Buscar

Introdução Biotecnologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Introdução Biotecnologia
25/07/2018
O profissional de biotecnologia é multidisciplinar, pois entende de todas – ou quase todas – as áreas citadas. Seu alvo é sempre melhoramento genético, criação e gerenciamento genético, criação e gerenciamento de novos produtos como medicamentos, ingredientes para alimentos ou até indivíduos como plantas.
A engenharia genética ocupa uma posição de destaque nessa área como tecnologia inovadora por permitir subsidiar métodos tradicionais de produção ou por permitir a obtenção de produtos inteiramente novos como os transgênicos.
A biotecnologia age como uma ferramenta inovadora de vida cotidiana com impactos em vários setores produtivos e oferecendo desenvolvimento para várias nações.
01/08/2018
Totipotente pode se criar um ser ou qualquer coisa como por Ex: embrião 
Pluripotente Oct
Multipotente Linhagem especifica 
Através do uso de proteínas denominadas enzimas de restrição, são isolados genes individuais do DNA humano e inseridos em pequenos pedaços de DNA cortados com a mesma enzima, chamados plasmídeos. O plasmídeo recombinante é então inserido numa célula animal, bacteriana ou de levedura, num processo chamado transformação.
As enzimas de restrição ou endonucleases de restrição como também são conhecidas, são enzimas que cortam a molécula de ADN através do reconhecimento de sequências nucleotídicas específicas.
É processo de migração para os elétrodos de espécies que são carregadas eletricamente em solução.
Um fragmento de ADN contendo o gene a ser clonado, é inserido num elemento genético auto-replicante geralmente um vírus ou um plasmídeo chamado vector, de modo a produzir uma "quimera" ou "molécula de ADN recombinante".
As bactérias podem incorporar DNA exógeno em um processo denominado transformação. A transformação é um passo fundamental na clonagem de DNA. Ocorre após clivagem e ligação e transfere plasmídeos recém-criados para bactérias.
Um vector de clonagem é uma molécula de DNA que leva até à célula hospedeira o DNA alvo, e que aí se replica. Um vector de clonagem deve apresentar uma sequência que permite a sua replicação no interior de uma célula hospedeira bacteriana (leveduras, no caso dos YAC’s). Deve apresentar um local de clonagem, isto é, um local para inserir o DNA alvo.
Bactérias são microrganismos com uma alta capacidade de se reproduzir, apresentando basicamente a reprodução assexuada como processo de formação de novos indivíduos. Em razão dessa capacidade de reprodução em poucos minutos, uma única bactéria pode originar uma população de bactérias semelhantes à original. Esse conjunto de bactérias ocasionadas de uma “original” é conhecido como clone. Entretanto, mesmo não apresentando reprodução sexuada, em certas espécies ocorrem processos nos quais a mistura de material genético permite a formação de bactérias diferentes. Esses processos são conhecidos como recombinação genética em bactérias e podem ocorrer de 3 formas básicas: transformação, transdução e conjugação.
29/08/2018
Agentes Alquilantes (ciclofosfamina, lomustina e cisplatina) são fármacos que se ligam ao DNA causando a ruptura da cadeia ou a sua replicação defeituosa.
Atuam durante todos as fases do ciclo celular, porém seu efeito ocorre principalmente durante a síntese de DNA.
A mitomicina é ativada para dar um metabolito alquilante. Ela se liga preferencialmente no 06 da guanina, causando ligações cruzadas no DNA e desencadeando a apoptose. 
Antagonistas de receptores de fatores de crescimento
Quimioterápicos para receptores hormonais
Resistencia aos Fármacos Anticâncer 
Efeitos colaterais

Outros materiais