ARTICULAÇÕES E LIGAMENTOS
36 pág.

ARTICULAÇÕES E LIGAMENTOS


DisciplinaAnatomia do Aparelho Locomotor9.298 materiais220.477 seguidores
Pré-visualização3 páginas
ARTICULAÇÕES -São pontos de contato entre os ossos. Antigamente este contato era conhecido como juntura, daí a expressão \u201cdor nas juntas\u201d. 
Em todo nosso corpo temos diferentes tipos de articulações: algumas que são bastante fortes e imóveis (conhecidas como sinartrose) e outras que permitem movimentos por serem flexíveis (anfiartrose e diartrose).
Estrutura
Com relação a sua estrutura, as articulações podem ser classificadas em fibrosa (os ossos são unidos por tecido conjuntivo fibroso: SUTURAS, SINDESMOSE E GONFOSE),
 cartilaginosa (ossos são unidos pela cartilagem: SINCONDROSE. SÍNFISE ) 
 
 
e sinovial (possui um espaço entre os ossos). Nosso corpo é capaz de realizar muitos movimentos, contudo, estes movimentos ocasionam atrito. Para amenizar este atrito, nosso sistema articular conta com as bolsas sinoviais. Estas bolsas agem como amortecedores do impacto entre as articulações. Elas estão localizadas entre a pele e o osso (nas regiões onde ocorre atrito entre estas partes), entre os tendões e os ossos, entre s músculos e os ossos e também entre os ligamentos e os ossos. 
 
 
Articulações da cabeça:
-Suturas: Ficam no crânio e são um tipo de articulação sinartrose ou fibrosa. São elas: Sagital (ou Interparietais), Coronal (ou Frontoparietais, Escamosa e Lambdóide.
-Articulação Temporomandibular: É uma articulação sinovial (diartrose) que combina a classificação 
do tipo gínglimo (porque faz a elevação e depressão da cabeça) e plana (porque faz o deslizamento, a lateralização da mandíbula). É a única articulação móvel do crânio. Constituída por um conjunto de acidentes ósseos que, com a participação de grupos musculares especiais, possibilita que a mandíbula execute vários movimentos durante a mastigação. Responsável pelos movimentos da mandíbula de abrir e fechar a boca. 
 Dela participam os seguintes acidentes ósseos: Fossa mandibular, Tubérculo articular, Processo coronóide, Incisura Mandibular e Processo Condilar (composto por cabeça e colo).
 Seus componentes articulares são: Cápsula Articular (membrana que envolve a articulação contendo em seu interior o líquido sinovial ou sinóvia); Disco Articular ou menisco (Disco fibrocartilaginoso que separa cartilagem articular em compartimento superior e inferior, cada um com sua membrana sinovial. Fica entre os ossos articulados; e os Ligamentos próprios: Temporomandibular (lateral e medial, se prendem no tubérculo articular e no colo da mandíbula), Estilomandibular (PROC ESTILÓIDE \u2013 ÂNGULO DA MANDÍBULA), Esfenomandibular (ESFENÓIDE \u2013 CORPO DA MANDÍBULA) e Pterigomandibular (PROC. PTERIGÓIDE \u2013 ATRAS DO ULTIMO DENTE), esses três últimos evitam a depressão exagerada da mandíbula e estabilizam a lateralização da mesma.
-Articulação Atlanto-Occipital Lateral: Faz os movimentos de flexão e extensão da cabeça. Os acidentes ósseos envolvidos são os Côndilos occipitais (osso occipital) e o Processo Articular ou Face Articular superior (osso Atlas). 
 Seus componentes são: Cápsula articular, Membrana Atlanto-occipital anterior (protege a medula espinal), Ligamento Longitudinal anterior (evita que uma vértebra se desloque para frente), Ligamento longitudinal posterior (evita que uma vértebra se desloque para trás e Ligamento Atlanto-Occipital Posterior.
Articulações da Coluna:
-SÍNFISE INTERVERTEBRAL: É uma articulação anfiartrose cartilaginosa tipo sínfise, também chamada de disco intervertebral. Tem o objetivo de amortecer os impactos entre as vértebras. É composta por uma parte externa (fibrocartilagem) bem resistente chamada de ANEL FIBROSO; e uma parte interna fluida (cartilagem hialina) chamada de NÚCLEO PULPOSO. 
 Como o núcleo pulposo é fluido existe a possibilidade de movimentação, o que acontece quando uma das vértebras se movimenta. Má postura, falta de exercícios e falta de massa muscular podem gerar esse problema, conhecido como HÉRNIA DE DISCO.
 Seus ligamentos são: Longitudinal Posterior e Anterior envolvem as vértebras em toda a extensão da coluna vertebral. Ligamento Intertransversário (linha fibrosa entre os processos transversos); Ligamento Supra-Espinal (sobre os processos espinhosos limitando o movimento de flexão do tronco); Ligamento Amarelo (além de fazer parte das duas articulações fica posicionado de forma que dá suporte e proteção a medula espinal, une as lâminas vertebrais das vértebras); e Ligamento Interespinal
-ARTICULAÇÕES UNCOVERTEBRAIS: Entre os uncos dos corpos vertebrais das vértebras CIII \u2013 CVI (CVII) e as superfícies infero-laterais dos corpos vertebrais superiores.
 
