Buscar

AA 1 a 4 D PROC TRABALHO

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO – AA1
	
	
	1a Questão (Ref.:201511319469)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE/OAB  2010.1) Na hipótese de um empregado desejar mover ação de reparação de perdas e danos causados pelo cálculo incorreto do benefício previdenciário por omissão ou equívoco do empregador, o processamento e o julgamento da demanda competirão
		
	 
	à justiça do trabalho.
	
	ao Ministério da Previdência Social.
	
	à justiça federal.
	
	à justiça comum estadual.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201511395091)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(TRT/MG-2009) - A intimação ocorrida sábado terá a contagem do prazo para cumprimento da obrigação por ela imposta iniciada
		
	
	na segunda-feira, ainda que seja feriado.
	
	no ato da juntada da intimação cumprida aos autos.
	
	no ato da intimação.
	
	no domingo.
	 
	na terça-feira, se a segunda for dia útil.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201511359428)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Procurador do Banco Central 2006) Após a Emenda Constitucional no 45/04 a competência para conhecer e decidir ações judiciais de indenização por dano moral e patrimonial, movidas contra o empregador, decorrentes de acidentes do trabalho e executivos fiscais movidos pela União contra empregador, em decorrência de autuações pela fiscalização do trabalho, são da competência da
		
	
	Justiça Estadual e Justiça Federal;
	
	Justiça do Trabalho e Justiça Federal.
	 
	Justiça do Trabalho;
	
	Justiça Federal;
	
	Justiça Estadual e Justiça do Trabalho;
	
	
	4a Questão (Ref.:201511361315)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 
(TRT -6ª Região/2006 - FCC)
 De acordo com o parágrafo primeiro do artigo 893 da CLT, "os incidentes do processo serão resolvidos pelo próprio Juízo ou Tribunal, admitindo-se a apreciação do merecimento das decisões interlocutórias somente em recursos da decisão definitiva". Este dispositivo consagra o princípio
		
	
	do jus postulandi.
	 
	da irrecorribilidade das decisões interlocutórias.
	
	do jus variandi.
	
	da proteção ao hipossuficiente.
	
	do devido processo legal
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201511359413)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Advogado da UERJ - 2001) No processo do trabalho, são prazos para a interposição de recurso de revista, juntada de ata de instrução e julgamento aos autos, designação de audiência (a contar da notificação do reclamado), defesa oral do reclamado, razões finais e cada parte, agravo de instrumento, respectivamente:
		
	
	15 dias, 72 horas, 15 dias, 30 minutos, 15 minutos, 10 dias;
	
	8 dias, 5 dias, 48 horas, 20 minutos, 10 dias, 8 dias;
	 
	8 dias, 48 horas, 5 dias, 20 minutos, 10 minutos, 8 dias.
	
	8 dias, 24 horas, 5 dias, 30 minutos, 15 minutos, 15 dias;
	 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO – AA2
	
	
	1a Questão (Ref.:201511365977)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	VI EXAME DE ORDEM UNIFICADO
 Quanto à nomeação de advogado na Justiça do Trabalho, com poderes para o foro em geral, é correto afirmar que
		
	
	as partes que desejarem a assistência de advogado sempre deverão outorgar poderes para o foro em geral por intermédio de instrumento de mandato, com firma devidamente reconhecida
	
	somente o trabalhador poderá reclamar na Justiça do Trabalho sem a necessidade de nomeação de advogado, uma vez que o princípio do jus postulandi somente se aplica à parte hipossuficiente.
	 
	na Justiça do Trabalho, a nomeação de advogado com poderes para o foro em geral poderá ser efetivada mediante simples registro na ata de audiência, a requerimento verbal do advogado interessado e com a anuência da parte representada
	
	na Justiça do Trabalho, o advogado pode atuar sem que lhe sejam exigidos poderes outorgados pela parte, haja vista o princípio do jus postulandi
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201511429990)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	V Exame de Ordem Unificado
A respeito das nulidades no processo do trabalho, é correto afirmar que
		
	
	é desnecessária a provocação da parte para a declaração de nulidade.
	
	declarada a nulidade, por qualquer fundamento, todos os atos processuais posteriores serão nulos.
	
	as partes poderão alegar nulidade enquanto estiver aberta a instrução, mesmo que já tenham tido oportunidade de manifestação nos autos.
	 
	só serão considerados nulos os atos que alegadamente causarem manifesto prejuízo às partes litigantes.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201511497229)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca dos Procedimentos na Justiça e no Processo do Trabalho, analise as assertivas abaixo e marque a alternativa correta: I) No Processo do Trabalho 03 tipos de distribuição são permitidas: Normal, por dependência e por Prevenção. II) A Notificação no Processo do Trabalho é a Citação do Processo Civil. III) No Processo do Trabalho a notificação para a Reclamada apresentar sua defesa ocorre no mesmo tempo que é intimada para comparecer à audiência. IV) Em regra, a Notificação no Processo do Trabalho é feita pelos Correios, contudo, havendo lei especial que determine a citação pessoal do Reclamado, há necessidade de notificação por mandado. V) A Citação por hora certa não existe no Processo do Trabalho.
		
