Buscar

REDAÇÃO CIENTÍFICA aula fichamento, resenha e resumo NORMAS DA ABNT

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Profa. Dra. Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento 
*
*
A PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS 
A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA 
A Internet é forte aliada na circulação dos produtos da pesquisa em todas as áreas do saber humano. 
O desenvolvimento de hábitos de estudo, com ênfase na habilidade de leitura, precisa ser estimulado, para permitir a continuação da pesquisa para além dos muros das universidades e faculdades.
É a pesquisa que garante a descoberta de novas modalidades de bens e serviços que aumenta o conforto do ser humano e melhorar-lhe a qualidade de vida. 
Na pesquisa, professores e alunos podem avançar em seus conhecimentos. 
*
*
2. A CIRCULAÇÃO DA INFORMAÇÃO 
É por meio da informação que se tem notícia das culturas e da complexidade do gênero humano e de suas realizações.
 
Estas produções, não recebem a destinação adequada. Um número significativo de trabalhos fica esquecido em arquivos institucionais, o que lhes limita a difusão e a utilização em benefício do progresso. 
A produção dos relatos científicos ou textos acadêmicos vem atravessando uma crise bi-polar: de um lado busca-se a valorização do texto monográfico; de outro, deixa-se o relator a mercê de seu despreparo, uma vez que a orientação do trabalho monográfico é também uma inovação no panorama universitário.
*
*
3. A PREPARAÇÃO DA MONOGRAFIA 
Um dos maiores dilemas do curso universitário é a produção de textos técnico-científicos. Sejam de base teórica ou prática, pede-se ao estudante que produza um fichamento, resumo, resenha, relato de pesquisa, etc., 
A produção do texto técnico-científico requer domínio do tema e conhecimento, da língua em que será produzido. Isto porque a clareza do texto é condição de sua validação. 
A tomada de notas que acompanha a pesquisa bibliográfica precisa corresponder aos conteúdo para que possa ser reutilizado adiante sem maiores perdas de tempo
*
*
4. É PRECISO APRENDER A ESTUDAR? 
As dificuldades de pesquisa e da produção do texto demandam uma incursão acerca do estudar e do aprender. 
È pela leitura que o conhecimento é ampliado, e os horizontes se abrem a novos interesses e perspectivas. 
Emerge a transformação da leitura que, durante muito tempo, ficou restrita ao texto verbal. A interpretação de mensagens não-verbais não configuraria leitura, uma vez que os construtos não-verbais, não resultavam em textos. 
*
*
5. A RELAÇÃO ENTRE A LEITURA E A APRENDIZAGEM. 
Os processos de estudo implicam aperfeiçoamento das habilidades que envolvem o ato de ler. A leitura é uma atividade de alta complexidade, no entanto, insubstituível no processo de formação do homem integral. 
O conhecimento humano é cumulativo, e o aproveitamento proficiente desta abordagem implica uma organização interna e externa por parte do estudante, para que seu trabalho-estudo se torne rentável, por isso prazeroso. 
O hábito de ler precisa ser adquirido e aperfeiçoado como etapa e instrumento indispensável no aprender a estudar. Em síntese, aprender a estudar é aprender a ler. 
*
*
6. COMO OBTER PRAZER EM ATIVIDADES DE LEITURA? 
Cabe então ao iniciante, buscar a ajuda de leitores mais experientes. 
O hábito de ler e sistematizar os procedimentos que permeiam a atividade de leitura devem ser objetivos perseguidos desde a pré-escola. 
Estudar é um processo que precisa ser aprendido, é baseado no hábito e na sistematização da leitura evoca menção aos tipos de leitura e a que são aplicáveis a projetos diferenciados de enfrentamento textual. 
Dependendo do objetivo da leitura e do tipo de texto, é possível eleger-se um tipo mais adequado de leitura. 
*
*
7. A CRISE DA QUALIDADE 
A preocupação da melhoria da qualidade dos cursos de graduação decorre da constatação de que há número significativo de diplomados que não atendem às demandas de qualidade de recursos humanos.
 O fenômeno da globalização cobra preço alto na definição dos perfis profissionais, a velocidade da produção e do consumo em uma era digital demanda sujeitos com raciocínio ágil, versátil, capaz de solucionar problemas e de tomar atitudes recordes.
 
A evolução da ciência está vinculada aos avanços da pesquisa. Que terá proporção em que os métodos se aperfeiçoem e viabilizem a obtenção de resultados mais eficientes em tempo cada vez menor. 
*
*
8. LEITURA, CONHECIMENTO E AUTO-EDUCAÇÃO 
Conhecer-se em seu potencial e aprender a dominar a ansiedade, para tirar melhor proveito de sua visão e de sua mente, são condições indispensáveis à formação do leitor proficiente. 
Portanto, é preciso aprender a ver, aprender a captar o maior número de detalhes do objeto observado (no caso, o texto) no menor tempo possível. 
Para tanto, exercitar os olhos em ambiência adequada é fundamental, além de verificar suas condições físicas e psicológicas para o trabalho.
*
*
7. COMO EXPLORAR A MEMÓRIA? 
A área de memória é subdividida para que o processamento das informações se dê de forma ordenada. Para melhor aproveitamento, cumpre disciplinar o armazenamento de dados, para que não haja sobrecarga dos espaços de memória e, por conseguinte, atraso no processamento dos dados. 
Estudos científicos comprovam que utilizamos o hemisfério esquerdo do cérebro, e que o direito é muito mais potente. Também está provado que só utilizamos 10%, em média, de nosso potencial de memória e que, com treinamento, seremos capazes de utilizar até 40% de tal capacidade. 
*
*
8. A RELAÇÃO ENTRE AS ANOTAÇÕES E O TRABALHO MONOGRÁFICO 
Um livro de que não se tomaram notas é um livro que não se leu. O hábito de fichar suas leituras em arquivo é também processo de aceleração da auto-instrução e da atualização permanente. 
A preparação do texto acadêmico demanda a interlocução de vozes autorizadas que endossem as afirmações ou os argumentos usados no texto. 
Desde o levantamento bibliográfico até a redação final do trabalho, é preciso que o redator dialogue com o conhecimento pré-existente ao seu trabalho, para que este possa ter confiabilidade. 
*
*
RESUMO
 	Resumo é a apresentação concisa dos pontos relevantes de um texto. Visa fornecer elementos capazes de permitir ao leitor decidir sobre a necessidade de consulta ao texto original e/ou transmitir informações de caráter complementar.
*
*
RESUMO
Função de um resumo:
 
 	O Resumo tem a função de apresentar por escrito, de maneira concisa, coerente,e frequentemente seletiva, as informações básicas de um texto pré-existente.
*
*
O RESUMO DEVE SER:
Breve e conciso: no resumo de um texto, por exemplo, devemos deixar de lado os exemplos dados pelo autor.
 Pessoal: um resumo deve ser sempre feito com suas próprias palavras. Ele é o resultado da sua leitura.
Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. As ideias devem ser apresentadas em ordem lógica e conforme apresenta o texto. O texto do resumo deve ser compreensível.
Gramaticalmente correto: um resumo deve demonstrar o uso adequado da língua portuguesa.
*
*
CLASSIFICAÇÃO
Resumo indicativo ou descritivo
Resumo informativo ou analítico
Resumo Crítico
*
*
RESENHA
É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, de um texto de informação e de opinião.
*
*
RESENHA
	A finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva sobre o assunto tratado no livro ou artigo, evidenciando a contribuição do autor: novas abordagens, conhecimentos e teorias. Visa apresentar uma síntese das ideias fundamentais da obra.
 
*
*
	 RESUMO E RESENHA
RESUMO : Extrai-se os fatos mais importantes.
