Buscar

Relatorio Pendulo Simples


Continue navegando


Prévia do material em texto

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Fisíca Experimental II
	CURSO
	Engenharia Mecânica
	TURMA
	
	DATA
	
	GRUPO
	
	TÍTULO
	 Pendulo Simples
	OBJETIVOS
	Verificar a dependência do período de oscilação do pêndulo simples com a massa, com o comprimento do fio e com o ângulo.
	
	
	INTRODUÇÃO
	
O pêndulo simples trata-se de um fio leve e inextensível de comprimento L, o qual tem em sua extremidade uma massa pontual m, enquanto a outra extremidade é fixa de certa forma que permita a livre oscilação do sistema. Ao deslocar o pêndulo da sua posição de equilíbrio, este oscila sob a ação da força peso da massa m, bem como da força tração T. Em ângulos de pequenas amplitudes, obtemos o período através da seguinte expressão:
 
	MATERIAIS UTILIZADOS
	
-Conjunto Arete
-2 Pesos de massa M1 e M2
-1 Régua
-1 Linha
-1 Cronômetro
	PROCEDIMENTOS
	
Definição: Fixamos um fio inextensível de comprimento “L” em um ponto superior, e na extremidade inferior penduramos um corpo de massa “m” qualquer. Se deslocarmos um pouco o corpo, formando um ângulo com o eixo vertical relativo ao pivô do pêndulo, e em seguida soltar o corpo, ele entrara em movimento oscilatório. O dispositivo descrito consiste no pêndulo simples.
Na Primeira Parte: Mediu-se o comprimento do fio e determinou-se os tamanhos utilizados para efetuar os procedimentos.
Na Segunda Parte: Definir duas amplitudes para executar o experimento.
Na Terceira Parte: O procedimento visou em determinar o período do pêndulo, e se o periodo permanecia o mesmo caso alterasse a massa ou o amplitude.
	
	RESULTADOS
	
	CONCLUSÃO
	 Concluiu-se que a massa não interfere diretamente, e que o periodo é o mesmo. Aumentando o comprimento ou a amplitude, a velocidade aumenta e se o comprimento for menor a velocidade também é menor, no final o periodo será o mesmo.
	BIBLIOGRAFIA
	Fundamentos da Física – Vol 2 , Halliday
www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/MHS/pendulo.php