Buscar

Continue navegando


Prévia do material em texto

NOME DO CURSO
Nome do aluno
TITULO: Subtitulo
CIDADE
2018
UNIP INTERATIVA
TEMA
CURSO
NOME:
Resumo
Este trabalho tem por objetivo descrever práticas de gerenciamento de infraestrutura nas quais buscam a inovação através da gestão estratégica de recursos humanos, propondo assim a implantação de um Plano de Carreira, visando preencher uma lacuna encontrada durante o estudo, desde a base operacional numa visão ampliada, objetivando fornecer oportunidades ao próprio colaborador para ter a opção de iniciar o desenho da sua carreira na empresa, dando consistência à sua crença de crescimento hoje existente. “Um líder que estimula os colaboradores criativos hoje, para obter uma empresa próspera amanhã”.
	
Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Plano de Carreira. Gestão Empresarial. 
abstract
This paper aims to describe infrastructure management practices in which they seek innovation through the strategic management of human resources, thus proposing the implementation of a Career Plan, aiming to fill a gap found during the study, from the operational base in an expanded view , aiming to provide opportunities for the employee to have the option of starting the design of his career in the company, giving consistency to his existing belief belief. "A leader who encourages creative contributors today to get a thriving business tomorrow."
Keywords: People Management. Career path. Business management. 
.
Sumário
1.Introdução.......................................................................................1
2.Apresentação de Caso...................................................................2
3. Gerenciamento de Infraestrutura em TI.....................................
 3.1 Gerenciamento de Infraestrutura Padaria Pão de Perdizes.....
 4. Gestão Estratégica de Recursos Humanos..................................
 4.1 Gestão Estratégica de RH Padaria Pão de Perdizes...................
 4.2 Cronograma Para Desenvolvimento de Carreira.........................
5. Finanças em Projetos de TI............................................................
6. Economia de Mercado....................................................................
7. Considerações Finais.....................................................................
8. Referências Bibliográficas.............................................................
Introdução
O tema abordado no presente trabalho é mostrar sobre um sistema de gestão de infraestrutura, gestão de recursos humanos além de finanças de projetos e a economia do mercado em uma rede de padarias. O crescimento da competitividade exige das empresas maior controle na gestão dos recursos financeiros, levando as empresas a adotarem um sistema de gestão financeira que auxilie no planejamento e utilização dos recursos financeiros. 
Segundo DORNELAS (2015), empreender é o modo de pensar e agir de forma inovadora, identificando e criando oportunidades, inspirando, renovando e liderando processo. Tornando possível o impossível e entusiasmando pessoas, combatendo a rotina, assumindo riscos em favor do lucro. Saber administrar muitas vezes é um dom, mas também pode ser adquirido com estudos e pesquisas, para se ter um sucesso em um empreendimento, é preciso planejamento de negócios, estratégias, pesquisar, analisar, todos os pós e contras voltado para o ramo que se quer entrar, para que o projeto ocorra de maneira satisfatória.
2. Apresentação do Caso	
Empresa: Pão de Perdizes. Fundada em 1970, surgiu de um empreendedorismo familiar, mantendo seu capital fechado até a atualidade. Padaria com diversas filiais espalhadas pela Região Metropolitana de São Paulo. O público-alvo é caracterizado pelas classes sociais A, B e C, com faixa etária acima de 30 anos, de ambos os sexos.
Na matriz encontra-se a equipe responsável pela área de Tecnologia da Informação. Essa equipe é composta por um Coordenador de Operações de TI e dois Técnicos de Suporte que efetuam todos os tipos de tarefas que envolvam redes, sistemas, computadores e demais ferramentas tecnológicas. Na matriz há um link de acesso à internet de 10Mbps que provê o acesso a aproximadamente 15 computadores da área administrativa da padaria.
Não há qualquer tipo de servidor na matriz e nas filiais, impossibilitando o controle de recursos e sistemas, sendo todas as redes construídas por meio de um arquitetura ponto-a-ponto, servidas por uma Switch de 24 portas. Fora do setor administrativo da matriz (ou seja, na área de vendas), há três computadores que servem de terminal de caixa.
Em cada uma das filiais temos quatro computadores, sendo dois deles para terminal de caixa e dois deles para a área administrativa da filial. Tanto na matriz quanto nas filiais não há uma rede sem fio. O Coordenador de Operações de TI, muito preocupado com as questões tecnológicas, em conversa com os donos da padaria, propôs mudanças na infraestrutura de TI da padaria, além de uma reestruturação da própria equipe de TI.
3.Gerenciamento de Infraestrutura em TI
 Dentro das companhias brasileiras o gerenciamento de infraestrutura vem ganhando cada vez mais espaço, para melhorar os serviços, aumentar a vida útil dos equipamentos além de diminuir estresse dos colaboradores da área.
É ela que da os parâmetros para a empresa conseguir tocar seus serviços em relação a tecnologia da informação e manter seus serviços, disponibilizando os mesmos e resolvendo problemas dos clientes.
Atividades administrativas que envolvem as bases da administração, planejamento, análise e controle, com o objetivo de maximizar os resultados econômicos e financeiros gerados pelas operações empresariais.
Com isso, verifica-se que a gerenciamento faz parte do cotidiano, no controle dos recursos para compras e aquisições, tal como no gerenciamento da empresa, suas respectivas áreas, seja no marketing, na produção, na contabilidade e, principalmente no planejamento de nível estratégico, tático e operacional em que se toma dados e informações financeiras para a tomada de decisão na condução da empresa.
 3.1 Gerenciamento de Infraestrutura Padaria Pão de Perdizes
Reportando a toda carcaça tecnológica que visa analisar, softwares, hardwares, recursos de rede e serviços necessários para a existência, operação e gestão do ambiente vamos criar uma auditoria constante com aplicações de praticas e métodos eficientes, fazendo com que as soluções e os dispositivos sejam utilizados em capacidade máxima dentro do limite aceitável, prevendo antecipar necessidades de incremento ou troca de recursos.
Criamos uma rede corporativa onde a matriz e filial irão utilizar-se de uma mesma rede, instamos um sistema de comunicação por voz e SMS interligados aos sistemas como ferramenta de apoio a governança de TI e ao gerenciamento de serviços. Seguem o padrão (Incident Command System),Sistemas de Comandos de Incidentes, a funcionalidade é de enviar notificações por voz e SMS.
Referentes a incidentes na área corporativa.
 