RESENHA:  Resume e avalia criticamente (positiva ou negativamente).
A resenha não pode se limitar a apreciações impressionistas: Gostei disso, não gostei daquilo e etc.
*
*
FICHAMENTO
É um método
de armazenamento, controle e consulta de informações sobre livros ou documentos através da elaboração de fichas, com conteúdo que facilita o estudo e a aprendizagem. Utiliza-se das técnicas de resumo e resenha para a elaboração de seu conteúdo.
*
*
FICHAMENTO DE TRANSCRIÇÃO OU CITAÇÃO
Passará o texto do livro ou documento igual ao lido para a ficha. Logo se faz necessário à utilização das aspas no inicio e no final da transcrição. 
O fichamento é um procedimento realizado para ajudar no armazenamento de informações chave de determinado livro ou documento. 
*
*
FICHAMENTO DE RESUMO OU CONTEÚDO
É aquele que traz uma compilação das ideias do autor, ou seja, dos assuntos e características principais abordadas no livro ou documento. 
Utiliza as mesmas recomendações da elaboração de um resumo, porém obedecendo a estrutura de uma ficha para fichamento.
*
*
FICHAMENTO DE COMENTÁRIO OU CRÍTICO
É aquele que realiza uma avaliação completa do livro ou documento em todos os seus aspectos, principalmente nos assuntos principais levando em consideração a opinião de quem elabora a ficha. 
Utiliza as mesmas recomendações da elaboração de uma resenha, porém obedecendo a estrutura de uma ficha para fichamento.
*
*
Estrutura do trabalho científico - ABNT
Capa: deve conter o nome da instituição, curso, autor, título do trabalho, cidade e ano.
Folha de rosto: nome do autor, título, cidade e ano e nota descritiva, do objetivo do trabalho e o nome do orientador.
Dedicatória/agradecimentos: espaço no qual o autor presta homenagens e faz agradecimentos.
Resumo: é um texto, de 150 a 500 palavras, que sintetiza em um único parágrafo as ideias do trabalho.
Sumário: apresenta as enumerações das páginas e as seções do trabalho. O alinhamento à esquerda, sem recuo.
Introdução: deve conter os temas que serão tratados no trabalho, além da justificativa e do objetivo do TCC.
Desenvolvimento: a principal parte do trabalho, contem a exposição do assunto de forma detalhada e completa.
Conclusão: é a finalização do trabalho, onde o autor recapitula o assunto e fala um pouco sobre os resultados.
*
*
Regras de formatação - ABNT
As principais regras de formatação do TCC:
Numeração da página: a contagem começa na folha de rosto, mas só aparece a partir da introdução. Os algoritmos aparecem no canto superior direito, a 2 cm da borda.
Margens: a superior e a esquerda devem ter 3cm de distância da borda. A inferior e a direita a margem de 2cm.
Títulos: é importante que sejam escritos no tamanho 12 (sugestão de fontes: Arial ou Times New Roman).
Texto: o texto do TCC deve ser escrito com as letras no tamanho 12 e espaçamento de 1,5 entre as linhas.
Notas de rodapé: letras com tamanho menores que 12 e espaçamento simples.
*
*
Citações – ABNT
Veja como fazer citações corretamente:
Direta: traz o sobrenome do autor em caixa alta, o ano de publicação e a página da citação.  Esta informação deve estar entre parênteses e separada por vírgulas. 
Se a citação tem menos de três linhas, é feita no corpo do texto, contando com aspas duplas.
Quando a citação tem mais de três linhas, ela deve ter um recuo de 4 cm com relação ao restante do texto, sem destaque de aspas.
Indireta: é uma citação feita dentro do próprio texto, só que deve conter sobrenome do autor e ano de publicação entre parênteses.
Para obter informações mais detalhadas, leia a NBR 6023: 2002 e NBR 10522: 1988.
*
*
Citações
	
	A NBR 10520 (2002) define como citação a menção de uma informação extraída de outra fonte que pode ser colocada no texto ou em nota de rodapé, podendo ser direta, indireta ou ainda citação de citação.
	Nas três formas de citações, quando o sobrenome do autor (ou instituição autora, ou ainda título) estiver incluído nas sentenças do texto deve ser digitado somente com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas. No entanto, quando estiver dentro de parênteses, deve ser em letras maiúsculas.
*
*
Citação direta: 
Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino. Esses quefazeres se encontram um no corpo do outro. Enquanto ensino continuo buscando, reprocurando. Ensino porque busco, porque indaguei, porque indago e me indago. Pesquiso para constatar, constatando, intervenho, intervindo educo e me educo. Pesquiso para conhecer o que ainda não conheço e comunicar ou anunciar a novidade. (FREIRE, 1996, p.32).
Citação com menos de três linhas:
O método comparativo, segundo Pérez Gómes (1997, p. 56), possui três etapas complementares: “Construção do objeto de pesquisa; construção de conjuntos de problemas e a criação de um campo de exercício de experimentos comparados.” 
*
*
Citação direta com menos de três linhas, iniciadas com letras minúsculas:
Para Nóvoa e Catani (2000, p. 98), “[...] o estudo comparado dos fenômenos educativos é um instrumento analítico importante, pois permite o reconhecimento do outro e de si mesmo pelo outro.”
Citação indireta: 
 A abordagem de pesquisa qualitativa, segundo Minayo (1998) a abordagem quantitativa enfatiza não só a descrição dos dados, mas a importância das informações que podem ser geradas a partir da observação crítica das fontes documentais ou da realidade pesquisada.
*
*
Citação de citação
	A citação da citação é feita quando o autor do trabalho acadêmico utiliza uma citação direta ou indireta de outro texto, pois não teve acesso aos originais. 
	A expressão latina apud (que tem o mesmo sentido de citado por, conforme, de acordo com e segundo) é que identifica a citação de citação. Pode ser usada tanto no texto como em notas de rodapé.
	A digitação começa com o sobrenome do autor original e ano (se for direta, coloca-se também a página) apud sobrenome do autor que fez a citação e demais complementos (ano e página) de acordo com tipo de citação.
Exemplo 1:
Segundo Selltiz (apud GIL, 2007) as dificuldades na formulação do um problema de pesquisa podem ser minimizadas, se houver envolvimento com a temática a ser investigada.
*
*
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS
	As referências caracterizam-se por um conjunto padronizado de informações, retiradas de um documento, que permite sua identificação individual.
	As referências devem ser organizadas e apresentadas em ordem alfabética, com todos os elementos essenciais e complementares padronizada. A colocação da edição, por exemplo, coloca-se em todas ou em nenhuma delas.
	As referências devem ser digitadas em espaçamento simples, alinhadas somente na margem à esquerda do texto e separadas uma da outra com uma linha em branco.
	Os títulos devem ser destacados com o recurso tipográfico negrito.
*
*
 Livro
AUTOR. Título. Edição. Local: Editora, data.
DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.
Documentos de até 3 autores e de vários anos devem ser separadas por ponto e vírgula, em ordem alfabética e os anos separados por vírgula.
COSTA, S.; CRUZ, T.; SILVA,C. O universo. 3. ed. Rio de Janeiro: Vênus, 2000, 2001, 2002.
Acima de 3 autores, apresenta o primeiro nome seguido da expressão “et al”.
MATURANA, G.; et al. O conhecimento. São Paulo: Cultrix, 2003.
Se além da repetição do autor tiver o mesmo título, também deve ser substituído por um traço sublinear.
______.______. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
GRIZE, J. B. Psicologia genética e lógica. In: BANKSLEITE, L. (Org.) Percursos Piagetianos. São Paulo: Cortez, 2009. p. 207-223. 
