Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sabendo-se que o envelhecimento é um processo evolucionário, no qual se destacam o metabolismo, seus danos nas células e sistemas e as patologias decorrentes. Analise as opções e marque a INCORRETA:
O Envelhecimento fisiológico está relacionado ao envelhecimento biológico dos órgãos e tecidos de maneira saudável e controlado.
Vários estudos têm mostrado que o enfraquecimento da visão provocado pelo envelhecimento fisiológico reduz a estabilidade postural e aumenta significativamente o risco de quedas e fraturas em idosos.
O comprometimento da regulação da homeostase do ferro e do mecanismo de proteção antioxidante são duas causas importantes da degeneração neuronal observadas durante o envelhecimento normal e na neuro degeneração.
Nos idosos, a redução do comprimento da coluna vertebral, as alterações degenerativas das estruturas vertebrais que são forçadas a suportar a carga dos discos e a ausência da força de tensão dos ligamentos irão contribuir para a adoção da postura flexionada para frente e propiciar as quedas.
Sendo frequentes as alterações cardiovasculares que acompanham o envelhecimento, é comum o uso de diversos medicamentos como diuréticos, anti-hipertensivos, antiarrítmicos e vasodilatadores. Paradoxalmente, o tratamento medicamentoso contribui para a elevada ocorrência de quedas nos idosos e não é rara a suspensão do seu uso.

Assinale a alternativa que contempla indicações recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para a vacina pneumocóccica, como forma prevenir a pneumonia:
Adultos em qualquer faixa etárias que apresentem doenças crônicas
Crianças menores de 2 anos de idade com síndrome nefrótica, SIDA, anemia falciforme ou transplantados de medula
Idosos acima de 60 anos
Idosos acima de 60 anos de idade que apresentem doenças crônicas
Idosos com 60 anos ou mais que estejam hospitalizados, institucionalizados ou asilados.

O envelhecimento traz uma gama de fatores que interferem em uma melhor ou pior qualidade de vida. A alimentação é um fator importante na qualidade de vida. Desta maneira, o enfermeiro deve estar atento:
ao controle de peso através de uma dieta pobre em proteínas.
ao consumo rico em vitamina C e riboflavinas.
à capacidade do idoso de preparar o próprio alimento, e realizar práticas posturais adequadas.
à perda ou diminuição da capacidade olfativa, por influenciarem no apetite e na boa alimentação.
ao ganho de peso contínuo, com o consumo alimentar de não transgênicos.

Com o envelhecimento populacional, um dos maiores desafios das políticas de saúde é alcançar um equilíbrio entre o apoio do autocuidado, o apoio informal (familiares e amigos) e o cuidado formal (serviços sociais e da saúde) a esta clientela.
Nessa assistência, não é aconselhável ao enfermeiro:
Adotar atitudes paternalistas que têm um efeito positivo de auto-estima e independência das pessoas que requerem seus serviços.
Treinar os demais membros da equipe de enfermagem sobre as especificidades do cuidado, os direitos e os modelos de assistência ao idoso, mesmo quando não doentes ou frágeis.
Preservar vínculos familiares e favorecer a participação do idoso em atividades comunitárias.
Realizar visitas domiciliares e programas de cuidado (home care), estimulando o autocuidado e propiciando apoio aos cuidadores familiares e domiciliares.
Prestar atendimento personalizado e/ou em pequenos grupos, preservando a identidade do idoso, em ambiente de respeito e dignidade.

De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei no. 10.741, de outubro de 2003) em seu capítulo VI, "Da profissionalização e do trabalho".
Verdadeiro (V) ou Falso (F): I) O idoso tem direito ao exercício da atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e II) Para que o idoso possa exercer atividade profissional, é necessário que sejam avaliadas suas condições físicas, intelectuais e a admissão do idoso, em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive ressalvados os casos em que a natureza do cargo exigir. IV) O primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, preferindo ao de menor idade.
As afirmativas II e IV são falsas e I e III verdadeiras.
As afirmativas I e II são falsas e III e IV são verdadeiras.
As afirmativas I, III e IV são falsas e a II é verdadeira.
A afirmativa II é falsa e as demais são verdadeiras.
As afirmativas I e IV são falsas e II e III são verdadeiras.

Os tratamentos para angina incluem mudanças no estilo de vida, medicamentos, procedimentos especiais e reabilitação cardíaca. Os objetivos principais do tratamento são.
diminuir as demandas de gás carbônico, diminuindo o nível de oxigênio nas células
diminuir as demandas de oxigênio do miocárdio e aumentar o aporte de oxigênio.
aumentar as demandas de oxigênio do miocárdio e diminuindo o aporte de oxigênio.
nenhuma das alternativas anteriores
aumentar as demandas de gás carbônico, aumentado o nível de oxigênio nas células

A monitorização cardíaca é imprescindível ao paciente que apresenta disfunção cardíaca. Desta forma, o enfermeiro avalia e interpreta o registro da atividade elétrica.
Assinale a alternativa correta que corresponde ao traçado no eletrocardiograma.
A onda P representa, eletricamente, despolarização ventricular.
O complexo QRS representa a contração ventricular.
A estimulação auricular é registrada como onda Q.
Após o complexo QRS, inicia-se a onda P.
A onda T representa o início do impulso elétrico no nódulo sinoatrial.

