Buscar

POLÍTICAS PÚBLICAS E LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL questões exercicios 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 34 
A Constituição de 1988 a pregoa a vinculação de impostos dos entes federados. Diante disso, em relação aos recursos públicos, o artigo 213 refere-se à destinação dos mesmos para as escolas públicas. No entanto, o referido artigo menciona algumas exceções. Marque qual das contribuições abaixo que NÃO corresponde a essas exceções: 
d.Os recursos poderão ser destinados para a organização de festas escolares desde que a arrecadação seja revertida em prol da instituição de ensino. 
QUESTÃO 35 
Qual Revolução apresentava à sociedade brasileira uma promessa de modernização do país, nesse sentido a educação aparecia como questão central para a construção de um projeto nacional de sociedade: 
c . Revolução de 1930.
QUESTÃO 37 
Segundo Abreu (2008 p 35)O momento dessa discussão nacional está relacionado a aspectos mais amplos, em especial a Conferência _____ que estabeleceria bases para o desenvolvimento de políticas para a expansão da educação básica nos países em desenvolvimento. A referida conferência reconhecia a centralidade na educação reconhecendo -a como matéria-prima do sistema produtivo para o desenvolvimento econômico. Assinale a alternativa correta que corresponde a essa Conferência: 
c .Conferência de Educação para todos, promovida pela UNESCO e Banco Mundial, ocorrida em 1990, em Jomtiem, na Tailândia. 
QUESTÃO 38 
A definição de Cidadão na Constituição imperial de 1824 era a seguinte:"São cidadãos brasileiros: 
I. Os que no Brasil tiverem nascido, quer sejam ingênuos ou libertos, ainda que o pai seja estrangeiro, uma vez que este não resida por serviço da sua nação. 
II. Os filhos de pai brasileiro, e os ilegítimos de mãe brasileira, nascidos em país estrangeiro, que vierem a estabelecer domicílio no Império. 
III. Os filhos de pai brasileiro, que estivesse em país estrangeiro, em serviço do Império, embora não venham estabelecer domicílio no Brasil. 
IV. Todos os nascidos em Portugal e suas possessões, que, sendo já residentes no Brasil na época em que se proclamou a independência nas Províncias, onde habitavam, aderiram a esta, expressa ou tacitamente,pela continuação da sua residência. 
V. Os estrangeiros naturalizados, qualquer que seja a sua religião. A lei determinará as qualidades precisas para se obter carta de naturalização. 
a. afirmativas I, II, III, IV e V. 
 QUESTÃO 39 
A Educação Básica pública e gratuita é: 
d. Direito de todos e dever do Estado. 
 QUESTÃO 40 
Quem de fato assumiu a educação formal na colônia, instruindo e catequizando os índios, mamelucos e filhos de colonos brancos e ainda, formando a elite colonial foram: 
d. Os jesuítas 
QUESTÃO 41 
O Estado Brasileiro está organizado com bases no Federalismo e seus componentes são: 
I. A União . 
II. Os Estados. 
II. O Distrito Federal. 
IV. Os Municípios . 
d. Estão corretos todos os itens . 
 QUESTÃO 42 
Em 1994, foi estabelecido um diálogo no qual estiveram presentes vários interlocutores, entre eles: O Conselho Nacional dos Secretários de Educação (CONSED ), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras(C RUB), o Fórum dos Conselhos de Educação, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) entre outras instituições da sociedade civil organizada. Do debate entre estas entidades e o governo federal resultou: 
b. Acordo Nacional de Educação para Todos. 
QUESTÃO 43 
O direito a educação, é um dos direitos sociais elencados pela Constituição Federal, ainda mais quando essa educação é pensada enquanto direito subjetivo de todos os cidadãos e ainda mantém um caráter obrigatório e gratuito. Tal afirmação se refere à Constituição elaborada em : 
a. Em 1988 
 
QUESTÃO 44 
Em 1996 uma nova Lei constituiu-se então na norma legal, no campo da educação, mais importante do país e com suas legislações complementares definindo os rumos das políticas educacionais. O texto refere-se à: 
a. Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)
QUESTÃO 45 
A Emenda Constitucional nº 1 4, de 12 de setembro de 1996 alterou o Art. 208 da Constituição Federal que definia: O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: 
I. Ensino Fundamental obrigatório e gratuito inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria 
II. Progressiva universalização do ensino médio gratuito. 
a. Somente os itens I, II.
 QUESTÃO 46 
Emenda Constitucional nº 1, 1969, chamada por muitos de Constituição de 1969. O texto constitucional no seu artigo 176, afirma que: A educação, inspirada no princípio da unidade nacional e nos ideais de liberdade e solidariedade humana, é direito de todos e dever do Estado, e será dada no lar e na escola.(...) 
II - o ensino primário é obrigatório para todos, dos sete aos quatorze anos, e gratuito nos estabelecimentos oficiais;III - o ensino público será igualmente gratuito para quantos, no nível médio e no superior, demonstrarem efetivo aproveitamento e provarem falta ou insuficiência de recursos. Segundo a Constituição de 1969 no que tange a educação podemos afirmar. 
II. O ensino primário é obrigatório para todos, dos sete aos quatorze anos, e gratuito nos estabelecimentos oficiais. 
III. A educação, inspirada no princípio da unidade nacional e nos ideais de liberdade e solidariedade humana, é direito de todos e dever do Estado. 
d. alternativas II e III. 
 QUESTÃO 47 
As orientações dos organismos internacionais tais como Banco Mundial, BID, CEPAL, O MC, UNESCO, dentre outros, podem ser claramente visualizadas na reforma do Estado e da educação brasileira e as análises produzidas nas duas últimas décadas têm denunciado seus efeitos negativos quanto à garantia do direito à educação. Podemos considerar alguns avanços rumo à garantia desse direito regulamentado na Constituição Federal (CF) de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9394/96, são eles: 
I. O conceito ampliado de educação básica. 
II. A gestão democrática do ensino público. 
III. O direito à escolaridade àqueles que não tiveram acesso em idade própria. 
IV. A vinculação de percentual mínimo a ser investido em educação. 
V. A ampliação da gratuidade e obrigatoriedade dos anos de escolaridade. 
c as alternativas I, II, III, IV e V
Parte superior do formulário
Questão 1
De acordo com o autor Florenzano (2007), na Europa entre os séculos XIV à XVI, foi dominante o tipo de Estado Coorporativo. Aos poucos o governo foi se inovando e desenvolvendo gradativamente instituições estatais muito diferentes do que existia no período. Dessa forma, assinale a definição correta para Estado Coorporativo.
E. Compreende-se que é governado pelo rei com o apoio de órgãos representativos das diversas camadas sociais do reino..
Questão 2
Com a ausência de professores para atender a demanda do ensino primário e os problemas financeiros da colônia, foi criado um novo imposto na própria colônia. No entanto, tendo em vista que outros tributos já eram cobrados, segundo Pinto (2000) era preciso cobrar impostos sobre produtos que fossem comuns a todo o território brasileiro. Dessa forma foi criada a Lei do Subsídio Literário. Do que se tratava essa lei e qual seu objetivo?
b. A Lei do Subsídio Literário tratava-se da cobrança de uma taxa sobre as vendas de aguardente de cana-de-açúcar e da carne, com o objetivo de manter o ensino primário..
Questão 3
Ao discorrermos sobre políticas educacionais no Brasil, pode se perceber sua ligação direta com as leis, pois estas são a expressão formal do direito emanado pelo Estado. As mesmas são resultantes dos debates políticos e textos normativos, estes corrompidos pela visão de mundo de quem os elabora. Dessa forma, torna-se essencial estudar as políticas educacionais e suas relações com os diferentessujeitos. Marque as alternativas corretas, que estão diretamente relacionadas a isso:
I.A educação enquanto direito subjetivo do cidadão está assegurada pelo Estado Democrático Brasileiro
II.É no interior das instituições representativas do Estado que se constroem as matrizes de sua política educacional.
III. As matrizes de leis são geradas em um processo de correlação de forças por diversos interesses, muitas vezes sendo até antagônicos
d. Estão corretas apenas as alternativas I, II e III..
Questão 4
Segundo Silva (2005), a Gerência de Qualidade Total (QGT), na busca pela definição de um novo padrão de acumulação do capital, enfatiza os aspectos comportamentais, ressignificando a forma de alienação do trabalhador, que não se dá mais pela intensa divisão social do trabalho, mas por mecanismos “modernos”, procurando a obtenção do consenso acerca dos objetivos da empresa. Em tais mecanismos “modernos”, inserem-se as formas de divulgação e informação mercantis, para isso são criados slogans educacionais. Marque o objetivo desses slogans:
a. Facilitam o processo de inculcação alienada da ideologia educacional neoliberal, sendo este disseminado por meio de programas comportamentais e motivacionais que se denominam formativos..
Questão 6
Após a queda do General João Baptista Figueiredo o governo federal voltou a legislar sobre a carreira docente, que resultou por meio de dois decretos federais. De acordo com o texto acima. Assinale a alternativa que corresponde a estes decretos.
b. Decreto federal nº 91781/1985..
Questão 7
Afonso (2001) propõe uma análise pela perspectiva do Estado regulador/desregulamentador, que busca romper com os modelos tradicionais de intervenção do Estado no sistema público de educação. A regulamentação é entendida como a intervenção das autoridades governamentais na prestação de um serviço público e também é vista como oposição à privatização, que é entendida, segundo Barroso (2005) como:
c. Transferência para autoridades não governamentais, com ou sem fins lucrativos, do controle e prestações desses mesmos serviços..
Questão 8
Em 29 de Outubro de 1948 foi encaminhado ao Congresso Nacional a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, porém só foi apreciado e discutido em 29 de Maio de 1957, após esta discussão no congresso podemos afirmar que resultou em: Assinale a alternativa correta.
b. LDB: Nº 4.024 em 1961..
Questão 9
Sobre a Conferência Mundial de Educação para Todos, que ocorreu em 1990 em Jomtiem, Tailândia, observe as afirmativas abaixo e marque as corretas. 
I-Foi promovida pelo Banco Mundial e pela Unesco. 