Com isso vamos aumentar e garantir a disponibilidade da infraestrutura de tecnologia da informação, elevando o nível de desempenho dos serviços prestados, permitindo flexibilidade nos serviços prestados diminuindo o efeito das mudanças, aumentando a eficiência na resolução dos problemas diminuindo os custos das falhas e os custos de serviços de TI.
Com o novo mapeamento teremos um panorama automático e continuamente atualizado de servidores, incluindo os ambientes virtuais e físicos.
.
4.Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Segundo Chiavenato (2010), não basta formular a estratégia é preciso fazê-la funcionar e proporcionar resultados. Enquanto a formulação estratégica é feita nos níveis institucional e tático, a execução é geralmente realizada no nível operacional. Para que isso ocorra é necessário ter uma base sólida e criativa por parte da liderança e seus colaboradores.
 4.1 Gestão estratégica de RH na PadariaPerdisez
As pessoas trabalham nas empresas em função de certas expectativas e resultados. Elas estão dispostas a se dedicarem ao trabalho e às metas e objetivos da organização desde que isso lhes traga algum retorno significativo pelo seu esforço e dedicação. Daí a importância em projetar sistemas de recompensas capazes de aumentar o comprometimento das pessoas nos negócios da organização. A remuneração total de um funcionário é constituída de três componentes: remuneração básica, incentivos salários e benefícios. 
	Para Chiavenato (2010), uma das maneiras de facilitar a vida dos colaboradores é oferecer-lhes benefícios e serviços que, se a empresa não o fizesse, teriam de ser comprados no mercado com o salário recebido. Os benefícios e serviços aos colaboradores são formas indiretas da compensação total. A oferta de benefícios e serviços prestados pela empresa aos seus colaboradores influencia poderosamente o grau de qualidade de vida na organização. 
	Segue abaixo alguns benefícios consideráveis:
Concessão de Bolsa de Estudos;
Plano de Saúde ao colaborador e três dependentes diretos;
Plano Odontológico.
Gubman (1999) afirma que, as empresas inteligentes devem atuar na geração de talentos. Que maior remuneração nunca foi o suficiente para atrair e reter talentos. Que as pessoas esperam mais do trabalho do que simplesmente pagamento.
	Por isso, realizar um cronograma de desenvolvimento profissional que tem por finalidade explorar o real sentimento do funcionário e suas possibilidades de crescer na empresa de forma criativa e inovadora, faz com que a preocupação, do mesmo, com a estabilidade deixe de ser o mote principal . Com uma comunicação feita de forma objetiva e singular fica mais produtivo conquistar a motivação do funcionário, de encontro a uma cultura de inovação e como fonte de crescimento.
	Pode-se dizer que realizar este tipo de estrutura, traria uma solução adequada para a realidade de algumas empresas, que demonstra estar preocupada com seu recurso humano, oferecendo amplas oportunidades de evolução e crescimento. 
	Gubman (1999) comenta “Se o talento é escasso e valioso, as empresas ganham quando são mais espertas que a concorrência para criar um ambiente de trabalho atrativo e criativo, conseguir os elementos certos e obter o máximo deles, porque pessoas qualificadas trabalhariam num ambiente medíocre quando podem escolher entre muitos empregadores interessantes”.
4.2 Cronograma para Desenvolvimento de Carreira	
Este cronograma visa oferecer uma perspectiva de permanência dos profissionais na empresa, levando em consideração o aumento crescente de seus conhecimentos e sua trajetória de carreira dentro da empresa.
	Motivar os colaboradores, implantando ações que possibilitem crescimento profissional atrelado a promoções, provocando um desempenho competitivo e amplamente positivo.
Segundo Pontes (2011), ao delinear um organograma de carreira, podemos utilizar duas estruturas possíveis. Uma através de cargos compondo trajetórias de carreiras e outra através de cargos amplos que irão se constituir em segmentos de carreira. Pelos de segmentos de carreira, o foco principal é o desenvolvimento de pessoas, uma vez que os cargos são descritos por competências. A escolha do formato de carreira por cargo ou segmento de carreira requer decisão na análise de cargo. É possível desenvolver qualquer uma dessas estruturas por vários tipos: linha hierárquica, em Y, linha de especialização, linha de polivalência, linha generalista e linha mista.
Realizar a análise dos cargos e dos requisitos necessários ao conteúdo do Plano de Carreiras (Operacional e Administrativa);
	Elaborar o Plano de Carreira;
	Elaborar livretos informando sobre as normas do Plano de Carreira;
	Palestra de sensibilização para implantação do Plano;
	Distribuição de livretos aos colaboradores (funcionários);
	Palestras de manutenção- caráter informativo para os funcionários envolvidos. 
A revisão é fundamental e o controle é algo universal: todas as atividades humanas – quaisquer que sejam – sempre utilizam alguma forma de controle, consciente ou inconscientemente. O controle consiste basicamente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente desejado e planejado, conforme Chiavenato (2010). O controle verifica se a execução está de acordo com o que foi planejado: quanto mais completos, definidos e coordenados forem os planos, tanto mais fácil será o controle.
	Após implantação do Plano de Carreira, o mesmo poderá ser revisto anualmente, ou conforme decisão da Diretoria da empresa, objetivando sempre adequá-lo aos interesses da mesma. Antes da revisão serão aplicadas novas pesquisas no setor que implantou o plano, análise dos índices de evolução dos colaboradores dentro da empresa e comparação com dados anteriores de índices de retenção de talentos. Durante o processo de revisão, também deverá ser avaliado a intenção de ampliar o plano de carreira para os demais cargos da empresa.
 A seguir, a estrutura e um exemplo de organograma em Y:
 Fonte: Urban, 2008
O plano de carreira poderá ser implantado pela empresa, com a indicação de um analista de RH, com experiência em carreira, cargos e salários que acompanhará o colaborador, desenvolvendo as ações, nesta fase são fornecidos feedbacks importantes ao colaborador sobre sua performance.
A eficácia desse plano consiste em compatibilizar adequadamente o potencial do colaborador, como possibilidade rápida de autodesenvolvimento profissional, como incentivo oferta de cursos de capacitação e qualificação.
5. Finanças em Projetos de TI
Ao priorizar equipamentos com tempo de vida útil estendido, redução de consumo de energia e integração de práticas de uso que visam conservar tanto o hardware quanto o software, há uma redução exponencial de custos na empresa, seja com manutenção, reposição e contas de consumo, a meta é sempre fazer mais por menos, identificando os riscos aos custos de TI.
  Ter o controle exato de softwares, equipamentos, licenças em uso e também relatórios do número de licenças disponíveis e equipamentos em utilização, são papel das ferramentas de gestão de ativos de TI e podem evitar gastos desnecessários e perda de ativos.
Atualmente, é preciso um software que ajude a controlar todas essas informações, de modo que a empresa não se esqueça de pagar as contas e nem de receber dos clientes. A tecnologia é chave nesses procedimentos, evitando assim possíveis prejuízos que contas esquecidas podem ocasionar prejuízos.
Acesso remoto à gestão financeira
Mesmo estando fora da empresa para acessar as informações, depender de terceiros pode prejudicar transações e a tomada de decisões. Com um sistema software você tem todas as vantagens proporcionadas pela tecnologia na gestão financeira e consegue ainda acessar o sistema remotamente. Assim, basta ter uma conexão à internet para entrar no sistema independente do local onde estiver e a qualquer hora do dia, isso pode ser feito por meio de um computador ou de um dispositivo móvel.
Elaboramos o demonstrativo com os valores empregados na nova estrutura de Ti
 