Sobre a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) é CORRETO afirmar que:
caso a freqüência cardíaca seja igual ou inferior à 60 bpm, administração de digitálicos deverá ser suspensa.
a verificação da freqüência cardíaca deve anteceder a administração de digitálicos, pois uma freqüência acelerada contra-indica sua administração.
a anorexia, náusea e vômitos podem ser evitados aumentando-se a dosagem dos glicosídeos cardíacos.
Nenhuma das alternativas.
os digitais aumentam a freqüência cardíaca e diminuem a força de contração miocárdica.

Um paciente portador de DPOC, foi internado em clínica médica com história de pneumonia, apresentando hipertermia (38º C), taquipneico e sinais de insuficiência respiratória. Considerando-se esse caso avalie os procedimentos listados a seguir e marque a opção incorreta em relação aos cuidados de enfermagem adequados ao caso.
A umidificação e a fluidificação da arvore brônquica ajudam a liquefazer as secreções e aliviam a irritação traqueobrônquica. A remoção de secreção das vias aéreas é importante, pois secreções retidas interferem na troca gasosa. Se o paciente com pneumonia não conseguir tossir para eliminar secreções, ele deve ser encorajado a repousar, até que se sinta em condições de mudar de decúbito e tossir. A frequência cardíaca do paciente com pneumonia diminui devido à sobrecarga imposta pelo trabalho ventilatório e pela hipertermia. A oxigenoterapia em baixo fluxo é fundamental para o paciente com DPOC, pois aumenta o nível de SPO2.

Constitui uma medida preventiva para a pneumonia, exceto:
Realizar mudança de decúbito em indivíduos acamados.
Administrar a vacina pneumocóccica em idosos asilados.
Vacinar anualmente idosos contra a gripe.
Não encorajar a deambulação.
Realizar a higienização adequada dos materiais de oxigenioterapia.

Paciente X.Y.Z chega ao serviço de saúde com o seguinte resultado laboratorial : TSH 6,25 (Valor de referência: 0,350 a 4,940uUI/ml) , T4 livre 0,35 ( Valor de referência 0,70 a 1,80 ng/dl). Quanto ao quadro clínico provável deste paciente, podemos afirmar:
Provavelmente estará com os seguintes sintomas do hipotireoidismo: dificuldade na perda de peso, intestino lento, acúmulo de gordura, letargia, lentidão no pensamento.
Provavelmente estará com os sintomas do hipotireoidismo, causado por doença de Hashimoto : perda excessiva de peso, má digestão, exoftalmia, bócio.
nenhuma das alternativas anteriores.
Provavelmente estará com os seguintes sintomas de hipertireoidismo : Letargia, dificuldade na perda de peso, unhas fracas, alopecia, digestão difícil.
Provavelmente terá os sintomas do hipertireoidismo, ocasionado pela doença de Graves: emagrecimento, digestão rápida, apetite excessivo.

As doenças pulmonares têm sintomatologias parecidas, já que a maioria delas causa no indivíduo dispnéia e cansaço.
Diante do estudo das doenças respiratórias, podemos afirmar:
A pneumonia ocorre sempre por infecções bacterianas, causando febre, desconforto, inapetência, mal estar. O tratamento é a antibioticoterapia.
Nenhuma das alternativas
A DPOC é doença progressiva, ocorre sempre por causas ambientais, como o tabagismo e a inalação de fumaça tóxica (por exemplo quando o paciente trabalha em fábricas de gases)
As causas genéticas ocorrem na DPOC, a pneumonia pode ocorrer por fungos, vírus e bactérias. A atelectasia pode ser prevenida por mudança precoce de decúbito.
O paciente portador de DPOC terá sempre tosse produtiva, com presença de muco. O tórax clássico é o tórax de barril.

A posição indicada aos pacientes que necessitam de drenagem das secreções das vias respiratórias denomina-se:
Semi-Fowler
Litotômica
Trendelemburg
Genupeitoral
Sims

A insulinoterapia tem por finalidade compensar o déficit da produção de insulina nos indivíduos diabéticos através da administração subcutânea de insulina de origem do pâncreas bovino, suíno, sintética ou humana. Estas são representadas pela insulina regular, a NPH e a utralenta, que têm tempo de ação respectivamente:
Curta, longa e intermediaria
Curta, intermediaria e curta
Longa, curta e intermediaria
Longa, intermediaria e curta
Curta, intermediaria e longa

Sobre a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) é CORRETO afirmar que:
caso a freqüência cardíaca seja igual ou inferior à 60 bpm, a administração de digitálicos deverá ser suspensa.
os digitálicos aumentam a freqüência cardíaca e diminuem a força de contração miocárdica.
a verificação da freqüência cardíaca deve anteceder a administração de digitálicos, pois uma freqüência acelerada contra-indica sua administração.
a administração do digitálico independe da verificação dos sinais vitais.
a anorexia, náusea e vômitos podem ser evitados aumentando-se a dosagem dos glicosídeos cardíacos.

A educação em saúde para a pessoa com a doença de Alzheimer e sua família tem como objetivos esclarecer e motivar o preparo de cuidadores familiares.
Qual das alternativas abaixo é correta para manter o paciente mais independente e ativo?
Estimular o paciente a ler em voz baixa e falar lentamente, estimular a realização de relatos diários, codificar os produtos de uso habitual com cores estimulando a memorização.
O paciente deve fazer suas refeições utilizando talheres com cabos retos e curtos, minimizando a frustração decorrente da limitação imposta pela doença.
Estimular a manutenção de objetos como tapetes e adereços na casa, pois o paciente precisa acostumar-se a deambular e desviar dos obstáculos.
O paciente deve utilizar roupas com velcro ao invés de botões ou zíper. Sapatos sem fivelas e cadarços são medidas que facilitam a tarefa de vestir-se.
Estimular o paciente a ingerir alimentos sólidos e não pensar na deglutição ao alimentar-se.

A insuficiência cardíaca ocorre com o distúrbio do músculo cardíaco que resultam em diminuição das propriedades contráteis do coração. As condições de base que podem levar a uma função alterada do músculo cardíaco incluem, EXCETO.
Aterosclerose coronariana; Hipertensão arterial; Miocardiopatia inflamatória ou degenerativa; N.R.C; distúrbios gástricos;

Pode-se considerar que as doenças hepáticas, como a cirrose, são mais frequentes nas condições de:
Doença Hepática Gordurosa
Hepatite A
Doença Hepática Alcoólica
Cirrose Criptogênica
Síndrome Hepatorrenal

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a Insuficiência Renal Aguda (IRA) pode ser fatal e requer tratamento intensivo. No entanto, pode ser reversível dependendo do estado de saúde do paciente.
Sobre agravos renais, assinale a alternativa INCORRETA.
Na nefropatia diabética, o paciente terá alterações glomerulares (espessamento da membrana basal), depósitos de imunoglobulina (IgG) e albumina e a glomeruloesclerose difusa.
São modalidades de tratamento da IRC: diálise peritoneal, hemodiálise (fístula ou cateter de duplo lúmen) e transplante renal.
São exemplos de IRA de causa pré-renal: queimaduras, choque hipovolêmico, sepse, desidratação, insuficiência cardiovascular, uso descontrolado de anti-inflamatórios.
IRA é definida como a redução aguda da função renal em horas ou dias. E a IRC é uma deterioração irreversível, progressiva e lenta na função renal que resulta na incapacidade dos rins de eliminar os produtos residuais e manter o equilíbrio hidroeletrolítico.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sabendo-se que o envelhecimento é um processo evolucionário, no qual se destacam o metabolismo, seus danos nas células e sistemas e as patologias decorrentes. Analise as opções e marque a INCORRETA:
O Envelhecimento fisiológico está relacionado ao envelhecimento biológico dos órgãos e tecidos de maneira saudável e controlado.
Vários estudos têm mostrado que o enfraquecimento da visão provocado pelo envelhecimento fisiológico reduz a estabilidade postural e aumenta significativamente o risco de quedas e fraturas em idosos.
O comprometimento da regulação da homeostase do ferro e do mecanismo de proteção antioxidante são duas causas importantes da degeneração neuronal observadas durante o envelhecimento normal e na neuro degeneração.
Nos idosos, a redução do comprimento da coluna vertebral, as alterações degenerativas das estruturas vertebrais que são forçadas a suportar a carga dos discos e a ausência da força de tensão dos ligamentos irão contribuir para a adoção da postura flexionada para frente e propiciar as quedas.
Sendo frequentes as alterações cardiovasculares que acompanham o envelhecimento, é comum o uso de diversos medicamentos como diuréticos, anti-hipertensivos, antiarrítmicos e vasodilatadores. Paradoxalmente, o tratamento medicamentoso contribui para a elevada ocorrência de quedas nos idosos e não é rara a suspensão do seu uso.

Assinale a alternativa que contempla indicações recomendadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) para a vacina pneumocóccica, como forma prevenir a pneumonia:
Adultos em qualquer faixa etárias que apresentem doenças crônicas
Crianças menores de 2 anos de idade com síndrome nefrótica, SIDA, anemia falciforme ou transplantados de medula
Idosos acima de 60 anos
Idosos acima de 60 anos de idade que apresentem doenças crônicas
Idosos com 60 anos ou mais que estejam hospitalizados, institucionalizados ou asilados.

O envelhecimento traz uma gama de fatores que interferem em uma melhor ou pior qualidade de vida. A alimentação é um fator importante na qualidade de vida. Desta maneira, o enfermeiro deve estar atento:
ao controle de peso através de uma dieta pobre em proteínas.
ao consumo rico em vitamina C e riboflavinas.
à capacidade do idoso de preparar o próprio alimento, e realizar práticas posturais adequadas.
à perda ou diminuição da capacidade olfativa, por influenciarem no apetite e na boa alimentação.
ao ganho de peso contínuo, com o consumo alimentar de não transgênicos.

Com o envelhecimento populacional, um dos maiores desafios das políticas de saúde é alcançar um equilíbrio entre o apoio do autocuidado, o apoio informal (familiares e amigos) e o cuidado formal (serviços sociais e da saúde) a esta clientela.
Nessa assistência, não é aconselhável ao enfermeiro:
Adotar atitudes paternalistas que têm um efeito positivo de auto-estima e independência das pessoas que requerem seus serviços.
Treinar os demais membros da equipe de enfermagem sobre as especificidades do cuidado, os direitos e os modelos de assistência ao idoso, mesmo quando não doentes ou frágeis.
Preservar vínculos familiares e favorecer a participação do idoso em atividades comunitárias.
Realizar visitas domiciliares e programas de cuidado (home care), estimulando o autocuidado e propiciando apoio aos cuidadores familiares e domiciliares.
Prestar atendimento personalizado e/ou em pequenos grupos, preservando a identidade do idoso, em ambiente de respeito e dignidade.

De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei no. 10.741, de outubro de 2003) em seu capítulo VI, "Da profissionalização e do trabalho".
Verdadeiro (V) ou Falso (F): I) O idoso tem direito ao exercício da atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, intelectuais e II) Para que o idoso possa exercer atividade profissional, é necessário que sejam avaliadas suas condições físicas, intelectuais e a admissão do idoso, em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fixação de limite máximo de idade, inclusive ressalvados os casos em que a natureza do cargo exigir. IV) O primeiro critério de desempate em concurso público será a idade, preferindo ao de menor idade.
As afirmativas II e IV são falsas e I e III verdadeiras.
As afirmativas I e II são falsas e III e IV são verdadeiras.
As afirmativas I, III e IV são falsas e a II é verdadeira.
A afirmativa II é falsa e as demais são verdadeiras.
As afirmativas I e IV são falsas e II e III são verdadeiras.

Os tratamentos para angina incluem mudanças no estilo de vida, medicamentos, procedimentos especiais e reabilitação cardíaca. Os objetivos principais do tratamento são.
diminuir as demandas de gás carbônico, diminuindo o nível de oxigênio nas células
diminuir as demandas de oxigênio do miocárdio e aumentar o aporte de oxigênio.
aumentar as demandas de oxigênio do miocárdio e diminuindo o aporte de oxigênio.
nenhuma das alternativas anteriores
aumentar as demandas de gás carbônico, aumentado o nível de oxigênio nas células

A monitorização cardíaca é imprescindível ao paciente que apresenta disfunção cardíaca. Desta forma, o enfermeiro avalia e interpreta o registro da atividade elétrica.
Assinale a alternativa correta que corresponde ao traçado no eletrocardiograma.
A onda P representa, eletricamente, despolarização ventricular.
O complexo QRS representa a contração ventricular.
A estimulação auricular é registrada como onda Q.
Após o complexo QRS, inicia-se a onda P.
A onda T representa o início do impulso elétrico no nódulo sinoatrial.

Sobre a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) é CORRETO afirmar que:
caso a freqüência cardíaca seja igual ou inferior à 60 bpm, administração de digitálicos deverá ser suspensa.
a verificação da freqüência cardíaca deve anteceder a administração de digitálicos, pois uma freqüência acelerada contra-indica sua administração.
a anorexia, náusea e vômitos podem ser evitados aumentando-se a dosagem dos glicosídeos cardíacos.
Nenhuma das alternativas.
os digitais aumentam a freqüência cardíaca e diminuem a força de contração miocárdica.

Um paciente portador de DPOC, foi internado em clínica médica com história de pneumonia, apresentando hipertermia (38º C), taquipneico e sinais de insuficiência respiratória. Considerando-se esse caso avalie os procedimentos listados a seguir e marque a opção incorreta em relação aos cuidados de enfermagem adequados ao caso.
A umidificação e a fluidificação da arvore brônquica ajudam a liquefazer as secreções e aliviam a irritação traqueobrônquica. A remoção de secreção das vias aéreas é importante, pois secreções retidas interferem na troca gasosa. Se o paciente com pneumonia não conseguir tossir para eliminar secreções, ele deve ser encorajado a repousar, até que se sinta em condições de mudar de decúbito e tossir. A frequência cardíaca do paciente com pneumonia diminui devido à sobrecarga imposta pelo trabalho ventilatório e pela hipertermia. A oxigenoterapia em baixo fluxo é fundamental para o paciente com DPOC, pois aumenta o nível de SPO2.

Constitui uma medida preventiva para a pneumonia, exceto:
Realizar mudança de decúbito em indivíduos acamados.
Administrar a vacina pneumocóccica em idosos asilados.
Vacinar anualmente idosos contra a gripe.
Não encorajar a deambulação.
Realizar a higienização adequada dos materiais de oxigenioterapia.

Paciente X.Y.Z chega ao serviço de saúde com o seguinte resultado laboratorial : TSH 6,25 (Valor de referência: 0,350 a 4,940uUI/ml) , T4 livre 0,35 ( Valor de referência 0,70 a 1,80 ng/dl). Quanto ao quadro clínico provável deste paciente, podemos afirmar:
Provavelmente estará com os seguintes sintomas do hipotireoidismo: dificuldade na perda de peso, intestino lento, acúmulo de gordura, letargia, lentidão no pensamento.
Provavelmente estará com os sintomas do hipotireoidismo, causado por doença de Hashimoto : perda excessiva de peso, má digestão, exoftalmia, bócio.
nenhuma das alternativas anteriores.
Provavelmente estará com os seguintes sintomas de hipertireoidismo : Letargia, dificuldade na perda de peso, unhas fracas, alopecia, digestão difícil.
Provavelmente terá os sintomas do hipertireoidismo, ocasionado pela doença de Graves: emagrecimento, digestão rápida, apetite excessivo.

As doenças pulmonares têm sintomatologias parecidas, já que a maioria delas causa no indivíduo dispnéia e cansaço.
Diante do estudo das doenças respiratórias, podemos afirmar:
A pneumonia ocorre sempre por infecções bacterianas, causando febre, desconforto, inapetência, mal estar. O tratamento é a antibioticoterapia.
Nenhuma das alternativas
A DPOC é doença progressiva, ocorre sempre por causas ambientais, como o tabagismo e a inalação de fumaça tóxica (por exemplo quando o paciente trabalha em fábricas de gases)
As causas genéticas ocorrem na DPOC, a pneumonia pode ocorrer por fungos, vírus e bactérias. A atelectasia pode ser prevenida por mudança precoce de decúbito.
O paciente portador de DPOC terá sempre tosse produtiva, com presença de muco. O tórax clássico é o tórax de barril.

A posição indicada aos pacientes que necessitam de drenagem das secreções das vias respiratórias denomina-se:
Semi-Fowler
Litotômica
Trendelemburg
Genupeitoral
Sims

A insulinoterapia tem por finalidade compensar o déficit da produção de insulina nos indivíduos diabéticos através da administração subcutânea de insulina de origem do pâncreas bovino, suíno, sintética ou humana. Estas são representadas pela insulina regular, a NPH e a utralenta, que têm tempo de ação respectivamente:
Curta, longa e intermediaria
Curta, intermediaria e curta
Longa, curta e intermediaria
Longa, intermediaria e curta
Curta, intermediaria e longa

Sobre a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) é CORRETO afirmar que:
caso a freqüência cardíaca seja igual ou inferior à 60 bpm, a administração de digitálicos deverá ser suspensa.
os digitálicos aumentam a freqüência cardíaca e diminuem a força de contração miocárdica.
a verificação da freqüência cardíaca deve anteceder a administração de digitálicos, pois uma freqüência acelerada contra-indica sua administração.
a administração do digitálico independe da verificação dos sinais vitais.
a anorexia, náusea e vômitos podem ser evitados aumentando-se a dosagem dos glicosídeos cardíacos.

A educação em saúde para a pessoa com a doença de Alzheimer e sua família tem como objetivos esclarecer e motivar o preparo de cuidadores familiares.
Qual das alternativas abaixo é correta para manter o paciente mais independente e ativo?
Estimular o paciente a ler em voz baixa e falar lentamente, estimular a realização de relatos diários, codificar os produtos de uso habitual com cores estimulando a memorização.
O paciente deve fazer suas refeições utilizando talheres com cabos retos e curtos, minimizando a frustração decorrente da limitação imposta pela doença.
Estimular a manutenção de objetos como tapetes e adereços na casa, pois o paciente precisa acostumar-se a deambular e desviar dos obstáculos.
O paciente deve utilizar roupas com velcro ao invés de botões ou zíper. Sapatos sem fivelas e cadarços são medidas que facilitam a tarefa de vestir-se.
Estimular o paciente a ingerir alimentos sólidos e não pensar na deglutição ao alimentar-se.

A insuficiência cardíaca ocorre com o distúrbio do músculo cardíaco que resultam em diminuição das propriedades contráteis do coração. As condições de base que podem levar a uma função alterada do músculo cardíaco incluem, EXCETO.
Aterosclerose coronariana; Hipertensão arterial; Miocardiopatia inflamatória ou degenerativa; N.R.C; distúrbios gástricos;

Pode-se considerar que as doenças hepáticas, como a cirrose, são mais frequentes nas condições de:
Doença Hepática Gordurosa
Hepatite A
Doença Hepática Alcoólica
Cirrose Criptogênica
Síndrome Hepatorrenal

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a Insuficiência Renal Aguda (IRA) pode ser fatal e requer tratamento intensivo. No entanto, pode ser reversível dependendo do estado de saúde do paciente.
Sobre agravos renais, assinale a alternativa INCORRETA.
Na nefropatia diabética, o paciente terá alterações glomerulares (espessamento da membrana basal), depósitos de imunoglobulina (IgG) e albumina e a glomeruloesclerose difusa.
São modalidades de tratamento da IRC: diálise peritoneal, hemodiálise (fístula ou cateter de duplo lúmen) e transplante renal.
São exemplos de IRA de causa pré-renal: queimaduras, choque hipovolêmico, sepse, desidratação, insuficiência cardiovascular, uso descontrolado de anti-inflamatórios.
IRA é definida como a redução aguda da função renal em horas ou dias. E a IRC é uma deterioração irreversível, progressiva e lenta na função renal que resulta na incapacidade dos rins de eliminar os produtos residuais e manter o equilíbrio hidroeletrolítico.

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201603528431) Pontos: 0,1 / 0,1 
Sabendo-se que o envelhecimento é um processo evolucionário, no qual se destacam o 
metabolismo, seus danos nas células e sistemas e as patologias decorrentes. Analise as opções 
e marque a INCORRETA:
 O comprometimento da regulação da homeostase do ferro e do mecanismo de proteção 
antioxidante são duas causas importantes da degeneração neuronal observadas durante 
o envelhecimento normal e na neuro degeneração.
Vários estudos têm mostrado que o enfraquecimento da visão provocado pelo 
envelhecimento fisiológico reduz a estabilidade postural e aumenta significativamente o 
risco de quedas e fraturas em idosos.
Nos idosos, a redução do comprimento da coluna vertebral, as alterações degenerativas 
das estruturas vertebrais que são forçadas a suportar a carga dos discos e a ausência da 
força de tensão dos ligamentos irão contribuir para a adoção da postura flexionada para 
frente e propiciar as quedas.
Sendo frequentes as alterações cardiovasculares que acompanham o envelhecimento, é 
comum o uso de diversos medicamentos como diuréticos, anti-hipertensivos, 
antiarrítmicos e vasodilatadores. Paradoxalmente, o tratamento medicamentoso contribui 
para a elevada ocorrência de quedas nos idosos e não é rara a suspensão do seu uso.
O Envelhecimento fisiológico está relacionado ao envelhecimento biológico dos órgãos e 
tecidos de maneira saudável e controlado.
2a Questão (Ref.:201603528122) Pontos: 0,1 / 0,1 
Assinale a alternativa que contempla indicações recomendadas pelo Programa Nacional de 
Imunização (PNI) para a vacina pneumocóccica, como forma prevenir a pneumonia:
Idosos acima de 60 anos de idade que apresentem doenças crônicas
Crianças menores de 2 anos de idade com síndrome nefrótica, SIDA, anemia falciforme 
ou transplantados de medula
Idosos acima de 60 anos
 Idosos com 60 anos ou mais que estejam hospitalizados, institucionalizados ou asilados.
Adultos em qualquer faixa etárias que apresentem doenças crônicas
3a Questão (Ref.:201603528406) Pontos: 0,1 / 0,1 
O envelhecimento traz uma gama de fatores que interferem em uma melhor ou pior qualidade 
de vida. A alimentação é um fator importante na qualidade de vida. Desta maneira, o enfermeiro 
deve estar atento
ao consumo rico em vitamina C e riboflavinas.
ao controle de peso através de uma dieta pobre em proteínas.
 à perda ou diminuição da capacidade olfativa, por influenciarem no apetite e na boa 
alimentação
à capacidade do idoso de preparar o próprio alimento, e realizar práticas posturais 
adequadas.
ao ganho de peso contínuo, com o consumo alimentar de não transgênicos.
4a Questão (Ref.:201603528154) Pontos: 0,1 / 0,1 
Com o envelhecimento populacional, um dos maiores desafios das políticas de saúde é alcançar 
um equilíbrio entreo apoio do autocuidado, o apoio informal m( familiares e amigos) e o cuidado 
formal (serviços sociais e da saúde) a esta clientela. Boa parte dos cuidados de saúde 
institucionais e também comunitários que estes indivíduos necessitam pode ser proporcionada 
pela enfermagem. Nessa assistência, não é aconselhável ao enfermeiro:
Preservar vínculos familiares e favorecer a participação do idoso em atividades 
comunitárias.
Treinar os demais membros da equipe de enfermagem sobre as especificidades do 
cuidado, os direitos e os modelos de assistência ao idoso, mesmo quando não doentes 
ou frágeis.
Realizar visitas domiciliares e programas de cuidado (home care), estimulando o 
autocuidado e propiciando apoio aos cuidadores familiares e domiciliares.
Prestar atendimento personalizado e/ou em pequenos grupos, preservando a identidade 
do idoso, em ambiente de respeito e dignidade.
 Adotar atitudes paternalistas que tem um efeito positivo de auto-estima e 
independência das pessoas que requerem seus serviços.
5a Questão (Ref.:201603528131) Pontos: 0,1 / 0,1 
De acordo com o Estatuto do Idoso (Lei no. 10.741, de outubro de 2003) em seu capítulo VI, "Da profissionalização e do trabal
Verdadeiro (V) ou Falso (F): I) O idoso tem direito ao exercício da atividade profissional, respeitadas suas condições físicas, inte
II) Para que o idoso possa exercer atividade profissional, é necessário que sejam avaliadas suas condições físicas, intelectuais e
admissão do idoso, em qualquer trabalho ou emprego, é vedada a discriminação e a fiXação de limite máximo de idade, inclusiv
ressalvados os casos em que a natureza doc argo exigir. IV) O primeiro critério de desempate em concurso público será a idade
preferência ao de menor idade.
 As afirmativas II e IV são falsas e e I e III verdadeiras
As afirmativas I e II são falsas e III e IV são verddadeiras
As afirmativas I, III e IV são falsas e a II pe verdadeira
A afirmativa II é falsas e as demais são verdadeiras
As afirmativas I e IV são falsas e II e III são verdadeiras
1a Questão (Ref.:201603528412)
Os tratamentos para angina incluem mudanças no estilo de vida, medicamentos, procedimentos 
especiais e reabilitação cardíaca. Os objetivos principais do tratamento são.
nenhuma das alternativas anteriores
 diminuir as demandas de oxigênio do miocárdio e aumentar o aporte de oxigênio.
diminuir as demandas de gás carbônico, diminuindo o nível de oxigênio nas células
aumentar as demandas de oxigênio do miocárdio e diminuindo o aporte de oxigênio.
aumentar as demandas de gás carbônico, aumentado o nível de oxigênio nas células
2a Questão (Ref.:201603528306) Pontos: 0,1 / 0,1 
A monitorização cardíaca é imprescindível ao paciente que apresenta disfunção cardíaca. Desta 
forma, o enfermeiro avalia e interpreta o registro da atividade elétrica. Assinale a alternativa 
correta que corresponde ao traçado no eletrocardiograma.
A estimulação auricular é registrada como onda Q.
 O complexo QRS representa a contração ventricular.
A onda P representa, eletricamente, despolarização ventricular.
Após o complexo QRS, inicia-se a onda P.
A onda T representa o início do impulso elétrico no nódulo sinoatrial.
3a Questão (Ref.:201603528292) Pontos: 0,1 / 0,1 
Sobre a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) é CORRETO afirmar que:
 caso a freqüência cardíaca seja igual ou inferior à 60 bpm, administração de digitálicos 
deverá ser suspensa.
a verificação da freqüência cardíaca deve anteceder a administração de digitálicos, pois 
uma freqüência acelerada contra-indica sua administração.
a anorexia, náusea e vômitos podem ser evitados aumentando-se a dosagem dos 
glicosídeos cardíacos.
Nenhuma das alternativas
os digitais aumentam a freqüência cardíaca e diminui a força de contração miocárdica.
4a Questão (Ref.:201603528750) Pontos: 0,1 / 0,1 
Um paciente portador de DPOC, foi internado em clínica médica com história de pneumonia, 
apresentando hipertermia (38º C), taquipneico e sinais de insuficiência respiratória. 
Considerando-se esse caso avalie os procedimentos listados a seguir e marque a opção incorreta 
em relação aos cuidados de enfermagem adequados ao caso.
Se o paciente com pneumonia não conseguir tossir para eliminar secreções, ele deve 
ser encorajado a repousar, até que se sinta em condições de mudar de decúbito e 
tossir.
 A frequência cardíaca do paciente com pneumonia diminui devido à sobrecarga imposta 
pelo trabalho ventilatório e pela hipertermia.
A umidificação e a fluidificação da arvore brônquica ajudam a liquefazer as secreções e 
aliviam a irritação traqueobrônquica.
A oxigenoterapia em baixo fluxo é fundamental para o paciente com DPOC, pois 
aumenta o nível de SPO2.
A remoção de secreção das vias aéreas é importante, pois secreções retidas interferem 
na troca gasosa.
5a Questão (Ref.:201603528134) Pontos: 0,1 / 0,1 
Constitui uma medida preventiva para a pneumonia, exceto:
Administrar a vacina pneumocóccica em idosos asilados
Realizar a hieginização adequada dos materiais de oxigenioterapia
Realizar mudança de decúbito emindivíduos acamados
Vacinar anualmente idosos contra a gripe
 Não encorajar a deambulação
1a Questão (Ref.:201603528187)
Paciente X.Y.Z chega ao serviço de saúde com o seguinte resultado laboratorial : TSH 6,25 
(Valor de referência: 0,350 a 4,940uUI/ml) , T4 livre 0,35 ( Valor de referência 0,70 a 1,80 
ng/dl). Quanto ao quadro clínico provável deste paciente, podemos afirmar:
nenhuma das alternativas anteriores.
 Provavelmente estará com os seguintes sintomas do hipotireoidismo: dificuldade na 
perda de peso, intestino lento, acúmulo de gordura, letargia, lentidão no pensamento.
Provavelmente terá os sintomas do hipertireoidismo, ocasionado pela doença de Graves: 
emagrecimento, digestão rápida, apetite excessivo.
Provavelmente estará com os sintomas do hipotireoidismo, causado por doença de 
Hashimoto : perda excessiva de peso, má digestão, exoftalmia, bócio.
Provavelmente estará com os seguintes sintomas de hipertireoidismo : Letargia, 
dificuldade na perda de peso, unhas fracas, alopecia, digestão dificil.
2a Questão (Ref.:201603528195) Pontos: 0,0 / 0,1 
As doenças pulmonares têm sintomatologias parecidas, já que a maioria delas causa no 
indivíduo dispnéia e cansaço. O enfermeiro tem como função observar e identificar esses 
sintomas, a fim de ajudar no diagnóstico e tratamento. Diante do estudo das doenças 
respiratórias, podemos afirmar:
Nenhuma das alternativas
 As causas genéticas ocorrem na DPOC, a pneumonia pode ocorres por fungos, vírus e 
bactérias. A atelectasia pode ser prevenida por mudança precoce de decúbito.
O paciente portador de DPOC terá sempre tosse produtiva, com presença de muco. O 
tórax clássico é o tórax d em barril .
 A DPOC é doença progressiva, ocorre sempre por causas ambientais, como o tabagismo 
e a inalação de fumaça tóxica ( por exemplo quando o paciente trabalha em fábricas de 
gases )
A pneumonia ocorre sempre por infecções bacterianas, causando febre, desconforto, 
inapetência, mal estar. O tratamento é a antibioticoterapia.
3a Questão (Ref.:201603528731) Pontos: 0,1 / 0,1 
