Buscar

RELATORO DE PRATICAS SAÚDE DA FAMÍLIA: PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS NOS CÍCLOS VITAIS

Prévia do material em texto

FACULDADE DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
SAÚDE DA FAMÍLIA: PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS NOS CÍCLOS VITAIS
ADRYELE SILVA ARAUJO RIMAR
AMANDA RUTYELE AGUIAR BARBOSA
CAMILA DA SILVA BARBOSA
DANIELA SOUSA E SOUSA
FELIZ ALVES DOS REIS NETO
REGINA CANTANHEDE DA SILVA
SUZY ARAUJO DE OLIVEIRA
TAYS CRISTINE SOUSA BRANDÃO
Pedreiras – MA
2015
ADRYELE SILVA ARAUJO RIMAR
AMANDA RUTYELE AGUIAR BARBOSA
CAMILA DA SILVA BARBOSA
DANIELA SOUSA E SOUSA
FELIZ ALVES DOS REIS NETO
REGINA CANTANHEDE DA SILVA
SUZY ARAUJO DE OLIVEIRA
TAYS CRISTINE SOUSA BRANDÃO
SAÚDE DA FAMÍLIA: PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE DOENÇAS NOS CÍCLOS VITAIS
 Relatório do projeto de extensão, realizado pelos alunos, como pré-requisito necessário para conclusão da disciplina Enfermagem e a Maturidade Humana, do 7º período do Curso de Enfermagem-FAESF.
	Pedreiras – MA
2015
AGRADECIMENTOS
Primeiramente agradecemos a Deus, pois nos ter guiado e ajudado a chegar ate essa fase de nosso curso, sempre nos dando força e ajudando a superar os desafios. Só temos a agradecer também a Faculdade de Educação São Francisco pelas oportunidades oferecidas, e por estamos acompanhada de uma docente com tanto a ensinar como tem a Professora Cleude Valentin. Foi de grande importância à equipe da unidade de saúde do Goiabal pelo espaço cedido e por colaborar tanto para nosso aprendizado.
SUMÁRIO
	1
	APRESENTAÇÃO
	4
	2
	INTRODUÇÃO
	5
	3
	OBJETIVOS
	6
	3.1
	Objetivo geral
	6
	3.2
	Objetivos específicos
	6
	4
	METODOLOGIA
	7
	5
	REFERENCIAL TEÓRICO
	8
	6
	DESCRIÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
	10
	7
	CONSIDERAÇÕES FINAIS
	11
	
	REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
	12
	
	APANDICE/ANEXOS
	13
	
	
	
	
1 APRESENTAÇÃO 
	Este relatório baseia-se numa breve abordagem de temas importantíssimos para compreensão de enfermagem, e para nosso crescimento profissional. Onde o que foi abordado em pratica foram às tarefas realizadas por enfermeiro, de grande importância para ficarmos por dentro do assunto, já que pratica supera teoria, maneira mais fácil, e que nos torna mais perto dessa profissão linda que escolhemos.
	No decorrer desse relatório terá as descrições das tarefas realizadas, tanto na unidade de saúde do Goiabal, como também na comunidade através de visitas domiciliares. Todos os objetivos idealizados foram realizados com sucesso, já que cada acadêmico pode entrar em contato direto com todas as tarefas, tornando assim de grande importância para uma pratica humanizada de enfermagem, onde levaremos tudo que foi praticado para nossa vida profissional.
2 INTRODUÇÃO
	Ciclo de vida familiar são as etapas de evolução da vida que todos passamos. Situações de vida com problemas previsíveis e que precisamos resolver para evoluirmos como pessoas. A resposta adequada a esses problemas resulta no bem-estar individual e familiar. Proporcionar a saúde na família é um desafio aos componentes da equipe da estratégia da saúde da Família, sendo insuficiente as ações realizadas, por conta da demanda. O alunos sob supervisão, realizarão atividades envolvendo todas as faixas-etárias, homens e mulheres, levando em consideração as situações especiais, e programas específicos referentes aos grupos: saúde da mulher e do homem, da criança e do adolescente, planejamento familiar, imunização, gestante, portadores de doenças crônicas e infecciosas. Realizaremos consultas de enfermagem e ações educativas no Centro de Saúde Dr. Carlos Melo, incluindo também visitas domiciliares. Os encaminhamentos serão feitos ao médico da equipe e aos especialistas conforme necessidades. As atividades serão desenvolvidas com auxílio dos acadêmicos de enfermagem envolvidos e coordenação do projeto, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Pedreiras.
3 OBJETIVOS
3.1 Objetivo Geral
	Contribuir com a melhora da qualidade de vida dos usuários dos serviços da atenção Básica no Bairro goiabal, com ações de prevenção de agravos à saúde para manutenção da saúde. 
3.2 Objetivos Específicos
Envolver acadêmicos, profissionais e docentes com a comunidade assistida num trabalho voltado à educação, envolvendo promoção da saúde e prevenção de doenças.
Incentivar a população ao auto-cuidado, no que tange à prevenção da doença.
Oferecer serviços de enfermagem, envolvendo todos os grupos etários das famílias.
4 METODOLOGIA
	O projeto foi desenvolvido como parte prática da disciplina “Enfermagem no cuidado à Família” com discentes do 8º período do curso de enfermagem. Realizado a divisão da turma em grupos de no máximo 8 (oito) acadêmicos, para melhor desenvolvimento das atividades que serão semanalmente, com duração de 5 horas totalizando 12 encontros, nos quais realizamos, com a supervisão da coordenadora do evento: Palestras educativas, consultas de enfermagem, imunização em todas as faixas etárias conforme calendário de imunização, reuniões com grupos de hipertensos, diabéticos, gestantes e adolescentes; visitas domiciliares. Contudo necessitamos do apoio da Equipe de saúde da Unidade de Saúde, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, com fornecimento de glicosimetro e espaço físico para realização das atividades.
5 REFERENCIAL TEÓRICO 
	Enfermagem é a ciência cuja especificidade é a assistência/cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autônoma ou em equipe atividades de promoção, proteção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde, tendo todo embasamento científico para tal. O conhecimento que fundamenta o cuidado de enfermagem deve ser construído na intersecção entre a filosofia, que responde à grande questão existencial do homem, a ciência e tecnologia, tendo a lógica formal como responsável pela correção normativa e a ética, numa abordagem epistemológica efetivamente comprometida com a emancipação humana e evolução das sociedades.
	No Brasil, o enfermeiro é um profissional de nível superior responsável inicialmente pela promoção, prevenção e na recuperação da saúde dos indivíduos, dentro de sua comunidade. O enfermeiro é um profissional preparado para atuar em todas as áreas da saúde: assistencial, administrativa e gerencial. Na área educacional, exercendo a função de professor e mestre, preparando e acompanhando futuros profissionais de nível médio e de nível superior. Dentro da enfermagem, encontramos o auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o técnico de enfermagem, (nível médio), ambos confundidos com o enfermeiro, entretanto com funções distintas. No Brasil, o enfermeiro está legalmente habilitado à prescrever medicamentos e solicitar exames, desde que esteja ligado à uma instituição pública ou particular, em âmbito de saúde publica, mediante protocolos previamente aprovados pela instituição. Na Estratégia de Saúde da Família, a prática de prescrição de medicamentos e solicitação de alguns exames complementares por parte do enfermeiro já está consolidada.
Prestam assistência ao paciente ou cliente em clínicas, hospitais, ambulatórios, empresas de grande porte, transportes aéreos, navios, postos de saúde e em domicílio, realizando atendimento de enfermagem; coordenam e auditam serviços de enfermagem, implementam ações para a promoção da saúde junto à comunidade.
	Sendo uma ciência holística, ou seja, cuida do paciente como um todo, não apenas a patologia, mas sim em todo ser humano, desde fisicamente, mentalmente prestando assim assistência psicológica ao indivíduo. Na última década foi aberto aos profissionais de enfermagem um amplo campo de trabalho com a criação do Programa de Saúde da Família (ESF). Em decorrência deste novo espaço e da necessidade de profissionais qualificadospara desenvolver atividade neste programa, estão sendo criados cursos de Especialização em Saúde da Família, dos quais o enfermeiro recebe o título de especialista em Saúde da Família.
	Espera-se legislar brevemente a figura do Enfermeiro da Família, que será o Enfermeiro, que, exercendo funções ao nível dos cuidados de saúde primários, tem a si atribuídas, de trezentas famílias (de acordo com a orientação da Organização Mundial de Saúde) seiscentas a oitocentas famílias (três mil indivíduos), acompanhando estas famílias ao longo de todo o seu ciclo vital.
	Atualmente a enfermagem é uma das poucas profissões da área da saúde que pode mesclar o "humano com o científico", pois além de cuidar do paciente quando está enfermo, a enfermagem atua na prevenção de doenças e na produção de pesquisas para evitar que as mesmas acometam indivíduos, pré-dispostos ou não.
6 DESCRIÇÕES DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Consultas de enfermagem
	As consultas de enfermagem foram realizadas no consultório de enfermagem da unidade básica de saúde, sob a orientação e supervisão da professora Cleude Valentin. Foram prestados atendimentos a gravidas, com leitura de exames, US, e marcado retorno, foi ressaltando a importância de tomar certinho o sulfato de ferroso (evitar a anemia) e acido fólico (para desenvolvimento correto do cérebro da criança). Outra consulta prestada foi em relação à saúde do homem, onde o mesmo procurou atendimento para verificação de exames de rotina, e aproveitamos para palestrar mais coisa sobre a saúde do homem, já que é difícil a procura de serviços de saúde por eles. Ambas as consultas foram realizadas pela manha.
Visita domiciliar
	Uma das visitas realizadas foi a uma puérpera, onde seu bebe já estava com 2 meses. A mãe foi orientada quanto à nutrição dela e de seu bebe. Ressaltou-se muito para a importância do aleitamento materno ate o 6º mês, para crescimento e desenvolvimento da criança e para que ele tenha as substancias de defesa oferecida pelo leite da ame para evitar doenças na infância, como diarreia, dores de barriga e outras. Outra visita realizada foi a um morador com suspeita de hanseníase, onde foram esclarecidas informações sobre a doença e a importância dele fazer o exame de confirmação, pois quanto mais cedo melhor pra ele, e para os demais da casa.
Imunização
	A imunização contra a Influenza ocorreu em pontos estratégicos, que foram à loja Paraíba e os Correios da cidade de Pedreiras MA. Além dos funcionários, outras pessoas que estavam nos estabelecimentos e que queria a vacina também foram imunizadas. É administrada 0,5 ml no deltoide. 
	
7 CONSIDERAÇÕES FINAIS
	Concluímos que as praticas prestadas foram de grande relevância para nossa formação e acadêmica, ao entrar em contato como o que faremos no futuro nos faz ter a certeza de que é isso que queremos e que a profissão é linda quando prestada da forma correta e humaniza. Conhecer a pratica antes de nos tornamos profissionais, nos ajuda a ver a realidade e saber as áreas atuantes dos enfermeiros. E é isso o que nos motiva a querer concluir o curso e nos tornar excelentes profissionais, não há nada mais bonito que poder ajudar as pessoas, do que cuidar e saber que elas precisam de nossos cuidados.
	
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Atenção Básica. Avaliação na atenção básica em saúde: caminhos da institucionalização: Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia e Instituto Materno Infantil Professor Fernando Figueira. Brasília, 2005.
CARVALHO, S. R. Saude coletiva e promoção da saúde. São Paulo: Hucitec, 2005. Disponível em: www.bvsms.saude.gov.br/publicacoes. Acesso em: 21 de nov.2015
	
APENDICE/ANEXOS
Imunização
 
Consultas na UBS

Mais conteúdos dessa disciplina