	 
	C) Todas as alternativas estão corretas.
	
	B) As alternativas III e IV são falsas.
	
	D) Somente é correta a alternativa III.
	
	E) Todas as alternativas são falsas.
	
	A) Somente são corretas as alternativas I e V.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201511319472)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(ADVOGADO - BADESC  2010 /PROVA 16.05.2010 - FGV) - Com relação às nulidades nos processos sujeitos à apreciação da Justiça do Trabalho, analise as alternativas a seguir:
 I. Haverá nulidade quando do ato processual puder resultar prejuízo às partes litigantes, ou se houver prejuízo ao direito financeiro ou econômico, decorrente do conflito de direito material.
II. A incompetência do juízo não poderá ser declarada ex officio pelo magistrado, mas somente arguida pela parte interessada, no primeiro momento em que puder falar nos autos.
III. A nulidade do ato não prejudicará senão os posteriores que dele dependam ou sejam consequência. Assinale:
		
	
	se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
	
	se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
	 
	se somente a afirmativa III estiver correta.
	
	se todas as afirmativas estiverem corretas.
	
	se somente a afirmativa I estiver correta.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201511432696)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	VII Exame de Ordem Unificado
Nos processos trabalhistas submetidos ao rito sumaríssimo, é correto afirmar que
		
	
	não cabe a produção de prova pericial.
	
	a citação por edital somente será permitida se efetivamente for comprovado pelo autor que o réu se encontra em local incerto ou desconhecido.
	
	o recurso ordinário terá parecer circunstanciado escrito do Ministério Público do Trabalho nos casos em que o desembargador relator entender estritamente necessário, diante da existência de interesse público a ser tutelado.
	 
	se submetem ao rito sumaríssimo as causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da ação.
	 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO – AA3
	
	
	1a Questão (Ref.:201511432696)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	VII Exame de Ordem Unificado
Nos processos trabalhistas submetidos ao rito sumaríssimo, é correto afirmar que
		
	
	a citação por edital somente será permitida se efetivamente for comprovado pelo autor que o réu se encontra em local incerto ou desconhecido.
	 
	se submetem ao rito sumaríssimo as causas cujo valor não exceda a quarenta vezes o salário mínimo vigente na data do ajuizamento da ação.
	
	não cabe a produção de prova pericial.
	
	o recurso ordinárioterá parecer circunstanciado escrito do Ministério Público do Trabalho nos casos em que o desembargador relator entender estritamente necessário, diante da existência de interesse público a ser tutelado.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201511497232)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as assertivas abaixo e depois marque a alternativa correta: I) Junivaldo Amaranto, foi contratado pela empresa de construção civil Balança mais não cai, com sede na Cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, para trabalhar como mestre de obras na construção de um prédio na Cidade de Sobral/CE. Tendo sido demitido sem justa causa, a Empregadora não pagou as verbas rescisórias a que o empregado tinha direito. Dessa forma, segundo a Legislação Trabalhista, tem-se que Junivaldo somente poderá interpor Reclamação Trabalhista na Cidade de Sobral/CE. II) Viderlandia da Consolação foi contratada para exercer a função de viajante comercial pela empresa Produtos Limpeza Ltda. A Empresa contratante é sediada na Cidade de Palmas/TO e tem filiais nas cidades de Fortaleza/CE, Maceió/AL e Aracaju/SE. Viderlândia era subordinada a filial de Aracaju/SE. É correto afirmar que a Justiça do Trabalho competente para Viderlândia interpor Reclamação Trabalhista é da Cidade de Aracaju. III) Junivaldo Amaranto foi contratado pela empresa de construção civil Balança mais não cai, com sede na Cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, para trabalhar como mestre de obras na construção de um prédio na Cidade de Sobral/CE. Tendo sido demitido sem justa causa, a Empregadora não pagou as verbas rescisórias a que o empregado tinha direito. Dessa forma, segundo a Legislação Trabalhista, tem-se que Junivaldo somente poderá interpor Reclamação Trabalhista na Cidade de Natal/RN. IV) Viderlândia da Consolação foi contratada para exercer a função de viajante comercial pela empresa Produtos Limpeza Ltda. A Empresa contratante é sediada na Cidade de Palmas/TO e tem filiais nas cidades de Fortaleza/CE, Maceió/AL e Aracaju/SE. Viderlândia era subordinada a filial de Aracaju/SE. É correto afirmar que Viderlândia poderá interpor Reclamação Trabalhista perante as Varas do Trabalho de Palmas, Fortaleza, Maceió ou Aracaju, de acordo com a sua escolha. V) Viderlândia da Consolação foi contratada para exercer a função de viajante comercial pela empresa Produtos Limpeza Ltda. A Empresa contratante é sediada na Cidade de Palmas/TO e tem filiais nas cidades de Fortaleza/CE, Maceió/AL e Aracaju/SE. Viderlândia era subordinada a filial de Aracaju/SE. É correto afirmar que Viderlândia poderá interpor Reclamação Trabalhista somente perante as Varas do Trabalho de Palmas e Aracaju.
		
