Buscar

Direito na república velha

Prévia do material em texto

República Velha
Introdução
A estrutura social sofreu substancias modificações urbanas na medida em quem se dava a decadência do suporte escravocrata e a ascensão de uma ainda burguesia urbana, que, sem apoiar-se no mercado interno, valia-se de uma economia agroexportadora. Em decorrência, o liberalismo político antidemocrático e antipopular não só beneficiaria os intentos dos grupos oligárquicos hegemônicos, como sobretudo, asseguraria a facção dominante da burguesia agraria detivesse poder exclusivo até fins da década de 20 sem o incômodo aparecimento de forças contrárias. Isso, contudo, não descartaria a presença do tenentismo com a mais significativa reação ao predomínio dos setores agroexportadores, marcada por tipificações que transcendem a mera contestação liberal-reformistas das classes médias.
Objetivo
Identificar os aspectos relacionados ao Direito na Primeira República
Desenvolvimento
Primeira República :
Período que vai de 1889 à 1930
Divide-se em :
República da Espada (governos Militares)
República do Café-com-Leite(governos civis)
Governo provisório (1889-1891)
Definição: Período de organização do regime Republicano e elaboração da nova constituição 
Principais medidas:
	Banimento da família real e proclamação de um regime republicano federativo
Separação da igreja do Estado e Instituição do casamento civil
	Criação de novos símbolos 
	Dissolução da Câmara dos Deputados e do Senado Vitalício 
	Convocação da Assembleia Constituinte para elaboração da nova constituição
Objetivos do Governo Provisório
Consolidar o novo regime
Institucionalizá-lo com aprovação de uma constituição republicana
Executar reformas administrativas do Estado necessárias
O decreto n°1, de15 de novembro de 1889 foi a primeira afirmativa republicana, o referido decreto traduziu uma velha aspiração brasileira: a adoção do federalismo. Sob a influência de Ruy Barbosa, o Decreto n°1, instituiu, provisoriamente, as novas formas de governo e de Estado, alcançando as Províncias à categoria de Estados- membros da federação, as autorizando a elaboração de suas próprias constituições , em reconhecimento a sua autonomia política-administrativa. 
Foi nomeada uma comissão especial para elaboração do projeto da Constituição Federal , denominada “Comissão dos Cinco”, Dentre os integrantes da comissão Rui Barbosa era o jurista de maior destaque, ocupava o cargo de Ministro da Fazenda. Prudente de Morais, deputado federal da oposição do governo. A profunda admiração de Ruy Barbosa pelo federalismo norte-americano explica, em grande medida, a consagração de um modelo institucional bastante semelhante ao adotado nos Estados Unidos 
1ª constituição republicana
A primeira constituição da República foi promulgada em 24 de fevereiro de 1891, ela apresentou as seguintes características: 
Constituição da Republica dos Estados Unidos do Brasil
Redigida com os interesses das elites da época, interesse do povo ausente.
Regime político passou a ser republicano e presidencialista
Estabeleceu-se o principio federativo(autonomia limitada para os estado e munícipios )
Deputados seriam eleitos nos estados e no distrito federal
Fim do voto censitário, agora aberto, mais fácil manipulação política . Quem votava? Maiores de 21 anos, salvo; mendigos, mulheres, analfabetos, praças das forças armadas e religiosos. 
Eleição 1° de março
Bicameralismo(senado e câmara dos deputados)
 Divisão dos poderes em três: executivo (presidente da república, governadores, prefeitos), legislativo (deputados federais e estaduais, senadores e vereadores) e judiciário (juízes, promotores, etc). 
 Extinção de privilégios relacionados ao nascimento ou títulos de nobreza adquiridos na época da monarquia.
 Liberdade de reunião e associação, porém sem uso de armas.
  Garantia de liberdade de imprensa e expressão de opiniões. Não estabelece censura, porém cada pessoa fica responsável por abusos cometidos.
 Liberdade para entrar e sair do país com seus bens, exceto em tempos de guerras.
