Buscar

Cidadania Ativa e Liberdade de Informação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Adriana Studart
DUARTE, Jorge (Org.). Comunicação Pública: Estado, Governo, Mercado, Sociedade E Interesse Público. São Paulo: Atlas, 2007. Capítulo 8 –
 Cidadania Ativa e liberdade de informação.
*
*
A expressão criada por Hannah Erendt, “direito de ter direitos”, em seu Origens do Totalitarismo, ressoa como uma melodia diante das dificuldades para o exercício efetivo da cidadania. O que vemos é o desconhecimento pelos cidadãos de caminhos legais simplificados e acessíveis, em busca de suas respostas.
*
*
O arcabouço legislativo brasileiro, ao mesmo tempo em que assegura evoluídos direitos em diplomas modernos e de longo alcance humano, isola o brasileiro, deixando-o à mercê sobre como, onde e de que modo agir face às possíveis violações a esses direitos fundamentais tidos como base para o exercício de sua dignidade e cidadania.
*
*
Interpretação
O cidadão não sabe o que é cidadania
O cidadão desconhece o próprio fato de que tem direitos
O cidadão não sabe onde procurar estes direitos
*
*
CIDADANIA
O QUE É CIDADANIA?
Vamos a algumas palavras que remetam a cidadania:
*
*
Um conceito de Cidadania
A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA 
Luiz Flávio Borges D´Urso  
Podemos definir cidadania como um status jurídico e político mediante o qual o cidadão adquire direitos civis, políticos e sociais; e deveres (pagar impostos, votar, cumprir as leis) relativos a uma coletividade política, além da possibilidade de participar na vida coletiva do Estado. Esta possibilidade surge do princípio democrático da soberania popular. 
*
*
Conceito de cidadania (cont.)
O conceito de cidadania, em sua origem, vem da Grécia antiga, onde significava vivência política ativa na comunidade, na cidade (pólis). Durante muito tempo a idéia de cidadania esteve ligada aos privilégios, pois os direitos dos cidadãos eram restritos a determinadas classes e grupos de pessoas.Ao longo da história, o conceito de cidadania foi se aprimorando e na Idade Moderna uniu os direitos universais com o conceito de nação, introduzindo os princípios de liberdade e igualdade perante a lei e contra os privilégios. Mas ainda era uma cidadania restrita às elites, porque dependia dos direitos políticos, vetados para a maioria. 
*
*
Conceito de cidadania (cont.)
Atualmente o conceito de cidadania foi ampliado, constitui um dos princípios fundamentais do Estado Democrático de Direito e pode ser traduzido por um conjunto de liberdades e obrigações políticas, sociais e econômicas. Ser cidadão hoje implica em exercer seu direito à vida, à liberdade , ao trabalho, à moradia, à educação, à saúde, à cobrança de ética por parte dos governantes. Sempre que o cidadão tem um direito violado, ele constitui um advogado para postular, em seu nome, na Justiça. Por isso, o advogado presta serviço público e tem função social. 
*
*
Conceito de cidadania (cont.)
Exercer plenamente a cidadania consiste em participar ativamente das decisões da comunidade, da cidade, do Estado e do país; propondo soluções para os problemas em todos os âmbitos do convívio social. Quanto mais consolidada estiver a cidadania no Brasil, mais chance teremos de ter um país justo e igualitário para todos os brasileiros. 
*
*
Exercício da liberdade de informação
É dever do Estado municiar seus cidadãos para que possam desenvolver seus direitos fundamentais, a partir do exercício da liberdade de informação
A regra geral, mandamento da cidadania, é a informação pertencer a todos, pois é bem vital da sociedade, sendo o cidadão o autêntico titular do direito de informação. 
*
*
Primeiro período de liberdade de imprensa no Brasil
DUROU TRÊS ANOS, na década de 30
1934 - Segunda Constituição liberal do Brasil rompe com as limitações democráticas do império e do início da República e elege Getúlio Vargas como Presidente do Brasil
1937 - Getúlio dá o Golpe do Estado Novo - É criada uma nova constituição autoritária que restabelece a censura
*
*
SEGUNDO PERÍODO DE LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL
DUROU 18 ANOS, da metade da década de 40 até metade da década de 60
1946 - Com o fim do Estado Novo, restabelece-se a democracia e vota-se nova Constituição que restabelece a liberdade de imprensa. O Governo de Juscelino Kubitscheck fortalece a democracia e as décadas de 50 até a metade da década de 60 se impõem como um período de grande liberdade
1964 - O Golpe Militar faz com que os militares assumam o poder
1967 - Nova Constituição acaba com a liberdade de imprensa e estabelece o período dos Atos Institucionais que foram limitando mais ainda prática democrática
 
*
*
TERCEIRO PERÍODO DE LIBERDADE DE IMPRENSA NO BRASIL
JÁ DURA 24 ANOS, de 1988 até os dias atuais
1984 - Inicia-se a abertura política com o movimento das "Diretas já" que reivindicava eleições diretas para Presidente do país.
1986 - É eleita a Assembleia Nacional Constituinte que elabora a nova constituição do país
1988 - Nova Constituição Brasileira elimina a censura
A DÉCADA DE 90 representou a sedimentação da democracia. 
Em 2012 completamos 24 ANOS DE LIBERDADE DE IMPRENSA 
*
*
Remédios constitucionais
Alguns elementos garantem nossos direitos de cidadania são os meios colocados à disposição para evitar atos abusivos e prejudiciais aos direitos individuais e coletivos (Habeas Corpus; Habeas Data; mandado de Segurança, individual ou coletivo; Mandado de Injunção e Ação Popular).
 
*
*
Garantia de privacidade
Em contrapartida, há o embate entre o interesse público em divulgar e o interesse público em não autorizar a divulgação, garantindo direitos personalíssimos como honra, intimidade, vida privada e imagem.
*
*
Transparência 
O cidadão, especialmente o profissional de comunicação deve estar atento à falta de transparência das ações governamentais e das instituições públicas, sobretudo em razão da possibilidade de a ausência de informação afetar o pleno exercício da soberania popular.
*
*
A ONG “Transparência Brasil” é fruto da conscientização da necessidade da sociedade civil fiscalizar o governo.
http://www.transparencia.org.br/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais