Buscar

Biofisica - Avaliando Aprendizados 1a

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201811107417)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Atrás do cristalino encontramos um líquido com a composição parecida do plasma sanguíneo, o humor aquoso. São papeis importantes desta estrutura líquida:
		
	
	esta estrutura por ser líquida não interfere na formação da imagem e o seu mal funcionamento não provoca nenhuma doença.
	
	o humor aquoso é o mesmo desde o nascimento não possuindo nenhum papel para o funcionamento da visão
	
	responsável por filtrar o excesso de luz que chega aos nossos olhos.
	 
	responsável pela oxigenação e nutrição do olho, por isso ele é drenado várias vezes ao dia.
	
	responsável pela formação correta da imagem, ele apresentam capilares que levam o oxigênio para a córnea e a íris
	
2a Questão (Ref.:201811107415)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A osteoporose é uma doença que modifica a densidade óssea, chamamos de densidade uma grandeza derivada onde
		
	
	não tem aparelho para a verificação da densidade óssea
	 
	estudamos a relação massa/volume
	
	relacionamos o volume do osso com o tamanho do mesmo
	
	verificamos o peso/ volume do osso
	
	a densidade não é uma grandeza derivada mais sim fundamental
	3a Questão (Ref.:201811107935)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As grandezas derivadas surgem a partir das fundamentais. Por exemplo, um campo de futebol deve ter pelo menos 8.250 m2 de área. O metro quadrado é uma unidade derivada do (X), ou seja, a área é uma grandeza derivada do comprimento, que é uma grandeza fundamental. A velocidade que um jogador corre de um lado pro outro no campo de futebol é definida a partir da distância e do tempo, duas grandezas fundamentais. Sua unidade, nesse caso é o (Y). Com base no parágrafo, X e Y podem ser substituídos, respectivamente, por:
		
	
	quilômetro, Km/s.
	
	quilômetro, Km/h.
	
	metro, m/s.
	 
	metro, Km/h.
	
	milímetro, m/s.
	4a Questão (Ref.:201811107929)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A retina é uma membrana mais interna e se encontra abaixo da coroide. Ela possui dois tipos de células fotossensíveis. Estas células são denominadas de:
		
	
	células de Tenon.
	
	melanócitos.
	
	células do cristalino.
	 
	os cones e os bastonetes.
	
	células da fóvea.
	5a Questão (Ref.:201811107945)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em noites sem lua, em locais pouco iluminados por casas, ruas e edifícios, podemos ver uma infinidade de pequenos pontos luminosos no céu: são as estrelas. Ao observar o céu a olho nu, conseguimos ver uma parte mínima do que chamamos de Universo. Já na observação do céu feita com o auxílio de um telescópio, é possível perceber que o número de corpos celestes é muito maior e também se podem ver detalhes das formas e da cor dos astros. A atmosfera da Terra, contudo, limita a atuação dos telescópios terrestres, por este motivo são utilizados telescópios espaciais, como o telescópio Hubble, para as pesquisas astronômicas mais sofisticadas. Além destes instrumentos para o estudo do Universo, os cientistas contam com equipamentos de informática para cálculos, tratamento de dados e imagens recebidas dos telescópios, simulações etc. Esses recursos possibilitaram responder à questão - o que compõe o Universo? O Universo é composto por aglomerados de galáxias, com nebulosas, estrelas, cometas, planetas e seus satélites, e tudo que neles existe - no caso do planeta Terra, por exemplo, plantas, animais, rochas, água, ar etc. Também podemos considerar que em relação ao conceito de Universo é correto destacar que:
		
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor pode ser considerado em parte o nosso pseudouniverso pois as mesas, os alunos, o quadro não se relacionam entre si como os acontece no espaço sideral.
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor não é nosso universo pois as mesas, os alunos, o quadro etc, não representam corpos celestes.
	 
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor é nosso universo - as mesas, os alunos, o quadro etc.
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor não é nosso pseudouniverso uma vez que as mesas, os alunos, o quadro etc, representam uma microescala de corpos que não se relacionam.
	
	Por exemplo: se estamos em uma sala de aula, tudo que está ao nosso redor é nosso universo relativo pois as mesas, os alunos, o quadro não representam elementos que estejam em órbita.

Continue navegando