Buscar

SIMULADO GESTÃO DO CONHECIMENTO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS 
	SIMULADO - GESTÃO DO CONHECIMENTO - UNINTER 2016 
	Para melhor visualização acione o modo de Tela inteira, na guia Exibição, no grupo Modos de Exibição clique em Tela Inteira. 
	Marque as respostas com X, e veja sua nota no final do teste, pois cada acerto vale 10 pontos a serem computados.
	 ATENÇÃO!!! Ao Fechar o arquivo clique na opção Não Salvar, e assim poderás refazer o teste quantas vezes quiser.
	Questão 1/10
	Dentro das organizações, a intuição e a interpretação acontecem no nível da inteligência individual; a integração ocorre em nível de grupo, e a institucionalização, em nível da inteligência organizacional. 
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 40-41
Baseados na definição desses quatro processos, feita pelos autores Crossan, Lane e White, analise as afirmativas a seguir:
I. Interpretação é a explicação de um insight ou ideia para si mesmo ou para os outros.
II. Institucionalização é o processo de assegurar que as ações convertidas em rotinas ocorram.
III. Intuição é o processo de incorporação de aprendizagem que ocorre por parte de indivíduos e grupos na organização.
IV. Integração é o processo de desenvolvimento do entendimento entre indivíduos e a tomada de ações coordenadas por meio de ajustes mútuos.
São corretas as afirmativas:
	a) ( ) I, II e IV, apenas. 	
	b) ( ) III e IV, apenas.
	c) ( ) I e III, apenas
	d) ( ) II, apenas
	e) ( ) I, II e III, apenas.
	Questão 2/10
	Uma organização inteligente é uma organização que aprende, tornando-se hábil a criar, adquirir e transferir conhecimento e a modificar seu comportamento para refletir novos conhecimentos e percepções (CHOO, 2012)
Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 35-39
A partir do texto, analise as proposições a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas em relação à organização inteligente.
I. ( ) Organizações são sociedades de mentes humanas. Ações e decisões não são resultados de um processo único e ordenado.
II. ( ) Uma organização é inteligente ao desenvolver a cultura e a estrutura para reunir o conhecimento coletivo.
III. ( ) As causas das possíveis falhas da inteligência organizacional são dificilmente encontradas, sendo consideradas ocultas por gestores. Assim, não atingindo algum tipo de bloqueio e/ou distorção.
IV. ( ) Uma organização inteligente persegue seus objetivos em um ambiente externo em constante mudança, adaptando se comportamento conforme o conhecimento sobre suas conjunturas interna e externa. 
Agora, assinale a sequência correta:
	a) ( ) F, V, F, V
	B) ( ) V, V, F, V	
	c) ( ) V, F, F, V 
	d) ( ) F, V, V, V
	E) ( )V, V, V, F
	Questão 3/10
	Com a evolução tecnológica, o contexto atual e os novos desafios, sugere-se, dentro das organizações, a adoção da inteligência organizacional como fonte de vantagem competitiva não esgotável para corporações e instituições, entendida como a capacidade de uma organização de adaptar-se, aprender, inovar, aumentar seu conhecimento e selecionar alternativas, em resposta a condições ambientais. Além disso, a inteligência organizacional visa trazer, de forma prática, resultados com valor agregado para o ambiente interno e externo em que as organizações estão inseridas.
	Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 78-79
	Considerando o texto acima e os conteúdos abordados, como podemos conceituar a inteligência organizacional?
	a) ( ) É a crítica ao benefício perceptível de repassar informação valiosa diretamente da fonte sem intermediação, ainda que seja uma citação, no sentido mais nobre da palavra.
	b) ( ) É a capacidade de interpretar o ambiente complexo da organização; é a capacidade de julgamento de um problema que surge pelo conhecimento distribuído na organização. 	
	c) ( ) É a gestão coletiva do trabalho, podendo atuar como sistema de compartilhamento do conhecimento entre os participantes de uma organização.
	d) ( ) É um termo utilizado na estatística para identificar distribuições de dados da curva de Pareto, na qual o volume de dados é classificado de forma decrescente.
	e) ( ) É um conceito e prática apenas replicável em mercados de nichos específicos, mas com a particularidade de serem pensados em nível global.