 Capítulo de Livro
Sobrenome, Prenome. Titulo do capítulo. In. Autor do livro. Título do livro. Local de publicação: editora, data de publicação e paginação do capitulo. 
*
*
No caso de repetição do mesmo autor usa-se um traço sublinear de seis espaços, seguido de ponto.
______. O saber fazer. São Paulo: Matrix, 2003.
 Teses, dissertações e monografias
AUTOR. Título. Tese, dissertação, monografia. Número de páginas. Cidade. Instituição de ensino, ano.
RAMOS, Paulo. Avaliando a
avaliação do professor. Dissertação (Mestrado em Educação: Ensino Superior). 120p. Blumenau. FURB, 2000.
 Relatório
NOME DA INSTITUIÇÃO. Título do relatório. Local da publicação, ano. 
CONGRESSO NACIONAL. Relatório da comissão de orçamento. Brasília, 2002.
*
*
 Jornal
JORNAL PIONEIRO, Caxias do Sul, 04 de junho de 2007.
Artigo de Jornal
FABRÍCIO, Adroaldo Furtado. Ética na Política ?. Jornal Zero Hora, Blumenau, 17 jun. 2002. Folha Empresa, Caderno 2, p. 12.
 Coleção de Revistas
REVISTA BRASILEIRA DE MEDICINA. São Paulo: Associação Paulista de Medicina, 1952. Mensal. ISSN 0035-0362.
 Artigo de Revista
BOCK, Daniel. Reforma do ensino. VEJA, São Paulo, v.36, n.18, p.23, jun. 2002.
 Jurisdição
Título (especificação da legislação, numero e data). Ementa. Dados da publicação.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.
*
*
 ANAIS
NOME DO EVENTO, número do evento, ano de realização. Local. Título. Local: Editora, ano. Número de páginas ou volume.
ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO. IX ENDIPE, 04 a 08 de maio de 1998. Águas de Lindóia. Olhando a qualidade do ensino a partir da sala de aula. São Paulo: Vozes, 1998. 2v.
 Mapas
AUTORIA. Título. Local, ano. Unidades físicas. Cor; altura x largura. Escala.
IBGE. Afluentes do rio Uruguai. Rio de Janeiro, 1997. 1 mapa: color; 72x90. Escala 1:1.200.000.
 Programa de televisão e rádio
Tema. Nome do programa, cidade: nome da emissora de TV ou de rádio, data da apresentação do programa. Nota especificando o tipo de programa (rádio ou TV).
PESCA. Globo Rural, Rio de Janeiro: Rede Globo, 15 de maio de 2002. Programa de TV.
*
*
RAMOS, Paulo. Avaliação: o abismo entre o saber e o fazer. Palestra proferida no I Seminário Internacional em Educação. Lagoa Vermelha - RS, em 07 de maio de 2003.
 Entrevistas
BOCK, Daniel. O Ensino Superior. Florianópolis: RBS, 17 abr. 2002. Entrevista a Douglas Reck. 
 Palestra ou conferência
AUTOR. Título do trabalho. Palestra, local, data. Caso não tenha título deve-se atribuir uma palavra ou frase, entre colchetes, que identifique o conteúdo.
 Correspondências - cartas, bilhetes, etc
Remetente. [Tipo de correspondência] data, local de emissão [para] destinatário. Local a que se destina. n. de páginas. Assunto em forma de nota.
BOCK, Daniel. [telegrama] 14 DEZ. 2001, São Paulo [para] Douglas Reck, Santa Catarina. 1p. Solicita informação sobre Florianópolis.
*
*
 Disco, CD, Cassete, entre outros
AUTORIA: compositor ou intérprete. Título. Local: gravadora, ano. Número de discos (tempo de gravação em minutos), número de canais sonoros. Número do disco.
SATLER, Almir. Tocando em frente. São Paulo: Abril music, 1998. 1 disco (10 min). Estéreo. 28 A 04356430.
SATLER, Almir. Tocando em frente. São Paulo: Movieplay, 1988. 1 CD (05 min).
 Vídeo
TÏTULO. Direção de. Local: Distribuidora, ano. Unidades físicas (duração em minutos): son. (legendado ou dublado) cor, largura da fita em milímetros. Sistema de gravação.
ÓPERA DO MALANDRO. Direção de Ruy Guerra. Rio de Janeiro: Globo Vídeo, 1985. 1 cassete (120 min) dublado. Color. 12mm. VHS NTSC
*
*
 CD-ROM
	Além dos elementos essenciais como: autor (es) título do serviço ou produto, versão (se houver) e descrição física do meio eletrônico:
	Descrição física: multimídia, cor, som, quantidades de suportes e disquetes de instalação e material adicional;
	Descrição da tecnologia de acesso ao conteúdo:
Hardware (configuração mínima) e software (sistema operacional) - Windows, Macintosh, etc;
	Resumo do conteúdo ou tipo do documento - jogos, material acadêmico, TCC etc.
ALMANAQUE ABRIL: a enciclopédia em multimídia. 4. ed. São Paulo: Abril multimídia, 2001. 4 CD-ROM.
UNIVERSIDADE FEDERALD O PARANÁ. Biblioteca Central. Normas de apresentação de trabalhos. Curitiba, 1998. 5 disquetes 3 ½ pol. Word for Windows 7.0
*
*
 Internet
- nome do autor
- título do documento ou da WEB page (ou da frame);
- título do trabalho maior contendo a fonte (Web site);
- informações sobre a publicação (incluindo a data da publicação e/ou da última revisão);
- endereço eletrônico (URL);
- data do acesso;
- e outras informações que pareçam importantes identificar na fonte.
BOCK, Daniel. Fundos da Internet têm rentabilidade negativa. A Gazeta, disponível em: <http://www.gazeta.com.br>. Acesso em : 17 de maio de 2002.
BOCK, D. Fichas para RH. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <wtramos@uol.com.br> em 12 jan. 2003.
*
*
 Filme
Título. Direção. Local: Produtora. Distribuidora, ano. Número de fitas (1 filme) duração em min. (101min): son. (leg. ou dub.); indicação da cor (color) e largura da fita em mm.
 Bíblia
BÍBLIA. Língua. Título. Tradução ou versão. Local: Editora, ano.
 Partes da Bíblia
BIBLIA. N.T. João. Português. Bíblia Sagrada. Reed. Versão de Antonio Pereira de Figueiredo. São Paulo: Ave Maria, 1980. v. 12, p. 356-460.
 Trabalhos Acadêmicos
AUTOR. Título. (Disciplina. Curso ou Departamento). Número de páginas. Cidade. Instituição de Ensino, ano.
*
*
PROJETO DE PESQUISA - IDENTIFICAÇÃO (CAPA E FOLHA DE ROSTO)
SUMÁRIO
 1. INTRODUÇÃO - 
1.1 TEMA importância do seu tema para você e a sociedade (2 laudas)
1.2 PROBLEMA 
1.3 HIPÓTESES 
1.3.1 Hipótese primária 
1.3.2 Hipótese secundária 
1.4 OBJETIVOS
1.4.1 Objetivo Geral
1.4.2 Objetivos Específicos 
1.5 JUSTIFICATIVA E RELEVÂNCIA DO ESTUDO (02 lauda)
 2. REFERENCIAL TEÓRICO (03 laudas)
3. METODOLOGIA (02 laudas)
 3.1 Tipo de estudo 
 3.2 Locais de realização da pesquisa
 3.3 Sujeitos da pesquisa
 3.4 Instrumentos e procedimentos para coleta de dados 
3.5 Organização e análise dos dados
 3.6 Aspectos éticos 
4. CRONOGRAMA
5. ORÇAMENTO
 REFERÊNCIAS 
 APÊNDICES ANEXOS
*
*
ARTIGO CIENTÍFICO: CONCEITUAÇÃO E CARACTERÍSTICAS 
O artigo é a apresentação sintética, em forma de relatório, dos resultados de estudos realizados a respeito de uma questão. O objetivo fundamental de um artigo é o de ser um meio rápido e sucinto de tornar conhecidos, através de sua publicação em periódicos especializados, a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado, a metodologia empregada, os resultados alcançados e as dificuldades encontradas na investigação. 
