Buscar

Trabalhos academicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Produções científicas
Profa. Esp. Adélia Solange Soares Diniz
*
Algumas dicas para ajudá-los a produzir Resenhas, Resumos, Vamos tentar entender as diferenças?
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
METODOLOGIA CIENTÍFICA
RESENHA
Conceito:
			A resenha é, portanto, "[...] um texto que apresenta informações selecionadas e resumidas sobre o conteúdo de outro texto, trazendo, além das informações, comentários e avaliações do resenhista." (Resenha, 2004. p. 15) 
*
 	 	A resenha é um tipo de trabalho que para ser feito é necessário que se tenha domínio do assunto abordado. 
			"Somente o conhecimento profundo permitirá a você estabelecer comparações e fornecerá a maturidade intelectual necessária para a emissão de qualquer julgamento de valor, ou seja, dizer se concorda ou discorda com as considerações apresentadas pela obra e texto a ser resenhado." 		
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
			Muito utilizado nos meios acadêmicos, esse recurso pode ser utilizado para relatar qualquer acontecimento da realidade (um filme, uma peça teatral, um evento esportivo, etc), além de livros (inteiros ou parte deles) e textos diversos.
 	Ao elaborar uma resenha o resenhista tem um objetivo, ou seja sua intenção pode ser, por exemplo, a de fazer publicidade ou a de adquirir conhecimento sobre o objeto. A partir desse objetivo deve-se determinar os pontos relevantes do objeto a ser resenhado.
Ex.: ao resenhar um livro, com o objetivo de promovê-lo, não é relevante informar seu custo de produção, mas é imprescindível destacar os dados referentes ao autor da obra.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
Resenha descritiva
 		“Resenha significa fazer uma relação das propriedades de um objeto, enumerar cuidadosamente seus aspectos relevantes, descrever as circunstâncias que o envolvem”(FIORIN ; PLATÃO, 1990, P. 462).
Resenha crítica ou científica: além dos elementos descritivos e narrativos, há os dissertativos, a defesa do ponto de vista, a apresentação de argumentos, provas.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
O fragmento abaixo é um exemplo de resenha.
“[...] É sensacional! Méritos para o estreante, roteirista e diretor Sylvain Chomet, que criou um universo charmoso e criativo, no qual opta por espelhar-se no cinema mudo apresentando uma mistura de raros diálogos, canções e movimentos. Além da simples história que exibe uma trama cativante e envolvente, o encanto certamente está no gráfico em 2D, devido aos divertidos traços caricaturados das feições humanas e dos ambientes com cores leves.[...]”.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
(MORGAN, Ricardo. As bicicletas de Belleville. In: MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resenha. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 17)
			Esse fragmento foi extraído da resenha de um filme. Note que os termos em destaque (sensacional, charmoso, criativo, simples, etc) representam a opinião do resenhista. Ele procurou (e conseguiu): mostrar as informações de forma resumida, mostrar as informações mais relevantes e posicionar-se criticamente em relação ao objeto resenhado.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
RESUMO NBR 6028:2003
Conceito: assim como a resenha, deve conter dados selecionados e sucintos sobre o conteúdo de outro texto. A diferença reside no fato de o resumo não conter comentários ou avaliações de seu produtor. Noutras palavras, o resumo é uma redução das idéias contidas num texto, mantendo a fidelidade ao texto original.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
Eis algumas dicas para facilitar a produção de um resumo:
A. Leia atentamente o texto a ser resumido, certifique-se de tê-lo entendido;
B. Utilize a inserção de citações. (Segundo o autor... / Fulano de tal considera... / De acordo com que afirma...);
C. Redija-o em linguagem objetiva, clara e concisa;
D. Escreva-o com suas palavras, evitando copiar as frases e expressões contidas no texto original;
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
E. Desconsidere conteúdos facilmente dedutíveis; ("Maria era uma pessoa muito boa. Gostava de ajudar as pessoas.")
F. Não use expressões que exemplifiquem; (As pessoas deveriam ler, também outros autores. Por exemplo...")
G. Não considere as justificativas de uma afirmação; ("Não corra tanto, pois quando se corre...")
H. Reduza o texto a uma fração do texto original, respeitando a ordem em que as idéias ou fatos são apresentados;
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
O fragmento abaixo é um exemplo de resumo.
(MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. Resumo. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. p. 16)
 “Leonardo Boff inicia o artigo 'A cultura da paz' apontando o fato de que vivemos em uma cultura que se caracteriza fundamentalmente pela violência. Diante disso, o autor levanta a questão da possibilidade de essa violência poder ser superada ou não. Inicialmente, ele apresenta argumentos que sustentam a tese de que seria impossível, pois as próprias características psicológicas humanas e um conjunto de forças naturais e sociais reforçariam essa cultura da violência, tornando difícil sua superação. 
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
 	Mas, mesmo reconhecendo o poder dessas forças, Boff considera que, nesse momento, é indispensável estabelecermos uma cultura de paz contra a violência, pois essa estaria nos levando à extinção da vida humana no planeta. Segundo o autor, seria possível construir essa cultura, pelo fato de que os seres humanos são providos de componentes genéticos que nos permitem sermos sociais, cooperativos, criadores e dotados de recursos para limitar a violência e de que a essência do ser humano seria o cuidado, definido pelo autor como sendo uma relação amorosa com a realidade, que poderia levar à superação da violência. A partir dessas constatações, o teólogo conclui, incitando-nos a despertar as potencialidades humanas para a paz, como projeto pessoal e coletivo.”
Note que os termos em destaque são citações. Recorrentemente o autor do resumo "afirma" que a idéia é do autor do texto original. Perceba, ainda, que não há opinião do autor do resumo. 
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
FICHAMENTO
Conceito: imaginemos que você tenha alguns livros e textos para ler e resenhar ou resumir. Caso você não tenha adquirido todos os livros e textos, poderá recorrer ao fichamento para organizar a leitura desse material. Quando precisar fazer uma monografia, resenha e outros trabalhos acadêmicos, o fichamento o ajudará a reconstituir a fonte e as idéias apresentadas pelos autores estudados.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
Algumas dicas para fazer um fichamento:
A. Coloque no cabeçalho: o título genérico ou específico, a letra e/ou número indicando a seqüência das fichas, caso você utilize mais de uma, deverá repetir o cabeçalho; 
B. Insira: Referências bibliográficas (Nome do autor, título da obra, subtítulo se houver, edição, local da publicação, editora, ano da publicação, coleção (se fizer parte)); 
C. No corpo da ficha: Redija o texto. Utilize uma linguagem clara, objetiva, direta, sem subjetivismo (eu penso, eu acho...), resuma o assunto tratado, abordando o que o autor diz, pensa e o que é novo sobre o assunto;
D. Anote o local onde se encontra a obra (biblioteca...)
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
Exemplos de fichamento: 
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
	PLATÃO, F. S & FIORIN, J.L. Lições de texto: leitura e redação, 4. ed. São Paulo : Ática, 1999. p. 89
ASSUNTO: TEXTOS TEMÁTICOS E TEXTOS FIGURATIVOS - Ficha 01 
 “Cada um dos tipos tem uma função distinta. Os textos figurativos produzem um efeito de realidade e, por isso, representam o mundo, criam uma imagem do mundo, com seus seres, seus acontecimentos etc.; os temáticos explicam as coisas do mundo, ordenam-nas, classificam-nas, interpretam-nas, estabelecem relações e dependências entre elas, fazem comentários sobre suas propriedades. Os primeiros criam um efeito de realidade, porque trabalham com o concreto; os segundos explicam, porque operam com aquilo que é apenas conceito. Os primeiros
têm uma função representativa; os segundos, uma função interpretativa.”
Biblioteca da UMC
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
PAPER OU ENSAIO:
Conceito: uma síntese de pensamentos aplicados a um tema específico. Está síntese deverá ser original e reconhecer a fonte do material utilizado.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
Estrutura de paper:
Escolha do assunto;
Reunir informações;
Avaliar o material;
Organizar as idéias;
Escrever o paper.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
RELATÓRIO
Conceito: é uma descrição objetiva dos fatos que ocorreram na pesquisa. Além disso, o pesquisador faz análise deles para chegar a conclusões ou tomar decisões.
O relatório deve responder, alguns questionamentos: O quê, Por quê? Para quê e para quem? Onde? Como? Com quê? Quanto? Quem? Com quanto?
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
ARTIGO CIENTÍFICO
Conceito: é parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados à diversas áreas do conhecimento. Em geral é publicado em revista, jornais ou periódicos especializados.
Características:
Não se constitui em matéria de livros;
Permitem ao leitor, por serem completos, repetir a experiência;
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
O artigo científico pode ser: 
Original ou divulgação: apresenta temas ou abordagens originais e podem ser, relatos de caso e comunicação.
Revisão: analisam e discutem trabalhos já publicados, revisões bibliográficas, etc.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
Estrutura do artigo científico:
Pré – textual;
Textual;
Pós - textual.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando