Buscar

Questionario Cap 01 ou 05docx

Prévia do material em texto

Exercícios Gestão Integrada de RH
Cap 01 – Conceitos introdutórios 
1)O que preconiza a era da Informação?
R: Que devemos ter conhecimentos diversos, com profundidade, porque a informação é vasta no mundo todo, mas transformá-las em estratégia é algo para poucos diante das contingencialidades que enfrentam continuamente. 
2) Para que as organizações atinjam seus objetivos é necessário que elas saibam canalizar os esforços das pessoas para que também consigam seus objetivos individuais e que ambas as partes saiam ganhando. Para tanto, é necessário negociação, participação e sinergia de esforços. Contudo, levou algum tempo para que a área de RH atingisse esse estágio, sendo impulsionada pelas grandes mudanças ocorridas durante as três eras organizacionais do século passado. 
R: Na Industrialização Neoclássica, a velocidade das mudanças aumentou progressivamente, tornando o mercado cada vez mais competitivo. 
Na Era da Informação, a antiga Administração de RH foi substituída pela Gestão de Pessoas. 
Na Era da Informação, o mercado de capitais passou a migrar rapidamente de um continente para outro.
Na Industrialização Clássica, adotava-se uma estrutura organizacional burocrática.
Na era da informação, o conhecimento passou a ser o recurso mais importante.
3)A área de Administração de Recursos Humanos (ARH) é interdisciplinar e, por isso, envolve várias áreas do conhecimento. São eles:
R: Direito do trabalho, Psicologia organizacional, Sociologia organizacional e Engenharia de segurança.
4) A administração de recursos humanos é uma área extremamente sensível à mentalidade que predomina nas organizações. Por isso, ela é contingencial e situacional, pois depende de vários aspectos. Quais aspectos a influenciam? 
R: os processos internos; a tecnologia utilizada; cultura e estrutura organizacional e o negócio da organização. 
	5) O profissional de RH desempenha dois papéis essenciais no exercício da sua função. Ora ele atua como especialista, ora como estrategista. Quando suas ações são de estrategista podemos afirmar que ele assume os papéis de:
R: Parceiro de negócios e agente de mudanças. 
	
	
6) O que a área de RH trata?
R: Manutenção e controle dos empregados, Avaliação dos empregado, Recrutamento e Seleção, Treinamento e Desenvolvimento.
INFORMAÇÕES.
1. A área de RH é responsável pelos diversos subsistemas, como (seleção, treinamento, remuneração, administração de pessoal, higiene e segurança do trabalho, planejamento de RH) que apresentam diferentes métodos e ferramentas como avaliação de pessoal, iniciativas de engajamento e motivação.
2. Antes da percepção da importância das pessoas para o sucesso das organizações, a ARH dividia-se em partes estanques, em que cada qual desempenhava suas funções sem maior preocupação com as demais divisões.
3. Na Industrialização Clássica, o ambiente organizacional era estável e a tecnologia era fixa.
(Cap 02 -A administração de ARH no contexto organizacional)
7) Os assuntos tratados pela ARH tanto se referem a aspectos internos da organização como a aspectos externos ou ambientais da organização. Qual a técnica utilizada no ambiente interno da organização?
R: Planos de carreira, Avaliação dos cargos e Avaliação de desempenho. 
8) Várias são as áreas do conhecimento envolvidas pela Administração de Recursos Humanos. Abaixo citamos algumas destas áreas:
R: Sociologia organizacional, Direito do trabalho, Psicologia organizacional e Engenharia de segurança. 
9) A ARH apresenta grande relevância numa organização, sendo responsável por atividades específicas.
R: Ações de educação continuada através de treinamento e desenvolvimento, Identificação de potencias candidatos no mercado, Suporte no processo de avaliação de performance dos colaboradores e Controle e manutenção de pessoas.  
10) A importância da Gestão de pessoas dentro das empresas é crucial na medida que administra e soluciona impasses comuns a todos. Algumas soluções:
R: Estratégia empresarial para fornecer um ajuste que leve a resultados, Redução dos custos associados à realização do método de trabalho, Redução dos custos do sistema de comando e Transferência de conhecimentos das práticas de produção.
11) As técnicas de RH fornecem subsídios para que a empresa tome decisões. O subsistema de Recrutamento e seleção, fornece dados para que tipo de decisão?
	
R: Admissão. 
12) A área da Gestão de Pessoas evoluiu muito no desenvolver da vida das organizações, passando por uma série de transformações. Atualmente podemos afirmar que a área de Gestão de Pessoas deve ser :
R: Focado nos resultados e nos fins, Estratégica para a organização e Consultiva,
13) Na ARH temos inseridos a Missão, Visão e Objetivos. Quanto aos OBJETIVOS, o que podemos afirmar:
R: Objetivo é o resultado desejado que se pretende alcançar, dentro de um determinado período. 
14) Marque a opção que contemple as profissões relacionadas à Administração de Recursos Humanos:
R: Medicina do Trabalho, Administração de Empresas, Psicologia, Engenharia de Segurança do Trabalho 
Direito e Serviço Social.
14) Para ser um competente profissional em Recursos Humanos, devem-se ter determinadas características PESSOAIS. Cite algumas:
R: Comunicação, interesse pela natureza humana, consciência social
15)Qual os conceitos da administração de RH, no tocante a NEGÓCIO:
R:
- O negócio de uma empresa pode ser definido como a orientação específica de sua atividade empresarial, aquilo que ela explora para atender às necessidades do cliente;
- O negócio de uma empresa consiste na relação entre produto e mercado.
- As empresas podem ter visão estreita ou ampliada do negócio, o que lhe servirá de orientação.  
16) A área de Gestão de Pessoas é responsável pela aplicação de diferentes técnicas tanto no ambiente interno quanto no ambiente externo da organização. Qual podemos apontar como referentes ao ambiente EXTERNO?
R: Recrutamento e seleção e relacionamento com os sindicatos.
17) Um dos principais papéis da área de Gestão de Pessoas na contemporaneidade, sem dúvida, é sua participação como parceira estratégica para o alcance dos objetivos organizacionais. Isto ocorre quando a área:
R: desenvolve as competências essenciais entre os empregados
18) A importância da Gestão de Pessoas dentro das empresas é crucial na medida em que administra e soluciona impasses comuns a todos. Defina as ações de administração de ARH.
R: Consistem no planejamento, na organização, no desenvolvimento, na coordenação e no controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente de pessoal, ao mesmo tempo em que a organização representa o meio que permite às pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente ao trabalho. 
19)  Sobre o processo de Análise Organizacional podemos comentar: 
R: Transforma a organização proativa em reativa, desenvolve um processo descentralizado de planejamento, possibilita o comportamento sinérgico das áreas funcionais da organização e Está relacionado com a identificação de problemas organizacionais e com as suas soluções.
20) Os assuntos tratados pela ARH tanto se referem a aspectos internos da organização como a aspectos externos ou ambientais da organização. Destaque abaixo a técnica utilizada no ambiente externo da organização:
R: Pesquisa de salários e benefícios
Informações:
.Objetivo é o resultado desejado que se pretende alcançar, dentro de um determinado período de tempo.Os objetivos devem ser focalizados em  resultados, ser consistentes, específicos, ser mensuráveis, ser alcançáveis.Tipos de Objetivos: rotineiros (cotidianos), inovadores (agregam algo novo) e de aperfeiçoamento (incrementos).
.Para decidir sobre transferências, desligamentos e promoção, temos que buscar dados em: nos bancos de dados, na entrevista de desligamento, nos relatórios de rotação de pessoal (turnover).
.A ARH é responsável pelas iniciativas que englobam o desenvolvimento, identificação de talentos, manutençãode pessoas, carreira, preparação das lideranças, como área consultiva na organização. A qualidade das políticas e processos organizacionais são atividades direcionadas à outra área especialista, que atua objetivando otimizar a execução das atividades em determinado período de tempo. 
Com foco no ambiente externo, as atividades de RH estão relacionadas ao Recrutamento & Seleção, pesquisas de mercado, relacionamento com sindicatos e associações, legislação trabalhista, pesquisas salariais com mercado, entre outras atividades.
 A análise das práticas corporativas, o estudo criterioso das empresas de sucesso, a investigação das organizações consideradas as melhores empresas para se trabalhar ,revelam que: O Público Interno pode, deve e tem que ser compreendido como [...] um público estratégico e multiplicador dos mais importantes da organização. (KUNSCH, 2003, p. 121).
 (Cap 03 – Subsistemas de ARH e seus principais objetivos)
21) É uma ciência que estuda as organizações e as empresas com fins descritivos para compreender seu funcionamento, sua evolução, seu crescimento e seu comportamento. Segundo Chiavenato, esse é o conceito de :
R: Administração 
22) Quais as vantagens do recrutamento interno?
	
23) Como Fischer, André Luiz (2002) assinala, a área de RH torna-se estratégica na medida em que contribui para o processo de competitividade. Para isso, ela realiza a aproximação entre a filosofia, metas e objetivos da empresa e os trabalhadores, investindo na transformação destes em agentes de competição. Quais são os processos de gestão de pessoas? 
R: Agregar Pessoas - Recrutamento e Seleção, Aplicar Pessoas - Desenho de Cargos e Avaliação de Desempenho, Recompensar Pessoas -Remuneração e Benefícios, Desenvolver Pessoas, Treinamento e Desenvolvimento, Manter Pessoas - Higiene, Segurança do Trabalho e Monitorar Pessoas - Banco de Dados e Sistemas de Informações Gerenciais.
		
24) Considerando a atual Gestão de Pessoas através de seus subsistemas, seus objetivos e contribuições para maior competitividade das organizações, podem ser consideradas atribuições do RH
R: Manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável - toda atividade de ARH deve ser aberta, confiável e ética; as pessoas não devem ser discriminadas e seus direitos precisam estar garantidos.
Como elementos impulsionadores da organização e capazes de dotá-la de inteligência, talento e aprendizado indispensáveis.
Proporcionar à organização funcionários bem treinados e bem motivados - reconhecimento e não apenas aumento de salário; as pessoas devem perceber justiça nas recompensas que recebem; recompensar os bons resultados e não recompensar as pessoas que não tenham um bom desempenho;
Aumentar a auto atualização e a satisfação dos empregados no trabalho - os empregados devem sentir que o trabalho é adequado às suas capacidades e que estão sendo tratados equitativamente.
25) Devido a acirrada competitividade no mercado de trabalho, as empresas, visando reter seus talentos humanos, procuram evitar a rotatividade de pessoal ou turnover. Neste caso, a rotatividade alta reflete:
R: Na produção, no clima organizacional e no relacionamento interpessoal
26) Os subsistemas de RH, também conhecidos como as Políticas de Recursos Humanos, referem-se às maneiras pelas quais a organização pretende lidar com seus membros e por intermédio deles atingir seus objetivos organizacionais. Dentro das Políticas de Manutenção dos Recursos Humanos encontram-se as atividades de:
R: Remuneração, definindo os salários e os benefícios dos empregados de acordo com as práticas do mercado.
27) De acordo com Luz (2008), a Administração de Recursos Humanos é composta por diversos subsistemas. Quais são eles: 
 R: Administração de Cargos e Salários, Recrutamento e Seleção de Pessoal, Administração de Benefícios e Segurança e Medicina do Trabalho.
R: O recrutamento interno aproveita melhor os recursos que foram investidos em treinamento e desenvolvimento feitos pela empresa junto aos colaboradores.
O recrutamento interno tem um maior índice de validade e segurança em relação ao recrutamento externo.
Financeiramente o recrutamento interno custa menos do que um recrutamento externo.
O recrutamento interno motiva e encoraja o desenvolvimento profissional dos funcionários da empresa.
28) A área de Recursos Humanos é vista como um sistema, sendo este organicamente composto por um conjunto de subsistemas que respondem individualmente por cada uma das funções do sistema de RH. Assim, conforme vimos em aula, podemos descrever a ARH como um sistema formado por cinco subsistemas interdependentes, sendo eles os subsistemas de: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e controle de recursos humanos. Podemos dizer que faz parte do subsistema Provisão ( Ou seja, aquele relacionado ao Recrutamento e seleção), o seguinte objetivo:
R: Estabelecer critérios de seleção de recursos humanos e padrões de qualidade para admissão, quanto às aptidões físicas e intelectuais, experiência e potencial de desenvolvimento, tendo em vista o universo de cargos dentro da organização.
29) A capacitação dos colaboradores de uma Organização pertence a um subsistema da área de RH. Aponte-o:
R: Desenvolvimento de RH
30) Podemos dizer que a ARH está divida em:
R: Subsistemas que se responsabilizam pelos recursos humanos das organizações;
31) Os objetivos da Gestão de Pessoas podem se circunscrever entre variadas ações:
R :Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão.
Desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho, garantindo um ambiente de trabalho agradável, seguro e com um estilo de liderança que fortaleça a autonomia do empregado nas tomadas de decisões.
Administrar a mudança sabendo ter agilidade diante às transformações em curso.
Proporcionar competitividade a organização, através do emprego das habilidades e capacidades da força de trabalho.
32) Cite algumas funções do RH:
R: Recrutar e selecionar pessoas para compor o quadro organizacional, Motivar as pessoas, direcionando-as aos objetivos organizacionais, Desenvolver pessoas através de programas de educação corporativa, por exemplo, Manter pessoas através de programas de segurança e qualidade de vida no trabalho.
33) Alguns conceitos ajudam a entender mais as implicações da Gestão de Pessoas. A que conceito está relacionado o significado do termo Gestão de Pessoas como função ou departamento?
R: Órgão de Staff
34) A Administração de Recursos Humanos possui o papel de contribuir para o desenvolvimento da organização, fazendo com que ela cresça e atinja seus propósitos com competitividade e lucratividade, mantendo-se sólida para atuar no mercado.Cite alguns serviços da ARH:
R: Suprir a empresa com os recursos humanos necessários para seus processos.
Assegurar um bom clima organizacional.
Assegurar um bom relacionamento entre empresa, funcionários, sindicatos e Estado
Reter os recursos humanos da empresa.
	
	
35) Os subsistemas de RH, também conhecidos como as Políticas de Recursos Humanos, referem-se às maneiras pelas quais a organização pretende lidar com seus membros e por intermédio deles atingir seus objetivos organizacionais. Dentro das Polícias de Aplicação de Recursos Humanos encontram-se as atividades de:
R: Análise de Cargos definindo os requisitos básicos da força de trabalho para o desempenho das tarefas e atribuições do universo de cargos da organização.
Critérios de avaliação da qualidade e da adequação dos recursos humanos por meio da avaliação de desempenho.
Critérios de planejamento, alocação e movimentação interna de recursos humanos, considerando o posicionamento inicial e o plano de carreira
INFORMAÇÃO:
Rotatividade de Pessoal (turnover) é oneroso para a empresa, pois a cada saída de funcionário, normalmente, acarreta uma admissão de outro funcionário, e este giro cria um custo alto de mão-de-obra. (despesas de rescisão de contrato de trabalho; despesas de recrutamento e seleção; despesas de treinamento;despesas de adaptação; e outras despesas variáveis (advogados, justiça do trabalho, etc.). Além de refletir na produção, no clima organizacional e nos relacionamentos interpessoais.
A rotatividade é efeito, ou seja, a consequência de certos acontecimentos localizados interna (política salarial, de benefícios, recrutamento e seleção, tipo de chefia, oportunidades de carreira, relacionamento, condições estruturais do ambiente, cultura, etc.) ou externamente (conjuntura econômica, situação de oferta e procura de empregos, oportunidades no mercado de trabalho, etc.) à organização que moldam a atitude e o comportamento do pessoal.
Os Subsistemas da ARH, também conhecidos como políticas de recursos humanos, referem-se às maneiras pelas quais a organização pretende lidar com seus membros e por intermédio deles atingir os objetivos organizacionais, permitindo condições para o alcance de objetivos individuais.São estas as Políticas de RH existentes nas organizações: Políticas de Provisão de Recursos Humanos; Políticas de Aplicação de Recursos Humanos; Políticas de Manutenção de Recursos Humanos; Políticas de Desenvolvimento de Recursos Humanos; Políticas de Controle de Recursos Humanos.
A Administração de Recursos Humanos compõe-se de seis processos, que se relacionam e influenciam-se e nos quais estão envolvidos os especialistas de RH e os gerentes,são eles:
1- Processo de agregar pessoas.
São os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem recrutamento e seleção de pessoas.
2- Processo de aplicar pessoas.
São os processos utilizados para desenhar as atividades que as pessoas irão realizar na empresa, orientar e acompanhar seu desempenho. Incluem desenho organizacional e desenho de cargos, análise e descrição de cargos, orientação das pessoas (colocação e recolocação) e avaliação do desempenho.
3- Processo de recompensar pessoas
.São os processos utilizados para incentivar as pessoas e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas. Incluem recompensas, remuneração (salários) e benefícios e serviços sociais.
4- Processo de desenvolver pessoas. São os processos utilizados para capacitar e incrementar o desenvolvimento profissional e pessoal das pessoas. Envolvem seu treinamento e desenvolvimento, gestão do conhecimento e gestão de competências, aprendizagem, programas de mudanças e desenvolvimento de carreiras e programas de comunicações e consonância. Ex: Educação continuada
5- Processos de manter pessoas. São os processos utilizados para criar condições ambientais e psicológicas satisfatórias para as atividades das pessoas. Incluem administração da cultura organizacional, clima, disciplina, higiene, segurança e qualidade de vida e manutenção de relações sindicais.
6- Processo de monitorar pessoas. São os processos utilizados para acompanhar e controlar as atividades das pessoas e verificar resultados. Incluem banco de dados e sistemas de informações gerenciais.
Todos esses processos são desenhados de acordo com exigências das influências ambientais externas e das influências organizacionais internas para obter a melhor compatibilização entre si.
(Cap 04 - ) 
36) Vantagens e desvantagens do recrutamento interno: 
Vantagens: 
È mais econômico; mais rápido; apresenta maior índice de segurança, já que os candidatos são conhecidos; é uma fonte poderosa de motivação; representa uma garantia de adaptação à empresa; sendo essas as vantagens. Como desvantagens, aponta-se que desfalca, temporariamente, a área que cedeu o profissional transferido ou promovido e quando praticado excessivamente, ¿freia¿ a renovação dos quadros e o ingresso de know-how.
- A oportunidade de crescimento dentro da empresa funciona como fonte poderosa de motivação.
- O recrutado internamente sabe a cultura de trabalho da empresa.
- A opção pelo recrutamento interno viabiliza economia de despesas com anúncios em jornais, honorários de empresas de recrutamento, custos de atendimento de candidatos, custos de admissão, custos com o novo empregado, dentre outros.
Desvantagens:
- Problemas em conseguir aprovação de gerentes para dispensar seus colaboradores mais eficientes, os quais são candidatos à promoção no seu próprio setor.
- Quando não é bem formulada, a promoção interna pode se transformar numa espécie de carreirismo, comodismo, deixando de lado a eficiência funcional no exercício das funções atuais.
RECURSOS HUMANOS INSUFICIENTES -Falta de recursos humanos internos para cobrir as necessidades de preenchimento das vagas. AVALIAÇÃO SUPERFICIAL - Ocasional ausência de avaliação mais criteriosa na apreciação da carreira de determinado funcionário, candidato em potencial à promoção.
CONFLITO DE INTERESSES - Possibilidade de gerar conflito de interesse entre os funcionários não escolhidos que podem ficar frustrados, prejudicando sua produtividade no trabalho, pois o funcionário supõe que foi criada uma falsa expectativa, trazendo desestímulo.
EXIGÊNCIAS ACIMA DA REALIDADE - Exige que os novos empregados tenham condições de potencial de desenvolvimento para poderem ser promovidos, no mínimo, a alguns níveis acima do cargo em que estão sendo admitidos, para evitar apatia, desinteresse ou desligamento da empresa.
ADAPTAÇÃO AOS PROBLEMAS DA EMPRESA E PERDA DE CRIATIVIDADE - Os funcionários podem aprender a conviver com os problemas e situações da empresa e perdem a criatividade e atitude de inovação, o que não aconteceria no caso de um recrutamento externo. ELEVAÇÃO DOS INVESTIMENTOS EM TREINAMENTO - O candidato é promovido sem todas as características técnicas, devendo a empresa investir em treinamento, quando poderia recrutar um candidato externo devidamente treinado.
COMPETIÇÕES NOCIVAS ENTRE FUNCIONÁRIOS - Poderá criar uma competição negativa entre seus funcionários, provocando ambições, até mesmo em quem não tem condições de ocupar um cargo acima ou, então, desinteresse nestes, que sabem que não terão oportunidade na competição.
37) Dentre as técnicas de Recrutamento e Seleção utilizadas podemos considerar:
R: Anúncios em jornais/revistas/divulgação junto à empresa; Entrevista Individual/Dinâmicas de Grupo respectivamente
38) Identifique as principais vantagens do Recrutamento Interno.
R: Motivação das pessoas da organização e segurança em relação aos recursos humanos
39) Sobre rotatividade podemos afirmar:
Um índice de rotatividade de pessoal equivalente a zero dificilmente ocorre na prática e nem é desejável, pois pode indicar que a empresa se encontra em um estado de acomodação, rigidez e inércia.
omo desvantagens da rotatividade podemos destacar a perda de conhecimento pela empresa, os custos com as indenizações, a perda de produção até o preenchimento das vagas, os custos envolvidos em novos processos de seleção e treinamento, entre outros.
40) Para que servem os testes de conhecimento na seleção:
Os testes de conhecimento visam medir o grau de conhecimento, capacitação e habilidades que o candidato adquiriu por meio do estudo, da prática ou do exercício
41) AS EXPRESSÕES DO IDIOMA INGLÊS OUTPLACEMENT, REPLACEMENT E HEADHUNTERS DEFINEM O TIPO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS POR CONSULTORIAS DE RECURSOS HUMANOS. QUAIS AS DEFINIÇÕES QUE ESTABELECEM CORRETAMENTE AS DIFERENÇAS?
R: OUTPLACEMENT - RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL PARA EMPRESAS;
 REPLACEMENT - RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL PARA PESSOAS FÍSICAS; 
HEADHUNTERS - ESPECIALIZAÇÃO EM RECOLOCAÇÃO DE ALTA ADMINISTRAÇÃO
(Cap 05 - )
42) Imagine a seguinte situação acontecida numa fábrica: Você é do setor de RH e percebe que o setor de Manutenção está em guerra com o de Produção e com isso a fábrica está tendo prejuízo. Diante dessa situação e levando em conta a importância de se integrar os Colaboradores antigos, o que faria nesta situação? 
R: Ofereceria o seu apoio como mediador desses setores para trazer harmonia entre eles.
43) Qual o papel do gestor na integração das pessoas nas organizações: 
R: Ogestor deve acolher o novo colaborador de forma adequada e integrá-lo ao seu novo grupo de trabalho.
O gestor deve observar o progresso da integração do novo colaborador e de sua atuação, bem como lhe dar feedback constante sobre o que é observado.
44) A gerente de RH da Empresa Pés no Chão implementou ações de Integração com o objetivo de garantir a qualidade do ambiente de trabalho e a interação saudável entre as equipes. Em relação à gestão de Pessoas, ARH assumiu o papel de:
R: facilitador do envolvimento dos funcionários.
45) Como podemos descrever o processo de ambientação das pessoas nas organizações.
R: É o processo que necessita integrar, acolher e orientar os novos colaboradores.
46) Na Integração de novos Colaboradores é papel dos Gestores: 
R: Apresentar os novos Colaboradores aos colegas e ao seu setor de trabalho; Além disso deve apresentar o setor e falar sobre o trabalho em si do Colaborador.
47) Qual o objetivo da integração social?
R: Minimizar os pontos de tensão que possam prejudicar a qualidade do ambiente de trabalho.
48) No processo de socialização, o novo colaborador deve ser inserido no ambiente da organização, de forma a evitar hábitos que possam conflitar com os valores da empresa, o que implica aspectos:
R: Culturais, sendo levado a compreender o comportamento esperado na convivência dentro da organização;
 É neste processo que o novo funcionário conhece a cultura organizacional (atitudes, padrões, valores e modelos de comportamento esperados pela empresa), onde ocorre a adaptação do mesmo, onde ele esclarece dúvidas específicas e a organização deixa clara as suas responsabilidades e a forma como seu desempenho será avaliado.
49) Quando do ingresso de um novo colaborador, cabe ao RH realizar o que chamamos de ¿ambientação¿, ou seja, apresentá-lo à empresa: 
R: Deve explicar sobre o que espera do novo colaborador, em relação às suas funções, o que ele deve fazer, como deve fazer, quando deve fazer e porque fazer.
Explicar sobre Direitos e Deveres dos colaboradores, tarefa atribuída ao profissional do Departamento de Administração de Pessoal/ Departamento de Pessoal;
Apresentar Vídeo Institucional;
Deve dar os traços da cultura da empresa que são por ela valorizados. É importante que eles não cultivem e pratiquem hábitos que possam conflitar com os valores da empresa;

Continue navegando