-ARTICULAÇÃO ATLANTOAXIAL MEDIANA (OU MEDIAL): Articulação que ocorre entre a primeira vértebra (ATLAS) e a segunda (ÁXIS). É sinovial trocóidea. Permite-nos o movimento de rotação da cabeça. O dente do Áxis forma um eixo onde o crânio roda sobre esse eixo. Os acidentes que o formam são: fóvea do dente, face articular anterior do dente e ápice do dente do áxis.
 Seus ligamentos são: Ligamento Alar (limita a rotação da cabeça a 180°), Ligamento do ápice do dente, Ligamento Cruciforme do Atlas e Ligamento Transverso do Atlas. O Atlas gira sobre o dente, acompanhando a rotação do crânio, por esse motivo há cartilagem em volta de todo o dente do áxis. Essa cartilagem permite o deslizamento do ligamento transverso do atlas.
-ARTICULAÇÕES DOS PROCESSOS ARTICULARES: São articulações também chamadas de zigoapofisiais, são sinoviais e planas. Possuem cápsula e cartilagem articulares. Única articulação móvel da coluna
-ARTICULAÇÃO LOMBOSACRAL: Sínfise intervertebral + Zigoapofisial. Seu ligamento é: Ligamento ileolombar (entre o osso pélvico e a vértebra lombar, prende o processo transverso da L5 na região ilíaca, com o objetivo de manter a vértebra posicionada adequadamente com o quadril). Associa a sínfise intervertebral entre a L5 e o sacro com a zigoapofisial
-ARTICULAÇÃO SACROILÍACA: É sinovial plana, ocorre entre o sacro e o osso pélvico. Ocorre entre as faces articulares dos dois ossos. Como no osso pélvico a borda de encaixe é um pouco elevada, o movimento desse osso é mínimo e só ocorre na hora do parto ou em caso de fraturas e acidentes. Seus ligamentos são: Sacroilíaco Posterior (forma a cápsula articular, junto com o Sacroilíaco Anterior), Sacroilíacos Interósseos e:
Espinha esquiática + sacro = Lig. Sacroespinal
Tuberosidade esquiática + sacro = Lig. Sacrotuberal
-ARTICULAÇÃO SACROCOCCÍGEA: Do tipo sínfise. Algumas vezes encontramos, no lugar da cartilagem, um tecido conjuntivo fibroso. Ela evita fraturas no cóccix e favorece o movimento do bebê na hora do parto. Seus ligamentos: Lig. sacrococcígeo posterior superficial, Lig. sacrococcígeo posterior profundo, Lig. sacrococcígeo anterior e Lig. sacrococcígeo lateral.
Art quadril
Articulações MMII
Articulação Sacroilíaca
	
FA (faces articulares): Face auricular do sacro e a face auricular do osso ilíaco
Tipo: Sinovial plana
M (movimentos): Apenas deslizamento.
OBS: na gestação, essa articulação apresente mais dois movimentos: contra-nutação e nutação, que vão facilitar a saída do bebê.
Na contra-nutação, as cristas ilíacas se distanciam, os Tuber isquiáticos se aproximam, o promontório se posterioriza e o cóccix se anterioriza. Tudo isso para aumentar a pelve maior. Quando isso acontece, diz-se que o bebê se \u201cencaixa\u201d.
Durante o parto, ocorre todo o movimento contrário, para a expulsão do bebê. Esse movimento contrário é a nutação.
Ligamentos: 1. Sacroilíaco anterior; 
 2. Sacroilíaco posterior; 
 3. Sacroilíaco interósseo (não tem como ver, é intracapsular, fica perto do sacro).
Além dos ligamentos dessa articulação, também temos os ligamentos da pelve:
Ligamento ileolombar: do processo transverso de L4e L5 para a crista ilíaca.
Ligamento sacrotuberal: do sacro até a tuberosidade isquiática.
Ligamento sacroespinal: do sacro até a espinha isquiática.
OBS: os ligamentos sacrotuberal e sacroespinal vão formar dois forames:
Jorge
Jorge fez um comentário
Boa noite!! Poderia encaminhar este matérial no meu e-mail rogeriocener.ferreira
0 aprovações
Layane
Layane fez um comentário
desde já agradeço. :)
0 aprovações
Layane
Layane fez um comentário
me envia por e-mail por favor pra eu poder imprimir. laianeac@gmail.com
0 aprovações
Carregar mais