 Liberdade de exercício de qualquer profissão industrial, moral e intelectual.
Estabelecimento da República Federativa, composto por vinte estados (unidades da federação), possuidores de certa autonomia; 
Divisão da República em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário; 
Manutenção da propriedade particular; 
Liberdade de pensamento e de associação; 
Criação de sistema eleitoral com as seguintes características: era aberto (não secreto) e não tinham direito ao voto as mulheres, menores de 21 anos, mendigos, analfabetos, soldados e padres
Primeiro presidente e vice eleitos indiretamente 
Criação do Supremo Tribunal Federal (STF)
Abrandamento pena de gáles (pena de trabalhos forçados)
Proclamaram-se a liberdade do exercício da profissão
Duração dos Mandatos: 
Deputados federais 3 anos
Senadores 9 anos, sendo 3 eleitos por estado
Presidente e vice-presidente 4 anos
Os primeiro presidente e vice-presidente seriam eleitos pelo congresso nacional constituinte
Sistema de bicameralismo onde a câmara dos deputados e senado trabalham separadamente
Fica demostrado na constituição de 1891 nenhum vínculo com a vontade e com a participação popular, descartando-se, assim, das regras do jogo, as massas rurais e urbanas
A ausência de uma política mais democratizante do Estatuto republicano de 1891 demostra que ainda prevalecia a tradição econômica de fundo agrário, e que , consequentemente no campo , o latifundiário ainda podia contar com os processos habituais de controle para assegurar a continuidade de sua dominação.
Política dos Governadores
Colocado em prática pelo presidente Campos Sales (1898 – 1902)
Funcionamento:
Neste acordo político, os governadores de estados não faziam oposição ao governo federal e ainda instruíam os congressistas de sua base a votarem favoravelmente aos projetos do executivo. Nas eleições, os governadores usavam todos os recursos (legais e ilegais) para eleger deputados e senadores que iriam dar apoio e sustentação política ao presidente da República.
 Ligados a grandes proprietários rurais (coronéis), os governadores usavam o “voto de cabresto”, fraudes eleitorais e compra de votos para conseguir eleger seus representantes nas eleições. 
Ao presidente da República cabia o papel de não interferir na vida política dos estados. O governo federal fazia vistas grossas à corrupção, ilegalidades de todo tipo e má administração que muitas vezes faziam parte de muitos governos estaduais.
Algumas leis trabalhistas criadas
A Lei de Acidentes do Trabalho é criada em 1919
 A lei de criação das Caixas de Aposentadorias e Pensões (Lei Elói Chaves), em 1924, que estabelecia a aposentadoria para trabalhadores ferroviários
 A primeira Lei de Férias para trabalhadores foi aprovada graças ao trabalho do Deputado Henrique Dodsworth, em 1926
A Lei de Regulamentação do Trabalho de Menores, em 1926/1927
Código civil de 1916
Em 1916 é sancionado no Brasil o Código Civil. Com a função de regular as relações entre os cidadãos, o código vem para substituir a legislação portuguesa sendo recebido na época como uma sintonia do Brasil com a modernidade. Contudo, seu conteúdo continua favorecendo o poder das oligarquias brasileiras. A eficácia do código é limitada, também, por problemas como o analfabetismo, que por volta de 1900 atinge quase 80% da população brasileira, dificultando o acesso da população ao conhecimento de seus direitos e deveres.
Conclusão
Os textos constitucionais em questão configuram o controle político-econômico das oligarquias agroexportadoras, que, enquanto parcelas detentoras do poder, acabavam impondo seus próprios interesses e moldavam a dinâmica do Direito Público compreendido entre a Independência do país e o fim da Republica Velha nos anos 30 do século XX.
Rerefências
Mini manual compacto de História do Brasil editora rideel
Constituição Da república dos Estados Unidos
História do Direito no Brasil;Antônio Carlos Wolkmer
Site: Câmara dos Deputadoshttp://www2.camara.leg.br/a-camara/conheca/historia/historia/a1republica.html
20

Continue navegando