II-Teve como finalidade orientar as políticas educacionais para os países em desenvolvimento. 
III - Visava políticas de expansão da Educação Básica. 
c. Todas as alternativas estão corretas..
Questão 10
O FUNDEF e a Resolução nº 03/1997 do CNE com a reforma administrativa do Estado Brasileiro foi construída a emenda constitucional nº 14 de 12 de Setembro de 1996 alterando o art. 208 inciso II: progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio. Sendo assim com a emenda supracitada, o inciso II foi substituído para qual texto? Assinale a alternativa correspondente.
Progressiva universalização do ensino médio gratuito..
Questão 1
A emenda Constitucional nº 14/96 que instituiu o FUNDEF no seu parágrafo quinto determinou que a proporção de recursos para pagamento dos professores não pode ser inferior a 60% dos fundos destinados a tal atribuição. Desta forma os recursos destinados ao pagamento dos professores advêm de onde? Assinale a alternativa correta:
c. Dos estados e municípios..
Questão 2
A partir do séc. XI, na Europa Ocidental, se remontava as origens do Estado, vinculada diretamente com a nascente da economia comercial. O autor Maquiavel (1996), afirma que para obter e conservar o poder, são fins imediatos do exercício político. Assinale a alternativa correta sobre a definição de Estado Moderno, cuja suas bases se sustentam até os dias de hoje.
c. Sua principal característica é a imersão do contratualismo e pela constituição da República democrática ampliada..
Questão 3
No Artigo 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN n. 9.394/96, especificamente no Titulo V são descritos os níveis e etapas e modalidades de ensino. Entendendo que há diferença entre níveis, etapas e modalidades esse documento define que modalidade compreende:
I. Educação de jovens e adultos.
II. Educação profissional.
III. Educação especial.Estão corretas I, II e III ..
Questão 4
O financiamento educacional ao longo da história do Brasil passa por diversas transformações no que se refere à arrecadação. Em qual momento, a União reforçou sua participação no financiamento da educação básica e como foi esse reforço?
A partir da constituição de 1946, através dos repasses de impostos ampliados para o Fundo de Participação dos Estados e Fundo de Participação dos Municípios, em que eram exigidos que 20% fosse destinado a Manutenção e Desenvolvimento do Ensino..
Questão 5
A profissionalização do magistério, processo do reconhecimento pela sociedade, da importância política, social, cultural e econômica do professor, corresponde à elevação do nível de formação, à organização de planos de carreira, com acesso via concurso público e remuneração compatível, e à melhora das condições de trabalho dos educadores (BRASIL, 1994).
Considerando o Pacto pela Valorização do Magistério e Qualidade da Educação como um ponto basilar do Plano Decenal de Educação para Todos, assinale a sentença correta.
I. Trata-se política de longo alcance para a profissionalização do magistério, com vistas à elevação dos padrões de qualidade da educação básica
II. Trata-se, sobretudo, de promover a função docente e a instituição educacional pública, respectivamente, como o agente primordial na construção de novos patamares de cidadania, democratização e desenvolvimento.
 Estão corretas I e II apenas..
Questão 6
Segundo Sampaio (2009), em 1834 a partir do ato adicional à Constituição, fica estabelecido que as províncias deveriam criar e custear escolas públicas. De acordo com a autora, quais as consequências desse ato adicional?
As vilas ou pequenas províncias tiveram pouca oferta de matrículas enquanto que as províncias mais desenvolvidas ampliaram suas ofertas e para dar conta da demanda, surge o setor privado para dar conta da demanda..
Questão 7
Sobre o surgimento do Estado como uma instituição que centraliza vários tipos de poder e que define políticas e diretrizes, podemos afirmar que o mesmo:
Suas origens coincidem com o nascimento da economia comercial, a partir do século XI, na Europa Ocidental..
Questão 8
A relação entre a constituição do Estado Moderno e o desenvolvimento do capitalismo são tratadas por alguns autores para melhor compreensão da ossatura do Estado e seus elementos constitutivos. São considerados autores clássicos da Ciência Política cujo trabalho intelectual nos auxilia na compreensão do papel do Estado:
Weber, Bobbio e Poulantzas..
Questão 9
Quando observamos o Estado Brasileiro em mais de um século, percebe-se sua fragilidade o qual foi se constituindo, pautado em uma organização oligárquica e patrimonialista, além da particularidade escravocrata e latifundiária que compôs a economia nacional. O que levou há algumas consequências como:
I. Produziu historicamente profundas desigualdades sociais e econômicas.
II. Um dos frutos das desigualdades geradas ao longo do tempo, foi o direito aos cidadãos de uma educação de qualidade.
IV. Pode-se reconhecer o Estado Brasileiro como “Estado do capitalismo organizado”.
Assinale a alternativa correta.
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV..
Questão 10
A Constituição Federal de 1988 instituiu um modelo federativo cooperativo entre os entes federados com o intuito de existir um entendimento mútuo entre os entes federados e a participação. Com base nesta informação, podemos afirmar que esses entes são:
União, estados e municípios;.
Parte inferiordo formulário

Continue navegando