A posição indicada aos pacientes que necessitam de drenagem das secreções das vias 
respiratórias denomina-se:
Semi- Fowler
Litotomica
 Trendelemburg
Genupeitoral
Sims
4a Questão (Ref.:201603528099) Pontos: 0,1 / 0,1 
A insulinoterapia tem por finalidade compensar o déficit da produção de insulina nos indivíduos 
diabéticos através da administração subcutânea de insulina de origem do pâncreas bovino, 
suíno, sintética ou humana. Estas são representadas pela insulina regular, a NPH e a utralenta, 
que têm tempo de ação respectivamente:
 Curta, intermediaria e longa
Curta, longa e intermediaria
Curta, intermediaria e curta
Longa, curta e intermediaria
Longa, intermediaria e curta
5a Questão (Ref.:201603528225) Pontos: 0,1 / 0,1 
Sobre a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) é CORRETO afirmar que:
 caso a freqüência cardíaca seja igual ou inferior à 60 bpm, a administração de digitálicos 
deverá ser suspensa.
os digitálicos aumentam a freqüência cardíaca e diminuem a força de contração 
miocárdica.
a verificação da freqüência cardíaca deve anteceder a administração de digitálicos, pois 
uma freqüência acelerada contra-indica sua administração.
a administração do digitálico independe da verificação dos sinais vitais
a anorexia, náusea e vômitos podem ser evitados aumentando-se a dosagem dos 
glicosídeos cardíacos.
Sobre a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) é CORRETO afirmar que:
a verificação da freqüência cardíaca deve anteceder a administração de digitálicos, pois 
uma freqüência acelerada contra-indica sua administração.
a anorexia, náusea e vômitos podem ser evitados aumentando-se a dosagem dos 
glicosídeos cardíacos.
 caso a freqüência cardíaca seja igual ou inferior à 60 bpm, administração de digitálicos 
deverá ser suspensa.
 Nenhuma das alternativas
os digitais aumentam a freqüência cardíaca e diminui a força de contração miocárdica.
2a Questão (Ref.:201603528579) Pontos: 0,1 / 0,1 
A educação em saúde para a pessoa com a doença de Alzheimer e sua família tem como 
objetivos esclarecer e motivar o preparo de cuidadores familiares. Qual das alternativas abaixo é 
correta para manter o paciente mais independente e ativo?
Estimular a manutenção de objetos como tapetes e adereços na casa, pois o paciente 
precisa acostumar-se a deambular e desviar dos obstáculos.
Estimular o paciente a ingerir alimentos sólidos e não pensar na deglutição ao alimentar-
se.
O paciente deve utilizar roupas com velcro ao invés de botões ou zíper. Sapatos sem 
fivelas e cadarços são medidas que facilitam a tarefa de vestir-se.
 Estimular o paciente a ler em voz baixa e falar lentamente, estimular a realização de 
relatos diários, codificar os produtos de uso habitual com cores estimulando a 
memorização.
O paciente deve fazer suas refeições utilizando talheres com cabos retos e curtos, 
minimizando a frustração decorrente da limitação imposta pela doença.
3a Questão (Ref.:201603528472) Pontos: 0,1 / 0,1 
A insuficiência cardíaca ocorre com o distúrbio do musculo cardíaco que resultam em diminuição 
das propriedades contráteis do coração. As condições de base que podem levar a uma função 
alterada do músculo cardíaco incluem, EXCETO.
N.R.C
Hipertensão arterial
Miocardiopatia inflamatória ou degenerativa
 distúrbios gástrico
Aterosclerose coronariana
4a Questão (Ref.:201603528543) Pontos: 0,1 / 0,1 
Pode-se considerar que as doenças hepáticas,como a cirrose,são mais frequentes nas condições 
de:
Doença Hepática Gordurosa
Hepatite A
 Doença Hepática Alcoólica
Cirrose Criptogênica
Síndrome Hepatorrenal
5a Questão (Ref.:201603528505) Pontos: 0,0 / 0,1 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, a Insuficiência Renal Aguda (IRA) pode ser 
fatal e requer tratamento intensivo. No entanto, pode ser reversível dependendo do estado de 
saúde do paciente. Sobre agravos renais, assinale a alternativa INCORRETA.
 Na nefropatia diabética, o paciente terá alterações glomerulares (espessamento da 
membrana basal), depósitos de imunoglobulina (IgG) e albumina e a glomeruloescrerose 
difusa. Atrofia tubular e necrose instersticial.
São modalidades de tratamento da IRC: diálise peritoneal, hemodiálise (fístula ou cateter 
de duplo lúmen) e transplante renal.
São exemplos de IRA de causa pré renal: queimaduras, choque hipovolêmico, sepse, 
desidratação, insuficiência cardiovascular, uso descontrolado de antinflamatórios.
IRA é definida como a redução aguda da função renal em horas ou dias. E a IRC é uma 
deterioração irreversível, progressiva e lenta na função renal que resulta na incapacidade 
dos rins de eliminar os produtos residuais e manter o equilíbrio hidroeletrolítico.
 São objetivos da Terapia Renal Substitutiva: propiciar suporte de outros órgãos e 
sistemas para oportunizar a recuperação da doença crítica, fornecer suprimento para 
recuperação fisiológica dos néfrons/glomérulos e retomada parcial da função renal e 
urinária.

Mais conteúdos dessa disciplina