Buscar

Exercício ecolar

Prévia do material em texto

Exercício: SDE0158_EX_A1_201408099128_V1 
	23/05/2018 21:29:15 (Finalizada)
	Aluno(a): DAVID SOUSA SILVA
	2018.1
	Disciplina: SDE0158 - PSICOLOGIA ESCOLAR 
	201408099128
	 
	Ref.: 201408253110
		
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Sobre a escola afirma-se: I. A escola é uma instituição social que tem como objetivos fundamentais a inserção das crianças na cultura acumulada pela sociedade, através da transmissão de conteúdos, e a criação de condições para a inserção das crianças nas normas de convivência social. PORQUE II. A escola tem por objetivo o ensino de conteúdos e a criação de oportunidades de socialização.
		
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	As duas alternativas são falsas.
	 
	As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
	
Explicação:
Correta a alternativa a. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira. A escola é uma instituição social que deve auxiliar a sociedade na transmissão do conteúdo culturalmente acumulado e auxiliar na socialização das crianças através da convivência social em seu espaço.
	
	 
	Ref.: 201408253061
		
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar brasileira é possível afirmar que:
		
	
	Era feito o atendimento aos alunos que apresentavam dificuldades de aprendizagem, considerando, desde o início, os fatores individuais, sociais e institucionais que interferem no processo de aprendizagem.
	
	Com caráter exclusivamente preventivo, tinha o intuito de minimizar os efeitos nocivos das desigualdades sociais, refletidos no contexto educacional.
	 
	Desde o início a Psicologia Escolar teve atuação institucional e preventiva.
	 
	Começou a ser introduzida no Brasil juntamente com o início do curso de Psicologia, no ano de 1962.
	
	Era feito atendimento exclusivamente ao professor.
	
Explicação:
A alternativa a está correta. A psicologia escolar começou a ser introduzida no Brasil junto com o curso de psicologia em 1962. No começo ela abordava o atendimento aos alunos com dificuldades de aprendizagem e considerando os fatores individuais. O trabalho era realizado com os alunos e ralacionado com os problemas existentes.
	
	 
	Ref.: 201408253081
		
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A Psicologia Escolar surgiu como campo de atuação no Brasil juntamente com os primeiros cursos de graduação em Psicologia, na década de 1960. O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era:
I. A intervenção institucional, buscando identificar os fatores que interferiam na relação ensino-aprendizagem.
II. A atuação junto aos professores, auxiliando-os na identificação de novas estratégias de ação.
III. A promoção de ajustamento e adaptação dos alunos a escola, através de avaliação e diagnóstico dos problemas de aprendizagem.
Está CORRETO o que se afirma em:
		
	
	I e III
	
	I, II e III
	
	Apenas II
	 
	Apenas III
	
	Apenas I
	
Explicação:
A letra c está correta. A afirmativa III está correta. No iníco a psicologia escolar atuava na promoção do ajustamento e adaptação do aluno à escola e seu foco eram os problemas de aprendizagem.  A intervenção institucional é uma forma de atuação que passou a seu utilizada a partir da década de 80.
	
	 
	Ref.: 201408253026
		
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Sobre o contexto de surgimento da Psicologia Escolar em países estrangeiros como Estados Unidos, França, Suíça e Inglaterra NÃO é possível afirmar que:
		
	 
	A Psicologia Escolar teve, desde o início, produção de conhecimento específica às suas necessidades, sem conexão com a Psicologia geral.
	
	A aplicação do conhecimento da Psicologia no universo escolar tinha o intuito de promover o bem-estar humano.
	
	A Psicologia Escolar teve, desde o início, produção de conhecimento em conexão com a Psicologia geral.
	 
	O conhecimento produzido pela Psicologia geral no campo da aprendizagem, da percepção e da memória auxiliou as reflexões do processo ensino-aprendizagem, possibilitando o surgimento da Psicologia Escolar no século 19.
	
	Desenvolveu-se juntamente com a Psicologia geral.
	
Explicação:
Correta a afirmativa e. Não é possível afirmar que a psicologia escolar teve em seu início uma produção de conhecimento específica às suas necessidades. O que ocorreu foi um desenvolvimento e a produção de conhecimento em conexão com a psicologia geral.
	
	 
	Ref.: 201408253104
		
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O psicólogo escolar atua na escola de forma preventiva. Isto significa que:
		
	
	Diagnostica os problemas apresentados pelos alunos e encaminha-os para tratamentos externos.
	 
	Identifica e ajuda a resolver problemas ligados a dificuldades de aprendizagem dos alunos.
	
	Resolvem basicamente os problemas já existentes na relação professor-aluno.
	 
	Traça estratégias de atuação que evitem a ocorrência dos problemas mais freqüentes ou atenuem sua intensidade.
	
	Resolve problemas instalados antes que se tornem mais graves.
	
Explicação:
Correta letra b. A questão refere-se ao trabalho preventivo do psicólogo e não ao trabalho de resolução de problemas existentes. As demais afirmativas são possibilidades de trabalho do psicólogo escolar, mas não numa forma de atuação preventiva.
	
	 
	Ref.: 201408252928
		
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	O psicólogo escolar possui diferentes funções no espaço escolar. Acerca de sua atuação, podemos afirmar que:
		
	 
	A principal função do psicólogo na escola é resolver os problemas existentes.
	 
	O psicólogo deverá atuar de forma preventiva com os alunos.
	
	A principal função do psicólogo é a atuação junto aos professores.
	
	Os problemas de indisciplina são o principal foco de atuação do psicólogo escolar.
	
	O psicólogo deverá atuar somente nos problemas entre professor e aluno que surjam na escola.
	
Explicação:
Correta a afirmativa c. O psicólogo deverá atuar junto na resolução de problemas e de forma preventiva entre professor e aluno através de suas diferentes possibilidades de atuação.
	
	 
	Ref.: 201408253078
		
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A Psicologia Escolar surgiu como campo de atuação no Brasil juntamente com os primeiros cursos de graduação em Psicologia, no ano de 1962. Ao longo do tempo o foco de atuação foi alterado. Sobre isso é possível afirmar que:
		
	
	O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a prevenção de problemas de relacionamento interpessoal, sobretudo na interface ensino-aprendizagem.
	
	O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a intervenção institucional, buscando identificar os fatores que interferiam na relação professor-aluno.
	 
	O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar brasileira era o ajustamento e a adaptação, em que o psicólogo diagnosticava os alunos com dificuldades de aprendizagem.
	
	O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a promoção de saúde e cidadania, tendo evoluído posteriormente para atenção aos problemas de aprendizagem.
	
	O foco inicial de atuação da Psicologia Escolar era a intervenção institucional, buscando identificar os fatores que interferiam na relação ensino-aprendizagem.
	
Explicação:
Correta a afirmativa b. A Psicologia Escolar brasileira atuava inicialmente com o ajustamento e a adaptação, nesse momento, o psicólogo diagnosticava os alunos com dificuldades de aprendizagem, posteriormente, passou a ter uma intervenção institucional e preventiva buscando a promoção da saúde e cidadania.Ref.: 201411006979
		
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Os sujeitos que compõem o espaço escolar podem apresentar diferentes patologias. No que tange à essa questão o psicólogo que atua na escola:
		
	
	não precisa conhecer as diferentes patologias, já que não atua como psicólogo clínico.
	
	identifica patologias e dificuldades cognitivas nos alunos e atua orientando pais e professores.
	
	as patologias são objeto de estudo do psicólogo clínico e este deve ser solicitado à comparecer à escola para identificar possíveis patologias nos alunos.
	
	deve conhecer as diferentes patologias e tratá-las do próprio ambiente escolar.
	
	deve conhecer as diferentes patologias para que possa identificá-las a fim de sugerir a transferência dos alunos para escolas especiais
	
Explicação:
Está correta a aletra e. O psicólogo escolar possui uma atuação institucional, sendo assim, ele deve identificar as patologias e dificuldades cognitivas nos alunos e atuar orientando pais e professores. Se houver necessidade de tratamento ele deve encaminhar para um profissional fora da escola (psicólogo, psiquiatra, fonoaudiólogo etc)

Continue navegando