve ser feito o parto pela via mais rápida, que geralmente é a cesárea.
De cordão – quando o cordão umbilical precede o feto no canal de parto pode haver compressão e redução do fluxo sanguíneo mínimo, que é essencial para a vitalidade fetal. 
congênitas – algumas malformações fetais como defeitos da parede abdominal e do sistema nervoso central podem sofrer complicações durante a passagem no canal de parto. Desta forma a cesárea eletiva é a opção.
Indicações maternas
Herpes genital – a presença de lesões herpéticas em atividade indica cesárea eletiva para proteção fetal.
HIV – em pacientes soropositivas devem seguir o protocolo de assistência ao parto, que geralmente indica a cesárea eletiva para reduzir o contato fetal com sangue e secreções maternas presentes no canal de parto.
Cesárea prévia – a presença de cesárea prévia há menos de 2 anos indica que o parto subsequente também seja por cesárea, devido ao risco de rotura uterina.
Cicatrizes uterinas – a presença de cirurgias uterinas prévias como miomectomias também aumentam o risco de rotura uterina e a cesariana eletiva deve ser a opção.
Desproporção cefalopélvica – quando o pólo cefálico fetal é grande o suficiente para que sua passagem pela bacia obstétrica materna seja impossível.
Pontos positivos
A Cesária, quando “de emergência”, pode salvar a vida do bebê, e também da mãe. Problemas como incompatibilidade sanguínea, diabetes, pressão alta ou deslocamento da placenta também podem exigir a Cesária, e em alguns casos ela é a única alternativa
Possibilidade de escolher a data do parto
Ajuda a reduzir o stress materno
O trabalho de parto é curto
Garantia do profissional da gestante disponível
Impede o nascimento do bebe fora do tempo
Elimina o risco de complicações
Reduz o risco de prolapso uterino
Cuidados de enfermagem
A equipe de enfermagem deve esclarecer as dúvidas da parturiente com relação aos procedimentos pré operatórios, tais como retirada de próteses e objetos (cordões, anéis, roupas intimas), tricotomia em região pubiana, manutenção de acesso venoso permeável, realização de cateterismo vesical e colheita de sangue para exames laboratoriais (solicitados e de rotina) realização dos teste rápido de HIV para gestantes com exame anterior a mais de 3 meses. 
Cabe a equipe de enfermagem também a higiene da parturiente, durante o trabalho de parto a gestante perde secreções pela vagina e frequentemente apresenta sudorese, devendo ser estimulada a se higienizar, além disso a sensação de relaxamento físico e mental após um banho, pode contribuir para o bem-estar da gestante.
 Após a verificação dos sinais a parturiente deve ser encaminhada a sala de cirurgia, onde será confortavelmente posicionada na mesa cirúrgica 
Cuidados de enfermagem no pós operatório 
Inspecionar local da incisão cirúrgica em busca de sinais de infecção, e períneo em busca de infecção e hematomas em seu tratamento precoce.
Orientar a lavagem do períneo a cada episódio de evacuação ou micção para evitar infecção 
Orientar a lavagem da incisão cirúrgica com água e sabão e secar bem no momento do banho, com objetivo de prevenir infecção
Verificar a involução uterina, com objetivo de diagnostico precoce de atonia uterina.
Recuperação pós cesária
.Colocar cinta pós-parto, para evitar o acumulo de liquido na região da cicatriz, acumulo de liquido é chamado de serona.
.Ter uma boa ingesta liquida;
.Comer alimentos ricos em proteína, para que a cicatrização seja rápida. O tempo de recuperação varia de mulher para mulher;
.Quanto aos pontos, devem ser retirados em 8 dias após a cirurgia, deve ser lavado normalmente com água e sabão;
Tipos de cesária
Programada
Emergência
Imediato
Corte transversal
Corte tipo biquíni
Alivio da dor
Raquidiana
A raquidiana usa um volume muito menor de anestésico, tem ação praticamente imediata e é dada de uma vez só, com duração limitada.
 
Peridural
Já a peridural utiliza uma quantidade bem maior de medicamento anestésico, e é administrada continuamente por um cateter que fica nas costas, durante o tempo que for necessário. 
O que é a anestesia combinada?
Dependendo da situação, do estágio do trabalho de parto e do nível de dor, o anestesiologista pode preferir administrar, ao mesmo tempo, a peridural e uma dose pequena da raquidiana. 
A ráqui ajuda a anestesia a "pegar" rápido, aliviando a dor instantaneamente, e a peridural garante a durabilidade do efeito. É o chamado "duplo bloqueio". 
O que fazer para aliviar a dor pós-parto
Se a mulher recebeu anestesia epidural ou espinhal para a cesariana, o anestesista pode ter adicionado morfina
Alguns anestesistas deixam a epidural durante 12 a 24 horas após a cirurgia para introduzir mais medicamentos, sempre que necessário
Depois disso a aplicação ocorre normalmente via oral, geralmente sob a forma de comprimidos que contêm narcótico e ibuprofeno.
Também pode ser usado laxante para aliviar a constipação causada pelo narcótico.
O que é um parto cesário
A cesariana é uma forma de parto realizada através de um ato cirúrgico.
Exceto nos casos de parto cirúrgico emergencial, a incisão da cesariana é feita horizontalmente.
Como qualquer cirurgia, a Cesária precisa ser feita sob anestesia.
O que acontece logo depois da cesárea?
Ainda na sala de recuperação
Quando você for para o quarto, vai permanecer na cama ainda por algumas horas, e terá um sangramento constante
Conforme o efeito da anestesia for passando, você poderá sentir dor para tossir, espirrar e dar risada.
Os médicos costumam recomendar que a mulher não fale muito logo depois do parto
Mais ou menos umas oito horas depois do parto, dependendo da situação, a enfermeira vai tirar você da cama para tomar um bom banho (com ajuda, pois você vai precisar!). 
O que acontece logo depois da cesárea?
Chega a dar tontura, mas a movimentação é necessária para a circulação e para ajudar na recuperação de um modo geral. Você vai se sentir bem melhor depois do banho. Há mulheres que não sentem tanta dor nessa hora
É comum que logo após a cesariana você ainda esteja com uma sonda para a urina. Ela é retirada algumas horas depois, ou quando você se levantapela primeira vez. 
Obrigado !!!

Continue navegando