Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

a Questão (Ref.:201608327852)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(2014 FEPESE SC) Assinale alternativa correta de acordo com o Código Civil Brasileiro
		
	
	A aquisição da posse é direito personalíssimo e só pode ser materializada pela própria pessoa do possuidor
	
	Os atos de mera permissão ou tolerância induzem os efeitos da posse quando, em nome próprio, o representante do proprietário passa exercer os poderes inerentes à propriedade.
	
	O possuidor tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha.
	
	A posse da coisa não se transmite aos herdeiros ou legatários do possuidor.
	 
	Para efeitos legais, ao sucessor singular é facultado unir sua posse à do antecessor.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201608171990)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Questão 21  117º Exame OAB-SP) "A" vende a "B" a casa de que é proprietário e onde reside, ficando convencionado que "A" permanecerá no referido imóvel, não mais como dono, mas como locatário, de modo que o possuidor antigo, que tinha posse plena e unificada, passará a ser possuidor direto, ao passo que o novo proprietário se investirá na posse indireta. Operou-se, no caso, o modo aquisitivo derivado da posse, que é
		
	
	a acessão.
	
	a traditio longa manu.
	
	a traditio brevi manu.
	 
	o constituto possessório.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201608079929)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(XV Exame Unificado OAB) Com a ajuda de homens armados, Francisco invade determinada fazenda e expulsa dali os funcionários de Gabriel, dono da propriedade. Uma vez na posse do imóvel, Francisco decide dar continuidade às atividades agrícolas que vinham sendo ali desenvolvidas (plantio de soja e de feijão). Três anos após a invasão, Gabriel consegue, pela via judicial, ser reintegrado na posse da fazenda. Quanto aos frutos colhidos por Francisco durante o período em que permaneceu na posse da fazenda, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Francisco tem direito aos frutos percebidos durante o período em que permaneceu na fazenda
	 
	Francisco deve restituir a Gabriel todos os frutos colhidos e percebidos, mas tem direito de ser ressarcido pelas despesas de produção e custeio.
	
	Francisco deve restituir a Gabriel todos os frutos colhidos e percebidos, e não tem direito de ser ressarcido pelas despesas de produção e custeio.
	
	Francisco tem direito à metade dos frutos colhidos, devendo restituir a outra metade a Gabriel.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201608173759)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TJ/PR) Com relação à posse, pode merecer diversas classificações. Interessando aqui o que se denomina posse direta e posse indireta, assinale a alternativa CORRETA:
		
	 
	Na posse direta, o possuidor tem o exercício de uma das faculdades do domínio, em virtude de uma obrigação ou do direito.
	
	Coexistindo a posse direta e a indireta, não pode existir disputa possessória entre os respectivos titulares.
	
	A posse direta, de quem tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal ou real, suspende a indireta enquanto perdurar o vínculo contratual que a autorizou.
	
	O possuidor direto, que a recebe por força de contrato, não tem ação para defender sua posse contra terceiros, salvo se o fizer em concurso com o possuidor indireto.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201608171668)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(OAB GO 2003) Aponte a alternativa correta:
		
	
	é de boa-fé a posse mesmo que o possuidor conheça o vício ou o obstáculo que impede a aquisição da posse
	 
	a posse direta não anula a indireta
	
	a posse do imóvel não faz presumir a das coisas móveis que nele estiverem
	
	não há diferença entre posse e detenção
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201608335030)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marque a alternativa incorreta:
		
	
	Na descoberta a regra geral será de restituir a coisa ao seu dono ou legitimo possuidor, porém se antes da descoberta o descobridor teve despesas com a manutenção da coisa bem como com transporte etc terá direito á indenização e mais uma recompensa no valor de 5% denominado achádego
	
	A propriedade presume-se plena e exclusiva até prova em contrário.
	 
	Mesmo sendo proprietario de outro imóvel urbano ou rural,poderá adquirir pela usucapião urbana a pessoa que possuir como sua propriedade urbana de ate 250 m² desde que faça uso para a sua moradia.
	
	A declaração emitida pelo juiz que a propriedade fora adquirida por usucapião poderá constituir titulo hábil para o registro no cartório de registros imóveis.
	