ESTRUTURA DO ARTIGO: 
1. Título; 2. Autor (es) 3. Resumo e Abstract 4. Palavras-chave; 5. Conteúdo (Introdução, desenvolvimento textual (metodologia) e considerações finais), 6. Referências.
*
*
ARTIGO CIENTÍFICO:
TÍTULO: compreende os conceitos-chave que o tema aborda.
AUTOR (ES): O autor do artigo deve vir indicado do centro para a margem direita. Caso haja mais de um autor, os mesmos deverão vir em ordem alfabética, ou se houver titulações diferentes deverão seguir a ordem da maior para a menor titulação. Os dados da titulação de cada um serão indicados em nota de rodapé através de numeração ordinal.
RESUMO: Texto que varia de 250 a 500 palavras, onde se expõe o objetivo do artigo, problema, autores principais, metodologia utilizada para solucionar o problema e os resultados alcançados. 
PALAVRAS-CHAVE: São palavras características do tema que servem para indexar o artigo, até 5 palavras. 
*
*
CORPO DO ARTIGO:
INTRODUÇÃO: 
O objetivo da Introdução é situar o leitor no contexto do tema pesquisado, oferecendo uma visão global do estudo realizado, esclarecendo as delimitações estabelecidas na abordagem do assunto, os objetivos e as justificativas que levaram o autor a tal investigação para, em seguida, apontar as questões de pesquisa para as quais buscará as respostas. Deve-se, ainda, destacar a Metodologia utilizada no trabalho. 
Em suma: apresenta e delimita a dúvida investigada (problema de estudo), os objetivos e a metodologia utilizada no estudo. 
*
*
ARTIGO - DESENVOLVIMENTO E DEMONSTRAÇÃO DOS RESULTADOS: 
O autor deve fazer uma exposição e uma discussão das teorias que foram utilizadas para
entender e esclarecer o problema, apresentando as e relacionando-as com a dúvida investigada. Ao constar uma Revisão de Literatura, o objetivo é de desenvolver a respeito das contribuições teóricas sobre o assunto abordado. O corpo do artigo pode ser dividido em itens necessários que possam desenvolver a pesquisa. 
Expõe os argumentos de forma explicativa, o autor demonstra, ter conhecimento da literatura básica, do assunto, onde é necessário analisar as informações publicadas sobre o tema até o momento da redação final do trabalho. Quando o artigo inclui a pesquisa de campo apresentam-se os resultados desenvolvidos na coleta dos dados através das entrevistas, observações, questionários, entre outras técnicas.
*
*
ARTIGO - CONCLUSÃO – CONSIDERAÇÕES FINAIS 
Após a análise e discussões dos resultados, são apresentadas as conclusões, evidenciando com clareza e objetividade as deduções extraídas dos resultados obtidos ou apontadas ao longo da discussão do assunto. A conclusão é um fechamento do trabalho estudado, respondendo às hipóteses e aos objetivos, apresentados na Introdução, onde não se permite que nesta seção sejam incluídos dados novos, que já não tenham sido apresentados anteriormente. 
REFERÊNCIAS: As publicações devem ter sido mencionadas no texto do trabalho e devem obedecer as Normas da ABNT 6023/2000. Trata-se de uma listagem dos livros, artigos e outros elementos de autores utilizados e referenciados 
*
*
RELATÓRIO DE PESQUISA 
O Relatório de Pesquisa é o documento que mostra como o projeto foi executado, que dados foram coletados, como foram analisados e que resultados podemos extrair deles. O projeto deve ser retomado no relatório, não como proposta de trabalho, mas como relato da realização do trabalho. 
Os componentes do relatório de pesquisa:
 Identificação 
Introdução 
Fundamentação teórica 
Objetivos 
Metodologia 
Análise dos dados e Resultados
 Considerações finais 
Referências
*
*
Relatório de Pesquisa:
Identificação – capa organizada com: Nome da Instituição, Título do trabalho, Nomes do(s) autor(es) Local e data.
Introdução – Explique o que você pesquisou, o seu objeto de pesquisa. Como na justificativa do projeto, convença seu leitor de que sua pesquisa é relevante. Faça um pequeno histórico dessa ideia, conte de onde ela surgiu e por quê. Mostre, para seu leitor que seu trabalho merece ser lido.
Fundamentação teórica – Apresente o aparato teórico que deu suporte à sua pesquisa, que o ajudou a levantar hipóteses e a estabelecer seus objetivos. Esclareça conceitos importantes; apresente, discuta e posicione-se a respeito das visões ou abordagens; mostre que você conhece o que se diz sobre o assunto, discutindo e problematizando algumas delas e explicite sempre seu posicionamento nessas discussões. 
*
*
Relatório de Pesquisa:
Objetivos – A partir dessa reflexão teórica apresente seus objetivos e suas hipóteses nesse trabalho. Objetivos aparecem em forma de itens que começam com verbos: ex.: verificar a influencia de x em y; As hipóteses, por sua vez, são apresentadas de forma resumida e seguidas de breves justificativas (ex.: acredita-se que ... uma vez que ...).
Metodologia – Essa parte vai variar em função do objeto de trabalho, que especifica os seguintes aspectos: 
Sujeitos da pesquisa – Apresente os informantes da pesquisa dizendo quem são, faixa etária, sexo, grau de escolaridade, diferenças entre os grupos, etc. 
Método de coleta de dados (procedimentos) – Mostre que materiais foram usados, como os dados foram coletados, etc. 
*
*
Relatório de pesquisa: 
Análise dos dados e resultados – Apresente os dados em tabelas e/ou gráficos, seguidas de reflexões teóricas, a fim de fazer generalizações, tecer explicações sobre a questão proposta para a pesquisa. Verifique se os objetivos propostos para a pesquisa estão sendo devidamente contemplados. Este é o momento de apresentar os questionamentos que restam e que poderão ser investigados em futuras pesquisas. 
Considerações finais (ou conclusões) – Raramente chegamos a conclusões em muitos casos é melhor chamar essa seção de “considerações finais” e deixar a palavra “conclusão” para os casos em que ela ocorrer. Dadas às restrições de cada pesquisa, o que temos são indícios, tendências e não conclusões. Retome os objetivos propostos na introdução, faça um breve resumo do que foi feito e apresente as suas principais conclusões ou considerações.
Referências bibliográficas - Liste, em ordem alfabética (sobrenome do autor), as obras citadas no trabalho. - Não devem constar nessa lista as obras que foram apenas consultadas. - Siga a ABNT.
*
*
Referências - Retirar três referências de:
Livros;
Capítulos de livros; 
Livros com mais de três autores; 
Teses, dissertações e monografias;
Relatórios de Pesquisas;
Artigos de revistas;
Jornais;
Anais de eventos; 
Artigos de internet;
Entrevistas;
Palestras ou conferências; 
Vídeos e CD – Rom.
*
*
Trabalho – três citações de cada 
Citação direta com mais de três linhas;
Citação direta com menos de três linhas;
Citação indireta;
Citação direta com menos de três linhas iniciada com letras minúsculas;
Citação direta com mais de três linhas iniciada com letras maiúsculas; 
Citação da citação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina