Buscar

Etnocentrismo Aula 1

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	A supervalorização da própria cultura é o mesmo que:
		
	
	teocentrismo
	 
	etnocentrismo
	
	geocentrismo
	 
	egocentrismo.
	
	antropocentrismo
	
Explicação:
Etnocentrismo é a supervalorização da própria cultura. Ou seja, é a tendência que há em considerar o seu modo de vida mais correto e mais natural, a cultura em que está inserido como o centro e referência de tudo.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Estabelecer um padrão de sociedade considerada como modelo é uma das premissas da Antropologia:
		
	
	Maniqueísta
	
	Marxista
	 
	Evolucionista.
	
	Sionista.
	
	Revolucionista
	
Explicação:
O evolucionismo pressupunha a existência de uma história universal e linear rumo ao progresso, porém, os diferentes grupos humanos se encontravam em fases desiguais de desenvolvimento.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Analise o processo cultural referente à civilização, as relações de troca e sentido único cultural de um povo. Das alternativas abaixo a única que NÃO aponta o papel da televisão nesse processo de construção cultural:
		
	 
	A televisão não pode ser considerada um instrumento de difusão de cultura devido ao fato de que a maioria das programações não faz parte da cultura do povo que a assiste.
	
	A televisão tem demonstrado ser um importante difusor de cultura de massa devido ao fato de seu alcance a todos os níveis sociais de uma sociedade.
	
	A televisão é um instrumento difusor de cultura devido ao fato de trazer em suas programações costumes e hábitos de outras culturas que atraem seus expectadores.
	
	A televisão passou a ser um instrumento de socialização primária dos indivíduos na sociedade.
	
	A televisão participa do processo de socialização da criança, jovem e adulto, pois muitas vezes é o único meio de obter informações sobre a cultura humana.
	
Explicação:
A televisão suscita intensos debates, que a colocam, ora como instrumento da evolução tecnológica e marco da construção da identidade nacional brasileira, ora como meio de massa de baixa qualidade intelectual e de pouca contribuição à criticidade dos cidadãos.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A marca do período formador da Antropologia é conhecido pelo predomínio do paradigma evolucionista que apresentava uma história universal e linear rumo ao progresso, porém, os diferentes grupos humanos se encontravam em fases desiguais de desenvolvimento. Fazes essas que caracterizava em povos civilizados e povos selvagens ou primitivos. Sobre essa concepção é correto afirmar segundo o pensamento antropológico no século XVIII.
		
	
	Os povos da África, Ásia, Austrália e Américas ainda estavam em um estágio inferiores da evolução.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	A sociedade ocidental europeia ostentava o nível mais adiantado do progresso.
	 
	As chamadas sociedades civilizadas caracterizava-se por terem uma organização mais complexa de cultura e organização social e marcada pela presença do pensamento científico e da propriedade privada.
	
	O que identificava as sociedades primitivas ou selvagens segundo os evolucionistas ausência da escrita da formação de um Estado, sem economia de mercado, sem ciência.
	
Explicação: A antropologia nesse momento tinha como doutrina o etnocentrismo, o determinismo geográfico e biológico. Por isso todas as alternativas estão corretas.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	O fato de o homem ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão para considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Essa tendência se denomina:
		
	
	apenas as alternativas b e c
	
	heterocentrismo
	
	egocentrismo
	 
	etnocentrismo.
	
	heliocentrismo
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Assinale a alternativa que melhor define a palavra cultura como todas as possibilidades de realização humana, formulada por Edward Tyler.
		
	
	Cultura é a medida de conceitos assimilados pelo homem no ambiente escolar.
	 
	Cultura é aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e aptidões adquiridos pelo homem como membro da sociedade.
	
	Cultura é o conjunto de habilidades e competências que pode ser desenvolvido pelo homem no decorrer de sua vida.
	
	Cultura é o resultado do examinando a um concurso muito requisitado.
	
	O termo cultura está ligado aos costumes, etiquetas e comportamentos de elite.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	¿No início a ciência quis a morte do mito, como a razão quis a supressão do irracional, visto como obstáculo a uma verdadeira compreensão do mundo, dando início assim a uma guerra interminável contra o pensamento mítico. Valéry glorificou esta luta destruidora contra as coisasvagas¿:Aquilo que deixa de ser, por ser pouco preciso, é um mito; basta o rigor do olhar e os golpes múltiplos e convergentes das questões e interrogações categóricas, armas do espírito ativo, para se ver os mitos morrerem¿. O mito por sua vez trabalha duro para se manter e, por meio de suas metamorfoses, está presente em todos os espaços. Do mesmo modo, a ciência atual busca menos sua erradicação que seu confinamento. Quando a ciência traça seus próprios limites, ela reserva ao mito ¿ e ao sonho ¿ o lugar que lhe é próprio. ¿ (BALANDIER, Georges. A desordem: elogio do movimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.p.17.)
Com base no texto, é correto afirmar
		
	
	Na modernidade, o pensamento mítico é crucial para a compreensão científica do mundo.
	
	O pensamento mítico se disseminou porque se pauta em conceitos e categorias.
	
	Pelo fato de ser destituído de significado social, o mito está ausente dos espaços sociais contemporâneos.
	 
	A delimitação da área de atuação do saber científico implica na constituição de um lugar próprio para o mito.
	
	A morte e o extermínio do mito no ocidente decorrem da supervalorização e consequente predomínio da razão.
	
Explicação:
 No esforço de cumprir a sua missão e encontrar uma ordem no caos do mundo, mitos e teorias científicas operam segundo o mesmo princípio. Trata-se sempre de explicar o mundo visível por forças invisíveis, de articular o que se observa com o que se imagina. Pode considerar-se o relâmpago como a cólera de Zeus ou como um fenômeno eletrostático. Pode ver-se numa doença o efeito da má sorte ou duma infecção microbiana. Mas, de qualquer modo, explicar o fenômeno é sempre considerá-lo o efeito visível duma causa escondida, ligada ao conjunto de forças invisíveis que se julga regerem o mundo
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A incapacidade de conviver com o diferente; de achar que os seus valores, hábitos e costumes são superiores aos dos outros, expressa um fenômeno chamado de:
		
	 
	Personalidade
	
	Relativismo social
	
	Vazão cultural
	 
	Etnocentrismo
	
	Socialismo
	
Explicação: O Etnocentrismo pode ser definido como sentimento de superioridade em relação a outras culturas, grupos e/ou sociedades, com tendência a menosprezar , minimizar , destruir ou odiar os padrões culturais que se afastam ou diferenciam dos seus.

Continue navegando