Buscar

BDQ RESPIRATORIA


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201509725952)
	3a sem.: Ventilação Não Invasiva
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Uma modalidade ventilatória de pressão positiva dotada de apenas um nível de pressão, indicada para reversão de atelectasia, apneia obstrutiva do sono e derrame pleural, está indicada na alternativa abaixo:
		
	
	Flutter
	
	CPAP
	
	Peep
	
	SIMV
	
	Bilevel
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201510009200)
	2a sem.: Fisiologia Respiratória
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Com relação à mecânica da respiração, assinale a opção correta. 
		
	
	C) A contração dos músculos inspiratórios provoca redução da pressão intrapleural na base dos pulmões.
	
	E) Os alvéolos não colabam durante a expiração devido à manutenção de alta tensão superficial garantida pelo surfactante.
	
	D) A pressão negativa, ao final da inspiração, provoca o início da expiração.
	
	A) Após a inspiração forçada, a expiração torna-se um processo passivo.
	
	B) A inspiração é um processo inicialmente ativo e, depois, passivo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201509231735)
	2a sem.: semiologia respiratória
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	São subtipos de padrões respipratórios:
		
	
	Torácico
	
	Diafragmático
	
	Paradoxiall
	
	Abdominal
	
	Todas as anteriores estão corretas.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201509901465)
	1a sem.: Avaliação do sistema respiratório
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Quanto à avaliação dos músculos respiratórios, é correto afirmar
		
	
	O aumento da atividade dos músculos da respiração é um sinal clínico que está associado ao aumento da carga respiratória e é um indicador específico da fadiga muscular
	
	As pressões geradas no sistema respiratório dependem das forças geradas durante a contração muscular e das propriedades elásticas do pulmão
	
	A fraqueza da musculatura respiratória causa diminuição dos volumes pulmonares, o que é motivado pelo aumento da resistência das vias aéreas
	
	A pressão transdiafragmática é considerada o padrão ouro para avaliação da força muscular do diafragma e é muito utilizada na prática clínica
	
	O desempenho dos músculos da respiração é avaliado por meio da sua capacidade de resistir à fadiga
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201510189959)
	1a sem.: arquitetura ambulatório
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Segundo as diretrizes arquitetônicas básicas, marque a alternativa correta:
		
	
	Ambulatórios são algumas unidades de saúde, designadas a prestar assistência a pacientes em regime de não internação.
	
	Ambulatório é toda unidade de saúde destinada a prestar assistência a pacientes em regime de internação por prazo indeterminado.
	
	Ambulatório é toda unidade de saúde destinada a prestar assistência a pacientes em regime de internação por prazo superior a 24 horas.
	
	Ambulatório é toda unidade de saúde destinada a prestar assistência a pacientes em regime de não internação ou com internação por período de até 24 horas. 
	
	Ambulatórios são algumas unidades de saúde, designadas pelo poder público, especificamente na esfera nacional, a prestar assistência a pacientes em regime de não internação.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201510224948)
	2a sem.: SEMIOLOGIA
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Os sinais físicos e sintomas, que os pacientes apresentam ou relatam, podem levar ao examinador, a precisão diagnóstica. Nesse sentido, observe as informações semiológicas das doenças cardiovasculares e pulmonares. I. Na pneumonia, observa-se macicez à percussão e estertores crepitantes à ausculta. II. No pneumotórax grande, a mobilidade do tórax encontra-se normal, ocorre hiposonoridade a percussão e redução do murmúrio vesicular. III. No enfisema pulmonar grave, o tórax estará hiperinsuflado e ocorrerá hiposonoridade a percussão. IV. No edema agudo de pulmão ocorre ortopnéia e estertores inspiratórios à ausculta. Está correto o que se afirma apenas em:
		
	
	I e IV. 
	
	III e IV.
	
	II e III.
	
	IV
	
	I.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201510094923)
	3a sem.: FISIOLOGIA PULMONAR
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	I - Dentre as características clínicas da disfunção ventilatória da Cifoescoliose podemos afirmar que a Pimáx sofrerá diminuição por alteração da relação tensão x comprimento da musculatura respiratória e alteração da biomecânica torácica. II - Complacência é uma alteração de volume produzida por uma alteração de pressão sendo então uma medida de distensibilidade pulmonar. III- A propriedade dos pulmões de não voltarem a posição original seguindo um mesmo padrão de deformidade determinada pelas propriedades da tensão superficial e do recrutamento de unidades colapsadas pode ser classificada como Histerese. Analisando as afirmações acima podemos concluir que:
		
	
	Apenas III está correta
	
	Apenas II está correta
	
	Todas estão erradas
	
	Todas estão corretas
	
	Apenas I está correta
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201510258079)
	1a sem.: Semiologia Respiratória
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	Sabe-se que a passagem de ar pela via aérea transmite sons audíveis com o auxílio do estetoscópio. O Som que identificamos quando há secreção em uma via aérea de grande calibre é?
		
	
	Murmúrio Vesicular
	
	Roncos
	
	Crepitações tardias
	
	Sibilos Expiratórios
	
	Crepitações precoces
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201509698345)
	3a sem.: Avaliação fisioterapêutica
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	A dispneia representa uma sintomatologia comum aos pacientes com pneumopatias crônicas, dentre as principais causas lista-se o prejuízo nas trocas gasosas e na mobilização dos volumes pulmonares. Estas causas são geralmente acentuadas por insuficiência dos músculos respiratórios, principalmente pela desvantagem mecânica do diafragma comum a patologias que cursam com hiperinsuflação pulmonar. Assim. é correto afirmar:
		
	
	Quanto menor a zona de aposição do diafragma menor a área torácica exposta à pressão abdominal, o que diminui sua capacidade de gerar tensão. 
	
	A presença do sinal de Hoover positivo caracteriza a ação dos músculos intercostais como principais geradores de pressão nos pacientes com lesão do nervo frênico. 
	
	O valor da Pimáx, avaliada a partir da CRF, além de ser determinado pela capacidade do músculos em gerar tensão pode ser influenciado pelo recolhimento elástico do sistema respiratório, repercutindo assim em valores de força superestimados. 
	
	Quanto maior a velocidade de encurtamento muscular maior a capacidade de gerar tensão. 
	
	Quanto maior o volume pulmonar melhor a relação comprimento/tensão dos músculos inspiratórios e assim maior a Pimáx. 
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201509879813)
	3a sem.: Avaliação
	Acerto: 0,2  / 0,2 
	O ___________ é utilizado para avaliação de força dos músculos respiratórios. Em caso de valores de Pimáx < 20cmH2O o paciente está apto para _____________.
		
	
	Respiron, exercícios de reexpansão.
	
	Peak flow, ventilação mecânica.
	
	Respiron, técnica manual de compressão/descompressão abrupta.
	
	Voldyne, exercícios de reexpansão.
	
	Manovacuômetro, ventilação mecânica.