	
	C) Somente é falsa a alternativa IV.
	 
	A) São verdadeiras as assertivas I e II.
	
	E) Somente é falsa a alternativa III.
	
	D) Somente são falsas as alternativas I, II e III.
	
	B) Somente é verdadeira a alternativa V.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201511391394)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marcelo ingressou com ação trabalhista em face de seu ex empregador, tendo sido a audiência designada para o dia 10/04/2012. As partes compareceram a audiência e diante a impossibilidade de acordo foi oferecida contestação pelo réu. O MM. Juiz do Trabalho adiou a audiência para o dia 5/7/2012, intimando as partes que deveriam comparecerem para prestar depoimento pessoal. Na data citada, Marcelo, não compareceu sem nenhuma justificativa. Diante da situação hipotética narrada, a audiência será:
		
	
	adiada e as partes serão intimadas da nova data.
	
	arquivamento.
	 
	confissão.
	
	revelia e confissão
	
	revelia
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201511319529)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/FGV 2010.2) Segundo a legislação e a jurisprudência sobre a ação rescisória no Processo do Trabalho, assinale a afirmativa correta.
		
	
	É ajuizada independente de depósito prévio, em razão da previsão específica do Processo do Trabalho.
	 
	A sentença de mérito proferida por prevaricação, concussão ou corrupção do juiz, uma vez transitada em julgado, é passível de corte rescisório.
	
	Quando for de competência originária de Tribunal Regional do Trabalho, admitirá o recurso de revista para o Tribunal Superior do Trabalho.
	
	A decisão que extingue o processo sem resolução de mérito, uma vez transitada em julgado, é passível de corte rescisório.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201511497262)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O principio do jus postulandi na justiça do trabalho não se aplica:
		
	 
	Ação Rescisória.
	
	Recurso Ordinário.
	
	Ação indenizatória por acidente de trabalho.
	
	Ação trabalhista.
	
	 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO – AA4
	
	
	1a Questão (Ref.:201511843429)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No ato de interposição do Agravo de Instrumento, cabe ao agravante efetuar depósito equivalente a:
		
	
	nenhum depósito é necessário
	
	metade do necessário para o Recurso de Revista
	
	dobro do necessário para o Recurso Ordinário
	
	100% do necessário para o Recurso Ordinário
	 
	metade do necessário para o Recurso Ordinário
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201511391394)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marcelo ingressou com ação trabalhista em face de seu ex empregador, tendo sido a audiência designada para o dia 10/04/2012. As partes compareceram a audiência e diante a impossibilidade de acordo foi oferecida contestação pelo réu. O MM. Juiz do Trabalho adiou a audiência para o dia 5/7/2012, intimando as partes que deveriam comparecerem para prestar depoimento pessoal. Na data citada, Marcelo, não compareceu sem nenhuma justificativa. Diante da situação hipotética narrada, a audiência será:
		
	
	arquivamento.
	
	adiada e as partes serão intimadas da nova data.
	
	revelia
	
	revelia e confissão
	 
	confissão.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201511319535)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(OAB/FGV 2010.2) Assinale a alternativa que apresente requisitos intrínsecos genéricos de admissibilidade recursal.
		
	
	Representação processual, preparo e tempestividade.
	 
	Capacidade, legitimidade e interesse.
	
	Preparo, interesse e representação processual.
	
	Legitimidade, tempestividade e preparo.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201511843426)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	MARIA DA LUZ foi dispensada motivadamente da empresa MUNDO DA LUA LTDA por justa causa. Ajuizou reclamação trabalhista para questionar o motivo da rescisão, pedindo a anulação da justa causa e sua conversão em dispensa sem justa causa e postular indenização por dispensa imotivada. Ocorre que a ação foi julgada improcedente pelo Juiz da Vara do Trabalho. Inconformada, A empregada resolveu recorrer da sentença. Nessa situação, é cabível interpor
		
	 
	Recurso Ordinário, no prazo de 8 dias
	
	Recurso de Revista no prazo de 5 dias
	
	Recurso Ordinário, no prazo de 5 dias
	
	Recurso Ordinário no prazo de 16 dias
	
	Recurso de Revista no prazo de 8 dias
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201511319537)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(134º EXAME OAB/SP) Nos dissídios de alçada exclusiva da vara do trabalho, apenas cabe recurso no caso de a questão decidida
		
	
	versar sobre legislação ordinária federal.
	
	limitar-se a matéria de fato
	
	versar sobre interpretação de cláusula de convenção coletiva.
	 
	versar sobre matéria constitucional.

Continue navegando