	Modelo
	Descrição
	Quantidade
	Valor
	Total
	Power Edge
	Servidor
	4
	7.500,00
	30.000,00
	CPU
	Processador
	6
	4.250,00
	25.500,00
	TSM servisse 
Licenses
	Licença Backup
	 
1
	
3.785,00
	
3.875,00
Considerando os custos para suporte e implementação o valor do investimento ficou em 62.323,62, bem abaixo do preço de mercado, a área de Ti pensando na economia realizou vários orçamentos antes de chegar a conclusão final.
6. Economia de Mercado
Cultura econômica em que os agentes, empresas, bancos etc podem atuar com uma baixa interferência do governo, é um sistema padrão em relação á economia capitalista.
Nela contém a liberdade em relação a definição de preços de serviços ou mesmo de mercadorias, a própria concorrência ajusta o mercado de acordo com os preços.
A Padaria Pãode Perdizes com suas 4 filiais e um numero de 80 funcionários, investiu na qualificação de seus funcionários, visando manter total satisfação de seus clientes.
O planejamento financeiro estabelece o modo pelo qual os objetivos podem ser alcançados é o responsável por organizar, captar e aplicar os recursos da sua companhia esses controles financeiros se fazem necessários em qualquer tipo de empresa, independente de seu ramo de atuação.
Com as mudanças e evoluções que ocorreram no mercado de trabalho, na economia e na sociedade o foco e as atribuições do gestor financeiro mudaram. Com a redução dos índices de inflação e ciranda financeira o foco das finanças passa de tesouraria para controladoria, planejamento e controle de custo.
Para atuar nesse mercado tem de ter um perfil que preencha as necessidades de tal, sendo assim tendo que ter algumas características como:
- Transparência: sabe perfeitamente como apresentar os cenários econômicos da organização, sem inventar ou ocultar as vantagens e desvantagens que poderiam o impulsionar profissionalmente.
- Ética: um profissional ético cumpre com suas obrigações como cidadão e sabe seus limites entre os direitos e os direitos dos outros.
- Inteligência emocional: a forma como um gestor financeiro controla o seu emocional pode interferir diretamente nas suas atividades. Com os altos e baixos da economia no Brasil, o gestor tem que saber interagir da melhor forma com seus clientes, fornecedores, colaboradores, e um bom controle emocional atrai um negócio confiante, flexíveis e adaptáveis.
- Liderança: uma ótima liderança faz com que toda equipe em si seja forte e produtiva, trazendo ótimos retornos para a empresa.
- Visão Analítica: o gestor financeiro deve ter um raciocínio rápido e uma visão analítica para solucionar seus problemas.
- Proatividade: precisa ser um profissional com atitude e buscar, espontaneamente as melhores soluções para uma empresa ou para um determinado problema.
-Eficiência: Tem como objetivo concluir suas atividades com excelência e sempre dentro do prazo determinado.
- Disciplina: Para que a meta seja alcançada, e até mesmo ultrapassada, o profissional precisa ser extremamente disciplinado e basear todas as suas decisões no foco estipulado.
- Comprometimento: por ser um líder, precisa se mostra sempre muito coerente com as metas, objetivos, valores e propósitos da empresa.
- Inovação: Tem de ser sempre um gestor criativo sem medo de inovar suas técnicas de organização planejamento e controle administrativo nas empresas.
A perspectiva para essa gestão é que venha uma melhoria na economia brasileira fazendo com que os bancos contratem mais ampliando o mercado em si.
7.Conclusões
Podemos concluir que a Gestão de Infraestrutura de TI não é apenas um setor de apoio às necessidades de uma empresa. Seus benefícios ao negócio não somente reduzem custos e otimizam a receita, mas também aumentam a produtividade da equipe como um todo, melhorando a busca por resultados positivos e gerando potencial de competitividade para a empresa.
O planejamento estratégico é um fator fundamental relacionado à estratégia empresarial. Consiste segundo Chiavenato (apud CHAGAS, 2011, p.19), na determinação da futura postura da empresa, especialmente com relação aos seus produtos, mercados, tamanho, lucratividade, grau de inovação e sua relação com executivos, empregados e instituições internas. Sendo assim todos os fatores acima descritos foram avaliados e citados de maneira detalhada. 
Um empreendimento bem planejado, tem muitas chances de dar certo, temos muitos exemplos de grandes empreendedores de sucesso que começaram do zero e hoje estão fazendo um grande benefício para a sociedade, gerando empregos, oferecendo serviços de qualidade, serviços que nem imaginávamos que existiriam, e hoje são ofertados com maiores novidades tanto em serviços, comércios, etc.
8.Referências Bibliográficas
GUBMAN. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 1999.
DORNELAS, José Carlos Assis, Empreendedorismo, Transformando ideias em negócios. 5ª edição – Rio de Janeiro: Empreende/ LTC 2015
 CHIAVENATO, Idalberto. Gerenciando com as Pessoas, ed. 2. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. 
PORTAL DE GESTAO.  Uma história da gestão. 2009. Disponível em: <https://www.portal-gestao.com/artigos/2516-uma-hist%C3%B3ria-da- >. Acesso em: 23 junho 2018.