Buscar

Jurisprudencia comentada empresarial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TJ-PR - Apelação Cível AC 5165259 PR 0516525-9 (TJ-PR)
Data de publicação: 10/09/2008
Ementa: PEDIDO DE FALÊNCIA. CRÉDITO DE PEQUENO VALOR. AÇÃO DE EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL QUE NÃO SE CONFUNDE COM A DE FALÊNCIA. DESVIRTUAMENTO DO INSTITUTO. PRECEDENTES DO STJ. FALTA DE INTERESSE DE AGIR. RECURSO DESPROVIDO. "1. Em se tratando de pedido de decretação de falência baseado em dívida de pequeno valor, e não tendo o autor demonstrado a existência de outros credores, evidencia-se o acerto da decisão recorrida, que concluiu ser o autor carecedor de ação, por ausência de interesse de agir. 2. Em casos tais, cabe ao credor exercer a forma usual de cobrança do débito, ou seja, a ação executiva. A via falimentar não pode, absolutamente, ser utilizada como substitutivo às medidas ordinariamente destinadas à cobrança".(TJPR. 18ª CC . Ac. 3642. DJ 21/07/2006).
Entendimento da jurisprudência:
Entrou-se com o pedido de falência de uma empresa, porem houve o desvirtuamento do instituto da falência tendo que a falência somente é decretada quando a empresa tem vários débitos, e não consegue saldar suas dividas, a falência pode ser proposta tanto pelo devedor como pelos credores. No caso da jurisprudência ocorreu o desvirtuamento do instituto da falência, tendo que o credito para ser cobrado, era de valor ínfimo, não pode propor a falência por uma divida pequena, onde uma execução de titulo extrajudicial era o que bastava para quitar a divida com a sociedade empresaria. 
Foi desvirtuada a falência, pois além do valor ínfimo do titulo de credito, não existia mais credores da empresa, então não pode proporá a falência, mas sim uma execução de titulo extrajudicial é o que obsta para propor o pagamento da divida.
Só pode ser decretada a falência tendo um rol de credores, que a empresa esteja passando por uma crise econômica e não consegue quitar suas dividas. A falência é decretada para pagamento desses credores, e a tentativa de continuação do elemento empresarial.
A Falência é instituto designado para pagamento dos credores da empresa, e a tentativa de manter a atividade empresarial da empresa, tentar manter a empresa para que gere lucros.
De acordo com o princípio da preservação da empresa, a quebra de uma sociedade comercial não pode acontecer por conta de valores inexpressivos de dívida. A decretação de falência, ainda que o pedido tenha sido formulado na vigência do Decreto-Lei 7.661/1945, deve observar o valor mínimo de dívida exigido pela Lei 11.101/05, que é de 40 salários mínimos.
A Lei 11.101 trouxe significativa alteração, indicando valor mínimo equivalente a 40 salários mínimos como pressuposto do requerimento de falência.
Conforme artigo abaixo:
Art. 75. A falência, ao promover o afastamento do devedor de suas atividades, visa a preservar e otimizar a utilização produtiva dos bens, ativos e recursos produtivos, inclusive os intangíveis, da empresa.
Parágrafo único. O processo de falência atenderá aos princípios da celeridade e da economia processual.
Conforme o Manual de Direito Empresarial , do autor Fábio Ulhoa Coelho:
Diz que todo e qualquer exercente de atividade empresarial estará sujeito a falência. Desde 
que estejam devidamente registro na junta, e explorem atividade empresarial, sempre que o devedor é legalmente empresário, a execução concursal far-se pela falência.
Conforme o livro OAB primeira fase , esquematizado, do autor: Pedro Lenza:
A falência é uma execução coletiva dos bens do empresário devedor. Decorre da crise econômico financeira pela qual passa o empresário a ponto de não mais lhe permitir a satisfação das obrigações contraídas perante seus credores.
Diante de uma crise irreversível do empresário, esse é afastado da condução da atividade empresarial para que não lese mais contratantes.
A falência visa preservar e otimizar a utilizada de produtiva dos bens, ativos, recursos e produtos , inclusive os intangíveis, da empresa.
A falência permite a arrecadação de seus bens para o pagamento dos credores conforme ordem legal. Pretende a lei que os credores sejam satisfeitos de forma idêntica, conforme a classe de preferencia de cada u,, por meio da liquidação dos bens do empresário devedor.
Para se obter maior valor com a venda dos bens e, portanto, maior satisfação dos credores, o processo de falência atenderá aos princípios da celeridade e da economia processual.

Outros materiais