Buscar

DISCURSIVAS FINAIS DE LOGÍSTICA INTEGRADA

Prévia do material em texto

DISCURSIVA FINAL 1:
QUESTÃO:
Para se ter um referente dos custos que envolvem a logística reversa, há a necessidade de ter uma visão ampla sobre os processos que podem ser envolvidos. Processos que envolvem a responsabilidade do retorno dos produtos, e/ou da embalagem, objetivando a reciclagem ou descarte destes produtos. Assim, esta visão abrangente considera: a análise tanto das receitas como das despesas vinculadas aos produtos e à análise dos custos totais decorrentes das fases do processo de distribuição reverso. Levando isto em consideração, disserte sobre os elementos e as condições de planejamento que devem ser feitos na logística reversa.
RESPOSTA ESPERADA:
Quando avaliamos os elementos e as condições da logística reversa, devem ser desenvolvidos procedimentos semelhantes ao planejamento do fluxo dos processos logísticos feitos na produção do produto. Ou seja, deve ser observada a análise de localização de instalações e centros de apoio, objetivando a roteirização, a programação de coletas de produto e/ou embalagem, e as redes logísticas necessárias para dar conta de logística reversa.
DISCURSIVA FINAL 2:
QUESTÃO:
No dia a dia, a gestão logística demanda diversas atividades, tais como carregar, descarregar e movimentar materiais, trata-se de uma atividade de esforço contínuo. À primeira vista são operações que nada ou pouco agregam ao produto confeccionado, armazenado ou estocado. Para complicar, esses processos logísticos ainda possuem custos, mas podem ajudar na competitividade das empresas, se considerado o custo-benefício destas atividades. Uma das alternativas de melhorar este custo-benefício é a chamada “unitização de cargas”. Levando isto em consideração, explique como acontece o processo de “Unitização”. Dê um exemplo de "unitização" nas suas três fases.
RESPOSTA ESPERADA:
A “unitização” é agregação de pacotes padronizados menores, embalagens unitárias, numa só carga unitária bem maior. Exemplo: caixa de papelão de 12 garrafas de vinho. Assim, fica bem mais fácil a movimentação das mercadorias por meio do desenvolvimento de modernos sistemas, acondicionando volumes uniformes em unidades de carga e objetivando reduzir custos e tempo na cadeia logística do transporte, desde o centro produtivo até o desembarque final. Exemplo do vinho: unidade primária, a garrafa de vinho; unidade secundária, caixa de papelão contendo 12 garrafas; e unidade terciária, pallet de caixas de vinhos.
DISCURSIVA FINAL 3:
QUESTÃO:
Um dos objetivos da gestão de estoques é para que o gestor possa saber a quantidade de material existente com a finalidade de controlar o estoque mínimo dos materiais, prazos de suprimentos e localização. Contudo, como em qualquer gestão, esta possui um custo que deve ser analisado e ponderado, prestando-se especial atenção para alguns elementos importantes, tais como o custo de capital, impostos, seguro, obsolescência e armazenagem. Diferencie custo de obsolescência e armazenagem.
RESPOSTA ESPERADA:
O custo de obsolescência pondera a perda de utilidade dos produtos armazenados, a apuração deste custo fica em função da experiência histórica e da quantidade de materiais que devem ser descartados.
Entretanto, o custo de armazenagem apura o tempo de permanência das instalações, sem ponderar o custo de movimentação dos materiais a serem estocados.
DISCURSIVA FINAL 4:
QUESTÃO:
O Kanban é um método desenvolvido pelos japoneses que auxilia no controle de produção. Significa literalmente registro ou placa visível. Algumas traduções a referenciam como cartão. Comente o método Kanban apresentando no mínimo três características.
RESPOSTA ESPERADA:
O Kanban contribui para a programação da produção. Sua essência consiste em puxar estoques, especificamente o método de duas gavetas ou ponto de reposição. As taxas de produção são mantidas muito estáveis e também sabemos que toda a demanda seja atendida; que a taxa de demanda seja contínua, invariável e conhecida; que o tempo do ciclo de desempenho da reposição seja invariável e conhecido; que o preço do produto seja invariável, independentemente da quantidade do pedido ou do tempo; que o horizonte de planejamento seja infinito; que não haja interação entre os múltiplos itens do inventário; que não haja nenhum inventário em trânsito; e que a disponibilidade de capital seja ilimitada.

Continue navegando