Buscar

Citologia, Histologia e Embriologia OITAVA SEMANA

Prévia do material em texto

No período fetal o concepto se torna reconhecível como humano. Está relacionado com o rápido crescimento do corpo e com a diferenciação e o crescimento dos tecidos e órgãos. Nesse período a cabeça retarda seu crescimento e toma suas devidas proporções em relação ao corpo.
Nona Semana (8g; CR = 50mm):
As pálpebras ainda estão fundidas, as orelhas com uma implantação baixa, hipertelorismo ocular, os membros estão curtos. 
Décima à Décima primeira Semanas (14g; CR = 61mm):
Nas mãos, forma-se o campo ungueal e as impressões digitais. Na face, o perfil torna-se humano e o queixo cresce. Nessa fase regride a onfalocele fisiológica, caso não regrida, caracterísa a onfalocele patológica.
Décima segunda Semana (45g; CR = 87mm):
A ossificação primária é iniciada, junto com a diferenciação da genitália externa. O baço assume a função de hamatopoese 
Décima quarta Semana (110g; CR = 120mm)
A cabeça vai ficando mais ereta, o hipertelorismo oculor(CRÂNIO DO BEBÊ) diminui e os olhos adiquirem certa capacidade de moviemnto.
Décima sexta Semana (200g; CR = 140mm):
As orelhas se destacam e devido ao início da ossificação os membros inferiores se tornam maiores. 
Décima oitava Semana (320g; CR = 160mm):
Se forma o vérnix caseoso: formado por secreções das glândulas sebáceas, lanugo (pequenos pelos pelo corpo que vão aparecer apenas na vigésima semana) e um pouco de descamação da pele. Nessa fase em que o bebê dá o primeiro pontapé. Faltam menos de 150 dias pro parto. 
Vigésima Semana (460g; CR = 190mm):
O lanugo se forma junto com as sombrancelhas e um pouco de cabelo. Acúmulo de gordura parda nas regiões retroesternal, cervical e perirrenal para produção de calor. No feto masculino os testículos começam a descer.
Essa semana é um marco para a gestação. Uma vez que é nessa semana a transição de aborto para nascimento prematuro:
-aborto: recém-nato com menos de 500g e menos de 20 semanas. Não é necessário ser feito a certidão de nascimento nem atestado de óbito. O concepto é descartado como lixo hospitalar.
-nascimento prematuro: recém-nato com mais de 500g e acima de 20 semans. Como o feto é viável à vida é obrigatório o atestado de óbito.
Vigésima segunda Semana (630g; CR = 210mm):
Com o desenvolvimento da pele, ela se enruga, avermelha e translucida. O Feto ganha peso.
Vigésima quarta Semana (820g; CR = 230mm):
Graças a produção de surfactante iniciada nessa fase, o feto tem condições de sobrevivência. A pele ainda é fina, gelatinosa avermelhada e sem tecido adiposo subcutâneo. As unhas já aparecem nas mãos.
Vigésima sexta Semana (1000g; CR = 250mm):
Essa é a semana dos olhos: eles abrem e formam-se os cílios. Devido ao ertardo de desenvolvimento caudal, apenas nessa semana as unhas dos pés se tornam visíveis.
Vigésima oitava Semana (1300g; CR = 270mm):
O feto toma um aspecto emagrecido, já que ainda naum tem tecido celular subcutâneo. O cabelo já está desenvolvido e a hematopoese agora é desempenhada pela medula óssea.
Trigésima à Trigésima quarta Semanas (1700g; CR = 280mm):
O feto tem reflexo pulular à luz. As unhas alcançam as pontas dos dedos das mãos – o que é curioso por mostrar que está chegando a hora do parto. Desenvolve-se o tecido celular subcutâneo, conferindo ao bebê o aspecto gordo e saudável. A pele se torna menos fina, mais rosada e lisa.
Trigésima sexta Semana (2900g; CR = 340mm):
Nos meninos, apenas aqui os testículos terminam de descer, pela formação da bolsa escrotal. Nas meninas, se formam os grandes lábios. Corpo é relativamente roliço, uma vez que o abdôme e a cabeça têm circunferências simulares. O lanugo já não é mais evidente enquanto o bebê ganha 14g por dia. As mãos já têm certa firmeza para agarrar.
O pavilhão auricular apresenta consistência cartilaginosa, junto com a pele que se torna mais rosada. Nos pés a pele forma os sulcos e as unhas chegam à ponta dos dedos. O tecido mamário á palpável, o cordão umbilical assume posição mais central no abdôme. E o vérnix caseoso é excasso.
Além da Quadragésima segunda Semana (pós datismo ou pós termo):
Como o período habitual de nascimento já está avançado, as unhas ultrapassaram a ponta dos dedos, a pele descama, o líquido amniótico addume coloração esverdeada pela liberação de mecôneo, a placenta inicia uma calcificação e o bebê emagrece.
Parto Normal           Fisiologicamente e anatomicamente todas as mulheres estão preparadas para o parto normal.  Neste tipo de parto o feto é expulso através de contrações uterinas . Dessa forma a cabeça do bebê chega ao canal vaginal e pressiona o períneo. Porém, quando necessário, o médico faz uma episiotomia (corte na passagem vaginal), para facilitar a saída do bebê.Tem a vantagem da parturiente ter uma recuperação rápida com menor chance de contrair hematomas ou infecções e um menor risco de complicações pós-parto. Tem ainda a grande vantagem da ligação mãe e bebê ser forte pois o recém-nascido tem maior probabilidade de ficar em contato com a mãe, já na sala de parto. 
Cesariana  
A cesariana é uma técnica cirúrgica para partos. É feita através de um corte na pele acima da linha dos pêlos púbicos, onde abre-se a parede abdominal e, depois, a parede uterina. O corte pode ser transversal ou longitudinal, sendo o  transversal mais utilizado ultimamente.

Continue navegando