	Os direitos reais sobre coisas móveis constituidos entre vivos só será aperfeiçoado com a tradição da coisa.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201608173845)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(TJ/SP) Em relação à posse, é CORRETO afirmar que
		
	 
	o possuidor direto tem direito de lançar mão dos interditos contra turbação, esbulho e violência iminente, se tiver justo receio de ser molestado, inclusive contra o possuidor indireto.
	
	o locatário não tem a posse direta do imóvel que ele aluga, mas sim a indireta.
	
	o possuidor responde pela perda da coisa, ainda que de boa-fé e sem ter dado causa à perda.
	
	o motorista de um caminhão da empresa para a qual trabalha tem a posse ad usucapionem desse bem.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201608280010)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	O direito das coisas regula o poder do homem sobre certos bens suscetíveis de valor e os modos de sua utilização econômica. Insta acentuar que o direito das coisas não pode ser compreendido exatamente como sinônimo de direitos reais. Possui configuração mais ampla, abrangendo, além dos direitos reais propriamente ditos, capítulos destinados ao estudo da posse e aos direitos de vizinhança. (Cristiano Chaves de Farias e Nelson Rosenvald. Direitos reais. 2.ª ed. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2006 (com adaptações)). Considerando as idéias do texto acima e os dispositivos do Código Civil relativos ao direito das coisas, assinale a opção correta.
		
	
	A promessa de compra e venda registrada no respectivo cartório de registro de imóveis e a propriedade fiduciária constituem exemplos de direitos pessoais.
	
	Caracterizam-se os direitos reais pela formação de relações jurídicas de crédito entre pessoas determinadas ou determináveis, estando o credor em posição de exigir do devedor comportamento caracterizado por uma prestação de dar, fazer ou não fazer.
	
	Direitos reais e direito das coisas são sinônimos.
	
	Ao titular do direito real é imprescindível o uso da ação pauliana ou revocatória para recuperar a coisa em poder de terceiros, inclusive na hipótese de fraude à execução.
	 
	São elementos da relação jurídica oriunda dos direitos reais subjetivos: aquele que detém a titularidade formal do direito, a comunidade e o bem sobre o qual o titular exerce ingerência socioeconômica.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201608173838)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(XVI EXAME UNIFICADO DA OAB) Mediante o emprego de violência, Mélvio esbulhou a posse da Fazenda Vila Feliz. A vítima do esbulho, Cassandra, ajuizou ação de reintegração de posse em face de Mélvio após um ano e meio, o que impediu a concessão de medida liminar em seu favor. Passados dois anos desde a invasão, Mélvio teve que trocar o telhado da casa situada na fazenda, pois estava danificado. Passados cinco anos desde a referida obra, a ação de reintegração de posse transitou em julgado e, na ocasião, o telhado colocado por Mélvio já se encontrava severamente danificado. Diante de sua derrota, Mélvio argumentou que faria jus ao direito de retenção pelas benfeitorias erigidas, exigindo que Cassandra o reembolsasse. A respeito do pleito de Mélvio, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Mélvio é possuidor de má-fé, fazendo jus ao direito de retenção por benfeitoriase devendo ser indenizado pelo valor atual delas.
	 
	Mélvio não faz jus ao direito de retenção por benfeitorias, pois sua posse é de má-fé e as benfeitorias, ainda que necessárias, não devem ser indenizadas, porque não mais existiam quando a ação de reintegração de posse transitou em julgado.
	
	Mélvio é possuidor de boa-fé, fazendo jus ao direito de retenção por benfeitorias e devendo ser indenizado por Cassandra com base no valor delas.
	
	Mélvio é possuidor de má-fé, não fazendo jus ao direito de retenção por benfeitorias, mas deve ser indenizado por Cassandra com base no valor delas.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201607546829)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Magistratura TJSC/2010) Assinale a alternativa correta
I. O possuidor de boa-fé tem direito de indenização pelas benfeitorias necessárias e úteis, mas apenas pode exercer direito de retenção pelas necessárias.
II. O possuidor de boa-fé tem direito de pedir indenização pelas benfeitorias voluptuárias, mas não pode exercer direito de retenção.
III. O possuidor de má-fé tem direito de indenização tanto das benfeitorias necessárias quanto das úteis, em razão da vedação ao enriquecimento sem causa.
IV. O valor de indenização das benfeitorias será, em qualquer caso, o valor de custo e não o atual.
		
	
	Somente as proposições III e IV estão incorretas.
	 
	Todas as proposições estão incorretas.
	
	Somente as proposições II e IV estão incorretas.
	
	Somente as proposições I e III estão incorretas.
	
	Somente as proposições I e II estão incorretas.

Mais conteúdos dessa disciplina