	Questão 4/10
	Leia o texto:
	No âmbito organizacional, segundo Hayes e Allinson, a cognição está relacionada à forma como as pessoas adquirem, armazenam e utilizam o conhecimento, e isso se caracteriza pela busca, coleta, processamento, análise e síntese das informações. Dessa forma, a cognição tem suas funções-base na utilização de informações, para gerar significados efetivos nas organizações.
	Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 86-88
	Considerando o texto dado e os processos desenvolvidos pela organização, analise as afirmativas a seguir, referente ao tema da cognição organizacional.
	I. A cognição é um processo desenvolvido pela organização no tocante à identificação de padrões, à captação de dados, ao processamento e à organização de informações em bancos de memória.
	II. Dentro do processo de cognição, o conhecimento é um fluido misto de experiências, valores, informação contextual e conhecimento que fornece uma estrutura para avaliar e incorporar novas experiências e informação.
	III. A cognição se refere aos sistemas de informação destinados a ajudar os tomadores de decisão da forma certa, no momento certo e com a informação certa.
	IV. A cognição refere-se à preocupação relativa à intensidade do nível de comprometimento das condições ambientais.
	São corretas as afirmativas:
	a) ( ) I e III, apenas.
	b) ( ) I, III e IV, apenas.
	c) ( ) II e IV, apenas.
	d) ( ) II e III, apenas.
	e) ( ) I e II, apenas.	
	Questão 5/10
	O nível de análise diz respeito ao agente específico da Aprendizagem Organizacional.
	Iniciando os níveis, tem-se a unidade de análise relativa ao indivíduo, onde o foco é direcionado à aprendizagem individual realizada no contexto organizacional. Na unidade de análise seguinte, o agente da aprendizagem é o grupo no contexto organizacional. Além de construir o link entre aprendizagem individual e organizacional, os grupos configuram-se no sistema social interveniente, no qual ocorre o compartilhamento, a aprendizagem o comportamento organizacional.
	Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 123-125
	
	a) ( ) centrado apenas no indivíduo.
	b) ( ) dividido entre o indivíduo e o setor externo.
	c) ( ) centrado na organização. 	
	d) ( ) que desconsidera o indivíduo.
	e) ( ) centrado apenas nos interesses da organização.
	Questão 6/10
	Vera e Crossan discutiram a questão dos limites que existe entre os domínios científicos da Aprendizagem Organizacional e do Conhecimento Organizacional. 
	Organizacional e do Conhecimento Organizacional. 
	Os limites entre as áreas de Aprendizagem Organizacional são fluidos; trata-se de áreas complementares e sobrepostas. Porém, há alguns limites entre esses domínios que são de importante destaque.
	Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 133-135
	Sobre esses domínios em destaque, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
	I. ( ) A área de conhecimento organizacional preocupa-se primordialmente
com a compreensão da natureza do conhecimento como um ativo.
	II. ( ) A área de Aprendizagem Organizacional tem se dedicado especialmente ao estudo das comunidades externas à organização, ignorando aspectos individuais e internos.
	III. ( ) Segundo estudos, não há mais o que se acrescentar à área da Aprendizagem Organizacional, visto que é uma áreas restrita e com conhecimento estático.
	IV. ( ) Na literatura de Aprendizagem Organizacional há um consenso crescente de que a aprendizagem “nas” e “das” organizações requer mudanças cognitivas e comportamentais.
	V. ( ) Um ponto de sobreposição decorre do fato de a aprendizagem também ter sido definida em termos de processo de conhecimento.
	a) ( ) F, F, V, V, V 
	b) ( ) V, F, F, V, V 	
	c) ( ) V, V, F, F, V
	d) ( ) V, F, V, F, V
	e) ( ) F, V, F, F, V
	Questão 7/10
	Dentro de uma organização, não existe sinergia positiva maior para criar um nível de desempenho do que a soma das contribuições de cada membro de um grupo. No caso das equipes, gera-se uma sinergia positiva por meio de um esforço coordenado, no qual a soma dos esforços individuais é maior. A gerência busca essa sinergia positiva que permite às organizações incrementarem o seu desempenho. O uso extensivo de equipes cria o potencial para que uma organização gere melhores resultados sem um incremento nas contribuições.
	Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 162-164
	De acordo com os conteúdos abordados, as equipes podem ser classificadas com base em seus objetivos. As três formas mais comuns de equipes que se encontram na organização são:
	a) ( ) as interdependentes, as geradoras de problemas e as individualizadas.
	b) ( ) as de análise de situações, as terceirizadas e as temporárias.
	c) ( ) as de solução de problemas, as autodirigidas e as multidisciplinares. 	
	d) ( ) as informais, as funcionais e as de solução de problemas.
	e) ( ) as autodidatas, as geradoras de situações e as formais.
	Questão 8/10
	Desde o início dos tempos, o homem sentiu a necessidade de organizar-se para poder subsistir, primeiro em unidades familiares, mais tarde em comunidades ou tribos. Logo, apareceram assentamentos, aldeias e cidades. As possibilidades de um indivíduo solitário sobreviver às ameaças externas eram muito maiores quando se organizavam em comunidade.
	Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 154-155
	De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, a necessidade de se agrupar para garantir a sobrevivência do indivíduo derivou no que consideramos um dos êxitos de nossa espécie:
	a) ( ) a inteligência organizacional.
	b) ( ) a exploração das corporações.
	c) ( ) o alinhamento dos negócios.
	d) ( ) a queda da aprendizagem organizacional.
	e) ( ) o compartilhamento de conhecimento.	
	Questão 9/10
	Um desafio crítico para as organizações voltadas para o aprendizado consiste em entender o processo de transferência pelo qual o conhecimento e o aprendizado individual (modelos mentais) são incorporados à memória da organização. A partir dessa compreensão, o aprendizado pode ser gerenciado por meio de metas, visão e valores da organização.
	Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 191-192
	De acordo com os conteúdos abordados e com a leitura do texto acima, como podemos caracterizar o ciclo de aprendizagem?
	a) ( ) Capacidade de preservar, recuperar e utilizar dados e informações decorrentes de experiência vivenciadas pela organização.
	b) ( ) Definição de estratégias para prevenção, dissimulação e tratamento de problemas organizacionais, além da solução destes, aproveitando-se as oportunidades presentes no ambiente da organização.
	c) ( ) Troca de dados, informações e conhecimentos que fluem em uma organização, além daquelas trocas que ocorrem entre uma organização e seus ambientes interno e externo. 
	d) ( ) Capacidade e atividades de busca, coleta, percepção, análise, síntese e compreensão dos ambientes internos e externos da organização.
	e) ( ) Processo de transferência de conhecimento a partir do aprendizado individual, no qual as ações individuais se traduzem em ações da organização, produzindo resultados.	
	Questão 10/10
	I - A capacidade de aprender somente pode ser aprimorada e acelerada se os processos de aprendizagem forem explicitados de forma a tornar o ambiente interno mais propício ao aprendizado, melhorando a infraestrutura de aprendizagem e aperfeiçoando o conhecimento e as habilidades das pessoas.
	Porque
	I - O aprendizado não é um fim em si mesmo, mas deve fazer parte de um projeto futuro das pessoas e da organização.
	Fonte da questão: TARAPANOFF, K. (Org.) Aprendizado organizacional. Vol. 1: Fundamentos e abordagens multidisciplinares. Curitiba: InterSaberes, 2012. P. 192-193
	A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	a) ( ) As assertivas I e II são falsas.
	b) ( ) A assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa.
	c) ( ) As duas assertivas são verdadeiras, porém a segunda nega e contraria a primeira.
	d) ( ) As duas assertivas são verdadeiras e a segunda complementa a primeira. 	
	E) ( ) A assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira.
	O conteúdo deste material é referente a disciplina Gestão do Conhecimento, exercícios referentes ao livro Aprendizado Organizacional, Fundamentos e abordagens multidisciplinares.V.1 - kira Tarapanoff (org) – Ed. Intersaberes - UNINTER 2016
	0
	Nota	0
	Se você não atingiu a nota 100 significa que marcou uma, ou mais, questões erradas.
	Gabarito:1/A - 2/B - 3/B - 4/E - 5/C - 6/B - 7/C - 8/E - 9/E - 10/D
	 ATENÇÃO!!! Ao Fechar o arquivo clique na opção Não Salvar, deste modo todas as configurações originais serão mantidas.
	Caso salve as alterações, ou seja as respostas marcadas, basta selecionar a coluna ou delete uma a uma para refazer novamente o teste.
	Bons estudos!
	FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS FOSS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais