Buscar

PROVA 1 COORDENAÇÃO

Prévia do material em texto

Figueira (1993) refere que as entidades, associações e profissionais que lidam com as deficiências, devam trabalhar para apresentar uma imagem positiva destas pessoas, substituindo temores, preconceitos e permitindo que as pessoas as vejam como: 
a) Pessoas que podem aproveitar o que a vida oferece e trazer felicidade para aqueles que a conhecem.
b) Pessoas que sem ajuda adequada, podem crescer em habilidades e fazer as suas próprias contribuições para a família e a comunidade.
c) Seres humanos que talvez mereçam o mesmo respeito que qualquer outro ser humano.
d) Seres humanos somente como outros, nas suas necessidades e sentimentos.
2. Segundo o DSM-IV-TR-TM (2002), os critérios para o diagnóstico da DM são: 
a) Funcionamento intelectual superiormente inferior à média;
b) Esta realidade imputa ao deficiente, desde a total condição de criança, incapaz, apática, excepcional, especial, doente, "louca", sexualmente perigosa, escolhida por Deus, etc.
c) Déficits ou prejuízos concomitantes no funcionamento adaptativo atual;
d) Início maior de 18 anos.
3. Fatores de risco e causas pré-natais, são os fatores que incidirão desde a concepção até o início do trabalho de parto, e podem ser: 
a) Má assistência ao parto e traumas de parto;
b) Fatores tóxicos na mãe: alcoolismo, consumo de drogas, efeitos colaterais de medicamentos (medicamentos teratogênicos), poluição ambiental, tabagismo;
c) Icterícia grave do recém-nascido - kernicterus (incompatibilidade rh/abo);
d) Desnutrição, desidratação grave, carência de estimulação global.
4. O Sistema Braile é um modelo de lógica, simples e polivalente, que se adapta a todas as línguas e a toda a espécie de grafias. 
a)( ) VERDADEIRA.
b) ( ) FALSA. 
5. Os programas de braile mais recentes não conseguem produzir páginas em frente e verso através de um sistema de interpontos, que intercalam as impressões em alto e baixo relevos nas entrelinhas. 
 Peso: 0,66.
 a)( ) VERDADEIRA.
b)( ) FALSA.
6. Pensando nisso e tratando a respeito desse assunto tão delicado que é a discriminação, a exemplo a que se pratica quando não se respeita a acessibilidade do deficiente visual, o constituinte viu-se obrigado a procurar uma solução para equilibrar a relação com os deficientes visuais e em 1988 a Constituição Federal elencou uma serie de dispositivos tratando do assunto entre eles podemos citar inicialmente o art.3º, IV onde diz: 
a) É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.
b) A lei disporá sobre normas de construção dos logradouros e dos edifícios de uso público e de fabricação de veículos de transporte coletivo, a fim de garantir acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência.
c) A lei disporá sobre a adaptação dos logradouros, dos edifícios de uso público e dos veículos de transporte coletivo atualmente existente a fim de garantir acesso adequado às pessoas portadoras de deficiência.
d) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
7. O Código das Necessidades Educacionais Específicas, dedica um capítulo ao trabalho em parceria com os pais e apresenta orientações específicas para buscarmos compreender as necessidades dos pais que devem envolver-se o máximo possível. O apoio da escola aos pais pode: 
a) Colocar os pais em contato com grupos de apoio, tanto regionais, municipais quanto nacionais;
b) A escola não é capaz de atender às necessidades da criança;
c) A inclusão da criança na escola é incompatível com a educação eficiente dos outros alunos;
d) A provisão de educação eficiente para outras crianças 
8. A professora de geografia pode supor, mesmo que a habilidade não tenha sido ensinada em matemática, que ela será lembrada ou adequadamente transferida para o novo contexto. 
 Peso: 0,66.
 a)( ) VERDADEIRA.
b)( ) FALSA.
9. As avaliações dividem em cinco etapas minuciosas os programas de estudo do currículo nacional. Isso ajuda a diferenciar o trabalho dos alunos e o estabelecimento de metas. Estão disponíveis arquivos de avaliação em formulários de papel ou em pacotes de software. As avaliações incluem: 
a) A avaliação de sociologia;
b) A avaliação de Inglês;
c) Abrange desenvolvimento físico, pessoal e social, linguagem e letramento, matemática, conhecimento de mundo e criatividade;
d) A avaliação moral.
10. Um aluno que frequentou classes especiais durante os seus anos escolares, declarou que: “O único contato que tínhamos com as crianças “normais” era visual. Olhávamos umas para as outras. Nessas ocasiões posso relatar meu próprio sentimento: constrangimento.... Posso também relatar o sentimento delas: credo! 
a)( ) VERDADEIRA.
b)( ) FALSA.
11. Quando as escolas são excludentes, o preconceito fica inserido na consciência de muitos alunos quando eles se tornam adultos, o que resulta em maior conflito social e em uma competição desumana. 
a)( ) VERDADEIRA
b)( ) FALSA.
12. A Educação Inclusiva não deve ser confundida como Educação Especial, porém, a segunda esta inclusa na primeira. Em outras palavras, a Educação Inclusiva é a forma de: 
a) Promover a aprendizagem e o desenvolvimento de todos.
b) Inclusão de jovens e adultos no ensino médio.
c) Promover a aprendizagem de crianças somente na educação infantil.
d) Inclusão de crianças no ensino fundamental.
13. ) Para que o letramento seja plenamente eficaz, é de imprescindível importância que as salas de aula sejam compostas somente por alunos surdos,_______________________, um mesmo mundo. 
a) desenvolver uma mesma linguagem.
b) compartilhando uma mesma linguagem.
c) trabalhar uma única linguagem.
d) n.d
14. Embora haja poucos documentos sobre a surdez, foi constatado que, antigamente, as crianças surdas que nasciam em lares com condições financeiras mais favoráveis, tinham a oportunidade de tentar desenvolver a fala, a leitura e a escrita. Mas o mais importante não era ensinado: 
a) Autismo
b) A Língua Inglesa
c) A Língua de Sinais.
d) N.d
15. Os alunos se interessarão muito mais pelas interpretações de textos se o docente tiver fluência em LIBRAS, assim, o grau de dificuldade diminuirá e o professor poderá interagir de forma mais satisfatória com os alunos. Agindo dessa forma, o professor poderá questionar elementos que se encontram no texto, debater e criar hipóteses, até que obtenha a resposta desejada, que significará absorção do conteúdo. Outro ponto significativo é que o texto deve estar intimamente ligado com o cotidiano do aluno, ou seja, que possa lhe ser útil. Como bem exemplifica Sueli F, Fernandes: 
a) (...) O oralismo e a supressão do Sinal resultaram numa deterioração dramática das conquistas educacionais das crianças surdas e no grau de instrução do surdo em geral. Muitos dos surdos hoje em dia são iletrados funcionais.
b) (...) Não porque não ouve ou porque usa Língua de Sinais e, sim, porque a escola e as políticas educacionais não levam em conta a necessidade de um ensino baseado na percepção visual.
c) (...) Escrever uma lista de compras, ler uma bula de remédio ou uma reportagem no jornal, saber como fazer funcionar um eletrodoméstico seguindo instruções de um manual, entender as regras de um game, preencher uma ficha funcional ou fazer um currículo para emprego são atividades de leitura e escrita significativas para o aluno. Há que se pensar de forma crítica as coisas que pedimos aos nossos alunos para escrever.
d) (...) Houvesse escolas de fato bilíngues, com professores preocupados com a aquisição da língua materna e da língua escrita pelo surdo, como língua estrangeira, investimento na produção de recursos didáticos visuais, oferta plena de programas televisivos legendados, entreoutras condições, nenhuma informação seria perdida.
GABARITO
A 
C 
B
A
B
D
A
B
A
A
A
B
C
C

Continue navegando